segunda-feira, 21 de abril de 2014

GABRIELLE DERRUBA O ÁLIBI 
DE DILMA NO CASO PASADENA
Em artigo publicado neste domingo de Páscoa (20 no jornal “O Estado de S. Paulo o ex presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielle (2005-2012, Governos Lula e Dilma), repete o que disse em depoimento no Senado, acrescentando que a presidente Dilma Rousseff, que presidia o Conselho de Administração da Petrobrás na época da compra da refinaria americana de Pasadena, no Texas, deve assumir a sua responsabilidade por haver autorizado tal transação.  Quando estourou o escândalo de suposto superfaturamento na realização do negócio, Dilma Rousseff redigiu de próprio punha uma nota de esclarecimento, afirmando que fora enganada por diretores da Petrobrás, porque a decisão da compra fora tomada em cima de um relatório “técnica e juridicamente falho”.
Segundo Gabrielle, “a aquisição de Pasadena foi aprovada pelo conselho porque era vantajosa e atendia ao planejamento estratégico. A decisão foi pautada em parecer financeiro do Citigroup, que, entre 2003 e 2012, atuou em 125 transações do setor. Empresários que participavam do conselho e não pertenciam ao governo foram favoráveis à compra.
Ao afirmar que TODOS os membros do Conselho de Administração da Petrobrás aprovaram a compra, Gabrielle derruba o álibi de Dilma Rousseff, de que foi ludibriada por um resumo elaborado pelo ex-diretor da área internacional da estatal, Nestor Cerveró.
O fato de Gabrielle defender a compra da refinaria de Pasadena como regular e considera-la como um bom negócio tem sido apontado até por figuras ligadas ao PT como o dedo de Lula, que nega, mas adoraria disputar um novo mandato. E a repetida queda de Dilma Rousseff e do seu governo, revelado em diversas pesquisas, ajudam a alimentar a campanha do “Volta Lua". Pelo visto, a saúde econômico financeira, bem como a defesa da Petrobrás, para boa parte do PT é apenas um pequeno detalhe, como diria a ex ministra de Collor, Zélia Cardoso de Melo.

Nenhum comentário: