domingo, 13 de abril de 2014

GOVERNO PROMETE RECONSTRUIR
DIQUES NAS MARGENS DO MERITI 
O convênio no valor de R$ 24 milhões foi firmando entre o prefeito Alexandre Cardoso e o secretário estadual de Meio Ambiente, Índio da Costa, terça-feira (3), para combater as enchentes nos bairros de Vila Ideal e Laguna e Dourados, ao lado da Linha Vermelha, além da beneficiar também o canal Farias, em Saracuruna. Com os recursos, oriundos do FECAM – Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano – o município realizará diversas obras de saneamento, incluindo a reconstrução de diques ás margens do rio Meriti, cujo transbordamento acaba alagando os bairros da Prainha, Vila Ideal e Engenho do Porto, com reflexos inclusive no terminal de ônibus do Shopping Center.
O sistema de diques foi implantando no início do Governo de Getúlio Vargas, em 1930, por iniciativa do Ministério de Viação e Obras Públicas, que realizou um vitorioso programa de saneamento da Baixada Fluminense, com a restauração do leito dos rios que cortam a região, assoreados por falta de limpeza. Juntamente com a limpeza, o governo construiu diques, ao longo dos rios, com comportas que ligavam os diques ao leito principal do rio. Assim, durante os temporais e as marés altas, os diques armazenavam o excesso de água, abrindo as comportas a medida que a maré vazava.
No projeto de saneamento da região do rio Meriti, que separa Duque de Caxias da Capital, além das comportas no canal principal, o governo vai construir bacias de contenção, a exemplo do que está fazendo o prefeito Eduardo Paes na área da Praça da Bandeira, sempre sujeitas a alagamentos com chuvas um pouco mais fortes.
Dois locais já fofam escolhidos para receberam as bacias de contenção, que serão subterrâneas, ao contrário dos antigos diques, que ficavam a céu aberto. Uma delas aproveitará a lagoa de esgotos que se formou ao lado da Linha Vermelha, na entrada da cidade, que recebe as águas misturadas a esgotos do Canal dos Caboclos (foto), que afeta os moradores da Vila Ideal e o calçadão da rua José de Alvarenga e Nilo Peçanha, enquanto a segunda ficará sob a quadra de esportes do bairro Laguna e Dourados, uma região que inclui os bairros da Prainha, sempre sujeita a alagamentos. Além das obras em torno do Meriti, a verba também será utilizada na retificação e canalização do Canal Farias, no segundo distrito.
Na assinatura do pré convênio com o Fecam, o prefeito Alexandre Cardoso lembrou que “há mais de 20 anos os moradores destes locais aguardam obras neste sentido. Graças a agilidade do secretário Índio da Costa, estamos assinando este protocolo de intenções e conseguimos do Fecam a verba para as obras”, disse. “Temos feito a limpezas das galerias em toda a cidade, principalmente naquela área, mas só isto não basta, e com a liberação dos recursos poderemos construir reservatório para acumular a água da chuva, nos mesmos moldes do que está sendo construído na Praça da Bandeira, no Rio. Quando a chuva diminuir ou o volume dos rios baixar, a água represada será liberada. O canal Farias também receberá obras”, explicou o prefeito Alexandre Cardoso.
A expectativa é que as obras tenham início em seis meses. “Dependemos dos trâmites e da licitação. Por isso, não queremos estabelecer neste instante, um prazo para o início das obras. Acredito, no entanto, que em até seis meses seja iniciada a obra”, finaliza o prefeito Alexandre Cardoso.

►JORNALISTA PRESO POR FOTOGRAFAR PMS
O comportamento de policiais militares (PMs) durante a operação de desocupação do antigo prédio da Oi, feita sexta-feira(11) na zona norte do Rio, motivou uma nota de repúdio por parte do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro. Grande parte dos profissionais de imprensa foi mantida muito afastada do local onde ocorria a desocupação, sem poder registrar imagens nem entrevistar moradores. Em vários momentos, o PMs agrediram verbalmente e até fisicamente repórteres e fotógrafos que tentavam trabalhar.
O repórter Bruno Amorim, do jornal O Globo, foi preso sem motivação legal, apenas porque estava fotografando a ação dos policiais, que o acusaram de estar "incitando os manifestantes". Mesmo se identificando como jornalista, mostrando o crachá da empresa, ele foi detido e levado para a 25ª Delegacia de Polícia, onde acabou liberado.
Na nota intitulada “Em repúdio à violência policial contra jornalistas”, o sindicato cobra uma posição oficial sobre as agressões. “O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro cobra do governo, das autoridades da Segurança Pública e do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, assim como do Ministério da Justiça, providências imediatas para garantir a devida e rigorosa apuração dos desvios de conduta policial ocorridos na operação militar feita na manhã desta sexta-feira na Favela da Telerj, no Engenho Novo, zona norte da cidade.”
E prossegue: “Manifestamos absoluto repúdio às violações aos direitos humanos e à democracia que foram perpetradas pela Polícia Militar na operação. Entre os presos e feridos, o repórter Bruno Amorim, do jornal O Globo, foi rendido com uma chave de braço por PMs, que arrancaram os seus óculos, apreenderam o seu celular, filmaram o seu rosto e o levaram preso para a 25ª DP [Delegacia de Polícia], de onde foi liberado horas depois. Outros jornalistas também foram ameaçados, agredidos e alvos de bombas lançadas de um helicóptero por policiais militares”.
“Ficou claro que o cerceamento ao nosso exercício profissional teve o notório propósito de impedir o registro das violações de direitos humanos praticadas pela PM na operação de retirada da população da favela. Em defesa dos interesses coletivos e individuais da nossa categoria, o sindicato exige ainda que o governo e as autoridades de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro garantam o fim dessa política de perseguições e ataques de policiais militares contra os jornalistas. Estudamos as medidas cabíveis para responsabilizar o Estado não só pelos abusos verificados nesta manhã, como também pelo sistemático cerceamento que a nossa profissão tem sofrido historicamente por meio de intimidação e violência armada.”
A PM foi procurada para se posicionar sobre a nota do sindicato, por meio de sua assessoria de imprensa, mas até a publicação desta matéria ainda não havia se pronunciado. (Vladimir Platonow - Agência Brasil)

►COMO SOBREVIVER AO DIVÓRCIO
A difícil fase da reorganização familiar após o divórcio foi tema do II Curso de Formação de Instrutores em Oficinas de Divórcio e Parentalidade, realizado na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com mais de 80 participantes. O programa foi desenvolvido pelo Conselho, sob a organização da juíza Vanessa Aufiero da Rocha, do Tribunal de Justiça de São Paulo. A oficina já foi instalada nos Estados de São Paulo, Bahia, Goiás, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
De acordo com a juíza, o projeto tem o intuito de sensibilizar os profissionais que atuam na área do Direito de Família sobre essa nova ferramenta que visa harmonizar a estabilizar as relações familiares, sobretudo nesta fase de transição familiar.  “Muitas vezes, a decisão judicial não é suficiente para resolver os conflitos enfrentados pelas famílias”, disse Vanessa da Rocha, ao ressaltar que a decisão muitas vezes resolve o conflito jurídico, mas não o conflito psicoemocional.
A oficina dura uma única sessão de quatro horas e é ministrada pelos instrutores, geralmente psicólogos, assistentes sociais, conciliadores, mediadores, advogados e juízes. Durante a sessão, os instrutores conversam com as famílias, exibem vídeos e realizam algumas dinâmicas, que tendem a ensejar uma reflexão sobre o exercício da parentalidade.
"Quando eu recebo alguma petição inicial de processo que demonstre certa animosidade entre os pais, encaminho essa família para a Oficina, na qual, tanto os pais como os filhos de 6 a 17 anos são orientados”, ressaltou a juíza. “Nas oficinas, associamos a informação com as emoções porque apenas desse modo as pessoas internalizam melhor o que elas estão ouvindo e isso tem apresentado um resultado transformador em suas vidas”, completou.

►ÔNIBUS DO CONSUMIDOR EM BARRA DO PIRAÍ
O ônibus de atendimento à população da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do estar, estará, até quarta-feira (16), na Praça Nilo Peçanha, no Centro de Barra do Piraí, das 9h às 17h.
Os consumidores terão seus casos analisados no local. 
As questões que não puderem ser resolvidas no mesmo dia serão enviadas online para a sede da comissão, na Rua da Alfândega, 8, Centro.
 Os consumidores podem, ainda, se dirigir ao térreo deste endereço, onde estão disponíveis guichês de atendimento à população. O serviço funciona nos dias úteis, das 10h às 16h. Os interessados em entrar em contato com a comissão para tirar dúvidas ou fazer reclamações de serviços e produtos podem também fazê-lo através do atendimento telefônico, o Disque Defesa do Consumidor (0800 282 7060).

►PESCA DO CAMARÃO EM DEBATE
A Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa vai realizar, nesta segunda-feira (14), às 15h, uma audiência no município de São Pedro D'Aldeia, na Região dos Lagos. O colegiado vai discutir as condições da pesca do camarão na cidade.
“Nós decidimos realizar a audiência lá para discutir o assunto de perto, ouvindo todos os setores envolvidos na questão da lagoa de Araruama”, afirma a presidente da Comissão, deputada Clarissa Garotinho (PR). O encontro acontecerá no São Pedro Esporte Clube, situado na Avenida São Pedro s/n – Centro

►PROCON FLAGRA TAXA EXTRA NO BILHETE ÚNICO
O PROCON-RJ realizou nesta sexta-feira (11) a Operação Bilhete Único para verificar se estabelecimentos credenciados para a recarga do cartão cobravam taxa extra e ilegal por este serviço. Os fiscais estiveram em oito estabelecimentos do Rio e de Caxias, e três foram autuados e serão multados por cobrarem R$ 1 por recarga.
Para identificar os casos, os agentes do Procon Estadual se passaram por consumidores em busca de recarga para o Bilhete Único. Na Avenida B, em Nova Campina, Duque de Caxias, dois locais foram flagrados cometendo a irregularidade: a Loja de Acessórios e o HCP Salão de Cabeleireiro, onde também foram encontrados um litro de creme para escova marroquina e 240g de cera depilatória vencidos. 
A cobrança indevida foi constatada, ainda, na loja Princiarte da Rua Alcântara Machado, no Centro do Rio. 
Os estabelecimentos que passaram sem problemas pela vistoria foram a Loteria do Matheus, no Grajau; o Espaço da Beleza, no Engenho Novo; a Banca de Jornal da Av. Nelson Cardoso, na Taquara; a Farmácia Ponto Certo, em Bonsucesso; e a Lotérica do Jardim Botânico.

►CENTENÁRIO RECEBEU AÇÃO SOCIAL DO SESI
Desde a pacificação do Complexo da Mangueirinha, no bairro do Centenário, em Duque de Caxias, a região vem recebendo serviços por parte do poder público aos quais morador, até agosto do ano passado, não tinha ter acesso por conta do controle da região por traficantes
Neste sábado (12), os moradores daquela área participaram da ação social “Sesi Cidadania”, evento em parceria da prefeitura de Duque de Caxias, Sesi e a Unigranrio, que transformaram o pátio da Escola Municipal Hermínia Caldas em um grande centro de atendimento e atividades.
Foram oferecidos serviços como emissão de carteira de trabalho e de identidade, certidão de nascimento, CPF, balcão de emprego, orientação ao microempreendedor, cadastro para cursos do Pronatec, orientação do Procon, Ouvidoria municipal, verificação da pressão arterial, teste de glicemia, atendimento odontológico e fisioterapia. Corte de cabelo, manicure, além de orientação à mulher estavam disponíveis.  As crianças puderam participar de inúmeras atividades como o Caminhão da Leitura, contação de história, oficina de pipas, brincadeiras e jogos.
Um dos serviços mais procurados foi o de emissão de documentos, onde uma longa fila se formou.  Luciene Sampaio pretendia tirar a carteira de identidade. “Tenho que aproveitar esta oportunidade, porque não é todo o dia que isto acontece. Seria bom se tivéssemos sempre estas ações sociais”, disse.
Lançado em 2010, o Sesi Cidadania atende todas as comunidades pacificadas do Estado, oferecendo uma série de serviços. (Fotos: Letícia Passowski

►MUTIRÃO CONTRA O CRACK EM CAXIAS
A primeira turma do programa “Crack: é possível vencer!”, participou sexta-feira (11), da solenidade de formatura no Museu Ciência e Vida, no centro de Duque de Caxias. O evento contou com a presença do prefeito Alexandre Cardoso, que destacou a importância do programa e a missão dos formandos.
Organizado pela secretaria municipal de Políticas de Segurança, o curso teve duração de quatro semana, e esta primeira turma era composta por guardas municipais, voluntários da Defesa Civil, policiais militares e representantes das secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos e de Saúde.
Segundo o prefeito de Duque de Caxias Alexandre Cardoso, a missão do grupo é das mais importantes. “Este projeto simboliza a necessidade de entendermos a função do estado de equilibrar entre aqueles que tem muito e aqueles que nada tem. Gostaria que não fosse necessário termos programas como esse, assim saberíamos que as pessoas teriam educação, saúde, emprego. Este grupo representa a esperança de ajudar estas pessoas que se tornaram dependentes químicos”, disse o prefeito.
 O secretário de Políticas de Segurança, Mário Sérgio Duarte, ressaltou o empenho do grupo e a integração dos participantes. “Este é um momento importante porque todos estamos voltados para um mesmo objetivo, combater o flagelo do crack”, comentou.
Lançado em dezembro de 2011, o programa “Crack, é possível vencer” é um conjunto de ações entre os governos federal, estadual e municipal de enfrentamento da droga, com capacitação de agentes públicos e sociedade civil.  (Foto: Rafael Barreto)

►GOVERNO FAZ SORTEIO NO MINHA CASA
Tensão, lágrimas e muita alegria, marcaram na manhã deste sábado (12), na Vila Olímpica de Duque de Caxias os momentos do sorteio de 400 apartamentos do condomínio Rotonta, no bairro Nossa Senhora do Carmo, no segundo distrito, que contemplou parte dos mais de 18 mil inscritos no programa Minha Casa Minha Vida do governo federal.
A lista com a relação dos 400 ganhadores estará disponibilizada no site da prefeitura na segunda-feira (14). Os contratos começam a ser lavrados nesta segunda, de acordo com o grupo dos ganhadores dessas 400 unidade, na secretaria municipal de Planejamento, Habitação e Urbanismo. Para os próximos sorteios, a partir do segundo semestre não será necessária nova inscrição.
O sorteio eletrônico foi feito para quatro grupos estabelecidos pelo Ministério das Cidades. Entre os critérios estão três por cento das vagas destinadas portadores de necessidades especiais e idosos e o restante para mulheres chefe de família, residentes em áreas de risco. Também foram sorteados suplentes que substituirão os que não comprovarem as informações declaradas junto à secretaria Municipal de Planejamento, Habitação e Urbanismo no ato da inscrição e nas datas estipuladas pelos grupos de sorteio abaixo: Foto Rafael Barreto) 

Nenhum comentário: