quinta-feira, 4 de setembro de 2014

TJRJ REALIZA MAIOR AUDIÊNCIA
POR VIDEOCONFERÊNCIA DO PAÍS 
O Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ) realizou nesta quarta-feira (3) a maior audiência com o uso do sistema de videoconferência da história do País. Quatro réus considerados de alta periculosidade participaram, ao mesmo tempo, de três locais diferentes, de uma audiência de instrução e julgamento (AIJ) realizada na Central de Assessoramento Criminal (CAC), no Fórum Central.
A presidente do TJRJ, desembargadora Leila Mariano, destacou a posição de vanguarda do Judiciário fluminense e frisou que o sistema de videoconferência traz mais segurança para aos frequentadores do Fórum e as testemunhas. Além disso, a magistrada enfatizou que o sistema dispensa o custo do transporte de presos de unidades penitenciarias do Rio e de outros estados para as dependências do Poder Judiciário.
O processo tramita na 40ª Vara Criminal da Capital e a AIJ foi presidida pela juíza Renata Gil. Os réus Marcelo dos Santos da Dores (Menor P) e o irmão dele, Fabiano dos Santos de Jesus (Zangado), cumprem pena no presidio federal de Catanduvas, no Paraná. O réu Antônio Francisco Bonfim Lopes (Nem) está no presidio federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. E o réu William Soares Costa (Total) cumpre pena no Complexo Penitenciário de Bangu, na Zona Oeste do Rio. Através de telões, todos que estavam na CAC puderam ver os réus e seus advogados, e vice-versa.
Ao todo, 29 pessoas foram denunciadas pelos crimes de associação ao tráfico, tráfico de drogas, formação de quadrilha, corrupção ativa e falsidade ideológica. Além dos quatro réus que participaram pelo sistema de videoconferência, 13 estão presos e participaram da audiência presencialmente. Dois acusados respondem em liberdade e dez estão foragidos. Foram arroladas três testemunhas de acusação e 71 de defesa

Nenhum comentário: