terça-feira, 18 de novembro de 2014

PREFEITO CONDENADO POR
EXPLORAÇÃO DE MENORES 
O prefeito afastado de Coari, Manoel Adail Pinheiro (PRP) foi condenado a 11 anos e dez meses em regime fechado, por crime de pedofilia e exploração sexual de menores. O julgamento foi realizado a portas fechadas, e a senten
ça foi anunciado pelo relator do processo, desembargador Rafael Romano.
"Este processo é do tipo do mensalão, muito difícil, mas o TJ deu demonstração de coerência e houve muita conversa", disse o relator.
Ainda cabe recurso à instância superior - no caso, o Superior Tribunal de Justiça. Segundo o relator, Adail não terá direito à prisão especial em um primeiro momento. "Todas as condenações terão direito de recorrer, mas a minha parte eu fiz. Coloquei no presídio adequado, não especial porque quem vai decidir é a Vara de Execuções Penais, é lá que vão decidir se ele permanece no Batalhão Especial ou segue para o presídio".
A ação é resultado de uma denúncia feita pelo Ministério Público em 2009, após investigação feita pela Polícia Federal, em que aponta o envolvimento do prefeito afastado com um esquema de exploração sexual de menores em Coari. Além de Adail, também foram condenados o ex-secretário de administração de Coari, Adriano Teixeira Salan, e a ex servidora da Prefeitura, Maria Lândia Rodrigues dos Santos, acusada de ser agenciadora das menores que eram levadas até Adail.
O prefeito afastado responde ainda a outros três processos no TJAM por abuso sexual de menores. Um deles ingressado também em fevereiro pelo MP e que resultou na prisão preventiva de Adail, e mais cinco envolvidos: o chefe de gabinete Eduardo Jorge de Oliveira Alves, o secretário de Terras e Habitação Francisco Erimar Torres de Oliveira, a funcionária pública Alzenir Maia Cordeiro, conhecida como "Show", e os irmãos Anselmo do Nascimento Santos e Elias do Nascimento Santos.
Neste processo Adail é acusado de ser o mandante de um esquema de exploração de menores, além de estupro de vulnerável e formação de quadrilha.
Outros dois inquéritos chegaram ao TJAM em maio do ano passado. Um deles, contra Adail, Adriano Teixeira Salan e Joabe dos Santos Pens.

Além dos processos por crimes contra menores, Adail ainda responde a outros 51 processos, totalizando 57 processo em que Adail figura como parte na Justiça do Amazonas. Destes 30 processos são por improbidade administrativa, a maioria apresentada em 2013. (Fonte: Brasil/247

Nenhum comentário: