segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

BAIXADA URGENTE

NOVO SHOPPING VAI GERAR
10 MIL EMPREGOS EM CAXIAS


O ano de 2007 vai começar com um importante impacto na economia de Caxias e no mercado de trabalho da Baixada. Na primeira semana de janeiro, devem começar as obras de construção do Caxias Shopping, que vai ocupar uma área de 86 mil metros quadrados de um antigo loteamento no Parque Beira Mar, onde chegou a ser construída uma Central de Cargas. A prefeitura acaba de aprovar a isenção das taxas de obras e legalização do terreno, localizado ao lado de um viaduto na altura do antigo KM 4 da Rodovia Washington Luis. O empreendimento vai gerar 10 mil empregos diretos durante as obras e outros 2 mil quando o centro comercial entrar em operação. A obra esteve ameaçada por mais de 5 anos por uma ação judicial proposta pela empresa, que explora um posto de combustível no local, alegando irregularidades na aprovação, pela Prefeitura, do projeto de reunificação da área do loteamento, pertencente ao grupo Jacob Barata, que controla a maioria das empresas de ônibus da região e da Capital. Com a reunificação da área do loteamento, deixaram de existir ruas e praças, que constavam do projeto original, o que obrigou os seus proprietários a uma longa negociação com a Prefeitura, em que a empresa incorporadora do Shopping indenizou o Município pela extinção dessas áreas de domínio publico, que existiam apenas no papel. Serão investidos R$70 milhões de reais e o Caxias Shopping terá 166 lojas, além de seis salas de cinema, uma espaçosa praça de alimentação e 1.300 vagas em seu estacionamento privativo. A previsão de inauguração é o primeiro semestre de 2008

● A Baixada Fluminense está engajada na campanha pela reabertura da Rádio Roquette Pinto. Nesta quarta-feira (13/12), a UERJ da Baixada, cujo campus fica na Rua Coronel Manoel Rabelo, próximo à Praça da Bandeira, na Vila São Luiz, em Duque de Caxias, fará manifestação em prol da reativação da Rádio em parceria com várias entidades. O evento integrará também para as comemorações dos 70 anos da Rádio MEC AM 800 KHz, e vai estimular também a discussão sobre a importância da radiodifusão pública como instrumento de divulgação da cultura popular.
●O professor Paulo Mainhard, que atua em Gestão de Sistemas Educacionais e preside o Fórum da Baixada, defende a importância do rádio como órgão de comunicação e de cultura. "O rádio continua sendo um meio de comunicação muito importante, mesmo com o advento da televisão, veículo poderoso pela capacidade de transmitir som e imagem. O rádio não foi esquecido, pois ganha na mobilidade, já que podemos ouvi-lo em qualquer lugar e sob várias formas.
● A homenagem à Rádio Mec contará com a presença de Carmen Roquette Pinto, filha do medido e professor Edgar Roquette Pinto, o pioneiro na radiodifusão no País e fundador da Rádio MEC. Ela estará em Duque de Caxias pela primeira vez e também assistirá ao lançamento do cordel sobre a vida do seu pai, que, ao lado do educador Heitor Lira e do médico sanitarista Belisário Pena, entre outros, teve papel importante na criação da Escola Regional de Meriti, em 13 de fevereiro 1921.
● Amigo da família da professora Armanda Álvaro Alberto, foi de Roquette Pinto a iniciativa de doar o primeiro projetor de cinema da escola, a velha “MATE COM ANGU”, hoje rebatizada de “Armanda Álvaro Alberto”. Essa escola também foi pioneira no horário integral e no fornecimento da merenda escolar, daí o seu carinhoso apelido, bem como da implantação do Método Montessoriano na Educação na Baixada Fluminense.
● A escola de samba mirim “Pimpolhos da Grande Rio” abriu inscrições para jovens de 05 a 18 anos, que queiram participar do Carnaval 2007. Os interessados devem comparecer acompanhados do pai ou responsável até o dia 23, levando cópia da certidão de nascimento, comprovante de residência. A única exigência é a de frequentar os ensaios, que acontecem todos os sábados, a partir de janeiro, das 16 às 18 horas, na quadra do colégio São José, ao lado do viaduto do Centenário. As fantasias são gratuitas e haverá transporte para o Sambódromo. Um dos diferenciais da PIMPOLHOS DA GRANDE RIO é o seu carnaval ecológico, as fantasias e os carros alegóricos, elaborados com material reciclado.
● Um e-mail, supostamente assinado pela “CocaCola Lotery Promo” e pela “British American Tobacco Worldwide Promotion”, está circulado pela WEB, dando conta que o “feliz” internauta-destinatário foi sorteado e ganhou um prêmio de 500 mil libras esterlinas. Como se dizia antigamente, quando a esmola é muito grande, até o Santo desconfia.
● O e-mail tem cheiro, cor e textura de um “cavalo de tróia”, que visa resgatar informações sigilosas do incauto internauta que ler a mensagem e entrar em contato com um endereço por eles fornecido. Fique de olho, antes que sua conta bancária ‘desapareça” O suposto remetente tem o seguinte endereço: <
joshsharber@comcast.net>
● O ônibus da Comissão de Defesa da Pessoa Portadora de Deficiência (PPD) estará, nesta quarta-feira (13/12), em São Gonçalo, na Praça Zé Garoto, no Centro. Já quinta e sexta-feira (14 e 15/12). ele estará em Magé, na Av. Caioba, no Centro - ao lado da Farmácia Popular, sempre de 10h às 18h. O ônibus oferece uma estrutura completa com o propósito de prestar um serviço social aos portadores de deficiência.O veículo dispõe de rampas de acesso, banheiro totalmente adaptado, intérpretes da Libras - Linguagem Brasileira de Sinais, para atendimento aos portadores de deficiência auditiva, e exibição de vídeos informativos.
● Além de dar atendimento jurídico e social, os funcionários distribuem cartilhas que apresentam os mais recorrentes problemas de acessibilidade e suas possíveis soluções. Inaugurado em abril, o ônibus procura atender a uma lista de solicitações feitas por municípios que desejam receber a prestação do serviço volante. O agendamento pode ser feito pelo número (21) 2588-1227 e os demais serviços prestados pela comissão estão disponíveis também através do 0800 28 55 005.
● Aposentados e pensionistas do Município de Duque de Caxias tem motivo para sorrir. Já está no banco a folha do 13º salário, o que garante as compras de Natal com um pouco mais de tranqüilidade, principalmente para os felizes participantes da Terceira Idade. Os servidores ativos do Município recebem a verba natalina nos próximos três dias.
● O anexo do Fórum de Duque de Caxias, inaugurado há 15 dias, foi fechado nesta segunda-feira, por tempo indeterminado, em conseqüência do rompimento de uma tubulação da rede de água no 3º andar do prédio, que inundou diversas salas e gabinetes de juizes. As audiências dos Juizados Especiais e da Infância, Juventude e do Idoso devem ser transferidas para a parte antiga do Fórum, enquanto a empresa responsável pela obra faz uma avaliação dos estragos causados pela inundação. Segundo a direção do Fórum, o vazamento deve ter ocorrido no final da semana, quando o fórum esteve fechado desde quinta-feira, em virtude da comemoração do “Dia da Justiça” na última sexta-feira.

3 comentários:

Clansman disse...

Alberto,

Você sabe se o Caxias Shopping está cobrando luvas por suas lojas?

Anônimo disse...

Ola amigo gostaria da sua ajuda e experiencia para conseguir fazer com que nos escutem no (bairro do jardim olímpio) onde moro temos que atravessar uma pista de alta velocidade pelo simples fato da CONCER não nos fornecer uma misera passarela para pedestres. um seja a situação é a seguinte pessoas caderrantes e deficientes fisicos ficam impossibilitados de atravessar a pista para pegar uma condução!
até mesmo os idosos ficam com dificuldades de atravessar a pista pelo fato de ser muito ariscado e as condiçoes de travessia que eles nos deixaram são simplesmente indignas de qualquer ser humano que paga seus impostos usufluirem!
o principal motivo de te escrever este texto é que o meu bairro fica a uns 700 metros do pedagio da subida da serra para petropolis ou seja nosso bairro foi sercado pela CONCER ou seja todo morador so pode ir e vir uma vez por dia ficando assim dificl de se locomover pelo proprio bairro ou seja eles (CONCER) nos cobram uma faxa de 7 reais por passada pelo pedagio,isso para carro de passeio,carros comerciais pagam uma pequena fortuna.
mais o retato maior é o seguinte pagamos milhoes em impostos e não temos direito de ter uma passarela no bairro para nossa propria segurança,eu sou novo não tenho carro e nem dificuldades de passar pela pequena abertura que a CONCER deixo para nois atravessarmos a pista,mais tenho um amigo que é cadeirante e outro que precisa usar muletas para se locomover eles e muitos outros moradores vivem em contante humilhação pelo fato de não terem condiçoes de atravessarem a rua para pegar uma condução e os idosos que sofrem mais tenho um exemplo em casa ,minha querida avó ,toda vez que ela sai meu coração se aperta por causa que sei que ela ira atravessar esta pista que é dirigida e cordenada pela CONCER inclusive nos cobra pedagios enormes!
estarei esta semana tirando umas fotos das condiçoes de travessia e lhe enviarei com calma!
Para maior esclarecimento o meu bairro fica perto de xerem-vizinho do jardim canaa que fica a 700 metros do pedagio da CONCER da subida da serra de petropolis!
Me chamo :claudio henrique barros leão -tenho 24 anos meu telefone residencial é 26792991 meu celular é:9299-2498

Gostaria de agradecer a atenção e lhe pedir ajuda com urgencia ja perdemos muitos moradores atropelados por esta pista e não queremos perder mais nenhum,
afinal sabemos quanto custara uma passarela para a CONCER mais o preço de uma vida não tem preço de jeito nenhum!
fique com deus meu amigo!
desculpe pelos erros de portugues

Anônimo disse...

Caro alberto Marques, fiz uma pesquisa sobre o novo shoping caxias e encontrei poucas coisa, na verdade estava procurando uma forma de saber como me candidatar a essas vagas que o novo shoping ira oferecer.
Se souber de algo me informe por favor.
Grata
Josi
Meu email e jos_cy@hotmail.com