terça-feira, 9 de janeiro de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

RACHA NO PT POR CARGOS
NA PREFEITURA DE CAXIAS

Bastou o prefeito Washington Reis acenar com a possibilidade de, na reforma do seu Secretariado, vir a entregar ao partido a inoperante (até agora) Secretaria do Trabalho e Emprego para o PT de Caxias entrar novamente em ebulição. Em reunião neste domingo (07/01) com a participação de apenas 26 integrantes do diretório municipal, a proposta do prefeito foi aprovada e o presidente Aluízio Firmino autorizado a indicar nomes do partido para que o prefeito escolha quem será nomeado. A decisão provocou imediata reação de outros setores, tendo o ex-presidente Samuel Maia, atual Secretário de Relações Institucionais do PT Estadual, recorrido à direção estadual, acusando a direção do partido em Duque de Caxias de fisiologismo explícito. O pomo da discórdia, desta vez, é a sucessão de 2008, pois Samuel Maia já vem articulando a sua candidatura à sucessão de Washington Reis e vê na oferta de participação no atual Governo como um entrave às suas pretensões. Pelo visto, o prefeito caxiense atirou no que viu (o apoio do PT, mesmo sem ter uma só cadeira na Câmara de Vereadores) e acertou no que não viu (ou não quis ver), a sua própria sucessão.

● Um conhecido freqüentador do ‘La Guimarães” afirma que a briga no PT não é pela Secretaria do Trabalho e Emprego. É só pelo emprego. Quem procura trabalho é operário. E a pressão maior pela adesão ao Governo Washington Reis vem da ala que integra o PT do B, isto é, o PT da ‘Boquinha”, uma das correntes mais ambiciosas do partido.
● O governador Sérgio Cabral, durante uma entrevista à TV Globo, nesta segunda-feira, mandou um duro recado “aos navegantes”. Ele garantiu que não tem compromisso com nenhuma candidatura a prefeito em 2008.
● O governador disse que seus compromissos são para uma boa gestão Estado-Prefeituras, sem vinculação a partidos ou projetos pessoais de candidatos a prefeito de qualquer cidade fluminense.
● Talvez o recado tenha um endereço certo: a Secretaria de Ciência e Tecnologia. Com o sinal verde do presidente Lula para que o Ministério das Comunicações comece a investir na compra de computadores para a rede oficial de ensino (com parte dos R$ 7 bilhões do FUST), o deputado Alexandre Cardoso já começa a articular apoios para sua nova candidatura a prefeito em Duque de Caxias
● Pessoas próximas ao presidente do PSB/RJ confirmam que, nos estudos que vem realizando, Alexandre Cardoso acredita na possibilidade de uma terceira candidatura de peso, que seria interposta à atual polarização Washington Reis x Zito e que ele, Alexandre Cardoso, seria o candidato ideal para arrastar os votos dos decepcionados com os oito anos de governo do ex-vereador da Doutor Laureano e os dois anos do Visconde de Xerém
● A rádio corredor confirmou nesta segunda-feira que Washington Reis resolveu colocar em prática o plano de redução de gastos com pessoal, sugerido por uma ONG contratada pelo ex-Secretário de Fazenda e Planejamento, Sérgio Rui Barbosa, pror mais de R$ 500 mil aos cofres da Prefeitura.
● Segundo os mais recentes ‘boletins”, a reação à extinção da Secretaria de Agricultura foi muito grande no seu “quintal” (Xerém), razão pela qual ele teria decidido manter essa secretaria e acabar com a de Meio Ambiente, que seria transformada em uma simples coordenadoria da Secretaria de Desenvolvimento.
● Outra decisão tomada pelo prefeito foi reduzir, em 20%, os cargos em comissão, os famosos CCs, distribuídos fartamente entre amigos e aspones.
● Em edição extraordinária, a rádio corredor informou no final da tarde desta segunda-feira (08/01) que dezenas de Portarias foram assinadas na semana passada, com a exoneração dos ocupantes dos cargos extintos (só no Gabinete, seriam mais de 1.800 cargos remanescentes do Governo Zito), principalmente os intitulados pomposamente de Assessor Parlamentar.
● O número de Portarias, segundo alguns auxiliares do prefeito, seria tão grande que “travou” o Boletim Oficial, que ainda não ‘”rodou’” este ano por falta de papel.
● Bastou o governador exonerar um diretor que não sabia como remover um paciente tuberculoso, ‘internado’ numa maca num corredor de acesso à Emergência do Hospital Getúlio Vargas, para que o novo diretor “encontrasse’ 60 leitos, que estavam desativados há meses, o que desafogou a Emergência.
● Se Washington Reis seguir o exemplo do governador e aplicar tal método no “Duque”, também conhecido como “Duque-Dor”, o atendimento vai melhorar. Hoje, dezenas de pacientes ficam amontoados em macas, nos corredores da emergência.
● As constantes mudanças nos jornais, suas causas e conseqüências. Este foi o principal assunto abordado no programa Debate RJ, da TV Alerj, que vai ao ar nesta terça-feira (09/01), às 23h30, no canal 12 da Net. O entrevistado é o presidente da ABI, jornalista Mauricio Azedo, que falou sobre a interferência da Internet no papel do jornal como fonte de informação, entre outros assuntos.
● Sobre a ética do jornalismo atual, o entrevistado afirmou que os veículos não podem apresentar a vida como um mar de rosas: "O jornalismo tem como destinação principal mostrar o que há de novo, de diferente, singular e extraordinário no país e no mundo. Essa função desagrada aos que detêm o poder de alguma forma". azedo informou ainda que um levantamento feito recentemente pela Associação Nacional de Jornais, baseado nos últimos 20 anos, revelou que a circulação diária dos jornais do país praticamente dobrou, chegando a aproximadamente 7 milhões de exemplares/dia.

Nenhum comentário: