segunda-feira, 4 de junho de 2007

BAIXADA URGENTE

XERÉM PROMOVERÁ SEMINÁRIO
EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE
Além de conter parte remanescente de Mata Atlântica, Xerém também exibe relíquias da nossa História, como as ruínas da Capela de Santa Rita, construída no Século XVIII, no “Caminho das Mina Gerais”, percorrido pelas caravanas que transportavam ouro e pedras preciosas de Vila Rica para o Rio de Janeiro (Foto: Maria Conceição Reis – Acervo: IPABB)

Será realizado no próximo dia 15, a partir das 8:30 horas, o Iº SEMINÁRIO DE MEIO AMBIENTE DE XERÉM, que irá debater as políticas que deverão ser seguidas pelo município na defesa do meio ambiente, num momento em que a situação climática do Mundo está à beira do cáos. O Seminário conta com o apoio de diversas organizações comunitárias do 4º Distrito, como o jornal Folha de Xerém, Rádio Comunitária Serra Verde, Instituto Anima, Consciência Viva de Vida Xerém, a Biblioteca Pública Ferreira Gullar, a sempre combativa Associação de Moradores de Mantiquira, APEDEMA, ECOCIDADE/Xerém e a ONG Casa do Caminho, que oferece abrigo e assistência a dependentes químicos. O Seminário será realizado no Colégio Estadual Barão de Mauá, em frente à Ciferal, na antiga FNM. A jornalista Márcia Evangelista, fundadora e diretora do jornal “FOLHA DE XERÉM”, afirma que os moradores do 4º Distrito estão sofrendo muitas pressões ao abordar o tema Meio Ambiente, principalmente por parte da representantes da especulação imobiliária e “da ganância daqueles que só pensam em seu bem estar, ignorando todos os males que podem advir dos desmatamentos, da poluição dos rios e do crescimento desordenado”, que vêm destruindo as belezas naturais da região, que, antes da Adutora do Guandu, garantia o abastecimento de água da cidade do Rio de Janeiro, através das adutoras conhecidas como “linhas pretas”, por serem de ferro fundido. Até uma estrada de ferro, a “Rio D’Ouro”, chegou a ser construída para garantir a colocação e a manutenção das adutoras. Para a sempre guerreira Márcia Evangelista, “o poder público tem sido omisso diante dessas mazelas”.

● Nunca é demais lembrar que, nos anos 70, em plena Ditadura, o Governo Federal chegou a cogitar da instalação de um ‘lixão atômico” em Xerém, onde seria enterrado o lixo produzido pela Usina de Angra dos Reis. A denúncia foi feita pelo jornalista Ruyter Poubel, na sua “Folha da Cidade” e teve grande repercussão, o que levou o Governo a arquivar a louca proposta.
● Portanto, a idéia de jerico (que me perdoem os quadrúpedes) do deputado Carlos Minc, de transformar a “Cidade dos Meninos” em um grande lixão da Comlurb, não tem nada de original, embora contenha uma alta dose de irresponsabilidade social, principalmente partindo de quem há mais de 10 anos faz campanha eleitoral tendo como slogan a defesa do meio ambiente!
● Na inauguração da Exposição sobre a História de Xerém, segunda-feira, na Igreja de Nossa Senhora das Graças, foram muito comentadas as ausências tanto do prefeito quanto do seu irmão e presidente da Câmara de Vereadores, Junior Reis, que, pelo menos oficialmente, moram e exercem atividade política em Xerém.
● Nos anos 80, Washington Reis, em parceria com o então deputado Silvério do Espírito Santo, chegou a organizar um plebiscito para emancipar Xerém e Imbariê. E na cerimônia da última segunda-feira estavam presentes as Secretárias de Educação, Selma da Silva, de Cultura, Dalva Lazzaroni, bem como o Secretário de Articulação Política (?) e ex-deputado, Gilberto Silva, todos moradores da Zona Sul do Rio de Janeiro, bem como o ex-deputado Reinaldo Betão, futuro Secretário de Agricultura e candidato a prefeito de Magé em 2008.
● A turma da “Transparência Caxias” ficou profundamente irritada e gravemente ofendida com a nota deste blog, que, à falta de outras informações, atribuiu a um “grupo de amigos do prefeito”, a autoria do novaduquedecaxias.blogspot.com/. Dê uma clicada no link e veja o desabafo. O prefeito que se cuide! E a Secretaria de Saúde que prepare vacina contra a.........raiva.
● A talentosa jornalista Rose Maria, apesar dos seus múltiplos afazeres profissionais e de dona de casa, ainda encontra tempo para, através do site “Divulga Baixada”, ajudar a divulgar a programação do Teatro Municipal Raul Cortez, na Praça do Pacificado, que, por enquanto, só está disponível para artistas de fora da Baixada e já consagrados.
● E Rose Maria tem razão ao afirmar que “precisamos ocupá-lo, trazer para seu palco espetáculos e projetos da Baixada, também!!!!”
● E ela vai mais longe e dá um conselho: “Procure a produção, levando seu projeto de espetáculo e vamos tentar aproximar sua programação do que é produzido na região, e não só em Niterói e Rio. Temos trabalhos de qualidade. Acho que cada vez que se abre um espaço como o de Caxias, devemos fazer de tudo para que ele floresça e produza frutos. Tenho ido aos espetáculos e a lotação (mais de 400 lugares) tem quase sempre estado lotada”.
● Ao invés de disputar os cargos na Secretaria e Cultura, ou promover jogo de cartas marcadas na eleição para o Conselho Municipal de Cultura, nossos artistas precisam “botar a mão na massa” e mostrar talento e trabalho. E lutar pela reabertura do Teatro Municipal Armando Melo, no Shopping Center!

Nenhum comentário: