quarta-feira, 5 de setembro de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

CAÇA-NÍQUEIS AGORA AJUDAM
CAXIAS NA INCLUSÃO DIGITAL

Já está funcionando a primeira unidade do projeto de inclusão digital de Duque de Caxias. Funcionando num contêiner e contando com 10 computadores, a unidade permite que a população de baixa renda tenha acesso à internet por banda larga. Ela foi instalada no calção da rua José de Alvarenga, ao lado do terminal rodoviário do Shopping Center e vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, e, aos sábados, até às 12 horas. O acesso é gratuito e a prefeitura programou instalar outras 39 unidades atendendo à população dos quaro distritos. Os computadores usados no projeto são resultado de adaptações das máquinas caça-níqueis apreendas pela Polícia em bingos e bancas de jogo em todo o Estado. Curiosamente, o local onde foi instalada a primeira unidade fica em frente ao “Bingo Grande Rio”, fechado este ano pela Polícia Federal. O projeto de inclusão digital a partir dos caça-níqueis é uma parceria das Secretarias de Ciência e Tecnologia do Estado e do Município com apoio da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec) e da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Social de Duque de Caxias (Fundec). (Foto: Sebastião Moraes/SECOM/PMDC)

PESQUISA ENCONTRA PELOS DE
RATOS EM MASSAS DE TOMATE

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - Pró-Teste – ajuizou uma Ação Civil Pública na 1ª Vara Cível de S. Paulo contra fabricantes de massa de tomate, cujos produtos foram consideradas impróprias para o consumo. A Pró-Teste analisou trinta marcas de molhos de tomate industrializados mas apenas oito foram recomendadas ao consumo. Dos enlatados, o Jurema Salsatelli foi apontado como o melhor do teste. Já o Cepera foi classificado como a escolha certa, o que significa melhor relação custo x benefício. Os outros cinco avaliados positivamente foram: Knorr-Cica Pomarola, Sendas, Great Value, Luppini Pronto e Fugini . Entre os molhos de caixinha, somente um é recomendado: Knorr-Cica Pomarola, considerado como a escolha certa e o melhor do teste. Durante o teste, foram encontrados pêlos de roedores em duas marcas: Tomatino (em lata) e Arisco Tarantella (em caixa). Em dezesseis molhos foram encontrados fragmentos de insetos e larvas e, em alguns casos, o bicho foi encontrado inteiro. Os produtos considerados impróprios para o consumo foram Big, Carrefour, Cirio, Etti Salsareti, Mais por Menos, Olé, Peixe Tomatelli, Tomatento, Predilecta (todos em lata), Etti Salsaretti, Olé, Palmeiron, Parmalat, Peixe Tomatelli, Quero e Tomatino (em caixa).
Além disso, foi realizada uma avaliação para determinar possíveis contaminações que o produto pode sofrer. As marcas foram submetidas a temperaturas ideais para o desenvolvimento de microorganismos. Cinco dela produziram gás e estufaram: Comprebem, Extra, Predilecta, Quero Marinara e Tradelli. Ao final, foi concluído que sete produtos oferecem risco à saúde por terem propensão à deterioração. São eles: Comprebem, Extra, Quero Marinara, Predilecta, Tradelli e Tomatino (todos em lata) e Arisco Tarantella (em caixinha).Confira o resulta do teste no endereço da Pro Teste:
http://www.proteste/ .org.br/map/ src/436351. htm

● O sistema de refrigeração do Teatro Municipal Raul Cortez está pronto para enfrentar o próximo verão. A Light instalou e doou à Prefeitura uma subestação, que garante a energia necessária para que o ar condicionado do teatro possa funcionar normalmente. Só a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, às voltas com o jornal de campanha do prefeito, parece não saber dessa importante doação da distribuidora de energia elétrica, hoje controlada pelo Governo mineiro, através da CEMIG.
● O PDT/Caxias tem novo comando e novo endereço. Mais modesto do que em outros tempos, vai ocupar uma sala num velho sobrado ao lado da Catedral de Santo Antonio, na Av. Presidente Kennedy. A posse do novo interventor, o ex-deputado Arildo Telles, foi concorrida e o prefeito Washington Reis compareceu e confirmou o convite para que o partido fundado por Leonel Brizola faça parte do seu Governo, o que só deverá ocorrer depois da convenção municipal para eleição do Diretório pois, até hoje, o PDT sempre esteve sob comando de comissões provisórias. Nem Zito, quando lá esteve, conseguiu dar uma diretiva ao partido que, juntamente com o PSB e o PC do B no plano federal, integram a Frente de Esquerda, cujo candidato à presidência da República em 2010 deverá ser o deputado Ciro Gomes, do PSB.
● Se o prefeito resolver entregar a Secretaria de Ciência e Tecnologia ao PDT, fará uma grande economia. Nas mãos do PSB (número 40), o projeto “Internet na Praça” pretende instalar 40 módulos. Como o partido de Carlos Lupi é o número 12, haveria uma economia no número de módulos, sobrando dinheiro para a instalação de banda larga na Biblioteca Leonel Brizola, na Praça do Pacificador, o que seria uma homenagem mais do que justa ao fundador do PDT.
● A Prefeitura de Duque de Caxias realizou dois desfiles cívicos no sábado, nos bairros Jardim Primavera e Santa Cruz da Serra, abrindo as comemorações do 7 de Setembro, reunindo 26 escolas, equipes da Defesa Civil, da Brigada Juvenil e alunos da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Social de Duque de Caxias (Fundec). O professor Luis Carlos Terras Maciel, o Lula, da Associação de Capoeira Raimundo Filho, levou 30 de seus alunos da Escola Santa Luzia, de Santa Cruz da Serra, para desfilar. “Além do resgate à cidadania, é uma oportunidade de incentivar a prática da capoeira, que é um esporte que pode tirar milhares de crianças das ruas”, afirmou Lula.
● Nesta quinta-feira (06/09), o Teatro do SESI/Caxias recebe a Oficina de Teatro do Sistema FIRJAN. A apresentação, que começa às 13 horas, faz parte do Agosto da Arte, evento que reúne os projetos culturais da Organização. O grupo, composto por empregados da Organização, é dirigido por Daniel Herz, João Pallotino e Verônica Reis. A comédia “Às Avessas” é um grande sucesso e já foi assistida por mais de 700 pessoas. A entrada é gratuita. O SESI/Caxias fica na Rua Arthur Neiva, 100, em frente à Praça da Indústria, no bairro Paulicéia..
● Mauro Diniz, mestre do cavaquinho, é a atração especial do projeto “Da Boca pra Fora”, que oferece gratuitamente shows de música popular brasileira, todas as quintas feiras, às 18h30m, no palco externo do Teatro Raul Cortez, na Praça do Pacificador, em Duque de Caxias. Nesta quinta-feira, quem convida Mauro Diniz é o sambista Braguinha, um dos mais famosos da Baixada Fluminense.
● Filho do portelense Monarco e da pastora Thereza, Mauro Diniz é integrante da banda da cantora Beth Carvalho e viajou pelo mundo e ao voltar ao Brasil fundou sua própria escola de Aperfeiçoamento Musical, que tem hoje cerca de 100 alunos. Hoje, com quatro discos gravados, um dos quais com participação especial de outros quatro grandes nomes do samba - Zeca Pagodinho, Jovelina Pérola Negra, Pedrinho da Flor e Elaine Machado
.

Nenhum comentário: