sexta-feira, 7 de setembro de 2007

BAIXADA URGENTE

ALERJ FARÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA
SOBRE O LIXÃO DE CAXIAS

O lixo hospitalar continua sendo jogado de qualquer maneira no lixão do Jardim Gramacho (Foto: Sebastião Moraes/SECOM/PMDC)


A Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa promove segunda-feira (10/09), às 14 horas, audiência pública para discutir o prazo de funcionamento do Aterro do Jardim Gramacho, em Duque de Caxias. Numa vistoria dia 14 de agosto, a Comissão verificou que o aterro recebe lixo hospitalar irregularmente e não trata de forma adequada o chorume, líquido originado da decomposição de resíduos orgânicos. “Vamos apresentar segunda-feira o relatório técnico da vistoria que, além de apontar os erros, propõe medidas para a criação de novas áreas de descarte do lixo”, afirma o presidente da comissão, deputado André do PV. O relatório sugere ainda a criação de um centro de reciclagem para indústrias. “Queremos saber também se a empresa que administra o aterro está com a licença de operação dentro do prazo de validade”, acrescenta. O aterro de Jardim Gramacho existe desde 1976 e ocupa uma área de 1,3 milhões de metros quadrados, recebendo cerca de 7 mil toneladas de lixo por dia. Foram convidadas para a audiência, entre outras autoridades, o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc; a secretária de Meio Ambiente do Município do Rio, Rosa Fernandes, os presidentes da Feema, Axel Grael, e do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara, Dora Negreiros, da Comissão de Saneamento Ambiental da Alerj, deputado Pedro Paulo (PSDB), além do superintendente do Pró-Lixo, Osmar Filho; do presidente da Comlurb, Paulo Carvalho Filho, e da diretora da S.A Paulista, Adriana Felipetto.

● Numa tensa reunião na tarde desta quinta-feira, o vereador Júnior Reis acertou a votação na próxima semana do projeto de criação do Conselho de Ética da Câmara de Duque de Caxias. Ficou acertado, também, que o Conselho vai examinar a conduta dos vereadores nos últimos incidentes, inclusive o que resultou na depredação do Gabinete da Presidência, em que se envolveram os edis Chiquinho Grandão e Cidinho.
● O irmão do prefeito e presidente da Câmara reconheceu que a tolerância no primeiro incidente, dentro do seu Gabinete, foi um erro político e, a partir de agora, não será tolerada nenhuma atitude do mesmo porte, que provoque a desmoralização do Legislativo Municipal, a exemplo que ocorreu com o mensalão no Congresso Nacional.
● Na inauguração da nova e acanhada sede do PDT, uma das figuras mais desenvoltas era Aroldo Brito, ex-Secretário de Habitação do Governo Zito e, atualmente, Assessor de Washington Reis. Foi Aroldo Brito quem, quando ocupava aquela Secretaria, não impediu, por considerar prejudicial aos interesses eleitorais do então prefeito, a construção do conjunto do Trevo das Missões, embora o local seja vetado pela Aeronáutica por ficar a poucos metros da cabeceira da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Tom Jobim. Com a entrada do PDT no Governo, Aroldo Brito já sonha em voltar a ocupar uma Secretaria.
● Por causa disso, conhecidas figuras do PDT estão de olho em duas secretarias: Educação e Cultura. Qualquer uma das duas, se bem administrada, poderá trazer apreciáveis rendimentos políticos para quem estiver no comando. O fato das duas estarem atualmente ocupadas não será problema para o prefeito.
● Como sua caneta tem muita tinta, não será difícil para o prefeito criar outras secretarias para abrigar as professoras Selma da Silva e Dalva Lazaroni. Foi assim que Washington Reis fez para garantir a “boquinha” do PT, um partido sem representação na Câmara, pois cristianizou, nas últimas eleições, o eficiente e simpático Zumba.
● A briga pelo controle do PV a nível nacional pode provocar mudanças no Secretariado de Washington Reis. A Secretária de Cultura, Dalva Lazaroni, apresentou queixa ao Ministério Público Eleitoral, acusando a atual direção do partido de falsificação de sua assinatura na convenção. Em represália, a atual direção do PV suspendeu a filiação da Secretária de Cultura de Caxias por um ano, enquanto expulsava seu marido, Paulo Lacerda de Moraes. O filho do casal é o deputado estadual André do PV.
● Aproveitando a situação, o deputado Zito conseguiu emplacar na presidência do partido no município a sua assessora parlamentar e presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública, Valery D’Antunes, uma quase advogada que teve uma excelente atuação na campanha eleitoral de Laury Villar, em 2004. Pelo jeito, Zito está preste a conseguir tirar o PV do controle de Washington Reis. Se isto acontecer, a Secretária Dalva Lazaroni, cuja candidatura a vereadora no município foi anunciada recentemente por Washington Reis, pode perder o cargo.
● O desfile militar sempre de 7 de setembro foi assunto das Forças Armadas, mesmo com orçamento reduzido, mas Lula vai gastar este ano mais de R$ 2 milhões no desfile, em Brasília. É que foi contratada uma empresa de eventos, responsável pela festa de Barretos. Segura, peão!
● A Suderj Informa: sai Renan e entra José Sarney. Segundo o jornalista Jorge Serrão, do blog “Alerta Total”, Lula já se conformou com o sacrifício do seu amigo e parceiro, Renan Calheiros. Pelo roteiro alinhavado pelo Palácio do Planalto, com a indispensável assessoria cenográfica do Ministro Nelson Jobim, do PMDB, o senador de Alagoas será absolvido pelo plenário e, sem seguida, renunciará à presidência do senado, que elegerá José Sarney como “candidato de consenso”, ficando tudo na mesma.
● Com o laudo da Pro Teste condenando 22 marcas e tipos de massas de tomate e com o produto “in natura” custando menos de um real o quilo nas feiras-livres e supermercados, a queda na venda do molho industrializado é apenas uma questão de tempo. Ou da reação da sonolenta e omissa Vigilância Sanitária, que permite o funcionamento de abatedouros clandestinos e a venda de carne de porco e de frango nas feiras, sem qualquer tipo de controle e de refrigeração.
● O acordo entre César Maia e Garotinho pode não se concretizar nas próximas eleições, mas tirou os dois da sombra e provocou a ração (por eles esperada) do PT e do governador, eleito com apoio do casal Garotinho.
● A AMAE reagiu à aprovação do projeto do deputado Zito, recomendando ao Governo do Estado que autorize a mudança de escala de PMs, mediante uma gratificação de 100%. E a entidade, que reivindica a equiparação salarial entre as Polícias Civil e Militar, culpa o racha nas duas categorias pela aprovação do projeto. E a premiação aos dois oficiais da PMRJ, que escreveram o livro em que foi baseado o filme “Tropa de Elite”, também está provocando reação de oficiais, pela referência ao Capital Lamarca na divulgação do evento, em fase de programação pela AMAE.

Nenhum comentário: