terça-feira, 16 de outubro de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

DESMATAMENO CRIMINOSO EM MAGÉ
Um cidadão acostumado a visitar Piabetá, o mais populoso Distrito de Magé, ficou surpreso ao ver a invasão dos terrenos da extinta fábrica de tecidos Nova América, que está se transformando numa nova “Rocinha”. A preferência dos invasores é pela área ribeirinha ao rio D’Ouro, que era usado para abastecer a fábrica e despejar os resíduos do tingimento dos tecidos. O local preferido pelos moradores e visitantes de Magé no verão era a cachoeira “Véu de Noiva”, que está ameaçada pelas construções irregulares e a derrubada da mata ciliar ao seu redor, sob os olhares complacentes da prefeita Núbia Cozzolino e da enervante imobilidade da Secretaria de Ambiente, comandada pelo deputado Carlos Minc, atual defensor da Aracruz no Estado do Rio. As fotos feitas por um internauta, João Batista, mostram as construções que estão destruindo a vegetação original do lugar e ameaçando a existência do próprio rio D’Ouro. Será que a Ministra Marina Silva, além de garantir uma vaga de senador para o Sr. Sibá Machado encobrir as trapalhadas do seu amigo Renan Calheiros, tem tempo para ver o que está acontecendo em Magé, cuja água abastece Paquetá

ESSA DUPLA MERECIA MAIS RESPEITO
A Prefeitura de Duque de Caxias resolveu, em tempos passados, homenagear a dupla Jararaca e Ratinho, descoberta por Pixinguinha nos anos 20 e que foi, por décadas, uma das estrelas da Rádio Nacional nos anos 40/60. Para isso, construiu uma pracinha no bairro da Covanca, que serve de divisa com o Município de São João de Meriti. Imortalizado e ganhando o mundo com a marchinha ‘Mamãe eu quero”, ainda hoje sucesso nos bailes de carnaval, Jararaca veio morar em Duque de Caxias a convite do seu parceiro e compadre Ratinho, aqui vivendo até a morte. A pracinha, muito aquém do prestígio e do merecimento da dupla, acabou como um simples mictório a céu aberto, muito usado por motoristas, cobradores e despachantes de uma empresa de ônibus, que tem ponto final no local. Agora, crianças e jovens do bairro estão proibidos de freqüentarem o local por falta de manutenção e fiscalização por parte da Prefeitura. (Nota publicada por este blog na seção “Flagrantes do Cotidiano” no dia 17 de março de 2006).
Agora, o deputado Dica pretende dar o nome da dupla a uma avenida que o governo está abrindo para ligar o Bar dos Cavaleiros à Linha Vermelha, passando por dentro do Quartel do Corpo de Bombeiros. Pela (péssima) qualidade do projeto, isso é coisa do DER/RJ, que agora é especialista em campos de futebol, pois não faz sentido o governo abrir uma estrada por dentro de um quartel, muito menos do Corpo de Bombeiros, que a todo instante está movimentando viaturas de combate a incêndios ou para resgate de vítimas de acidentes de trânsito ou desmoronamentos, situações onde a presteza do socorro pode representar a distância entre a vida e a morte! Não há de faltar na nossa história nomes que caberiam como patronímicos da nova avenida, como Roquete Pinto, Humberto de Campos e Lúcio Costa, que ajudaram a professora Armanda Álvaro Alberto a criar, em 1923, a Escol Regional de Meriti, um marco na Educação neste País.

• Recebemos diversas denúncias sobre a existência "pontos de encontros furtivos” na cidade. Um deles funcionaria em plena Av. Brigadeiro Lima e Silva, num edifício próximo à Secretaria de Ação Social, órgão que está liderando um programa de combate à prostituição infanto-juvenil. O local também é vizinho à Matriz de Nossa Senhora de Fátima e à residência de uma das Juizas de Duque de Caxias.
• O “programa” começaria num discreto barzinho, mas um prédio de salas comerciais ao lado teria sido adaptado para abrigar os “casais de pombinhos” formados a partir da segunda dose de caipirinha ou algo mais forte!
• Um conhecido advogado, irritado com a situação, preparou um dossiê, relacionando todos os “inferninhos” existentes na cidade, encaminhando o documento para a Ouvidoria da Prefeitura. Ele ficou surpreso quando procurou o órgão, em busca de resposta à sua denuncia: “Infelizmente, o assunto é da alçada da Policia e a Prefeitura nada pode fazer” foi a resposta da Ouvidoria..
• Ocorre que, na legislação municipal, não constam normas que permitam a instalação de bordéis, por ser uma atividade ilegal. Se eles funcionam é porque não têm alvarás e podem ser fechados pela Fiscalização da Secretaria de Fazenda.
• Tudo muito simples, se não vivêssemos num País em que a lei existe para ser violada, como o demonstram os repetidos escândalos do valerioduto, das ambulâncias superfaturadas, das fraudes nas licitações, da Gautama (que levou R$ 41 milhões do Governo Garotinho para fazer uma lagoa de dejetos na entrada de Duque de Caxias) e dos computadores encaixotados da biblioteca Leonel Brizola..
• É visível a insatisfação do pessoal da Saúde, onde o Secretário Oscar Berro vive afirmando que, em janeiro, abre o Hospital em construção no bairro da Chacrinha, no terreno que o TCU mandou o Vasco da Gama devolver ao Governo. A menos de 90 dias de terminar o ano, a Secretaria de Saúde não fala sobre a realização de um novo concurso, para admissão do pessoal necessário à operação do novo hospital.
• Segundo a rádio corredor da Secretaria, o biólogo Oscar Berro pretende remanejar o pessoal do Hospital Duque de Caxias, que já é insuficiente, para atender ao novo hospital. Se o pessoal do “Duque” não está atendendo à demanda, se for dividido em dois hospitais, a situação ficará pior.
• Para alguns médicos, com acesso ao gabinete do Secretário, a intenção do Governo seria firmar um segundo contrato de trabalho, dobrando a carga horária dos profissionais da Saúde, que é de 24 horas semanais.

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado Alberto,

Aos domingos 8:00 hs Rádio Tropical 830 AM programa Onda Tropical - sempre digo que você hoje é sem nenhum favor a referência do jornalismo na concepção plena da palavra.
Estou aproveitando a oportunidade para dizer que acompanho seu Blog e, eventualmente repasso suas notícias para os ouvintes ou mesmo para os leitores do Blog jornalbaixadacarioca.blogspot.com porque os assuntos abordados merecem toda audiência falada e escrita.
No próximo domingo gostaria que você brindasse nossos ouvintes falando do seu Blog e de outros temas, caso seja conveniente ao amigo.
O telefone da rádio é 2667-9830 e o meu é o 3185-9643.
Um abraço,
Carlos Gilberto Triel