sexta-feira, 12 de outubro de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

A VAIA É NOSSA!Os sorrisos para os fotógrafos não escondiam o constrangimento da ex-prefeita de Magé, Narriman Zito, e de Washington Reis, ex-vice de seu marido Zito, mesmo separados pelo senador Marcelo Crivella e a vereadora Leide, do PRB. (Foto: Poliana Cmpos/CMDC/Divulgação)

O senador Marcelo Crivella reuniu as lideranças do PRB, ex-PL, na Câmara de Vereadores de Duque de Caxias na noite desta quarta-feira, com o objetivo de discutir as possíveis coligações para as eleições de 2008. O bispo da Igreja Universal e sobrinho de Edir Macedo esperava conseguir apoio ao nome do prefeito Washington Reis, de cujo governo o PRB participa ocupando a inexpressiva e amorfa Secretaria de Habitação, que não conseguiu construir uma só casa no atual governo. A festa foi organizada pela vereadora Leide, que pertence à Igreja Universal e tem muitos “irmãos” em postos chaves da Prefeitura, mas havia mais gente ligada a Zito do que seria recomendável ao projeto de demonstração de poder do Bispo Crivella, como o ex-vereador Marquinhos Pessanha, que integra o PRB no município, e a ex-prefeita de Magé, Narriman Zito, além do deputado federal Sandro Mattos, candidato a prefeito de São João de Meriti e que tem protegidos na Prefeitura caxiense. No seu blog (
www.militarlegal.blogspot.com/), o tenente Melquisedec Nascimento, presidente da Amae, associação de PMs e bombeiros, revelou que o “tempo fechou” quando o senador anunciou a presença do atual prefeito, que foi recebido por um estrepitosa vaia, o que frustrou o plano imediato do senador, que era conquistar mais uma secretaria, de preferência Educação ou Saúde, para reforçar a presença da Universal no governo Washington Reis. Com a rebelião do rebanho, o pastor Crivella voltou para casa sem saber o que fazer: apoiar Zito e perder os poucos cargos que tem no atual Governo, ou liberar Marquinhos Pessanha para ser o vice de Zito e se arriscar a levar um pedaço maior do próximo Governo?

A ESCOLHA DE SOFIA DA PERIFERIA:
ABORTAR OU JOGAR O BEBÊ NO RIO

Neste “Dia da Criança”, seria bom se cada brasileiro refletisse sobre a nossa dura realidade. A cada três crianças nascidas vivas no país, existe um aborto induzido, aponta o estudo Magnitude do Aborto no Brasil, da Organização Não-Governamental Ipas Brasil. A pesquisa mostra que, embora a incidência do aborto tenha diminuído entre 1992 e 2005, ainda é considerada alta para os padrões de saúde pública. Estima-se quem em 2005 foram feitos mais de um milhão de abortos inseguros no país. Os dados foram calculados com base no número de internações por aborto registradas pelo Ministério da Saúde e no número de nascimentos estimado pela Taxa Bruta de Natalidade, divulgado pelo IBGE.
“O aborto é amplamente praticado através de meios inadequados que podem causar danos e provocar a morte da mulher”, diz o estudo da Ipas Brasil, divulgado no mês passado. Segundo o Ministério da Saúde, esse é o primeiro levantamento feito no país sobre o número de interrupções voluntárias de gravidez de forma ilegal. O Código Penal brasileiro prevê o aborto apenas em duas situações: estupro e riscos à vida da mulher. O estudo mostra também que o aborto é uma das principais causas da mortalidade materna. E afirma que as regiões que mais sofrem com o problema são o Norte e o Nordeste. De acordo com o Ipas, de 2000 a 2004, ocorreram 697 mortes em conseqüência de gravidez que termina em aborto, principalmente de mulheres com idade entre 20 e 29 anos (323 óbitos no período). A situação chegou a tal ponto que a Igreja Universal e a rede de TV Record abriram espaço para que a população possa debater programas de controle da natalidade, que impeçam a gravidez indesejada, que acabará fatalmente em aborto ou, o que é pior, com o nascituro sendo jogado no lixo ou nos rios.

• O primeiro Secretário de Habitação do atual prefeito, indicação do então PL, foi o ex-deputado Eraldo Macedo, irmão de Edir, tio de Crivella e demitido quando estava em coma, na UTI de um hospital da Zona Sul do Rio de Janeiro.
• A Secretária de Cultura, Dalva Lazaroni, trocou o PV pelo PSB de Alexandre Cardoso e vai tentar uma cadeira de vereadora no Rio de Janeiro, onde mora.
• Quem está sem partido e ameaçado de perder o mandato é o vereador Chiquinho Grandão. Nas últimas horas do prazo para a troca de partido, ele deixou o PV em direção ao PT, partido cheio de alas e “estrelas”, mas acabou recusado pela direção nacional em decisão tomada no domingo, 48 horas depois do prazo fatal. Sem partido, ele não poderá disputar a reeleição em 2008.
• Segundo o blog dos amigos do prefeito, que ressurgiu das cinzas, neste sábado tem cineminha no galpão do Zito, no bairro Doutor Laureano. O filme, que o blog acusa de ser versão pirata, é o “Motoqueiro Fantasma”. É de graça!
• O clima anda tenso na Prefeitura em virtude do atraso no pagamento do pessoal terceirizado e que faz a máquina administrativa andar, pois há anos a Prefeitura não faz concurso para o pessoal de apoio, preferindo contratá-los através de empresas do tipo WKR, que, por mais de 10 anos, monopolizou esse tipo de serviço.
• Esse pessoal é indicado por políticos ligados ao prefeito. Se o político rompe com o governo, seus protegidos são postos no olho da rua, sem o pagamento dos seus direitos trabalhistas, pois a Prefeitura não fiscaliza, como manda a lei, o correto recolhimento das contribuições ao INSS, do FGTS e do Imposto de Renda Retido na fonte.
• Desde janeiro de 2006, com a posse do novo governo, a WKR perdeu o monopólio da terceirização, hoje dividido entre a “Service Clean”, a Delta e a Fundec, esta última dirigida pelo cunhado do prefeito. Todo o pessoal terceirizado tem excelente Q.I (Quem Indica).
• Não será surpresa se o pessoal de apoio das Secretarias de Saúde, que trabalha nos hospitais e postos de saúde, e de Educação, que cuida de mais de 100 escolas, cruzarem os braços na terça-feira. Nem o vale-transporte está sendo pago pelas terceirizadas.

Nenhum comentário: