sexta-feira, 23 de novembro de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

CEDAE GARANTE OS CRIADOUROS
PARA OS MOSQUITOS DA DENGUE

Enquanto a Baixada sofre com a falta d’água, um cano furado joga água no ralo em frente à Universidade do Grande Rio, na Rua José de Souza Herdy, no 25 de Agosto. Há 15 dias, um morador ligou para a emergência da Cedae, denunciando um outro vazamento na antiga distribuidora da Brahma, na mesma Rua, mas a atendente garantiu que não existia nos arquivos da empresa tal rua. Ele forneceu o nome antigo, Marquês do Herval, e a resposta continuou sendo: não temos essa rua em nosso sistema.
Aliás, a Cedae deveria ser multada pelo Ministério da Saúde por manter viveiros do mosquito “aedes aegipti” em diversos pontos da cidade. Um dos mais antigos fica ao lado da ponte sobre o rio Sarapuí, a poucos metros da estação ferroviária do Gramacho. Há anos, um cano da antiga Adutora do Vale do Ipê, que levava água da estação de tratamento da Sanerj, junto ao rio Botas, para os reservatórios do Morro das Cabras, no Centenário. Com a entrada em ação da nova adutora da Baixada, que traz água do Guandu, a antiga adutora do Vale do Ipê passou a transportar água no sentido inverso, para atender aos moradores da Via São José, S. Bento e Parque Fluminense, o que não é feito pois boa parte da água se perde pelo caminho por desleixo da estatal. (Foto: Beto Dias)

FUNERÁRIA FECHA OS CEMITÉRIOS
À NOITE POR FALTA DE SEGURANÇA


Embora abrigue o Instituto Médico Legal – o ML, o Cemitério Nossa Senhora da Graças, no Tanque do Anil, não funciona durante a noite por medida de segurança, como advertem os funcionários da Funerária, a empresa privada que administra os cemitérios de Duque de Caxias. A cena se repete no Cemitério de Nossa Senhora de Belém, no Corte Oito: a partir das 18 horas, ficam suspensos os velórios e os corpos passam a noite trancafiados nas capelas. Os velórios só são retomados depois das 7:00 horas da manhã seguinte. Até agora, apesar dos mais de 10 meses de governo, a atual Secretaria de Segurança Pública não anunciou nenhum plano de restabelecer a segurança dos campos santos, para que os mortos possam ser velados em paz pelos que sobrevivem num estado policial, cuja política de enfrentamento vem sendo posta em duvida por vastos setores da sociedade, apesar do governador Sergio Cabral reivindicar para o Maracanã a primazia de sediar os jogos da Copa de 2 14. Pelo menos foi esse o pretexto que o governador ofereceu para a sua ‘holidei” à Suíça, com umas rápidas “comprinhas” em Paris, pois ninguém é de ferro. (Foto: Arquivo/Blog)
• O delegado de Polícia Civil André Luís Drumond Flores, ex-titular da 59ª DP/Caxias e responsável pelas primeiras investigações do grupo de mais de 70 PMs do 15º Batalhão, presos sob suspeita de “vender” proteção para traficantes das favelas de Santa Lúcia e Parada Angélica, em Duque de Caxias, recebeu nesta quinta-feira (22/11), a Medalha Tiradentes, a mais importante honraria concedida pela Assembléia Legislativa do Rio.
• “Fui presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casa por muito tempo e posso dizer que a Polícia do Rio é uma das que mais desrespeitam os direitos humanos no Brasil. Acompanhando o trabalho de um profissional que usa sua autoridade sem transgredir a lei, eu me surpreendi positivamente. Não devemos apenas fiscalizar policiais corruptos, mas também exaltar os honestos. A entrega desta medalha já havia sido aprovada desde o início de 2007, mas, quando o delegado foi o pivô na investigação sobre os policiais do 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM) presos em Caxias, a razão desta homenagem apenas foi comprovada”, declarou o deputado Geraldo Moreira (PMN), autor da proposta de homenagem ao delegado.
• Nesta sexta-feira (23/11) um programa imperdível será assistir “De Pai p’ra Filho”, com Chico Anísio, no Clube Recreativo Caxiense. O espetáculo, que estreou no Teatro Raul Cortez, começa às 20 horas e, para encerrar a grande noite, tem música para quem adora dança. O “Jóia da Colina” fica nos altos da Rua Manoel Vieira, 397 e maiores informações podem ser obtidas na Secretaria do clube, pelo telefone 2671-3450.
• Donos de carros flex ou movidos a GNV que se cuidem! Além do aumento de preço, em até 25%, a Petrobrás continua ameaçando suspender o fornecimento do produto à CEG e à CEG Rio, que atendem aos taxistas, comércio, indústria (Bayer e CSN) e residências. Como a Petrobrás é dona das termelétricas, ela prefere gastar o gás nas suas próprias empresas. E viva Evo Morales e Hugo Chaves! A Petrobrás agora é deles!

• Acontece neste domingo (25), na praça José Ribeiro Alves, antiga Humaitá, no bairro 25 de Agosto, mais um “Encontro de Fuscas e Carros Antigos”, evento que, até recentemente, era realizado no estacionamento de um supermercado. O trânsito no local será interditado pela prefeitura durante a realização do evento, que vai durar todo o dia. .(Foto: Divulgação)
• A intenção dos seus organizadores é resgatar e valorizar a paixão por automóveis antigos, reunir proprietários e colecionadores - informa Nery Baiano, organizador do evento e também um apaixonado por veículos antigos. Ele pede a quem comparecer levar um quilo de alimento não perecível, que será enviado a entidades filantrópicas da cidade. Segundo Baiano, o encontro deverá contar com a participação demais de 100 veículos e reunir um público de mais de 3.000 pessoas
• Está aberta no campus da Unigranrio, ex-AFE (Rua Professor José de Souza Hedy, 1.160, 25 de Agosto) a exposição “ÊXODOS”, do consagrado fotógrafo Sebastião Salgado. A Mostra, que reúne 60 fotos P&B premiadas internacionalmente, faz parte do calendário de eventos da “Semana de Direitos Humanos” da Universidade caxiense, instituição de ensino com marcada atuação no campo da Cultura e dos serviços à comunidade.

Nenhum comentário: