quarta-feira, 14 de novembro de 2007

PASSAGEIROS DA COVANCA
CONTINUAM AO DESALENTO

Embora já tenham pedido à Prefeitura a colocação de abrigo, como em outros locais de Duque de Caxias, os passageiros que embarcam na Praça Jararaca e Ratinho, no bairro da Covanca, continuam usando guarda-chuva para se protegerem do sol e da chuva. Segundo uma fonte do Governo, a Light não concorda com a colocação do abrigo, em aço inoxidável, porque pelo local passa uma rede de alta tensão, havendo risco de acidentes. Curiosamente, no local existe uma cabine destinada ao despachante da empresa de ônibus, que é vizinha e uma outra, que funciona como ponto de apostas do jogo-do-bicho. Já tem passageiro se dispondo fazer plantão na portaria de um conhecido hotel da Zona Sul do Rio de Janeiro, onde sempre se hospeda, para tentar pedir ao governador Aécio Neves, de Minas Gerais, que autorize a colocação do abrigo. Afinal de contas, quem hoje controla a Light é a poderosa CEMIG, estatal mineira e uma das maiores empresas do setor energético do País.

DIABETES ATINGE MAIS DE 6
MILHÕES DE BRASILEIROS

Neste “Dia Mundial do Diabetes” (14/11), o Ministério da Saúde está fazendo um alerta: a Diabete é considerada pela Organização Mundial de Saúde uma epidemia mundial; e, junto com a hipertensão, é a doença que mais mata no Brasil. É também a principal causa de internações, por complicações como doença cardiovascular, diálise por insuficiência renal crônica e amputações de membros inferiores. Mas o diabetes pode ser evitado, com hábitos de vida saudáveis e alimentação adequada. Em 2000, a OMS estimava em 177 milhões o número de portadores do diabetes, em todo o mundo. Para 2025, a previsão é a de que essa população atinja quase o dobro: 350 milhões de diabéticos. O envelhecimento da população, a urbanização crescente e a adoção de estilos de vida pouco saudáveis como sedentarismo, dieta inadequada e obesidade, são os grandes responsáveis pelo aumento da incidência e prevalência do diabetes.
No Brasil, aproximadamente 6,2 milhões de pessoas acima de 18 anos têm diabetes, de acordo com o VIGITEL 2006 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) do Ministério De acordo com a coordenadora da Política Nacional de Hipertensão e Diabetes, Rosa Sampaio, a população de diabéticos pode ser bem maior. “Acredita-se que esse número ainda não seja o real, porque se estima que metade dos portadores do diabetes tenham a doença e não saibam. Muitas vezes ela só é diagnosticada quando se manifestam as complicações”, explica Rosa Sampaio.
Este será o primeiro ano de vigência da lei 11.347/07, que determina a distribuição gratuita de medicamentos e materiais necessários à sua aplicação e à monitoração da glicemia capilar aos portadores de diabetes inscritos em programas de educação para diabéticos. O Ministério da Saúde regulamentou a lei através da Portaria Nº 2.583, de 10 de outubro de 2007, que define a lista de medicamentos e insumos disponíveis no Postos de Saúde destinados aos usuários portadores de diabetes mellitus.

• Ainda comemorando a chegada a Faculdade de Tecnologia UFRJ/Inmetro e aproveitando o feriado deste 15 de novembro, que deveria ser de comemoração da República, os moradores do 4º Distrito vão realizar a sua “Feira da Comunidade”, tendo como palco as dependências do Centro Esportivo Romário, erguida pelo DER/RJ na antiga sede do Tamoio, na Estrada de Xerém.
• Estão programadas diversas atividades a partir das 8:00 horas, como corrida rústica, passeio ciclístico, futebol society, skate, vôlei, xadrez, oficina de pintura e exposição. Às 15 horas, está prevista uma partida de futebol entre o Fluminense e a Seleção Sub 17, com show gospel no encerramento, a partir das 19 horas.
• Se você mora na Baixada, aproveite o feriado para apreciar o que ainda resta da Mata Atlântica, cujas cachoeiras, por mais de Meio Século, garantiram o abastecimento de água da então Capital Federal.
• Um bom programa para a noite desta quarta-feira, véspera de mais um feriado, é o Clube Recreativo Caxiense com a apresentação do Copa &, um dos melhores conjuntos para quem gosta de dançar. Agora sob o comando do irrequieto Paulo Apocalpse, o “Jóia da Colina” promete bombar com a apresentação, dia 23, de Chico Anísio, que volta a Caxias com o espetáculo “De Pai pra Filho”, que estreou no “Raul Cortez” com casa cheia, antes de fazer a temporada em outros palcos do Rio de Jaeiro.
• Para a deputada federal Andréia Zito (PSDB), ter uma Faculdade de Tecnologia em Xerém, através de parceria do Inmetro com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, é um avanço para nossa juventude, mas ela garante que a conquista será ampliada com a chegada, até 2010, de sete novas Escolas Técnicas para o Rio de Janeiro, sendo uma em Duque de Caxias, que a deputada caxiense acaba de conseguir junto ao MEC. Nesse projeto serão investidos mais de R$ 700 milhões. • Numa parceria do Governo do Estado com a Prefeitura e a CEF, a CEHAB - Cia. de Habitação do Estado do Rio de Janeiro lança, nesta quarta (14/11), o Conjunto Residencial Via Parque, em Santa Cruz da Serra, destinado a famílias com renda familiar a partir de quatro salários mínimos (acima de R$ 1,52 mil), através do Programa de Crédito Associativo
• O conjunto de 99 casas térreas, pronto para morar e com sala, dois quartos, área de lazer, em condomínio fechado e ruas urbanizadas, está situado na Av. do Parque 175, Santa Cruz da Serra, e os pretendentes devem atender às exigências cadastrais da Caixa, ter idade acima de 18 anos, não possuir imóvel financiado pelo Sistema Financeiro de Habitação e não ter o nome nos cadastros do SPC e Serasa. As visitas ao Conjunto estarão liberadas a partir da segunda quinzena de novembro, inclusive nos fins de semana e feriados, das 8,00 às 18h
• O diário oficial do Estado do Rio publicou nesta terça-feira, a lei nº 5.125, de 12 de novembro de 2007, de autoria do deputado Zito (PSDB), que dispõe sobre a obrigatoriedade de hastear, na parte frontal externa de todos os prédios públicos, as bandeiras nacional e estadual. Para o deputado, a lei incentivará o civismo e o patriotismo no Rio. “Em outros países, é comum vermos bandeiras colocadas em prédios públicos e residências. A lei reforçará nossos laços de sentimento a dois importantes símbolos”, enfatiza Zito. aaaaa

Nenhum comentário: