sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

FAVELAS ESTÃO AVANÇANDO
SOBRE OS RIOS DE XERÉM
Embora o prefeito seja da área da Construção Civil, a Secretaria de Habitação é um órgão inoperante. Por falta de uma política habitacional, as favelas continuam em expansão, tanto na horizontal, anexando novas áreas, como na vertical, com a venda de lajes e o surgimento de espigões. Nos últimos meses, surgiram novas favelas em Xerém, o Distrito com maior área do município, parcialmente integrante da Mata Atlântica. Enquanto derrubam árvores e constroem casas, os invasores também destroem as matas cilaires, que protegem as nascentes dos rios do Distrito, que ainda abastecem não só parte da Capital, mas também uma boa parte do Segundo Distrito, através da Barragem do rio Saracuruna, construída pela Petrobrás e, recentemente, doada à CEDAE. Com a chegada do verão, aumentou o número de famílias que buscam as cachoeiras de Xerém para combaterem o calor e como forma de um lazer barato. O problema é que a invasão dos turistas é desorganizada, usando até as barragens da Cedae como área de mergulho, sob as vistas impotentes dos seguranças particulares, contratados pela Cedae ou pelo IBAMA, que deveriam proteger a área. Além das invasões, patrocinadas e apoiadas por conhecidos políticos da região, temos também a invasão da turma do “colarinho branco”, inclusive a direção do Fluminense, como constatou o Secretário de Ambiente, Carlos Minc, numa “incerta” até o centro de treinamento do clube, em Xerém, que rendeu uma pequena multa ao clube das Laranjeiras. Se nada for feito com urgência, brevemente Xerém terá uma população maior, sem ruas, sem saneamento básico, com casas precárias, sem abastecimento de água e sem postos de Saúde e escolas, como já acontece em outras “comunidades”.
COMEÇOU A BRIGA NO PDT
PELOS 90 CARGOS EM CAXIAS
A nota do blog sobre a decisão do prefeito Washington Reis de liberar os 90 cargos de chefia da Secretaria de Trabalho e Emprego, em face do acordo firmado com o presidente do Diretório Regional do partido, o deputado e ex-prefeito de São João de Meriti, Carlos Correia, provocou as mais disparatadas reações na cidade. Dentro do PDT, a “turma do envelope” não se conforma em ficar com apenas 15 cargos, enquanto o grupo dos “históricos” critica o oportunismo dos seus rivais, em negociar o apoio à reeleição do prefeito apenas em troca de cargos, uma vez que o PDT é um partido de vanguarda e ideológico. O beicinho dos “históricos” é apenas um disfarce para a incômoda situação em que se encontram, tendo que fazer a campanha do prefeito, que é do PMDB, mas sem nada em troca. Entre os mais irritados com o “acordo” entre o deputado Carlos Correia e Washington Reis está o ex-vice-prefeito, Wilson Will Gonçalves, que não conseguiu nenhum dos 90 cargos. E a reação é ainda maior por saberem os pedetistas de Duque de Caxias que a maior parte dos cargos irá para pessoas ligadas ao deputado Carlos Correia, inclusive seu irmão, que será o Subsecretário, sem falar que o cargo mais importante será dado a um ex-prefeito da Baixada, que deverá cumprir a mesma rotina do ex-deputado Eraldo Macedo – irmão do Bispo Edir Macedo e tio do senador Marcelo Crivella – que raramente aparecia na Secretaria. Apesar das suas origens na Igreja Universal, Eraldo Macedo foi demitido pelo “irmão em Cristo” Washington Reis mesmo estando em coma numa cama de hospital, o que revela o coração piedoso do prefeito.
• Além dos problemas com a candidatura do deputado Wagner Montes, no Rio, o PDT, terá um outro abacaxi pela frente. Trata-se do Tenente Melquisedec Nascimento, presidente de uma Associação de PMs e Bombeiros Militares e com uma forte liderança não só entre os colegas de farda, mas também entre moradores do Município.
• Como a Segurança continua sendo o calcanhar de Aquiles do Governo de Sérgio Cabral, Nascimento tem condições de discutir esse assunto com toda a sociedade civil, tanto pelo lado da falta de segurança para o cidadão, como de perspectivas na carreiras para os PMs e Bombeiros, principalmente depois do reajuste “chorado” de 4% nos salários dos servidores no ano passado.
• Com o apoio declarado do deputado Wagner Montes, Nascimento poderá se tornar uma grande pedra no sapato do deputado Carlos Correia e do seu mais novo amigo de infância, Washington Reis. Como o PDT é um partido virtual, qualquer movimento brusco pode tirar o PDT da campanha eleitoral, tal e qual aconteceu nos idos de 80, quando uma parte da militância reagiu à entrada do então deputado Messias Soares.
• Mesmo tendo sua ficha de adesão abonada pelo governador Leonel Brizola, Messias Soares precisou brigar na Justiça Eleitoral para sair candidato. Até uma candidata foi importada, Márcia Cibillis Viana, para impedir o simpático Messias de disputar a prefeitura de Duque de Caxias. Ele venceu na Justiça, mas não teve tempo suficiente para a sua campanha e acabou derrotado.
• A situação hoje é diferente, a começar pela disputa no Rio de Janeiro, onde o partido terá de decidir se tenta vencer com Wagner Montes, que não é a menina dos olhos do Ministro Carlos Lupi mas lidera as pesquisas de intenção de voto, ou vai para o sacrifício e ajuda César Maia a eleger a deputada Solange Amaral, ou, pior ainda, garante a eleição do bispo Marcelo Crivella e entrega as chaves da Prefeitura do Rio à Igreja Universal, cujos bispos chutam as imagens da Virgem Maria ou as queimam e jogam no lixo, como ocorreu com as imagens feitas pelos índios Guaranis, no Rio Grande do Sul.
• O Fórum Cultural da Baixada Fluminense marcou uma reunião neste sábado, dia 12, às 14 horas no Campus da UERJ, na Vila São Luiz, em Duque de Caxias. Dentre os assuntos a serem tratados nesta reunião estarão: revisão da Carta Cultural, Armazém Cultural e eleições do Fórum.
• Em sua primeira viagem como governador em exercício ao interior fluminense, o deputado Jorge Picciani inaugurou, nesta quinta-feira (10/1), a 128ª Delegacia Legal de Rio das Ostras, na Região das Baixadas Litorâneas. Com esta unidade policial, o programa Delegacia Legal completa 103 unidades implantadas em todo o estado. Nos próximos seis meses estão previstas
mais nove unidades. Na área de Segurança, o orçamento para este ano está mais reforçado que em 2007, disse Picciani. A solenidade contou com a participação do prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthazar; do secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, e do secretário da Casa Civil, Régis Fichtner
.

3 comentários:

MAJOR MELQUISEDEC disse...

Caro Alberto Marques

O PDT é um partido histórico, o partido de Leonel Brizola, que sempre defendeu a "Justiça Social, a liberdade e a soberania nacional".

Duque de Caxias não é mais uma cidadezinha provinciana, quem ainda pensa assim e continua a realizar as velhas práticas, corre seríssimo risco de ser apresentado na imprensa algemado.

O PDT não pode ser tratado dessa forma, como uma legenda qualquer, sem história e sem ter possuído estadistas.Trata-se de um verdadeiro acinte à história do partido essa briga por cargos em troca do apoio ao prefeito Washington Reis.

O PDT de Caxias pode e deve ter um candidato próprio à prefeitura da cidade.Ademais, Caxias não pode ser tratada como um pedaço da Baixada Fluminense,ou mesmo um bairro da capital. Temos nossa identidade própria, jamais se poderia aceitar que políticos de outros municípios tenham cargos em Caxias.

Duque de Caxias para os duquecaxienses!

vania pompeu disse...

Prezado Alberto Marques

Essa troca de apoio por cargos é um absurdo, só superado pelo absurdo de tratarem Duque de Caxias como um apêndice de São João de Meriti.

Concordo com os argumentos do Tenente Melqui, temos que valorizar Caxias, temos que valorizar o PDT.

Essa briga por cargos em troca do apoio ao prefeito Washington Reis é uma vergonha para nossa cidade.

Att

pierre loreto disse...

Estimado Alberto

A sociedade duquecaxiense tem que parar de se omitir!

Não podemos mais aceitar esses desmandos,Basta!

Cadê os empresários e os universitários de Caxias, essa troca de cargos por apoio político, ainda mais com a influência de políticos de fora da cidade já é mais do que suficiente para uma grande manifestação na brigadeiro Lima e Silva.

Vamos mostrar nossa força, vamos valorizar os novos nomes, tenho muita fé nesse tenente Melquisedec

Abraços