sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

CÂMARA DISCUTE O USO DE KOMBI
OFICIAL A SERVIÇO DE CAMELÔS

A chapa esquentou na Câmara Municipal durante a sessão desta quinta-feira, quando o vereador Ito foi à tribuna cobrar explicações do Governo sobre o uso, durante o Carnaval, de uma Kombi da Prefeitura, de placa LQK - 8267, destinada ao Transporte Escolar. O veículo oficial foi utilizado para o abastecimento de camelôs que montaram barracas na Cinelândia e na Candelária, durante o Carnaval, conforme flagrante publicada pelo blog em plena quarta-feira de cinzas. A nota do blog foi impressa e distribuída pela cidade, inclusive nos corredores da Prefeitura, em Jardim Primavera. Como o prefeito adotou a linha “Lula”, aquela em que a autoridade não vê, não ouve e não sabe de nada, a distribuição da nota impressa nos diversos gabinetes de Jardim Primavera obrigou o Prefeito a se mexer e colocar de plantão a sua “tropa de elite” na Câmara. Resta saber o que dirá deste assunto o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado e da União, uma vez que os veículos utilizados no Transporte Escolar são comprados com verba do Ministério da Educação, repassados ao município.

AGUA EM CAXIAS SÓ QUANDO
CHOVE OU DOS CARROS-PIPAS
Embora por lei tenha que pagar a absurda tarifa estabelecida pela Cedae, boa parte dos moradores e empresários de Duque de Caxias tem que apelar para carros pipas, como vem ocorrendo na área do calçadão da Rua José de Alvarenga, em frente ao centro comercial parcialmente destruído por um incêndio, justamente porque os bombeiros não tinham água suficiente para enfrentar o fogo. Desde a sua emancipação, em dezembro de 1943, Duque de Caxias lutava por um serviço de abastecimento de água que livrasse a sua população das filas nas duas bicas instaladas em 1929 pelo Presidente (Governador) do Estado, Nilo Peçanha, que mandou fazer uma extensão do ramal que abastecia Vigário Geral. A luta parecia chegar ao fim quando, em 28 de agosto de 1962, o saudoso governador Roberto Silveira inaugurou o Serviço de Abastecimento de Água de Duque de Caxias. A água era proveniente do rio Botas, em Belford Roxo e a estação de tratamento ficava no Vale do Ipê, um bairro vizinho ao Lote XV. Por diversas vezes, o abastecimento do reservatório construído no Morro das Cabas, atrás da Fábrica de Tecidos União, precisava ser suspenso, devido à entrada de água salgada da Baía da Guanabara, quando a maré subia. Hoje, abastecido com água da Estação do Guandu, o Município continua enfrentando a falta d’água, só encontrada em carros-pipas, que custam até R$ 200 reais por 10 mil litros, embora a água seja fornecida de graça aos pipeiros pela própria Cedae, numa estação ao lado do viaduto do Centenário. Ou quando chove e as valas e galerias transbordam, como vem ocorrendo em diversos bairros desde o final do ano, inclusive no centro, como na Av. Governador Leonel Brizola, antiga Presidente Kennedy.

• O Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, voltará a Duque de Caxias neste sábado, às 9 horas, para tentar apaziguar as correntes do PDT, que brigam por cargos na Prefeitura. O pretexto oficial é um mutirão de emprego, que pretende tirar vantagens político-eleitorais da contratação de pessoal para as obras de ampliação da Reduc, do PAC (inclusive a demolição do Shopping Center) e a inauguração, no final do ano, de um Shopping na Rodovia Washington Luis, na altura do Parque Beira Mar.
• A abertura do encontro será na antiga quadra da Grande Rio, ao lado da rodoviária do Shopping Center, onde será feito, a partir de segunda-feira, o cadastramento dos candidatos às 15 mil vagas oferecidas nas áreas de construção civil, manutenção industrial, comércio e administrativo.
• Na verdade, as vagas serão preenchidas, em sua grande maioria, com pessoal arrebanhado pelas empreiteiras em outros estados, como ocorreu na implantação do Pólo Gás-Químico de Campos Elíseos, inclusive no exterior, fato que se repete com a Siderúrgica do Atlântico, que o grupo alemão Krupp está construindo em Sepetiba, inclusive com engenheiros chineses.
• Numa entrevista ao jornal “Hoje”, da TV-Globo, nesta quarta-feira, Carlos Lupi reconheceu que o SINE –Sistema Nacional de Empregos – não conseguiu preencher nem metade das vagas surgidas em 2007, por falta de qualificação adequada do pessoal desempregado. Com uma parcela ponderável dos trabalhadores com nível da 4ª Série do antigo Curso Primário, como é o caso do Presidente Lula, quem está na fila do desemprego não tem qualificação para trabalhar em empresas de ponta e que pagam os melhores salários do mercado.
• Até hoje, as Confederações e os Sindicatos de trabalhadores sempre usaram dinheiro do FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador – para a realização de custosos seminários, congressos e cursos de telemarketing e iniciação á informática, deixando em segundo plano as escolas técnicas de segundo grau, que não tem charme para a ascensão social nem rendem prestígio político.
• Enquanto países como Chile, Coréia, China e Índia investem em educação, o governador Sérgio Cabral, por exemplo, desviou mais de R$ 200 milhões do orçamento de 2007 do Ensino Médio – obrigação do Estado – para o ensino fundamental, da competência dos municípios, mas cuja rede de escolas é maior e oferece mais vagas tanto para cargos de direção, por indicação política, como para alunos-eleitores.
• Esse “Mutirão de Emprego” do atual Governo repete o truque utilizado pelo ex-prefeito Zito, de quem Washington Reis foi vice, nas eleições de 2004, quando a Secretaria de Ação Social, que englobava a pasta do Trabalho, promoveu o cadastramento, numa barraca instalada em plena praça Roberto Silveira, de futuros empregados das Casas Bahia, que na época construía o seu grande centro de distribuição no bairro da Taquara, no 3º Distrito.
• Feito o cadastramento, o candidato era encaminhado para um das cinco lojas da rede paulista na cidade, com a garantia de emprego. Em lá chegando, o candidato descobria que o recrutamento de pessoal era feito diretamente pela empresa e anunciado nos jornais, sem qualquer interferência do Governo. Ou pela construtora, no caso das obras da Taquara.
• A empresa de eletrodomésticos chegou a entrar com uma reclamação na Justiça Eleitoral, em que denunciava o uso indevido de sua marca na disputa pela Prefeitura do município. E Washington Reis sabe de tudo isso!
• O presidente da ALERJ, Jorge Picciani (PMDB) entrou em rota de colisão com o governador Sérgio Cabral, do mesmo partido. Oficialmente, a disputa gira em torno da escolha do candidato a prefeito do Rio, onde Garotinho, que controla o partido e a quem Picciani deve muitos favores, prefere apoiar Solange Amaral, do DEM, partido de César Maia, enquanto o governador prefere o Secretário de Esportes, Eduardo Paes, que deixou o PSDB com a promessa de que disputaria a prefeitura carioca montado na maquina do PMDB.
• Para complicar a situação, o senador Marcello Crivella, bispo licenciado da Igreja Universal e sobrinho do bispo Edir Macedo, exige que Sérgio Cabral retribua o apoio recebido no segundo turno das eleições de 2006. Como avalista daquele acordo, o Presidente Lula vem insistindo com o governador para declarar seu apoio a Crivella. Enquanto isso, um certo nariz continua crescendo. . .
• Será realizada de terça a sexta-feira da próxima semana, no campus da Unigranrio – Universidade do Grande Rio, uma série de conferências sobre temas bíblicos integrando a “Semana Teológica”.
• Promovida pelo Seminário Teológico Batista de Duque de Caxias, a “Semana” tem, entre os conferencistas, o professor Ricardo Freitas, que fará na abertura do encontro, terça-feira, 26, uma abordagem Teológico-Éxegética do termo Graça em Romanos 9.1-10.
• Os encontros começarão sempre às 19 horas. A Unigranrio fica na Rua Professor José de Souza Herdy, no bairro 25 de Agosto, próximo ao antigo Fórum de Duque de Caxias. A entrada é franca e maiores informações poderão ser obtidas através do telefone (21) 3671-9945.
• Sob a regência segura do Maestro Denison de Sá, o Madrigal Nova Harmonia, de São João de Meriti, faz neste domingo uma um concerto no Memorial Getúlio Vargas, na Praça Luiz de Camões, s/n, subsolo, na Glória, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro. Além da boa música, esse concerto do grupo meritiense tem um ingrediente especial: é com entrada franca.


2 comentários:

Anônimo disse...

Conheça o Blog Amigos do Melqui e participe da Enquete:Em qual triunvirato você confia?

http://amigosdomelqui.blogspot.com/

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.