quarta-feira, 19 de março de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

OS FORA DA LEI ( VI )Para nossos políticos, em ano de eleição tudo vale a pena, se a ambição não é pequena. Inclusive lançar mão de subterfúgios na propaganda dita institucional, apesar das restrições do Código Eleitoral e da vigilância da Justiça Eleitoral, que agora vai usar a tecnologia para combater os abusos. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de janeiro vai equipar todos os cartórios com câmeras eletrônicas e aparelhos de gravação para flagrar os abusos que vierem a ser cometidos pelos candidatos. Enquanto os partidos não escolhem quem vai disputar as prefeituras e as vagas nas Câmaras de Vereadores, os candidatos a candidatos abusam do poder econômico e político para “venderem o seu peixe”, como é o caso da campanha dos 15 mil empregos prometidos pela Prefeitura. Mais de 50 mil pessoas foram cadastradas, com endereço, CPF e título de eleitor, o que garante uma Mala Direta de peso no futuro das eleições. Por mera coincidência, com certeza, o número 15, assinalado na foto, corresponde ao PMDB, partido do prefeito Washington Reis. (Foto Beto Dias)

A BATALHA CONTRA A DENGUE Só depois da denúncia do blog, sobre a existência de “berçários” para os mosquitos da Dengue em plena Praça do Pacificador, a Prefeitura “descobriu” como acabar com as poças de água da chuva, que se formavam em torno das palmeiras e demais plantas que integram a praça onde foram construídos a Biblioteca Leonel Brizola (cujos computadores continuam desligados) e o Teatro Raul Cortez. As fotos mostram o “antes” e o “depois” da nossa denúncia. As vítimas em potencial da Dengue agradecem! (Fotos: Beto Dias).
GUERRA RELIGIOSA NA MÍDIA
Pastor presbiteriano. Josiel Botelho é fundador do “Jovens da Verdade” há 40 anos, missionário da SEPAL, escritor, palestrante para encontro de casais, artista plástico, cartunista. Apesar de tantas atividades, ele ainda arranja tempo para manter um blog muito interessante, onde comenta os fatos do dia-a-dia com muita verve, geralmente através de charges, aproveitando a sua experiência como cartunista. Esta é uma das mais recentes publicadas em seu blog, que pode ser acessado através do endereço http://jasielbotelho.blogspot.com/

• Ao comentar a guerra religiosa denunciada pela Rede Record em reportagem contra a TV-Globo, Sérgio Pavarini, em seu “Pavablog”, lembra que um dos principais best-sellers do dono da Record e líder da Igreja Universal do Reio de Deus, o bispo Edir Macedo, é o livro “ORIXÁS, CABOCLOS E GUIAS - DEUSES OU DEMÔNIOS?”. (http://pavablog.blogspot.com/)
• Edir Macedo diz no seu livro que Umbanda, Candomblé, Quimbanda e Kardecismo são os “principais canais de atuação dos demônios, principalmente em nossa pátria”. O livro foi retirado de circulação em 2005 pela Justiça, a pedido da Procuradoria Geral da República, pois foi considerado prova de intolerância para com as religiões afro-descendentes.
• A propósito da eterna confusão entre Kardecismo e religiões espíritas ou de origem africanas, é bom lembrar que Hippolyte Léon Denizard Rivail, ou simplesmente Allan Kardec, era um professor francês e foi o responsável pela codificação da hoje chamada da Doutrina Espírita. Com toda a certeza, ao contrário de muita gente no Brasil, ele não tinha um pé na Senzala ou no outro lado do Atlântico.
• A Operação “Telhado de Vidro”, reunindo o Ministério Público e a Polícia Federal e que desarticulou uma quadrilha que fraudava licitações na prefeitura de Campos, no Norte fluminense, terá desdobramentos importantes nos próximos dias. A decisão de Garotinho em bater no deputado federal e Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Alexandre Cardoso, está sendo interpretada como um recado do ex-governador aos prefeitos que Rosinha apoiou em 2004, mas aderiram, de mala e cuia, ao governador Sérgio Cabral, o mais novo inimigo de infância do casal Garotinho.
• Além de Campos ser a base política da família Garotinho, o prefeito Alexander Cardoso Mocaiber, afastado pela Justiça Federal por 180 dias, foi eleito pelo PSB, presidido no Estado por Alexandre da Cruz Cardoso, primo do alcaide campista, fato que a grande imprensa vem sonegando diante do fato do Governo do Estado dispor de R$ 100 milhões para gastar em “propaganda” este ano.
• Pelo visto, a famosa independência da grande imprensa passa primeiro pela direção comercial. Nada se divulga se contrariar, mesmo indiretamente, aos interesses dos grandes anunciantes. Isso tanto vale para os governos federal ou estadual, como para Campos, ou qualquer cidade de “Passa Perto” da vida real. Como costuma dizer o ex-prefeito Renato Palhares, vivido pelo impagável (no bom sentido, claro!) Lima Duarte, nunca na história de Passa Perto. . .
• A Prefeitura decretou ponto facultativo nas repartições de Duque de Caxias para esta quinta-feira, véspera do feriado nacional sexta-feira da Paixão. A medida não abrange os servidores das áreas de Saúde, às voltas com a Dengue, a Segurança (só no trânsito, por causa das multas) e limpeza (serviço feito por empresa terceirizada), que trabalharão de acordo a escala. Com isso, o município ficará parado até a próxima segunda-feira. Viver numa cidade rica e outra coisa!
• Duas propostas do deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ) foram aprovadas terça-feira (18/03) na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal. A proposta de emenda constitucional (PEC) nº 130, acaba com o foro privilegiado para todas as autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário acusadas de crimes. A outra, que vem sendo chamada de “Lei Itagiba”, estabelece que o juiz irá considerar a escolaridade do agente como critério objetivo na fixação da pena-base - quanto maior a escolaridade, maior a pena.
• Para o deputado, delegado da Polícia Federal há 25 anos e ex-secretário de Segurança Pública do Estado do Rio, o reconhecimento de prerrogativa de foro perante o Supremo Tribunal Federal ou quaisquer outras cortes, nos ilícitos penais comuns, em favor de quem quer que seja, “transgride valor fundamental à própria configuração da idéia republicana, que se orienta pelo vetor da igualdade”.
• É por conta do foro privilegiado que prefeitos só podem ser denunciados pelo Procurador de Justiça perante o Tribunal de Justiça do Estado, como é o caso da prefeita de Magé, Núbia Cozzolino, suspeita de participação no esquema de fraudes na compra de uniformes escolares.
• Já no projeto de lei nº 1519, o parlamentar expressou que “o juiz considerará a escolaridade do agente sempre para aumentar a pena-base, presumindo a completa consciência da ilicitude do fato quando o condenado possuir grau de ensino superior”.
• De acordo com Itagiba, “o que se pretende é permitir o aperfeiçoamento da avaliação das circunstâncias judiciais pelo juiz, acrescentando de forma objetiva o critério da escolaridade do agente como circunstância legal capaz de agravar a pena definitiva fixada, na medida em que essa condição da pessoa do agente contribui de modo decisivo no potencial conhecimento da ilicitude pelo autor do fato”. ´

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezados Senhores,

Meu nome é Vera Lucia Laranja Goes, mãe de Andrey Laranja Goes. Quero fazer uma grave denúncia contra o Colégio José Fonseca (JF) , situado na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 2475 - Centro - Nova Iguaçu, RJ. Trata-se de um Colégio particular, onde meu filho cursou e concluiu o ensino médio, em 2006. No dia 7 de maio de 2007, Andrey fez o pedido de histórico escolar e deu entrada no diploma, pagando uma taxa de R$ 130. A secretaria do colégio pediu-lhe que retornasse em maio de 2008 para pegar os documentos. Ficamos espantados com a demora, mas o pior foi saber que, três meses após a data marcada pelo próprio colégio, nem o diploma nem o histórico escolar estavam prontos.

Depois de ir ao colégio em vão, meu filho Andrey voltou para a casa desnorteado, chorando muito. Ele foi aprovado em Concurso Público realizado em junho de 2008 e precisa apresentar até o final de 2008 o diploma de conclusão do ensimo médio. Meu filho e eu fomos à Secretaria de Educação, esta nos alertou para o fato de que o colégio estava inadimplente e que, desde 2002, não emitia diploma para ninguém; além disso, já havia vários processos contra a instituição. Ao mesmo tempo, na Secretaria de Educação, perguntaram se o nome de meu filho estava na lista oficial de alunos que deveriam receber o diploma. Ontem, dia 1de setembro de 2008, fui ao colégio José Fonseca e falei com a professora que se chama Didi, atual responsável pela instituição, pois o dono, Sr. Marcio Fonseca, encontra-se afastado, por ser cadidato a vereador de Nova Iguaçu pelo PMDB. Disse que só sairia de lá com o histórico do meu filho na mão, senão chamaria a polícia. E, realmente, quando o colégio fechou, graças a Deus recebi o histórico.

Hoje, dia 2 de setembro, liguei para lá e me pediram novamente todos os documentos do meu filho, pedido que eles fazem a todos os alunos, como uma forma de mostrar que sempre está faltando algum documento e, assim, eles vão protelando a entrega do diploma, até quando só Deus sabe. Realmente estou perdida, pois meu filho não pode ser prejudicado dessa maneira e impunemente. Ele não pode perder todos esses anos de ensino médio, além do mais, ele precisa do diploma para assumir seu novo trabalho, após um difícil concurso público no qual ele foi aprovado por seus méritos. Não é justo com meu filho nem comigo, que paguei pontualmente as mensalidades do colégio e com muito sacrifício. Meu filho está desorientado sem saber o que fazer (e meu filho é só mais um entre milhares alunos que estão com o mesmo problema). Peço encarecidamente que me orientem sobre o que fazer, pois estou disposta a ir até o fim. Mãe alguma aceitaria que seu filho fosse prejudicado de forma tão cínica e desonesta. E ainda dizem que o problema da baixa escolaridade no Brasil está se resolvendo. Como, se mesmo estudando até o fim, o aluno não recebe o diploma?

Grata,

Vera

Ministerio Internacional 4ª Geração disse...

Olá meu nome é Roberta Nascimento de Oliveira, sou ex aluna do colégio José Fonseca, pelo qual conclui o ensino médio , mas não obtive o meu diploma,conclui em 2005 consegui pegar meu histórioco, mas o diploma não tive a mesma sorte, pois ja haviam fechado as portas do colégio, hoje resido em Manaus-Amazonas, e preciso do diploma para fins, como empregos e ate mesmo ensino superior, mas não sei aonde buscar ajuda,Gostaria que me auxilia-se nesse caso, pois preciso com URGÊNCIA do meu diploma! e afinal de contas é uma escola particular , pagamos para nossa educação e nem assim, fomos respeitados como cidadãos.gostaria que entrasse em contato comigo meu email é beta.0907@hotmail.com
Grata!