quinta-feira, 3 de abril de 2008

BAIXADA URGENE - DENÚNCIA

OS FORA DA LEI (IX)Embora nenhum partido tenha feito a sua convenção municipal, aprovando os nomes que disputarão as eleições para prefeito e vereador, muitos carros continuam circulado pela cidade com propaganda ilegal. Apesar das advertências do TSE, que ameaça dar “cartão vermelho” para os apressadinhos(Foto: Beto Dias)

FACULDADE DE MEDICINA

NÃO ENFRENTA A DENGUE

O vereador Ito foi à tribuna da Câmara na sessão desta terça-feira para acusar a Universidade do Grande Rio, que tem uma Faculdade de Ciências Médicas em Duque de Caxias, de cruzar os braços diante da epidemia de Dengue que assola o Estado do Rio. Em seu discurso, depois de lembrar que a Universidade recebe mais de 50 mil reais por mês da Prefeitura, mas não abriu um só ponto de atendimento às vitimas da epidemia, Ito acusou os dirigentes da Unigranrio de não publicarem os balanços financeiros e patrimoniais, impedindo que a opinião pública possa avaliar os serviços prestados ao povo pela instituição, que goza de isenção de impostos, embora seu patrimônio inclua até um Shopping.
Ito foi aplaudido pelas pessoas que lotavam as galerias, especialmente estudantes que lutam pela meia-passagem, merecendo inclusive o apoio inclusive do novo líder do governo na Câmara, o vereador Ricardinho, que se solidarizou com o colega, reforçando as suas críticas à ausência de estudantes de farmácia e medicina nas tendas instaladas pela prefeitura e governo do estado para enfrentar a epidemia.

PROFESSORES EM GREVE

ACAMPAM NA PREFEITURA

Os professores e pessoal de apoio da rede municial de ensino, em greve desde o dia 1º, acamparão à porta da Prefeitura, em Jardim Primavera, para tentar uma audiência com o prefeito, de quem cobrarão a promessa feita no ano passado, de concluir em 1º de maio a incorporação do abono que vem sendo pago há mais de 10 anos e que não integra o salário para efeito de aposentadoria e licença para tratamento de saúde. Conforme promessa reiterada no ano passado, seriam incorporado os restantes 25% na data-base dos servidores, que é 1º de maio. Ocorre que, conforme denuncia do vereador Ito, a folha de pagamento já atingiu o limite de 54% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Como o Governo Federal deu reajuste acima da inflação para o salário mínimo, os professores querem que a Prefeiura mantenha o piso de 5 salários para a categorai, o que elevaria o piso para R$ 2,075 mensais a partir de maio.

● Segundo denuncia de um morador de Xerém, o posto de saúde local está em estado deplorável, depois de mais de um ano em reforma.
● Segundo a denúncia, os doentes ficam deitados em uma mesa de refeitório, nos fundos do posto provisório, expostos à chuva e ao vento.
● Pacientes chegam a desmaiar enquanto aguardam atendimento. Apesar de tudo, reconhecem a boa vontade dos poucos servidores ali lotados, pois o posto tem deficiência de pessoal, inclusive para fazer a boa faxina e garantir, assim, um mínimo de higiene.
● Domingo, o Secretário de Saúde resolveu “inspecionar” a via férrea, num passeio nos trens da Supervia até Parada Angélica. No caminho, ele reviu as mesmas cenas de abandono da outra visita, isto é, muito lixo e charcos ao lado dos trilhos da ferrovia, que pertence ao Governo do Estão, numa demonstração de que ainda “não caiu” a ficha da gravidade da epidemia de Denque no Palácio Guanabara.
● O ex-Secretário de Administração, Orlando Silva, retornou terça-feira à Câmara, de onde estava afastado desde o início do Governo. Para o seu lugar no comando da Secretaria, foi nomeado o empresário Wanderley Simões, que já fora Secretário de Agricultura no início do atual governo.
● Outro que deixou o Governo foi o ex-deputado Gilberto Silva, que era Assessor Especial. Ele deverá ser o companheiro de chapa de Washington Reis, como em 2004.
● Em pleno 1º de Abril, retoma a velha discussão. Enquanto o Vice, José Alencar garante que o Brasil precisa de mais tempo do Governo Lula, o próprio disse que estão cansado de disputar eleições e que seu único objetivo, hoje, é fazer o(a) seu(a) sucessor(a). Isto se os porões do Planalto não aprontarem outros “dossiês”. Aliás, a ministra Dilma Rousseff ganhou diversos nomes, inclusive “Doussieff”!

Um comentário:

Anônimo disse...

A DENGUE E A SOLIDARIEDADE
Oportuno a discurso do combativo ITO, sem desmerecer a Unigranrio.
Na verdade, a Escola de Ciencias Médicas pouco oferece à cidade, pois a maioria dos seus alunos são de outros estados e cidades, não tendo compromisso com a comunidade.
Pastor Paulo Sérgio Feijolli