sexta-feira, 4 de abril de 2008

BAIXADA URGENE - DENÚNCIA

Governo culpa Supervia, rios e a
Comlurb pela Dengue em Caxias

Na sessão desta quinta-feira, o Secretario de Saúde do Município, o biólogo Oscar Berro, apontou três culpados pela atual epidemia de Dengue em Duque de Caxias. Ele ocupou a tribuna por cerca de 50 minutos e, repetindo Lula, disse que nunca, na história deste Município ,nenhum governo havia trabalhado tanto na área de Saúde, chamando de bandidos todos os que fazem críticas à ação da Secretaria de Saúde. Em momento algum, Oscar Berro apontou as verdadeiras causas da epidemia, em que se uniram a lentidão do governo em tomar decisões, a falta de saneamento básico, a precária coleta de lixo e a aplicação inadequada de defensivos contra o mosquito transmissor da doença.
Para o Secretário de Saúde, os culpados, em primeiro lugar, pela proliferação dos mosquitos são os caminhões da Comlurb, que despejam cerca de 9 mil toneladas de lixo por dia no Jardim Gramacho. Em seguida vem a Supervia, que permite o lançamento de lixo ao longo dos 70 quilômetros de trilhos que cortam o Município. O terceiro culpado pela Dengue seriam os rios que cortam o município, em direção à baía de Guanabara. Tal e qual o presidente Lula, que culpa o PSDB de haver forjado o dossiê com as contas do Governo FHC pagas com cartões corporativos, Oscar Berro lança sobre os ombros largos da Supervia, da Comlurb e dos rios a culpa pela proliferação do “Aedes Aegypti”. Só faltou culpar os pais por levarem seus filhos para os postos de saúde e hospitais do Governo que, sabidamente, não tem pessoal e estrutura para enfrentar uma epidemia, que desde outubro vem sendo tema da Imprensa, mas que o Governo sempre negou.

Esse depósito de lixo na Rua Coronel João Teles fica distante da ferrovia.

PROFESSORES QUEREM AUMENTO JÁ

Nesta sexta-feira, a partir das 10 horas, o Sepe estará comandando uma manifestação em frente à Prefeitura, onde irão cobrar do prefeito a promessa feita no ano passado, de incorporar todos os abonos, de maneira a garantir melhorias para os aposentados e pensionistas. Para o pessoal do magistério, Washington Reis ainda deve 25% do abono que vem sendo pago há mais de 10 anos. Agora, é o pessoal da área de Saúde quem reclama por ter ficado de fora da incorporação de abonos, aprovada no ano passado. Segundo o vereador Ito, a promessa solene de um piso salarial para todos os servidores no valor de R$ um mil reais e de R$ dois mil para os professores, a partir do próximo dia 1º de maio, foi uma promessa do presidente da Câmara e irmão do prefeito, Júnior Reis, para conseguir a aprovação do projeto de incorporação de apenas 50% do abono para o pessoal da Administração. Na época, ficaram de fora os servidores da Saúde e da Fiscalização, situação que o presidente da Câmara garantiu que seria modificada este ano. Como o prazo para mudanças nas tabelas termina nesta sexta-feira (04/04), só resta esperar que o Governo pague, pelo menos, a inflação dos últimos 12 meses, inferior a 5%, que seria o máximo de aumento a partir de 1º de Maio.

Diante dos baixos salários pagos por Estado e Prefeitura, uma professora transformou seu automóvel num out door de protesto ambulante (Foto: Arquivo/Blog)

OS FORA DA LEI ( X )
Se o presidente Lula, ao invés de ficar confinado no palanque armado em frente ao terminal do Shoping Center, tivesse circulado pela cidade, teria sido contemplado com um folheto de propaganda de um inferninho que reabriu na Rua Nunes Alves, local conhecido como a “Galeria dos Bicheiros”, que liga aquela rua á estação ferroviária

· O vereador Júnior Reis, irmão do prefeito e presidente da Câmara, passou por uma verdadeira saia justa ao ter de confessar para o Secretário de Saúde que ontem, quinta-feira, dia de reunião plenária do Legislativo, só havia 10 vereadores na Casa.
· O Secretário não se perturbou e insistiu que a sessão fosse aberta para que ele pudesse fazer uma prestação de contas sobre as ações do Governo em relação à Dengue.
· Como a Câmara só delibera às terças e quintas-feiras, certamente os outros 11 vereadores estão muito ocupados, em seus Centros Sociais, atendendo ao seu “povo”, pois este ano temos eleições em outubro
· Ninguém sabe a razão, mas sempre que vai à Câmara o secretário Oscar Berro sempre se dirige aos Senhores Vereadores da Situação e da Oposição, nunca se dirigindo ao Poder, que é a Câmara.
· Além de acusar de bandidas as pessoas que criticam a atuação da Secretaria de Saúde no enfrentamento da Dengue, Oscar Berro tentou desqualificar a cobertura que a Mídia vem dando às mortes, principalmente entre as crianças, causadas pela epidemia.
· E ele fez questão de citar nominalmente a TV-Globo, que estaria distorcendo o noticiário em torno do assunto por não constar “da folha de pagamento da Secretaria de Comunicação da Prefeitura”.
· A acusação é mais grave por admitir que exista, na Secretaria de Comuniccação, uma “folha de pagamento” para garantir o apoio da imprensa aos mandos e desmandos do Governo. Afinal, a Secretaria tem entre as suas funções fornecer não só noticiário das ações governamentais, mas também e principalmente, colher as informações divulgadas pela Imprensa.
· Se, além de produzir informação, a Secretaria de Comunicação também “paga salários” a jornais, rádios e TVs, algo de podre deve estar ocorrendo naquele setor e o prefeito precisa esclarecer para que serve tal Secretaria, além de cabide de emprego para corretores de segundos e locutores de campanha.
· O vereador Ricardinho, líder do Governo, aproveitou a fala do Secretario de Saúde para reclamar do comportamento da Unigranrio durante a atual epidemia de Dengue.
· O Secretário de Saúde prometeu percorrer, nesta segunda-feira, os ramais da Supervia que cortam o município para recolher o lixo lançado ao longo dos trilhos. Esse lixo será depositado na Praça do Pacificador, onde Oscar Berro pretende realizar um ato publico na tarde de segunda-feira para apontar à população os verdadeiros vilões da Dengue.
· Oscar Berro arrancou risos do plenário e das galerias quando pediu licença para atender uma ligação para o seu celular. Depois de explicar ao seu interlocutor que estava na Câmara, participando de uma audiência publica sobre a Dengue, ele pediu: “Zé, fala aqui com o pessoal!”
· E colocou o telefone junto ao microfone, para que todos pudessem ouvir uma saudação do tal Zé. Era o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e as gargalhadas começaram quando Oscar Berro, antecipando-se a qualquer crítica, avisou: “Isso não foi combinado, gente!”
· Neste sábado (05/04), a Associação dos Moradores de Guia de Pacobaíba (Praia de Mauá) vai promover uma reunião-almoço na Avenida do Imperador, na Praia da Coroa, bairro Ypiranga, para discutir a participação de Magé no “Dia da Baixada”, comemorado no dia 30 de abril. Da comissão organizadora do evento faz parte o jornalista Antonio Carlos Meritello, que edita o jornal “O Batepapo”.
· Guia de Pacobaíba foi a primeira estação ferroviária do País, construída pelo Barão de Mauá, e a ferrovia ligava a Baixada à Petrópolis. A sua inauguração, há 154 anos, contou com a presença do Imperador, D. Pedro II, um entusiasta do desenvolvimento econômico, tema que hoje volta a ser debatido no País.

Um comentário:

Anônimo disse...

A EPIDEMIA DA DENGUE EM CAXIAS
Alberto,
Para seu conhecimento: a Secretaria de Comunicaçao foi extinta hã algum tempo, mas que os procedimentos continuam os mesmos, isso continua
Abraço

Ronaldo Batista de Lim