quinta-feira, 10 de abril de 2008

BAIXADA URGENE - DENÚNCIA

OS FORA DA LEI ( XIV )

A vice-diretora do Hospital Infantil Ismélia da Silveira, Dra. Cecília Nolasco, não teve meias palavras ao apontar um das causas da atual epidemia de Dengue no Estado do Rio: a falta de saneamento básico. O Governo do Estado já gastou mais de US $ 300 milhões de dólares no Programa de Despoluição da Baía de Guanabara, que incluía a construção de estações de tratamento e a canalização dos esgotos como forma de melhorar a qualidade da água da baía. O dinheiro sumiu e as obras ainda não foram concluídas, inclusive em Duque de Caxias, onde o esgoto é lançado nas galerias de águas pluviais, que só deveriam receber água de chuva. Ocorre que outras providências mais simples poderiam resultar na melhoria das condições de vida da população, como a regularização da coleta de lixo. Não é possível que, em pleno Século XXI, com o homem passeando no espaço, o lixo ainda seja jogado nas calçadas, como essa mostra esse flagrante feito na movimentada Avenida Duque de Caxias, no bairro Paulicéia, a poucos metros da Câmara Municipal, que deveria fiscalizar o contrato entre a Prefeitura e uma empreiteira ligada ao casal Garotinho. (Foto: Beto Dias)

HOSPITAL INFANTIL AGORA FAZ
60 EXAMES DE SANGUE POR HORA

Com a ajuda da tecnologia, o exame de sangue agora demora alguns minutos para liberar o laudo.

Com ajuda da Unigranrio, que disponibilizou um aparelho analisador hematológico, capaz de realizar 60 exames de sangue por hora, o Hospital Infantil Ismélia da Silveira agora consegue liberar os resultados em minutos, quando antes esse prazo podia chegar a até 4 horas. A rapidez dos resultados acelera o atendimento e reduz as filas na porta do hospital, que ganhou uma Tenda de Hidratação da Secretaria de Saúde do Estado. Desde segunda-feira, a parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Unigranrio foi reforçada com a adesão de cerca de 170 pessoas, entre médicos, professores, técnicos de enfermagem e alunos das Faculdades de Medicina e Farmácia daquela Universidade, que se juntaram à equipe do Ismélia da Silveira no atendimento às crianças, as maiores vitimas da Dengue. Clarisse Macedo Mota, farmacêutica formada pela Unigranrio e que trabalha no laboratório de análises clínicas da universidade é voluntária e está empolgada com o trabalho que está sendo realizado no Ismélia da Silveira. “Fazer algo pelos mais necessitados é nosso dever, e posso dizer que o trabalho da Unigranrio é o primeiro oferecido por uma instituição de ensino, em todo o estado. Depois da triagem médica, nossa equipe consegue coletar sangue, simultaneamente, de oito pessoas. Em no máximo 40 minutos, os médicos já poderão saber se uma pessoa está com dengue”, declarou Clarisse, emocionada.
Cecília Nolasco, Vice-diretora do Hospital, revelou que só 60% dos pacientes são de Duque de Caxias. Os outros 40% são crianças de Belford Roxo, São João de Meriti, Nova Iguaçu e até da Zona Norte do Rio de Janeiro. E ela tem uma explicação para a atual epidemia de Dengue no Estado do Rio: “Estamos fazendo nosso papel no combate à Dengue, mas há fatores que jogam contra, como a falta de saneamento básico e o aumento do número de favelas, em todo o estado”, conclui Cecília.

O pessal da Unigranrio atua em todas as frentes, inclusive na coleta e análise de sangue dos pacientes (Fotos: Unigranrio/Divulgação)

· Com a posse do ex-vereador Marquinhos Pessanha na Secretaria de Cultura, o senador Marcelo Crivella amplia a influência da Igreja Universal e do seu PRB na administração do Município. Embora a bancada do partido do senador na Câmara Municipal só tenha dois representantes (Carlos de Jesus e Leide), Crivella já controla duas secretarias (a outra, a de Habitação, continua sem construir casas).
· Resta saber em que o novo Secretário poderá ajudar na eleição no Rio de Janeiro, onde o sobrinho do bispo Edir Macedo disputa a atenção e os afagos orçamentários do Presidente Lula com a ex-deputada Jandira Feghalli, do PC do B, e o deputado Alessandro Mollon, do PT, ambos apoiados oficiosamente pelo Palácio dos Buritis, nova sede do Governo Federal.
· O deputado Vic Pires (DEM-PA) incendiou a CPI dos Cartões Corporativos, na sessão de terça-feira (08/04), ao revelar que o presidente Lula teria gastado US$ 8,71 mil dólares com alimentação durante recente viagem internacional de apenas dois dias. O deputado do Pará não revelou, porém, detalhes do gasto, considerado sigiloso.
· Parlamentares da base reagiram. O deputado Carlos Willian (PTC-MG) afirmou que a oposição está tendo acesso a informações sigilosas e que a Polícia Federal precisa investigar de onde vêm esses documentos. O líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), criticou a “espetacularização” dos gastos sigilosos.
· Para o deputado gaúcho, a oposição está se contradizendo ao usar essa informação enquanto questiona o suposto dossiê com gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. “Não se pode fazer política com dois pesos e duas medidas”. Fontana afirmou ainda que, ao descer ao nível de detalhe da alimentação de servidores, a CPI estaria rebaixando a política. “Não podemos ir de tapioca em tapioca, de comidinha em comidinha, com um rebaixamento interminável da política”.
· Há poucos dias, o ex-vereador Moacyr da Ambulância, conseguiu ludibriar a produção do RJ-TV, onde deu entrevista como um ex-catador de lixo que hoje dirige uma ONG voltada para dar assistência a quem vive da reciclagem de lixo.
· Moradores do Jardim Gramacho lembram que Moacyr foi criado no bairro, freqüentou a Escola Estadual Lara Vilela e sua mãe vendia produtos para maquiagem de uma marca famosa, mas que ele nunca foi catador de lixo. Aliás, morador do conjunto da CEHAB, ele logo se mudou do bairro tão logo foi informado de que vencera a eleição para vereador, em 2.000. Empossado, seu primeiro ao foi nomear a esposa como Chefe de Gabinete, com direito a CC-1 e outras vantagens.

Nenhum comentário: