quarta-feira, 16 de abril de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

FLUMINENSE VAI CONSTRUIR O
MURO DA VERGONHA EM XERÉM

Os moradores de Xerém estão em pé de guerra com a direção do Fluminense. O motivo da celeuma é a decisão da cúpula tricolor de construir um muro de 2,40 metros de altura em torno do Centro de Treinamento (foto) construído ao lado da avenida que liga a Rodovia Washington Luis a Mantiquira, no quarto Distrito de Duque de Caxias. Apesar da pressão dos moradores, que ameaçam promover uma passeata de protesto, o clube das Laranjeiras conta com o apoio do prefeito Washington Reis, que é vascaíno. Foi esse mesmo apoio político que impediu que o Fluminense tivesse uma punição mais severa, ano passado, quando a Secretaria de Ambiente constatou que a direção do clube havia derrubado diversas árvores, que integravam a Mata Atlântica para ampliar do CT. Hoje, as pessoas que passam pelo local, principalmente os ciclistas, têm uma vista privilegiada do local, em especial nos dias de treinos da equipe principal, pois o Fluminense conseguiu, através de comodato, transformar o antigo Hotel dos Engenheiros da FNM em uma confortável concentração, inclusive em condições de abrigar a equipe principal das Laranjeiras, por ser um local aprazível e tranqüilo. Além do mais, com a construção do novo “Muro da Vergonha”, o CT será transformado, na prática, em campo de concentração e afastará os atletas dos olhares curiosos e críticos do torcedor tricolor. (Foto: Silas Correa)

CAXIAS TERÁ A 1ª FACULDADE
DE BIOTECNOLOGIA DO PAÍS

Será assinado, nos próximos dias, o convênio entre o Inmetro e a UFFE - Universidade Federal Fluminense, que permitirá a implantação, em Xerém, da primeira Faculdade de Biotecnologia do País. A nova instituição de ensino ocupará uma área de 38,5 mil metros quadrados ao lado das instalações do órgão normatizador de metrologia do País. A informação foi divulgada pelo blog em primeira mão no dia nove de novembro do ano passado, revelando que a mais nova Faculdade do País seria um centro de excelência na formação de pessoal na área de biotecnologia e vai oferecer, a partir do segundo semestre de 2008, graduação em Biotecnologia, Nanotecnologia e Metrologia. Para 2009, estão previstos os cursos de Gestão Tecnológica e Fármacos. O novo campus ocupará uma área ao lado do antigo Círculo Operário, hoje pertencente ao Inmetro. O primeiro vestibular deverá ser convocado em maio e o início das aulas, em agosto. (Ilustração: Arquivo/Blog)

VALA NA PORTA DE ESCOLA É
CRIADOURO DE MOSQUITOS

O presidente Lula voltou a cobrar, nesta terça-feira (18/04) uma ação mais efetiva dos prefeitos no combate à dengue. “Nós temos que fazer um chamamento aos prefeitos no combate à dengue, por exemplo. Ou seja, cada prefeito precisa assumir a responsabilidade de cuidar com muito carinho da sua rua, do seu bairro, da sua vila e da sua cidade”, disse Lula durante a cerimônia de abertura da 11ª Marcha em Defesa dos Municípios, evento que reúne prefeitos de todo o País. Mais do que falar sobre um terceiro mandato, o tema principal do encontro é a Dengue, que continua se alastrando pelo País. A mais nova vítima da doença é o empresário Carlos Antônio Clementino dos Santos, o popular Mussarela, que está internado numa unidade de saúde do Município. Dono de um restaurante de comidas nordestinas na Vila Rosário, o pernambucano “Mussarela” estava preparando a 4ª Festa da Cachaça, que seria realizada neste fim de semana, mas será adiada por causa da Dengue. Apesar da espetaculosa comemoração do “Dia Nacional de Saúde”, quando o Secretário de Saúde do Município, Oscar Berro, despejou na Praça do Pacificador o lixo que conseguira coletar ao longo dos 70 quilômetros de via férrea que corta o Municio, a Prefeitura não demonstra o devido zelo com a saúde da população. Curiosamente, existe na Vila Rosário um local com todas as características necessárias para se tornar um criadouro do mosquito “Aedes Aegypti”, transmissor tanto da Dengue, quando da Febre Amarela. É uma vala que separa a escola municipal José Camilo Zito do asfalto da Av. Presidente Kennedy. (Foto: A. Ellobo)


· Coordenado pela profa. Helena Lewin, a Universidade do Estado do Rio – UERJ – promove nesta quarta (13), às 18h, na capela ecumênica da Universidade e no âmbito do “Programa de Estudos Judaicos da UERJ”, um “Ato de Celebração em Memória às Vítimas do Holocausto - o direito à vida”. Na programação, além de um ato religioso conduzido pelo chazan Nelson Zeitune, serão prestadas homenagem aos diplomatas Raoul Wallenberg e Aracy Guimarães Rosa e à polonesa Irena Sendler, que receberam o título de “Justo entre as nações” concedido pelo Museu do Holocausto de Jerusalém, o Yad Vashem
· Os homenageados tiveram participação decisiva, durante a II Guerra Mundial, no resgate de milhares de judeus, que vivam na Polônia e foram presos pelos nazistas. Para tanto, usaram não só do prestígio pessoal e funcional, mas de diversos e engenhosos estratagemas para salvar a vida de milhares judeus que iriam para campos de concentração.
· “A cidade não acompanhou o processo de crescimento que implementamos em Duque de Caxias (1997 a 2004). A desordem urbana impera. Carros ficam estacionados nos dois sentidos das vias, prejudicando a passagem dos moradores que precisam se arriscar pelas ruas. Praças e logradouros estão sujos e nossa educação é um das mais fracas de todo o Estado do Rio. Foi a 80ª colocada, entre 92 municípios analisados, conforme pesquisa do Ministério da Educação, que avaliou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). É uma lastima. Não vejo grandes avanços, só muitas promessas que não foram cumpridas”.
· Essa entrevista-desabafo é do deputado e ex-prefeito Zito, publicada esta semana pelo blog Militar Legal, coordenado pelo tenente da PM Melquisedec Nascimento. É um retrato cruel da cidade depois de pouco mais de três anos da atual administração, comandada pelo ex-vice de Zito, Washington Reis.
· A propósito do polêmico deputado tucano, intensificaram-se esta semana os rumores de que Zito vai lançar mão de um “Plano B” para as eleições deste ano. Como o blog já antecipou, vem ganhando força a idéia de alguns amigos de Zito de lançamento da candidatura da deputada Andréia Zito à Prefeitura em outubro próximo.
· A corrente favorável a esse “Plano B” destaca, entre outras razões, o fato da deputada federal pelo PSDB representar uma alternativa feminina no comando da segunda prefeitura mais rica do Estado do Rio. Andréia Zito encarnaria o papel da mulher guerreira, de origem humilde, que vem se destacando num País onde a maioria dos lares é chefiado por mulheres.
· Se conseguir vencer as eleições de 5 de outubro, Andréia Zito seria a primeira prefeita da cidade, ingressando numa galeria que, só na Baixada, já conta com a sua madrasta, Narriman Zito (Magé), Maria Lúcia (Belford Roxo), Núbia Cozzolino (Magé) e Aparecida Panisset (São Gonçalo). A palavra final sobe o tal “Plano B” será do deputado Zito, pai de Andréia.


3 comentários:

Anônimo disse...

O ZITO DEVERIA MESMO LANÇAR A ANDREIA PARA PREFEITA, TENDO COMO VICE O TENENTE MELQUISEDEC

Anônimo disse...

O MELQUI TEM O APOIO DO WAGNER MONTES PARA VEREADOR,TOMARA QUE ELE RECEBA TAMBÉM O APOIO DO ZITO,ASSIM NO ANO QUE VEM VAMOS TÊ-LO COMO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PARA MELHORAR NOSSA CAXIAS.

Anônimo disse...

HOLOCAUSTO
Vibremos por este exemplo de dignidade chamado Irena Sendler, a qual salvou a vida de 2.500 meninos judeus do Holocausto promovido pelos nazistas.

Luiz Carlos Garcia de Campos