sexta-feira, 29 de agosto de 2008

BAIXADA URGENTE - ESPECIAL

DEPUTADO DENUNCIA NOVO
MENSALÃO NA ASSEMBLÉIA

Depois do ‘Bolsa-Educaçao”, um novo escândalo deverá envolver a Assembléia Legislatia do Rio de Janeiro nas próximas semanas, a partir da denúncia do candidato a prefeito do Rio pelo PSOL, o deputado federal Chico Alencar. Para o líder do partido fundado pela ex-senadora Heloisa Helena, “não tem uma empresa de transporte rodoviário que tenha participado de uma licitação”. A denúncia foi feita durante sabatina promovida pelo grupo “Estado de S. Paulo” nesta quinta-feira e revelada hoje (29) pelo jornalista Sidnei Rezende em seu blog. Chico Alencar garantiu que existe na Alerj um esquema de mensalão semelhante ao que foi denunciado no âmbito do Congresso Nacional pelo deputado cassado Roberto Jeffersom, em 2004.
No caso da Assembléia fluminense, segundo Chico Alencar, quem banca o mensalão dos deputados são as empresas de ônibus, preocupadas com a possibiliade de perderem as concessões, conforme determina a Constituição de 1988, que exige que prefeituras, governos de Estado e o DENIT promovam licitações de todas as linhas cujas permissões ou autorizções não foram decorrentes de processo licitatório. Chico Alencar ainda fez um alerta: “Muitos candidatos aí querem se eleger para conseguir imunidade parlamentar e assim ter imunidade criminal”. E agora, Doutor Picciani? Vai encarar?

JUSTIÇA PROÍBE VEREADOR E
PREFEITO NO MESMO HORÁRIO

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina confirmou nesta quinta-feira (28) a norma de que vereador não pode pedir voto para prefeito em horário eleitoral, conforme prevê a Resolução TSE 22.718/2008. De acordo com a Resolução, no horário da proporcional não é permitido citar nome ou número do candidato a prefeito, que só pode aparecer estampado em fotos, ao fundo, ou junto ao seu número.
Os juízes destacaram que nestas eleições não há mais o que discutir sobre o assunto, apenas cumprir o que estabelece o artigo 28, parágrafo 8º, da Resolução TSE 22.718/2008, que diz ser “vedado aos partidos e coligações incluir, no horário destinado aos candidatos proporcionais (vereadoes), propaganda das candidaturas majoritárias (prefeitos), ressalvada a utilização, durante a exibição do programa, de legendas com referência a candidatos majoritários, ou, ao fundo, cartazes ou fotografias desses candidatos”.

SÁBADO TEM VACINA
CONTRA A RUBÉOLA

Cerca de 220 mil pessoas, entre voluntários e servidores da saúde, vão atender a população em 70 mil postos de vacinação, que ficarão abertos neste sábado durane todo o dia em todos os estado. O objetivo é reforçar a campanha, que segue até o dia 12 de setembro e tem o desafio de vacinar 70 milhões de pessoas (das quais, 35,3 milhões de mulheres e 34,7 milhões de homens). O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, reforça o chamado para população masculina. “Eles têm de procurar os postos e contribuir para a eliminação dessa doença. A vacina está na rede pública, basta tomar”, diz o ministro.
A mobilização permitirá o cumprimento da meta de eliminar a rubéola das Américas até 2010. Só no Brasil, a doença provocou 8.684 casos em 2007 e outros 800 este ano. Em nota, a Organização Pan-americana de Saúde (Opas) parabenizou o Brasil pela iniciativa e alertou para a necessidade do cumprimento da meta. “Ressaltamos que a campanha de vacinação contra a rubéola no Brasil é um fator fundamental para eliminar a circulação da rubéola no país e para prevenir a ocorrência de crianças nascidas com a síndrome da rubéola congênita. A meta de eliminar a rubéola e a síndrome da rubéola congênita ate 2010 é um sonho dentro do alcance do Brasil e garantirá um futuro livre da doença para as próximas gerações de brasileiros”, afirmou a nota.

• O Ministério Público estadual (MPE) revelou, nesta quinta-feira (28), que, além de estarem explorando a prostituição infantil, algumas milícias querem obrigar os moradores de comunidades carentes a fotografar, através de aparelhos celulares, o voto no dia das eleições. A informação foi divulgada pelo procurador de Justiça Antônio José Campos Moreira durante reunião da CPI da Assembléia Legislativa que apura a atuação desses grupos no estado.
• De acordo com o procurador, as denúncias foram feitas por moradores que estariam indignados com as ações e ordens dos milicianos. No caso das fotos, Campos Moreira revelou que as áreas onde o fato estaria ocorrendo serão mantidas em sigilo para que as investigações não sejam prejudicadas.
• Para o presidente da CPI, deputado Marcelo Freixo (PSol), o porte de celular na hora do voto deveria ser proibido. “A milícia está acuada e eles precisam se manter no quadro político para dar continuidade às ações criminosas, mas o Estado tem que ser firme para a realização de uma eleição limpa. A milícia não pode ter braço político”, afirmou o parlamentar.
• Sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes pela milícia em Gardênia Azul, zona Oeste do Rio, o procurador disse que a informação procede e que todas as investigações correm em sigilo por se tratarem de crianças com idade média de dez anos. O presidente da CPI destacou a seriedade dos fatos e disse que essa nova atividade explorada pela milícia mostra a crueldade das pessoas envolvidas.
• “A denúncia é assustadora. Já sabemos que esses grupos são criminosos, violentos, dominam territórios, mas a notícia de prostituição infantil é nova. É um ato bárbaro, desumano e, se a milícia já era inaceitável, agora mais ainda se mostra a necessidade de enfrentarmos esses verdadeiros monstros”, repudiou Freixo, destacando que as denúncias dão conta de que há uma outra comunidade em que a atuação das milícias é mais intensa, com membros locais exercendo atividades políticas, onde crianças também estariam sendo exploradas.
• Quem quiser colaborar com informações ou fazer alguma denúncia sobre a atuação desses grupos criminosos pode ligar para o Disque Milícia da Alerj (0800 28 20 376), um serviço gratuito que atende de segunda a sexta, das 10h às 17h, e que, em menos de dois meses, já recebeu mais de 700 ligações.
• Nesse domingo (31), às 16 horas, “O Grupo Artístico Facção do Fervo – GAFF” apresenta o musical infantil “Chapeuzinho às avessas” que conta a história de uma menina que não conseguindo dormir pede a seu pai para lhe contar a história da chapeuzinho vermelho. Este não sabendo como e nem por onde começar acaba misturando vários personagens de contos infantis como: uma menina de chapéu vermelho, um coelho sempre atrasado, um príncipe sapo e muitos outros.
• É um espetáculo que une e repete com brilhantismo e muito humor sucessos da literatura infantil. Assista e comprove se tudo era um sonho ou realidade.” Os ingressos custam F$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) e o Teatro Raul Cortez fica na Praça do Pacificador, no centro de Duque de Caxias.
• O Madrigal Nova Harmonia estará se apresentando na comemoração do 30º aniversário da ALAM - Academia de Letras e Artes de Meriti, que acontecerá neste sábado (30), às 19:30 horas no Complexo Cultural Kenedy de Freitas, em São João de Meriti. A solenidade será aberta com o Hino Nacional cantado pelo Madrigal, e, ao longo dela, outras músicas serão apresentadas do vasto repertocio vocal do grupo dirigido pelo maesto Denison de Sá

Nenhum comentário: