segunda-feira, 24 de novembro de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

LADRÕES ROUBARAM OS
COMPUTADORES DO HOSPITAL


A Secretaria de Saúde de Duque de Caxias precisou de 15 dias para confirmar o “sumiço” de 50 monitores de computadores, que estavam guardados no Almoxarifado do Hospital Moacyr do Carmo, inaugurado às vésperas das eleições pelo Presidente Lula e pelo governador Sérgio Cabral. O furto foi registrado na 59º DP e não foi constatado arrombamento das instalações do hospital, o que demonstra que o equiapmento foi retirado por pessoal com livre acesso ao interiro do hospital.
Enquanto os monitores estavam no Almoxarifado, a célula elétrica do equipamento de Ressonância Magnética, equipamento de grande porte e muito sensível, continua exposta ao tempo em plena calçado do hospital, às margens da Rodovia Washington Luiz. Segundo fontes da Secretaria de Saúde, o problema é o tamanho do equipamento, que não pode passar por nenhuma das portas de acesso ao hospital, uma vez que as obras foram feitas a toque de caixas, sem as devidas precauções, pois deviam apenas ajudar na reeleição do prefeito. Ainda segundo a mesma fonte, o equipamento só poderá sair da “calçada da fama” depois que estiver pronta a sala onde será instalado, daqui a 20 dias.
No discurso de inauguração, o Presidente Lula foi induzido por Sérgio Cabral a garantir que a Baixada estava recebendo um hospital de referência, onde os pacientes teriam atendimento do mesmo nível do que é prestado pelo Hospital Sírio e Libanês de S. Paulo. Na verdade, diversos equipamentos continuam encaixotados e há falta de profissionais até para atendimento ambulatorial, pois o pessoal contratado às pressas, através de uma cooperativa, está sendo dispensado antes da mudança de governo, o que ocorrerá no dia 1º de Janeiro.


Os 50 monitores de computador sumiram sem deixar rastros (Foto:Arquivo)


TÉCNICOS DO IBAMA ESTUDAM
SAÍDAS PARA O "PÓ DE BROCA”

As 300 toneladas de CHC, pesticida conhecido como “Pó de Broca”, abandonadas no depósito do antigo Serviço Nacional de Malária, em 1955, na Cidade dos Meninos, em Duque de Caxias, devem voltar a ser notícia nos próximos dias. É que uma equipe multidisciplinar de técnicos do IBAMA está estudando, a pedido do Ministério da Saúde, as alternativas possíveis para a recuperação de uma área de 5 mil metros quadrados, que foi contaminada pelo pesticida, utilizado no combate aos mosquitos transmissores da Malária, da Febre Amarela e à “broca do café”, que afetava os cafezais de Minas Gerais, S. Paulo e Paraná nos anos 50. Segundo Oswaldo Marques, um dos técnicos envolvidos no projeto de recuperação da Cidade dos Meninos, o objetivo é encontrar uma forma tecnicamente segura que permita a reativação de uma área de cerca de 20 quiLômetros quadrados, equivalente a metade do território de São João de Meriti. Por conta do “pó de broca”, o antigo Patronato da Fundação Abrigo do Cristo Redentor, que chegou a ter 25 oficinas profissionalizantes, foi desativado por ordem judicial, bem como duas escolas, uma estadual e a outra, municipal, obrigando a remoção de cerca de 1.,2 mil estudantes na década de 90.
Por ocasião da interdição do local pelo Juizado da Infância e da Juventude, a prefeitura finalizava um acordo de cooperação, na forma de comodato, com a LBA para reativar as oficinas profissionalizantes, que seriam utilizadas na preparação de mão de obra de adolescentes carentes do município. O comodato foi negociado pelo então Secretário de Ação Social, o jornalista Ruyter Poubel, cabendo ao Município fornecer os instrutores dos cursos, enquanto a LBA forneceria as instalações, iclusive os abrigos para adolescentes pernoitarem durante a semana.


• A pauta da reunião desta terça-feira, promovida pela Firjan com os prefeitos eleitos da Baixada, em Nova Iguaçu, deverá ser atropelada pelo roubo dos monitores de computadores do hospital Moacyr do Carmo e pela situação da Baixada diante das chuvas que vem caindo nos últimos dias.
• Com o lixo sendo arrastado para dentro dos rios, que não foram dragados no últimos quatro
anos, além das enchentes, como está ocorrendo em Santa Catarina e em S. Paulo, a dengue deverá voltar com força, principalmente em Nova Iguaçu, 2º colocada, e Duque de Caxias, a 3ª em casos da doença no Estado do Rio, onde a Capital, onde César Maia sempre negou a existência de epidemia, ganhou disparadoqa no número de vítimas e de mortes.
• Não é por outra razão que a presença de Zito está sendo aguardada com muita ansiedade, pois ele esteve no Hospital Moacyr do Carmo e viu de perto como foi a patacoada em que a dupla Washington Reis e Sérgio Cabral envolveram o Presidente Lula na inauguração daquele puxadinho de luxo à beira da Rodovia Washington Luis.
• Os integrantes da CPI se preparam para uma nova batalha. Desta vez, o cenário será o plenário da Alerj, na próxima semana, quando será votada as medidas adotadas pelos membros da comissão. Para o presidente da CPI, deputado estadual Marcelo Freixo, o maior embate vai ser sobre a sugestão da desmilitarização do Corpo de Bombeiros.
• “Quem salva vidas em incêndios não precisa de armas de fogo. O que ouvi é que, sem armamento, eles perderiam o ‘bico’, fazendo trabalho como segurança. Essa razão não se justifica”, argumentou Freixo. O deputado garantiu que vai lutar para que todas as sugestões do relatório sejam mantidas pela Casa. “Não podemos permitir que uma emenda retire, por exemplo, o nome de um indiciado na CPI”, defendeu.
• O clima anda quente na Associação do Ministério Público Estadual, em virtude das eleições no dia 8 para a chefia do MP fluminense. O Procurador de Justiça Marcelo Buhatem, diretor financeiro da Associação mandou carta para promotores e procuradores com acusações a colegas de diretoria.
• O principal alvo — embora não citado no texto — é o presidente da entidade, Eduardo Gussem, apoiado pelo Procurador-Geral de Justiça do Rio, Marfan Vieira, para sucedê-lo na chefia do MP. Buhatem critica gastos com o cartão corporativo da Amperj e o uso do dinheiro da entidade em eventos sociais. Buhatem diz que perdeu o direito de controlar despesas da entidade: a direção passou a considerar “dispensável” sua assinatura em cheques emitidos pela Amperj.
• Gussem retruca, afirmando que a situação financeira da entidade está equilibrada e que os gastos são corretos. Diz ainda que responderá às acusações em carta aos colegas. Segundo ele, Buhatem passou a criticá-lo ao não ser indicado para sucedê-lo. Gussem atribui as críticas à eleição no MP,.
• O Sindicato do Comércio de Duque de Caxias e o Conselho de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro, recebem, no próximo dia 1º de dezembro, às 10h, na Associação Comercial e Industrial de Duque de Caxias, empresários para a palestra Nota Fiscal Eletrônica e SPED, que será conduzida pela advogada Ana Cristina Martins Pereira, consultora do Grupo CENOFISCO. Após a palestra haverá um almoço de confraternização, onde o convite custa 25 reais e a adesão deve ser feita pelos telefones 3659 8383 ou 2673 5000. A Associação Comercial de Industrial de Duque de Caxias fica na Av. Presidente Kennedy, 1541, centro de Duque de Caxias.
• A Escola de Música de São João de Meriti promove nesta terça-feira, a partir das 19 horas, o Recital dos Alunos de canto no Auditório Jaime Kenedi. No programa, obras de Mozart, Puccini, Carlos Gomes, Valdemar Henrique, O.Lorenzo Fernandez e entre outros. O auditório Jaime Kenedi fica na AV. Automóvel Club - Centro (Próximo ao SESC de São João de Meriti)
• Os artistas convidados são Mary Jane (Mezzo-Soprano), Teódolo Tertuliano (Barítono), Flávio Guimarães: (Contra-Tenor), Coro Arte Canora, a pianista Helenita Gomes e os alunos Stéfane Monteiro, Carlos Moreira e Thiago Bithencourt.

PREFEITURA PERMITE A
OCUPAÇÃO DAS CALÇADAS


As calçadas que, por lei, deveriam ser de uso privativo dos pedestres, passaram a ser uma extensão das lojas comerciais, tanto no Centro como nos bairros e Distritos de Caxias. Em alguns pontos, o espaço foi tomado por “puxadinhos”, como esse na rua Voluntários da Pátria, a poucos metros do Fórum, ocupado por uma pizzaria. A bandalha está liberada em qualquer ponto da cidade e, onde não há puxadinhos das lojas, são os motoristas que ocupam a calçadas, mesmo em ruas movimentadas como a Marechal Floriano, a Professor José Herdy e a General Venâncio Flores, todas no bairro 25 de Agosto. E não há para quem apelar, pois a PM diz que o assunto é da competência da Guarda Municipal que, por sua vez, remete o assunto para a Secretaria de Urbanismo. No meio desse jogo-de-empurra, quem acaba sempre pagando o prejuízo é o pedestre, tolhido no seu direito constitucional de ir e vir.(Foto: Beto Dias).

Nenhum comentário: