quarta-feira, 26 de novembro de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

PF PRENDE 13 EXECUTIVOS DE
REDE DE ELETRODOMÉSTICOS


A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (25), a operação “Negócio da China”, destinada ao cumprimento de 21 Mandados de Busca e Apreensão e 14 Mandados de prisão contra executivos e diretores da rede “Casa e Vídeo” por venda de produtos contrabandeados. A operação envolveu agentes da Receita Federal,d a Polícia Federal e do Ministério Público Federal. Cerca de 500 servidores dos três órgãos cumpriram o mandados de busca e apreensão nos estados do Rio e Espírito Santo, sendo recolhido cerca de 80 toneladas de material estrangeiro, principalmente vindos do Paraguai Os mandados, expedidos pela Justiça Federal, abrangeram escritórios, lojas, depósitos de mercadorias e residências das pessoas supostamente envolvidas com a prática das fraudes. Foram decretadas, ainda, prisões temporárias de 14 pessoas.
As investigações duraram cerca de um ano e indicaram que o grupo empresarial é suspeito de fraudes na importação de mercadorias populares com o intuito de reduzir ou suprimir o pagamento de impostos e contribuições.

BANCADA DO GOVERNO NÃO
VOTA A VENDA DO HOSPITAL

Apesar da folgada maioria de que dispões (14 c 6), a bancada do prefeito Washington Reis não conseguiu nesta terça-feira, mais uma vez, aprovar a venda do Hospital Moacyr do Carmo para o IPMDC. Com a galeria lotada por servidores, os verdores que se dizem fiéis ao prefeito permaneceram em seus gabinetes, aguardando um “sinal” do gabinete do prefeito. O projeto original foi devolvido ao prefeito, mas o novo não alterou nenhuma vírgula da proposta de vender o hospital por R$ 55.080.000,00, dinheiro que hoje integra a reserva técnica da Autarquia responsável pelo pagamento de proventos e pensões para os servidores do município, inclusive da própria Câmara.
Semana passada, o Conselho Consultivo e Fiscal do IPMDC decidiu, por unanimidade, vetar a compra do hospital inacabado da Rodovia Washington Reis, apontando diversas irregularidades na transação, conforme documento enviado à Câmara. Entre as restrições à compra do hospital, que está funcionando precariamente, o IPMDC constatou que a Prefeitura não é proprietária da área de 38 mil metros quadrados onde a obra foi edificada, com recursos do Estado e da União, tendo apenas uma permissão de uso, uma vez que a doação de toda a área, de mais de 400 mil metros quadrados, feita no Governo Geisel em favor do Vasco da Gama, foi anulada pelo Tribunal de Contas da União também por irregularidades, inclusive o fato do clube de S. Januário deixar passar o prazo legal de dois anos para assumir a posse da área cedida pelo Governo Federal.

RÁPIDAS

• Na ausência do prefeito eleito Zito, a oposição à venda do Hospitala Moacyr do Carmo está sendo comandada pela líder sindical e ex-candidata a prefeita pelo PSOL, Leninha. Durante a sessão desta terça, Leninha, ligada ao Sindicato do pessoal da Previdência (ela é funcionária do extinto INAMPS) enfrentou a bancada governista acusando o Governo de tentar desmontar o IPMDC.
• Um dos conselheiros do Instituto já tem, prontinha, uma denúncia a ser encaminhada aos Ministérios Públicos Federal e Estadual, caso a Câmara aprove a esdrúxula venda do hospital Moacyr do Carmo para usar os recursos do IPMDC para cobrir rombos no Caixa da Prefeitura.
• Nos corredores da Câmara, aliás, o que se comenta são as vantagens que a bancada governista estaria exigindo em troca de colocar o próprio pescoço na forca. A presença de servidores municipais na galeria e nos corredores da Câmara aumenta o desconforto da maioria dócil, que sempre satisfez todas as vontades do prefeito.
• O sumiço dos 50 monitores de computadores do almoxarifado do Hospital serviu de biombo para que a bancada governista negasse número no plenário para a votação da venda daquele “puxadinho”. Afinal, só uma parte do dinheiro gasto na obra, um total de cerca de R$ 100 milhões, saiu dos cofres da Prefeitura. Nem o terreno é próprio, constituindo-se em mera cessão de uso por parte da União.
• Outra dificuldade para a bancada “mostrar a cara” foi a advertência do vereador Mazinho de que os vereadores saíram algemados do plenário caso aprovassem a escandalosa transação. As últimas operações da Polícia Federal, prendendo prefeitos e vereadores em diversas cidades, aumentarem o medo do futuro para quem já perdeu a reeleição.
• Os serventuários da Justiça, em greve desde 22 de setembro, têm mais uma assembléia agendada para esta quarta-feira, às 15 horas, que será realizada em frente ao Tribunal de Justiça. Depois de perderam o reajuste de 7,3% e a data-base de 1º de Maio, líderes dos serventuários estão acusando o presidente do Tribunal de Justiça, Murta Ribeiro, de se dobrar à vontade do governador. Para os mais exaltados, Murta Ribeiro se transformou em Líder do Governo na Assembléia Legislativa.
• Talvez por mera coincidência, ou até provocação do deputado Jorge Picciani, presidente da Alerj, será votado nesta quarta-feira o projeto de lei oriundo do Ministério Público, estabelecendo o percentual de11,53%, retroativo a 1º de maio, para o pessoal da Procuradoria Geral de Justiça. É semelhante ao projeto do Tribunal de Justiça, derrubado por apenas dois votos na semana passada.
• No caso do pessoal do Ministério Público, os 12 deputados que compõem a Mesa Diretora da Alerj apresentaram emenda, propondo 7,3% e mantendo o efeito retroativo a 1º de maio, exatamente o que foi negado aos serventuários da Justiça. Pelo visto, a turma da Alerj resolveu riscar um fósforo ao lado do tanque de gasolina...
• O Coral Nova Iguaçu Country Club se apresenta nesta Quarta (26), às 19:00 horas, no Seminário Diocesano de Nova Iguaçu, na Rua Bolívia, nº 309, em frente ao INSS daquela cidade da Baixada. Na sexta (28), o Coral estará, às 20:00 horas, participando do Encontro de Corais da Universidade Santa Úrsula, na Rua Pinheiro Machado, na Capital. Um programa imperdível para quem aprecia a boa música.

PREFEITURA PATROCINA
AGÊNCIA DE AUTOMÓVEIS

A Prefeitura está patrocinando uma agência de automóveis, ao permitir a utilização da nova calçada da Av. Governador Leonel Brizola, próximo à entrada de Gramacho. O calçadão é resultado das obras de duplicação da antiga Estrada Rio-Petrópolis, que o DER vem realizando há mais de quatro anos. A agência só comercializa carros usados e já existe no local há muitos anos, mas agora, aproveitando as obras do DER, resolveu expandir os seus negócios. O pedestre, que deveria ser o dono da calçada, que dispute espaço no asfalto com ônibus, caminhões e automóveis, cujos motoristas aproveitam a “ladeira” para pisar fundo.


Nenhum comentário: