domingo, 25 de janeiro de 2009

BAIXADA URGENTE

MINISTÉRIO CULPA PREFEITOS
POR ATRASO NAS OBRAS DO PAC
O valão dos Caboclos, além de não ter sido dragado, continua sendo depósito de lixo. (Foto: Beto Dias)

Domingo, no instante em que o prefeito Zito recebia o Ministro das Cidades, Márcio Fortes, em Xerém, para conhecer o plano de investimento de R$ 10 milhões do clube tricolor no Centro de Treinamentos Telê Santana, um jornal carioca publicava uma extensa reportagem sobre a paralisação das obras do PAC na Baixada, citando especificamente São João de Meriti (Sandro Matos) e Duque Caxias (Zito), cujos prefeitos não integram a base de Lula. Segundo o referido jornal, a Assessoria do Ministério responsabilizou os prefeitos pelos problemas enfrentados nas obras do PAC, sem qualquer ressalva quanto aos resultados das últimas eleições na Baixada.
No caso de Duque de Caxias, nada foi feito com relação às obras de retificação do canal dos Caboclos, que continua provocando enchentes no Parque Lafaiete e Engenho do Porto, pois funciona como vazadouro de esgotos “in natura” e lixo. Também estão paralisadas, desde as eleições, as obras de construção de um conjunto para 4.400 famílias, que seriam removidas da Favela do Lixão e de outros locais de risco, como barrancos e beira de rios. Com relação às obras de reurbanização do Centro de Duque de Caxias, que incluiria a construção de um novo terminal rodoviário e a implosão do Shopping Center, nada foi feito apesar do alarde com que essas obras foram anunciadas em setembro de 2007, numa reportagem de um jornal carioca.

TRIBUNAL COMEÇA DEVASSA
NA PREFEITURA DE CAXIAS

Técnicos do Tribunal de Contas do Estado amanhecem em Duque de Caxias nesta segunda-feira (26) para iniciar uma devassa nas contas da Prefeitura relativas a 2008. A determinação foi do presidente daquela Corte, o Conselheiro José Maurício Nolasco depois de receber denúncias do prefeito Zito sobre a compra de tênis tamanho 44 para crianças de 6 a 14 anos, além da estoque de medicamentos comprados pela Secretaria de Saúde do Município no ano passado e que não foram distribuídos aos postos de saúde e hospitais perdendo, assim a validade. Por isso mesmo, a devassa começará pelas Secretarias de Saúde e Educação. Além dos tênis exagerados, a Secretaria de Educação também comprou agasalhos tamanhos “GG” de adultos para alunos da rede municipal, com idade entre 6 e 14 anos. No caso da Secretaria de Saúde, além de medicamentos que perderam a validade por não terem sido utilizados a tempo, o novo governo encontrou equipamentos de custo elevado, entre os quais quatro aparelhos de ultrassonografia, avaliados em R$ 305 mil reais, que não foram instalados no prazo previsto em contrato, perdendo, no caso, a garantia devida pelo fabricante.

RÁPIDAS
• O clima anda tenso na Secretaria Municipal de Segurança em face dos boatos de que o prefeito teria cortado vantagens que vinham sendo pagas aos cerca de 800 Guardas Municipais. Para discutir o assunto, o prefeito convocou uma reunião com os GMS para esta terça-feira.
• Esse será o primeiro teste para o delegado Zaqueu Teixeira, Secretário de Segurança do Município e ligado à ex-governador Benedita da Silva e ao Ministro da Justiça, Tarso Genro.
• Semana passada, como militante do PT, Zaqueu Teixeira compareceu à cerimônia de entrega, pelo governador Sérgio Cabral, de um conjunto destinados a policiais (Foto:Militar Legal).
• Por conta do suposto assalto de que foi vítima o Secretário de Fazenda, Raslam Abbas, o prefeito Zito resolveu reforçar o seu esquema de segurança pessoal e recomendou mais cuidados aos seus auxiliares. A versão de tentativa de assalto vem sendo contestada, diante do “Choque de Ordem” determinada pelo prefeito em seu primeiro dia de governo.
• Uma das raposas políticas que frequentam o cafezinho do “La Guimarães” lembra que, além dos camelôs e comerciantes, Zito também mexeu em conhecidos vespeiros, desmontando esquemas montados no antigo governo para partilhar os dinheiros públicos, que operavam em diversas Secretarias.
• Um desses vespeiros funcionava na Secretaria de Meio Ambiente, ocupada por uma facção do PT e que licenciava aterros, derrubada de árvores e a instalação de postos de gasolina em qualquer lugar, sem fazer o necessário estudo do impacto de tais iniciativas para o meio ambiente.
• Um interlocutor, também conhecedor dos bastidores políticos da Baixada, lembra o assassinatoi do ex-Secretário de Planejamento no Governo Moacyr do Carmo, Carlos Alberto Rebelo, metralhado no viaduto de acesso à Rio-Magé depois de sair de um jantar numa badalada churrascaria de Jardim Primavera, crime até hoje não solucionado pela Polícia do Rio de Janeiro.
• Conhecido como “Carlão”, pela sua estatura física, ele ocupava, por coincidência, a Secretaria hoje ocupada por Raslam Abbas e por onde passam projetos milionários envolvendo o meio ambiente, como instalação de grandes empresas, em especial as que lidam com produtos químicos ou derivados do petróleo, como distribuidoras de combustíveis e lubrificantes, produtos altamente tóxicos e que exigem uma atenção maior do Poder Público antes da liberação da licença para funcionarem.
• Zito prometeu ajudar o seu colega Lindberg Farias, do PT e de Nova Iguaçu, a manter o veto à lei sobre o Orçamento do Município para 2009, aprovado no apagar das luzes de 2008. O ex-Cara Pintada se queixou de que a Câmara não permitiu que ele usasse, livremente, 30% do orçamento aprovado, daí a razão para o veto.
• O prefeito tucano prometeu conversar com os dois vereadores do PSDB iguaçuano para convencê-los a votarem a favor do veto do prefeito, como foi o pedido do “Lula’s Boy”.
• O ex-líder dos topiqueiros e ex-Secretário de Trânsito, Abdul Aikal, que no Governo de Washington Reis não se interessou por resolver o problema do transporte alternativo, está chiando mais do que azeite em chapa quente. Tudo por conta da denúncia de Zito de que a Prefeitura mantinha em estoque 267 semáforos que deveriam estar ajudando a controlar o trânsito no Município.
• Abdul garante que eram apenas 89 conjuntos que deveriam ser instalados de acordo com estudos que a Secretaria de Transito estava realizando. Em outras palavras: a Prefeitura não sabia onde iria colocar os semáforos que comprou, numa prova de incompetência e louvor ao desperdício.
• A Procuradoria Geral do Município deverá dar parecer favorável a que a Secretaria de Educação doe para instituições de assistências a pessoas carentes, inclusive asilos, os 1.300 pares de tênis tamanho 44 e dezenas de agasalhos tamanho “GG” que foram comprados pela Secretaria de Educação
nos últimos dias do governo anterior. Menos mal!
• Jogando no “Marrentão”, o Duque de Caxias estreou no Campeonato Carioca com um empate em 1 x 1 com o Tigre do Brasil. As duas equipes são de
Xerém, no 4º Distrito e o o blog “Nova Campinas” garante que o campo construído pelo DER a pedido de Washington Reis, fracassou em matéria de drenagem, pois mais parecia uma piscina para “pólo aquático” do que campo para futebol.

PT NÃO PROTEGE O MEIO AMBIENTE

Controlando a secretaria do Meio Ambiente desde o Governo Washington Reis, o Partido dos Trabalhadores não deu a mínima para a defesa do meio ambiente, como deveria faze-lo. Ao contrário da rapidez com que autorizou a derrubada de um bosque nos fundos da antiga Fábrica de Tecidos União, no Corte Oito, e dos pés de “Pau Ferro” plantados pelo Governo Federal para proteger os motoristas que passavam pela Estrada Rio-Petrópolis, a Secretaria não atendeu aos apelos dos moradores de um prédio na esquina das ruas Conde de Porto Alegre e Correia Meyer, onde havia duas árvores com raízes à mostra e sinais de que poderiam cair a qualquer momento. Na última quarta-feira (21), com o temporal que caiu pouco depois do Meio Dia, uma das árvores tombou, ficando presa nos rios da rede elétrica, sendo precioso a presença da Defesa Civil e de funcionários da Prefeitura para cortar o que restou da árvore e remover os destroços. Com a queda, a portaria do prédio ficou muito danificada. Agora, os moradores temem que a outra árvore (foto) venha a cair num próximo temporal. Pelo local passam veículos que se destinam ao bairro Itatiaia e os coletivos que chegam ao terminal Prefeito José Carlos Lacerda, ao lado do viaduto do Centenário.(Foto: Alberto Lobo)

Nenhum comentário: