quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

BAIXADA URGENTE

LIGHT NÃO TROCOU POSTE
PENDURADO NA REDE ELÉTRICA

Desde dezembro, um poste da Light está lliteralmente“pendurado” na rede elétrica de alta tensão que passa pela Av. Presidente Kennedy, em frente ao quarteirão onde funciona o Hospital Infantil Ismélia da Silveira. Atingido por um coletivo, o poste dobrou na base e a concessionária apenas “engessou” a base do poste com cantoneiras de ferro. Apesar do acidente ter ocorrido há três meses e o local ficar a menos de 50 metros de uma estação rebaixadora da empresa, o “remendo” permanece o mesmo, o que demonstra que a empresa está sem “caixa” para a compra de um novo poste, aguardando, por isso, que a dona do coletivo causador do acidente pague a indenização pelo dano sofrido pela Light, que não leva em conta, no entanto, o risco para milhares de pedestres que passam pelo local diariamente, tanto os que embarcam e desembarcam dos coletivos no local, como os veículos que passam por aquela via no acesso à Linha Vermelha e a Vigário Geral.

MAZINHO BANCOU CARNAVAL
NO BAIRRO DOUTOR LAUREANO


A Constituição diz que a Lei é igual para todos, mas, na prática, alguns são mais iguais do que outros. Este é o caso do vereador Mazinho. Eleito presidente da Câmara por interferência direta de Zito, através de um telefonema para um vereador, que reverteu o voto prometido a Samuquinha. Embora o prefeito tenha decidido proibir o Carnaval de rua e até advertido os vereadores para sua decisão, Mazinho promoveu não só uma festa na Praça do Dr. Laureano, em frente à casa de Zito, como ainda fez propaganda do evento (foto) garantindo o apoio da deputada Andréia Zito. E Mazinho não foi o único a desobedecer as ordens de Zito.

RÁPIDAS

• O Dr. Sérgio de Moraes Saeta, titular da 3ª Vara Cível de Duque de Caxias, assume nesta segunda-feira (2) uma cadeira de desembargador na 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, a convite do desembargador Luiz Zveiter, presidente daquela corte. O Dr. Saeta será um desembargador substituto, que atuará nos afastamentos impedimentos e licença dos desembargadores efetivos, permanecendo, no entanto, à frente da 3ª Vara Cível.
• Muito querido na cidade, onde está a 23 anos sempre à frente da 3ª Vara Cível, o Dr. Sérgio Saeta já recusara participar do concurso de remoção em outras oportunidades, mas agora não pode se furtar ao convite do presidente do Tribunal de Justiça.
• O que será que o ex-prefeito Washington Reis tanto procura no Hospital Moacyr do Carmo, que ele deixou inacabado? Um dia sim e outro também, ele sai do seu luxuoso escritório no Centro Empresarial Washington Luiz, em frente ao Caxias Shopping, por volta das 15 horas, pega o carro e vai até o hospital, onde entra, espia, vai até a Administração e sai sem dizer nada.
• Semana passada WR apareceu com um fotógrafo a tiracolo, que fez diversas fotos, cujo objetivo ninguém sabe. Na última sexta-feira, quem foi ao hospital foi o ex-Secretário de Serviços Públicos, Tonho de Freitas. E não era para consulta. O que WR estaria procurando tão avidamente? Será algum poço de petróleo?
• A Secretaria de Obras precisa fazer, com urgência, a manutenção da
pavimentação do viaduto do Centenário e das ruas de acesso. Parte do problema é derivado pela falta de manutenção da rede pluvial. Quem sai da Av. Presidente Kennedy em direção à Itatiaia e 25 de Agosto, enfrenta buracos e esgotos até pegar a Av. Dr. Manoel Reis, como é o caso da Rua Leopoldina Tomes (foto).
• No sentido inverso, a retirada de um sinal luminoso, no acesso dos carros que passam pela Rua Coronel João Teles em direção ao viaduto, também preocupa motoristas e pedestres, principalmente nos fins de semana, com o grande fluxo de veículos em direção a um supermercado vizinho do 15º Batalhão da PM.
• A secretária Nacional de Renda e Cidadania, Lúcia Modesto, afirmou que o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) fará uma atualização das informações socioeconômicas das famílias cadastradas no Programa Bolsa Família. Ela deu a informação durante teleconferência com gestores municipais do Bolsa Família, transmitida pela NBR.
• A secretária destacou as duas principais ações da agenda de 2009. Uma delas é a revisão cadastral de usuários do programa. A outra é a implantação de um novo processo de cadastramento com metodologia do IBGE, que começará no final do segundo semestre.
• O recadastramento coincide com a troca de comando em milhares de municípios e visa preparar os novos prefeitos para a campanha eleitoral de 2010. Como disse o senador Jarbas Vasconcelos, o “Bolsa Família é o maior processo oficial de compra de votos do mundo”.
• Graças aos esforços da professora e historiadora Tânia Amaro, foi descoberta no acervo do Instituto Histórico Vereador Thomé de Siqueira Barreto, da Câmara de Duque de Caxias, uma foto panorâmica da Praça Roberto Silveira. Nela, segundo o jornalista Josué Cardoso, em uma entrevista informal com o saudoso colunista Fanor Marques, aparece a árvore mais importante da história de Duque de Caxias: uma jaqueira. Embora um fruto delicioso e nutritivo, há mais de 50 anos a jaca é detestada pelos políticos de Duque de Caxias.

• Ela é o fruto da jaqueira, árvore tropical trazida da Índia pelos colonizadores portugueses no século XVIII. A árvore chega a 20 m de altura e seu tronco, a mais de 1 m de diâmetro. Tanto é cultivada na Amazônia, como em toda a costa tropical brasileira, do Pará ao Rio de Janeiro. • A jaca chega a pesar até 15 Kg, sendo rica em carboidratos, minerais, como cálcio, fósforo, iodo, cobre e ferro. Contém vitaminas A, C e do complexo B. Pode ser consumida in natura, cozida, na preparação de doces e geléias caseiras. As sementes, sem pele e cozidas, também podem ser consumidas como tira-gosto, enquanto o bagaço é utilizado na preparação de sucos, geléia e doces. • A importância política da jaqueira que existia em frente à 59ª DP é que à sua sombra ficavam os candidatos à espera da contagem final das urnas. Daí surgiu um novo tipo de candidato: o Jaqueira, aquele que não consegue se eleger. A história dessa jaqueira está contada no blog do jornalista (http://josuejornal.blogspot.com/2006/10/descansar-na-sombra-de-uma-rvore.html) e na seção "Pedaços da Nossa História" (link ao lado) postada terça-feira.

• Lindberg Farias (PT) não se dá por vencido na disputa da vaga de candidato a governador em 2010, apesar do governador Sérgio Cabral insistir que tem apoio do Palácio do Planalto para disputar a reeleição, como acaba de reafirmar em pleno Sambódromo e na presença de Lula.
• O prefeito de Nova Iguaçu tem intensificado os contatos visando apoios fora do PT para uma possível candidatura a governador. Até Garotinho já foi procurado pelo ex-líder dos “Caras Pintadas” em busca de apoio.
• Ocorre que Garotinho também só tem olhos para o Palácio Guanabara, para onde espera voltar em 2011 e preparar, com calma, a sua nova candidatura ao Palácio do Planalto em 2014, mesmo sob o risco de enfrentar Lula novamente.
• Apesar de presidente do partido no Estado, Garotinho sabe que não terá facilidades para disputar a vaga com Sérgio Cabral no PMDB, a quem indicou e ajudou a eleger em 2006. Como a vaga de senador está reservada para o deputado Jorge Picciani (ou quem ele indicar), o espaço para manobras do ex-governador é muito limitado.
• Por isso, Garotinho já tem o seu “Plano B”, que seria se transferir para o PSDB, comandado pelo prefeito Zito. Hoje, os tucanos não dispõem de um nome de peso para enfrentar Sérgio Cabral e a máquina do PMDB. Garotinho surge, então, como o nome ideal para disputar com chances o Palácio Guanabara, além de oferecer a José Serra ou Aécio Neves palanques por todo o estado.
• Essa fórmula atenderia, por outro lado, aos interesses do deputado Fernando Gabeira, do PV, no que poderia ser a repetição da coligação PSDB-PV que tentou e quase conquistou a Prefeitura do Rio no ano passado.

DESORDEM URBANA
AGORA TEM CRACHÁ

Ao assumir, pela terceira vez, a prefeitura de Duque de Caxias, Zito prometeu um “Choque de Ordem” destinado a liberar as calçadas para os pedestres. Para isso, determinou a retirada de TODOS OS CAMELÔS das ruas e praças da cidade. A medida desagradou a muita gente importante, inclusive vereadores da base aliada, mas ninguém reclamou publicamente. Em surdina, porém, a Secretaria de Serviços Públicos vem permitindo a volta de alguns camelôs, desde que se apresentem devidamente trajados. No uniforme, em letras destacadas, a curiosa expressão “FISCALIZADO PELO S.M.S.P.”, isto é, a autorização para o comércio irregular não parte da Secretaria de Fazenda, a quem cabe conceder os “Alvarás” como ocorre com as empresas legalizadas, mas DO SECRETÁRIO DE SERVIÇOS PÚBLICOS, que chefia o perigoso “Rapa”. Depois os assessores do prefeito reclamam das críticas ao Governo, que estão em franco crescimento, ao contrário da Economia mundial!

Nenhum comentário: