segunda-feira, 27 de abril de 2009

BAIXADA URGENTE

FACULDADE DA BAIXADA PROMOVE
MOSTRA DE CIÊNCIA EM CAXIAS
Através do Departamento de Extensão, a Faculdade de Educação da Baixada (UERJ/Caxias), sediada na Vila São Luiz, vai realizar um projeto de divulgação científica e cultural em comemoração ao Dia da Baixada Fluminense (30 de abril). O evento reunirá estudantes das escolas municipais de Duque de Caxias e o público em geral, em parceria com o Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) e apoio da FAPERJ. Do projeto constam uma Caravana da Ciência (experimentos interativos do CECIERJ), programa Ver Ciência (vídeos de divulgação dos avanços da ciência e da tecnologia no mundo), oficinas do “Com Ciência” (experimentos e construção de aparatos científicos, utilizando material descartável), Planetário Inflável ( programas de astronomia em um planetário portátil); Musikfabrik – oficina de criação de instrumentos musicais com materiais alternativos; Oficinas de figurinos de carnaval.
A programação será desenvolvida na sede da UERJ/Caxias, na rua General Rabelo s/n, na Vila São Luis, nesta quarta e quinta-feira ( 29 e 30) das 10h à 16h, com entrada franca. A Rua General Rabelo tem acesso tanto pela Praça da Bandeira como pela Rua Prudente de Moraes.

IPHAN PREMIA QUEM
PRESERVA A CULTURA



Em reconhecimento às ações de preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, vinculado ao Ministério da Cultura, criou, em 1987, o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, assim denominado em homenagem ao fundador da Instituição. O Prêmio é oferecido anualmente e procura estimular e valorizar ações de empresas, instituições e pessoas físicas de todo o país que compartilham os ideais de Rodrigo, está dividida em 7 (sete) categorias: Apoio institucional e/ou financeiro; Divulgação; Educação patrimonial; Pesquisa e Inventário de acervos; Preservação de bens móveis e imóveis; Proteção do patrimônio natural e arqueológico e Salvaguarda de bens de natureza imaterial
A premiação, atribuída a uma única ação por categoria, é constituída por troféu, certificado, além de R$ 20 mil reais. As inscrições poderão ser feitas até o dia 11 próximo. O edital, com todo o detalhamento do Prêmio, encontra-se disponível na 6ª. Superintendência Regional do IPHAN – Av. Rio Branco, 46/sala 302 – ou na página do IPHAN na Internet:
www.iphan.gov.br e comprasnet.gov.br/

RÁPIDAS

• A cidade foi varrida nesta segunda-feira por fortes rumores sobre mudanças no secretariado de Zito. Consultada pelo blog, uma fonte autorizada negou a possibilidade de mudanças imediatas, mas, semelhante ao técnico do Duque de Caxias, garantiu que ate quinta-feira, nada muda. A partir de 1º de Maio, só duas pessoas estão garantidas: Zito e o seu vice, o médico Jorge Amorelli. Os membros do governo são demissíveis “ad nutum”, isto é, podem sair tranqüilamente para almoçar e descobriren que perderam o cargo na hora do cafezinho.
• A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Regional de Serviço Social promovem besta quarta-feira (29) o 1º Seminário sobre o Serviço Social e o SUAS (Sistema Único de Assistência Social), , das 13h às 17h, Será no auditório da Secretaria de Educação, Rua Prefeito José Carlos Lacerda s/n, ao lado do Mercado Municipal, das 13 às 17 horas.
• Entre os convidados estão a ex-presidente do CRESS/RJ, Hilda Corrêa de Oliveira, e a docente da UFRJ, Alejandra Patorini. As inscrições terminam nesta terça (28).
• O ex-prefeito e ex-senador Hydekel Freitas, que foi assessor especial do também ex-prefeito Washington Reis, viaja nesta quarta-feira para Brasília, onde vai se encontrar com os senadores Renan Calheiros e Fernando Collor. O ex-prefeito chegou a integrar o minúsculo PRN na era Collor e a reunião dos três será em torno do PAC e de uma possível candidatura DELLE em 2.010.
• A movimentação do ex-presidente do Senado, que se afastou para não ser cassado, tem a ver com os problemas pessoais da Ministral Dilma Roussef. Pelo visto, Renan quer estar bem na fita em 2010, caso a candidatura da “companheira Estela” comece a fazer água. Afinal, como ensinava minha avó, seguro morreu de velho, mas o desconfiado ainda está vivo!
• Será nesta terça-feira (28) a audiência pública da Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Alerj para discutir políticas públicas de combate à exploração infantil. O presidente da comissão, deputado Mário Marques (PSDB), pretende ouvir diversas entidades envolvidas na questão. “É uma reunião de debate com grupos de combate a este problema, pois quero encontrar soluções que possam ser levadas para o governado Sérgio Cabral”, afirmou o tucano.
• A comissão pretende reunir representantes da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos e da Procuradoria Geral do Estado do Rio. Já estão confirmadas presenças de representantes do Movimento Viva Rio, da Cruzada do Menor e da Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Governo do estado.
• A Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia Legislativa criada para investigar denúncias de corrupção contra conselheiros do Tribunal de Contas do Estado indiciados pela Polícia Federal, realiza uma reunião quinta-feira (30), quando pretende ouvir Maria Verônica Madureira, técnica analista do TCE, e José de Azevedo Santos, serventuário da Justiça, requisitado para o TCE.
• De acordo com a presidente da CPI, deputada Cidinha Campos (PDT), o objetivo da comissão é ouvi-los para aprofundar a ligação de ambos com o conselheiro José Gomes Graciosa. “Maria Verônica é funcionária do tribunal e chefe de Gabinete do conselheiro. Ela é citada em um e-mail como suposta facilitadora de transações envolvendo dinheiro. Já em relação a José Antônio, a comissão conseguiu informações sobre possíveis negócios imobiliários envolvendo ele e Graciosa, que seriam suspeitos. Iremos averiguar tudo nesta reunião”, explicou a pedetista.
• Orientado por seu advogado, o banqueiro Daniel Dantas, do grupo Opportunity, manteve-se em silêncio durante depoimento na manhã de desta segunda-feira (27) na sede da Superintendência da Polícia Federal (PF) em São Paulo. Dantas saiu do prédio às 8h26 indiciado por formação de quadrilha e crimes financeiros, como gestão fraudulenta, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.
• “Houve indiciamento formal dele e nos colocamos à disposição [da PF]”, disse o advogado do banqueiro, Andrei Schmidt. Ele reclamou da divulgação do indiciamento pela imprensa antes de ocorrer formalmente. “Não há exercício de defesa com indiciamento já pronto”, criticou.

DESORDEM URBANA RESISTE
E OCUPA AS RUAS DA CIDADE

Enquanto na área em torno da Praça Roberto Silveira e ruas próximas, inclusive no 25 de Agosto, o motorista encontra dificuldades em estacionar, donos de agências de automóveis fazem a farra ao longo da Av. Brigadeiro Lima e Silva e Rua Marechal Floriano Peixoto, de entrada e saída da cidade. Mesmo em locais em que a Secretaria de Serviços Públicos sinalizou como proibida uma simples parada, veículos permanecem estacionados durante todo o dia, à espera de compradores. O abuso é generalizado, o que demonstra ou conivência com das autoridades do Departamento de Trânsito, ou que esses empresários, por motivos desconhecidos do grande público, não temem o peso da lei.

Nenhum comentário: