terça-feira, 5 de maio de 2009

BAIXADA URGENTE

DANIEL DANTAS ESTÁ
DE OLHO NA SUPERVIA

Segundo nota plantada num grande jornal carioca, o Metrô (Leia-se Oportrans, do grupo do ex-banqueiro Daniel Dantas), está de olho nas linhas suburbanas exploradas pela Supervia. O Metrô, além de Daniel Dantas, tem em seu controle acionário a empreiteira OAS e fundos de previdência, como Previ, dos funcionários do Banco do Brasil. A intenção do Metrô seria chegar, por vias mais curtas e fáceis, até a Baixada, recuperando mais de 1 milhão de passageiros que migraram para os ônibus e vans a partir dos anos 70. Além disso, o Metrô entraria no bolo de financiamento do Governo Federal para infra-estrutura no caso do Rio de Janeiro conquistar o direito de sediar os Jogos Olímpicos de 2016. De lambuja, o grupo Oportunity colocaria areia nos trilhos da Vale, que ficou com os antigos ramais da Central e Leopoldina que atendiam ao interior do Estado do Rio de Sul de Minas, chegando até ao Espírito Santo. Antes da crise mundial que afetou a economia e a própria Vale, a intenção da multinacional do minério de ferro era restabelecer o transporte ferroviário, ligando o Rio a S. Paulo, Belo Horizonte e Salvador através da conexão dos diversos traçados que faziam parte da Rede Ferroviária Federal.
Pelo visto, a disputa entre Daniel Dantas a Roger Agnelli, os poderosos chefões dos dois grupos, será emocionante e mobilizará alguns bilhões de dólare$$$$$$$$. Se vai isso vai beneficiar o povo, o passageiro do trem suburbano? Aí é querer de mais, pois nessas disputas entre gigantes da economia o que menos importa, para eles, é o que o povo tenha a ganhar, às vezes, ou a perder, quase sempre.

DETETIVE PERPÉTUO - UM POLICIAL
SEM VAGA NA POLÍCIA FLUMINENSE

Estivesse vivo, o detetive Perpétuo de Freitas teria um lugar cativo na chamada “geladeira”, onde ficam os policiais sem ambiente de trabalho na corporação pelos mais variados motivos, até a preguiça para trabalhar. Com Perpétuo de Freitas atuante, não teríamos chegado ao ponto em que o transporte de passageiros é controlado por bandidos, fardados ou não, da mesma forma que não haveria guetos inexpugnáveis, onde a Polícia precisa de “alvará” do chefe do tráfico para entrar. Perpétuo era um policial que exercia a sua função com uma fidelidade canina, mas que não admitia o uso da violência para arrancar confissões que seriam anuladas pela Justiça, como ainda hoje ocorre no país. Rápido no gatilho, ele sabia utilizar a sua arma e só o fazia como último recurso. Pela sua ousadia e por respeitar o acusado, Perpétuo de Freitas era sempre escolhido para encontrar e trazer vivo e são aquele que a Polícia escalasse como “Inimigo Nº 1” da ocasião.
A propósito de sua morte, em 1º de setembro de 1964, a revista americana “Time”, além de uma nota na seção de obituários, também publicou uma crônica em que contava que, para ganhar autoridade nos bairros pobres, Perpétuo precisava ser bom, inteligente - e ter muita sorte. Segundo a reportagem, Perpétuo nunca perdeu tempo prendendo pés-de-chinelo, preferindo distribuir balas para a criançada, arranjar emprego para dezenas de ex-presidiários, ou enviar comida e roupas a mães convertidas em viúvas por assassinos que Perpétuo não conseguira prender em tempo. E registrava ainda que o seu cortejo fúnebre, além de figurões da política local, reuniu cerca de cinco mil pessoas, das diversas favela do Rio, que foram prestar a sua homenagem ao policial que dignificava a sua profissão e que nunca aceitaria como definitiva a frase padrão da atual polícia carioca – BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO!.

RÁPIDAS
• O prefeito e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Antônio Borges, se reúnem nesta quarta-feira, (6) a partir das 9h, com comerciantes e empresários do Centro da cidade, na sede da Associação Comercial de Duque de Caxias, em frente à Praça do Pacificador. Zito apresentará propostas para o desenvolvimento econômico do município e de soluções para a região do centro e ouvir reivindicações e sugestões dos participantes.
• Na próxima segunda-feira (11), Zito vai reuniu o seu conselho político para começar a desenhar a “cara” de seu futuro Secretariado. Os atuais secretários participarão da pajelança. Segundo fontes próximas, ele já fez algumas sondagens entre velhos e novos amigos para realizar as mudanças, que julga necessárias para agilizar a administração.
• As vaias durante o seu discurso na Praça do Pacificador, comandadas pelo PSOL nas comemorações de 1º de maio, aceleraram a marcha das mudanças, previstas para junho, mas que podem ser antecipada para os próximos dias. A dúvida é se Zito fará todas de uma só vez, ou fatiada ao longo dos próximos dois meses.
• O Tribunal Superior Eleitoral cancelou 551.456 títulos de eleitor de pessoas que não votaram e nem justificaram a ausência nas últimas três eleições. O total corresponde a 0,43% do eleitorado brasileiro. O estado de São Paulo foi a unidade da Federação com o maior número de títulos de eleitor cancelados, levando-se em conta o número absoluto – 145 mil. Também em números absolutos, Roraima foi a unidade da Federação com o menor número de eleitores que perderam o título – 1,6 mil.
• Sem o título de eleitor não é possível, por exemplo, fazer inscrição em concursos públicos, tirar carteira de identidade, passaporte ou renovar matrícula em instituição de ensino oficial ou fiscalizada pelo governo. Também não é possível obter empréstimos em bancos públicos, e os servidores vinculados ao governo que tiverem o título de eleitor cancelado não recebem o salário.
• Quem perdeu o prazo de regularização e teve o título cancelado ainda pode reativar o documento para votar nas próximas eleições. Para tanto, é preciso ir ao cartório com documento de identidade ou o título de eleitor e pagar as multas estabelecidas. As informações são do TSE.
• A Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça reconheceu, na análise de um caso concreto, a responsabilidade da União pelas conseqüências de prisão e perseguição política realizadas durante o regime militar. O colegiado manteve condenação da União a indenizar, em R$ 100 mil, por danos morais, filhas de um ex-vereador de Rolândia, no Paraná. O STJ ainda se pronunciou no sentido de que a reparação desse tipo de dano é imprescritível. Para o ministro Luiz Fux, relator do recurso, a Constituição de 1988 não estipulou qualquer prazo de prescrição ao direito à dignidade.
• O pai das autoras da ação foi preso em 1964, um ano após se reeleger vereador, por agentes da Delegacia de Ordem Política e Social (DOPS) e mantido em quartel do Exército em Londrina. Quando foi solto, no mesmo ano, passou a sofrer de depressão e de alcoolismo. Morreu em 1984, em decorrência do vício e dos problemas psicológicos. O nome do ex-vereador não foi divulgado pelo STJ.
• O Judiciário convocou os 92 prefeitos municipais do Rio para um plano de ação a fim de mapear a situação de cerca de 4.000 crianças e adolescentes que vivem em abrigos do estado. A reunião será nesta quinta-feira (7) e, além do presidente do TJ, o desembargador Luiz Zveiter, participarão também os secretários de Assistência Social e os juízes das Varas da Infância, da Juventude e do Idoso.
• O projeto, chamado de “Plano Mater”, tem como meta inserir a criança de abrigo em sua família de origem ou encaminhá-la para adoção e, já a partir de maio, uma equipe de profissionais percorrerá as instituições de todos os municípios do Rio.
• Segundo a desembargadora Conceição Mousnier, que elaborou o plano, em muitos abrigos há crianças e adolescentes de zero a 17 anos e algumas estão há mais de dez anos na instituição. Por meio da coleta de dados, o Judiciário fluminense quer saber o número real de abrigados, a faixa etária, estado de saúde, os fatores da permanência na instituição, se existe ação judicial em andamento e se há presença de dependência química, alcoolismo, prostituição, maus tratos e abuso sexual, entre outras informações.
• As condições das instituições, tempo de funcionamento e se elas recebem apoio financeiro também serão levantadas pelo projeto, que vai cruzar informações, a fim de permitir a inclusão de abrigos não cadastrados. “Esses dados nunca foram levantados no Rio de Janeiro. São eles que vão permitir ao presidente do Tribunal traçar uma política institucional, pois o Poder Judiciário tem o poder de fiscalização dos abrigos e de intervenção nos conselhos tutelares”, afirmou a desembargadora, que também coordena a Comissão Estadual Judiciária de Adoção.
• O Detran apreendeu, nesta segunda-feira (4), 48 veículos em Duque de Caxias. Com estas apreensões, já passa de 3.500 o número de veículos em situação irregular rebocados desde janeiro, quando foram iniciadas as operações contra inadimplentes do IPVA. Foram 16 carros de passeio, dois caminhões e duas motos apreendidos na Avenida Presidente Kennedy.
• À tarde, os agentes rebocaram 26 automóveis e duas kombis na Rua Dr. Manoel Reis. O motorista que for flagrado dirigindo veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado comete uma infração de trânsito gravíssima. Além de ser multado em R$ 191,54 e receber sete pontos na carteira de habilitação, o condutor tem o veículo apreendido e encaminhado para um dos depósitos do Detran.
• Caso não seja reavido por seu proprietário em até 90 dias, o veículo vai a leilão. Todos os 48 veículos foram removidos para o depósito do Detran, na Rodovia Washington Luis, também em Duque de Caxias, de onde só serão liberados com multas e débitos devidamente pagos. Com apreensões, o Detran já rebocou mais de 3.500 veículos.

SÉRGIO CABRAL FECHOU O
RESTAURANTE DA ROSINHA
Quem se acostumou a almoçar no “Restaurante da Rosinha”, ao lado do Shopping Center, teve uma desagradável surpresa na segunda-feira. O local está fechado por tempo indeterminado. Oficialmente, o fechamento seria devido a obras de recuperação do loção, mas muita gente já está apontando o episódio como uma das primeiras escaramuças entre o casal Garotinho e o seu ex-pupilo político. Temendo perder a tão sonhada vaga de vice de Dilma Roussef (ou de quem Lula indicar), Sérgio Cabral perdeu o sono com a saída de Garotinho do PMDC, onde era presidente, mas não mandava. Daí a sua ida para o PR, para onde irão centenas de seguidores do casal para reforçar a campanha de Garotinho para voltar a morar no Palácio Guanabara a parir de 2011. Segundo fontes próximas ao ex-governador, ele aceitou prazerosamente a proposta do PR de se abster de “meter o pau no Lula”. Para Garotinho, basta um palanque para ele desancar Sérgio Cabral. Já estará de bom tamanho!

Nenhum comentário: