domingo, 16 de agosto de 2009

BAIXADA URGENTE

JUSTIÇA CONDENA MONTADORA
POR EXPLOSÃO DE AUTOMÓVEL


Por dois votos a um, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ) condenou a General Motors (GM) e a ACE Seguradoras S/A a pagarem R$ 2,5 milhões por danos morais a 12 pessoas, parentes das quatro vítimas da explosão do automóvel Vectra, na BR-070, próximo a Barra do Garças (509 km a leste de Cuiabá), em 17 agosto de 1999. O advogado de defesa das vítimas, André Paiva, disse que vai recorrer da decisão no Supremo Tribunal Federal solicitando o valor de indenização de R$ 6 milhões, o qual a GM já havia sido sentenciada pela juíza Amini Haddad Campos, da 9ª Vara Cível de Cuiabá, há oito anos. Também vai protocolar uma ação no Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça. Na instituição, já existe um Procedimento Administrativo apurando a recusa da montadora de realizar o recall, pois o advogado encontrou vários casos semelhantes em outras partes do país.
O Vectra modelo GLS, ano 1998/1999, explodiu provocando a morte de quatro pessoas. As vítimas viajavam de Cuiabá para Barra do Garças (MT), quando na altura do km 20 de General Carneiro, por volta das 15h, o veículo explodiu e rapidamente foi consumido pelas chamas. O acidente foi presenciado por uma das filhas das vítimas, que seguia atrás, em outro veículo. Na época do acidente, o veículo tinha apenas sete meses de uso. Para o advogado dos familiares das vítimas, Andre de Paiva Pinto, apesar de ter sido mantida a condenação da GM, com o reconhecimento do defeito do veículo, a redução do valor da condenação representa o desrespeito da grande indústria ao consumidor brasileiro.
“É muito mais barato para a empresa assumir os riscos do processo do que efetuar o recall, assumindo o erro e protegendo o consumidor do produto perigoso e defeituoso. Já temos catalogados 50 casos de veículos modelo Vectra que se incendiaram ou explodiram no Brasil. Pelo menos 80% deles, nos últimos quatro anos, inclusive com modelos novos 2008/2009″, conta o advogado de defesa dos familiares das vítimas.
Andre Paiva Pinto comenta que tem catalogado um veículo modelo Vectra GTX com dez dias de registro que se incendiou e que houve no dia 8 de maio deste ano um incêndio com um veículo Vectra ano 1996/1997, no Espírito Santo, que deixou sequelas em cinco rapazes, sendo que um ainda permanece na UTI.
Fote: Estradas.com.br

LINDBERG NÃO ABRE MÃO DA
CANDIDATURA A GOVERNADOR
O prefeito de Nova Iguaçu (RJ), Lindberg Farias (PT), disse sábado (15) que não abre mão de se candidatar ao governo fluminense e que a única motivação que o levaria a repensar a decisão seria se ela prejudicar a futura candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Presidência da República. Lindberg tem um encontro marcado com o presidente Lula e o governador Sérgio Cabral nesta terça-feira (18), durante inauguração de obras do PAC em Nova Iguaçu. As declarações foram dadas à Agência Brasil, do Governo Federal, durante a inspeção do prefeito às obras do PAC no bairro de Cabuçu, onde será realizada a visita de Lula. Lindberg negou que esteja sendo “enquadrado” por Lula e Cabral, que deverá concorrer à reeleição ao governo do estado.
“Não tem isso, não. Eu conheço o presidente Lula desde que eu era garoto. Viajei o Brasil ao lado dele, durante as passeatas do impeachment [do então presidente Fernando Collor]. Ele deve estar, intimamente, muito satisfeito com o crescimento nosso na política do estado. O governador é que está insistindo. Toda vez que encontra o Lula, [Cabral] pede para ele falar comigo. O governador do estado tem que se garantir. O Lula já ajudou ele muito aqui. Pedir para o Lula que o PT não tenha candidato, é prejudicar muito a bancada de deputados do partido. Pedir para cortar as asas do PT, é pedir demais ao presidente”, afirmou.
O prefeito de Nova Iguaçu negou que tenha intenção de sair candidato ao Senado e disse que seu desejo é mesmo concorrer ao governo do estado. “Minha vontade é muito grande de ser candidato. Tento me espelhar no que é o Lula nacionalmente, no que foi o [ex-governador Leonel] Brizola. Quero unificar a Baixada Fluminense, que tem quatro milhões de habitantes, e aí nós vamos ter uma candidatura muito forte. Acabou essa história de intervenção no PT”, disse.

RÁPIDAS

• O Instituto Vital Brazil, laboratório público estadual do Rio de Janeiro, já começou a produzir uma versão infantil do osetalmivir (Tamiflu), remédio usado para tratar a influenza A (H1N1) - a gripe suína. A nova versão do medicamento é líquida, diferente da versão original, em cápsula.
• O Instituto Vital Brazil informou que os 400 primeiros frascos serão entregues amanhã (17) para a Secretaria Estadual de Saúde, que ficará responsável pela distribuição do medicamento. O Vital Brazil poderá produzir até 14 mil frascos do remédio, e cada paciente é tratado com um frasco.
• Para produzir o osetalmivir líquido, o Instituto Vital Brazil está usando uma carga de pó de fosfato de osetalmivir, enviada pelo Ministério da Saúde, na semana passada. Segundo o laboratório, a nova versão do remédio foi criada por causa das dificuldades das crianças em ingerir as cápsulas do Tamiflu.
• A senadora Marina Silva (PT-AC) considera que não há como separar a crise econômica da ambiental. A avaliação foi feita no sábado (15) em debate sobre clima e meio ambiente, promovido pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). Os trabalhadores rurais estão acampados em Brasília desde a última segunda-feira (10).
• “A crise econômica é grave e precisa ser enfrentada e resolvida e a crise ambiental também. Uma não é em oposição a outra. As coisas têm que ser integradas. Não que há se por em oposição desenvolvimento e preservação. É parte da mesma equação”, disse.
• Segundo a senadora, o Brasil tem condições para iniciar um processo de desenvolvimento sustentável e que é uma mudança de “envergadura civilizatória”. “Estamos diante de uma esquina ética. O nosso compromisso com as gerações futuras nos levará a duas decisões: ou não nos importamos com a possibilidade de inviabilizar a vida na Terra, ou nos importamos e começamos a fazer as mudanças que nós queremos ver no futuro”.
• Na primeira pesquisa de intenção de voto após a revelação do convite do PV para que a ex-ministra Marina Silva dispute a Presidência da República, ela aparece com 3%, enquanto José Serra lidera com 36%, seguido pela ministra Dilma Rousseff, com 16%.
• A pesquisa foi divulgada no sábado, pelo Jornal da Band, revelando que há espaço para o crescimento da candidatura da ex-seringalista, que se sente sem espaço no PT desde que deixou o Ministério do Meio Ambiente em atrito com colegas de outros ministérios, principalmente da Agricultura, Reinhold Stefanes, que se transformou no portavoz dos ruralistas dentro e fora do Governo Lula.
• O presidente da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa, deputado Glauco Lopes (PSDB), participará nesta segunda-feira (17), de uma reunião para discutir a política energética nacional relativa ao gás natural. O encontro acontecerá na sede da Federação das Indústrias do Estado no Centro do Rio.
• De acordo com Lopes, políticas estaduais para a garantia do fornecimento de energia e incentivos a pesquisas sobre geração e distribuição de energias alternativas e sustentáveis estarão entre os temas debatidos.
• “Esta parceria com a Firjan fará com que possamos entender o gás natural e sua utilização dentro das necessidades do estado do Rio. O gás é uma riqueza que pode ser utilizada no abastecimento de veículos, indústrias e residências. É nosso dever fazer com que estes benefícios cheguem à população fluminense”, declarou o parlamentar.
• Pouco mais de um mês após a primeira audiência sobre autos de resistência, o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Freixo (PSol), convocou um novo debate sobre o assunto. A reunião será nesta terça-feira (18), às 10h. “Autoridades já estão convidadas a prestar esclarecimentos sobre as razões que sustentam uma média de três homicídios por dia no estado em circunstâncias, descritas pela polícia, como mortes em confronto”, frisou o parlamentar. Na primeira audiência, a comissão ouviu as justificativas dos representantes da Segurança Pública e das polícias Civil e Militar.
• Desta vez, o deputado pretende também ouvir o Ministério Público Estadual. “Pediremos aos promotores que expliquem os motivos da dificuldade dos autos de resistência se tornarem objetos de processos judiciais, sem passar da fase de inquérito. Há a suspeita de que os autos de resistência possam servir para maquiar execuções sumárias praticadas por policiais em ações nas favelas do Rio de Janeiro”, alertou Freixo.
• O Ministério Público da Infância promoveu na última quinta-feira uma reunião para discutir medidas de proteção a crianças e adolescentes dependentes de álcool e drogas. Do encontro participaram representantes das Secretarias de Educação, Saúde, Segurança Municipal e Assistência Social. A reunião foi conduzida pela primeira promotora da Infância e da Juventude de Duque de Caxias, Andréa Amin, que falou da importância de buscar formas de tratamento dos dependentes e evitar o aumento do número de consumidores.
• Ficou decidida a construção de dois Centros de Atenção Psicológica para usuários de Álcool e outras Drogas (Capsi-AD), que possibilitará o tratamento de pessoas de todas as idades. “Este novo centro será importante porque vai dar mais agilidade aos trabalhos desenvolvidos no Centro de Atenção Total ao Adolescente (Ceata)”, destacou Elisabete Lousão, diretora do primeiro centro de atendimento aos dependentes químicos da Baixada, criados no Governo José Carlos Lacerda, pelo então Secretário de Ação Social, jornalista Ruyter Poubel, com apoio da CEBIA, hoje extinta.

GOVERNADOR MANDA COMANDO
EXPULSAR TENENTE BLOGUEIRO


No Boletim Reservado da PMERJ, de 04 de agosto de 2009, O Coronel Mário Sérgio, comandante-Geral da PMERJ determinou a expulsão da Corporação do Presidente da Amae -Associação dos Militares Auxiliares e Especialistas, o Tenente Melquisedec Nascimento, pelo fato de ter chamado o Governador do estado do RJ, Sérgio Cabral Filho, de PINÓQUIO. O motivo da determinação do comando foi uma nota publicada pelo tenente no blog Militar Legal, com uma charge em que o governador ganhou um nariz de Pinóquio. Segundo Melquisedec, desde que assumiu o Governo do Estado, Sérgio Cabral deixou de cumprir as promessas de campanha, inclusive a implantação de uma nova política salarial para os servidores, principalmente os policiais civis, militares e bombeiros. Como nada disse se concretizou, o Tenente tomou a lendária figura do Pinóquio para representar o governador que não honra as próprias promessas. O Tenente Melquisedec só possui em sua ficha disciplinar uma punição de 15 dias de prisão, pelo fato de ter ido à Câmara dos Deputados em 2005 pedir a abertura de uma CPI para se apurar a razão do elevado número de policias mortos no RJ superar o total de mortos na Colômbia, que enfrenta o tráfico de drogas.

Nenhum comentário: