segunda-feira, 17 de agosto de 2009

BAIXADA URGENTE

SARNEY VOLTA A ACUSAR A
IMPRENSA DE PERSEGUIÇÃO

O senador José Sarney (PMDB-AP), voltou a ocupar a tribuna para se defender da denúncia de que teria ligações irregulares com empreiteiras do setor elétrico e inclusive se hospedaria, em São Paulo, em um imóvel pertencente à construtora Holdenn Construções, Assessoria e Consultora Ltda. Sarney afirmou que o imóvel foi comprado há 30 anos e que a denúncia faz parte de uma campanha do jornal O Estado de S. Paulo contra ele.
Matéria publicada ontem (17) pelo jornal afirma que senadores querem investigar a “conexão da família de Sarney com a construtora Holdenn, cujo principal nicho de negócios é o setor elétrico, área em que o senador exerce influência”. A reportagem mostra que dois dos três apartamentos ocupados pela família na Alameda Franca, na região dos Jardins, em São Paulo, estão em nome da empresa, antes batizada de Aracati Construções, Assessoria e Consultoria Ltda.
“Há mais de 30 anos uso esse imóvel”, defendeu-se Sarney. O presidente do Senado disse que comprou o imóvel, ainda em construção, para que seus filhos pudessem ficar na época em que eles fazia faculdade em São Paulo. “Não tenho nada. Meus filhos se defenderão por eles mesmos”, acrescentou o peemedebista. Ele informou ainda que um dos seus filhos comprou outro apartamento no mesmo prédio, com a finalidade de hospedar os netos que estudam no estado.
“O Estado de S. Paulo se transformou de um jornal para um tablóide londrino, que busca escândalos para vender. A minha impressão é de quando vejo o jornal é de um velho de fraque e de brincos. É de uma irresponsabilidade de tamanha grandeza que não possa acreditar que um jornal posso dizer isso”, afirmou Sarney.
Em seu discurso, o presidente do Senado afirmou que O Estado de S. Paulo age contra ele de forma nazista. “Uma campanha contra mim, uma prática nazista de denegrir a honra e a dignidade foram levados os judeus às câmaras de gás.”

ALERJ VAI DEBATER O ABUSO
NOS AUTOS DE RESISTÊNCIA

Pouco mais de um mês após a realização da primeira audiência sobre autos de resistência, o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Freixo (PSol), convocou um novo debate sobre o assunto. A reunião será nesta terça-feira (18), às 10h, na sala 316 do Palácio Tiradentes.
Autoridades já estão convidadas a prestar esclarecimentos sobre as razões que sustentam uma média de três homicídios por dia no estado em circunstâncias, descritas pela polícia, como mortes em confronto”, frisou o parlamentar. Na primeira audiência, a comissão ouviu as justificativas dos representantes da Segurança Pública e das polícias Civil e Militar.
Desta vez, o deputado pretende também ouvir o Ministério Público Estadual. “Pediremos aos promotores que expliquem os motivos da dificuldade dos autos de resistência se tornarem objetos de processos judiciais, sem passar da fase de inquérito. Há a suspeita de que os autos de resistência possam servir para maquiar execuções sumárias praticadas por policiais em ações nas favelas do Rio de Janeiro”, alertou Freixo.

RÁPIDAS
• Enquanto bandidos faziam arrastões nas rodovias Presidente Dutra e Washington Luiz e matam policiais, o governador Sérgio Cabral aproveitava o fim de semana para passear em Berlim, onde foi realizado o Campeonato Mundial de Atletismo, a pretexto de defender a candidatura do Rio de Janeiro às Olimpíadas de 2016. Ele só retornou ao Rio para participar de um congresso de hotéis (sua especialidade) e acompanhar Lula na visita a Nova Iguaçu, terra do seu adversário Lindberg Farias.
• A situação política da Baixada vai esquentar nesta terça-feira (18), quando o presidente Lula deverá visitar Nova Iguaçu para ver o andamento de algumas obras do PAC. Diante da resistência do prefeito Lindberg Farias de renunciar a uma possível candidatura a governador, aliados do governador estão espalhando boatos de que grupos contratados pelo prefeito iguaçuano irão vaiar Lula e Cabral.
• O ex-Cara Pintada já disse que não aceita a barganha proposta pelo governador – disputar uma das duas vagas de senador – para tira-lo do páreo sucessório no Estado. Para impedir que o PT o expulse como fez com outros dissidentes, Lindberg Farias insiste na tese de que a ministra chefe da Casa Civil deve e pode ter três palanques no Estado do Rio.
• A tese do prefeito iguaçuano considera a hipótese de Garotinho e Sérgio Cabral, além do próprio Lindberg, oferecerem seus palanques à Ministra, que poderia chegar a quatro se o deputado Fernando Gabeira aceitar ser candidato a governador sem que o PV saia da base governista.
• O problema é que o Partido Verde, tal e qual os demais partidos, tem correntes contra e pró Dilma Rousseff. O grupo que resiste aos encantos de Lula aposta agora na candidatura da senadora Marina Silva, que poderá trocar o PT pelo PV ainda esta semana.
• Se isso ocorrer, o palanque de Fernando Gabeira será dividido entre Marina e José Serra, o que poderá dar um nó na cabeça dos eleitores fluminenses.
• Os deputados Comte Bittencourt, do PPS, e João Pedro, do DEM, resolveram lutar contra a correnteza. Em plena pandemia da gripe Influenza A eles querem revogar a exigência da Carteira de Vacinação para a matricula das crianças em creches, escolas maternais, jardins de infância e no pré-escolar da rede pública ou particular. O polêmico projeto vai a discussão nesta terça-feira (05)
• Para os parlamentares, a regra fere a Constituição Federal. “Apesar da iniciativa louvável em seu mérito pela preocupação com a saúde das crianças, a Constituição Federal define a educação como dever do Estado, mediante a garantia de: ‘ensino fundamental obrigatório e gratuito, assegurada, inclusive, sua oferta gratuita para todos os que a ele não tiverem acesso na idade própria’, sem impor nenhuma condição para o acesso ao mesmo”, diz a justificativa assinada pelos parlamentares.
• A dupla se alinha com aquela corrente de educadores que condenam a apreensão de crianças e jovens, que se encontram em condições de risco ou usuários de drogas. Para essa corrente, crianças e adolescentes tem o direito de se negar a viver em abrigos ou serem internados em clínicas especializadas para tratamento da dependência química. Talvez a penitenciária num futuro próximo seja um destino mais saudável para essas crianças e jovens na visão desses educadores. Ou por baixo de sete palmos de terra!

• A Câmara de Duque de Caxias realiza nesta terça-feira (18), a partir das 18h, sessão especial em homenagem ao “Dia do Maçon”, para registrar o papel fundamental da Maçonaria na construção do Brasil como nação livre desde a época do Império.
• As ladeiras das ruas Tarce Freitas Lima, antiga Piauí, Mariz e Barros, Minas Gerais e Cardoso Bessa, na divisa dos bairros 25 de Agosto e Paulicéia, foram
palco neste domingo da 5ª Etapa do “Speed Dowhil 2009, reunindo 17 atletas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O evento teve a parceria da Prefeitura e foi um show de acrobacia e perícia.
• Para a realização da competição, a Prefeitura de Duque de Caxias fechou o trânsito e colocou quatro mil garrafas pets transformadas em 100 blocos para proteção dos atletas. O que se viu foi um espetáculo de velocidade, ultrapassagens e quedas sensacionais. O campeão do evento, na categoria amador, foi Diego Ribeiro. Ele venceu todas as baterias. O campeão na categoria iniciante foi Allan.
• No final do evento, uma grande confraternização reunindo os atletas e organizadores, na Praça João Lazaroni, marcou o fim da competição, com a entrega dos troféus, prêmios e participação da banda “Don´t this rider”
(Foto: George Fant/PMDC).
• A 2ª Subseção da OAB/Caxias promoveu na última quarta-feira (12) em sua sede uma palestra da Delegada Márcia Noeli,
titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher de Duque de Caxias. O tema foi a violência doméstica, que a Lei Maria da Penha pretendia combater. Ocorre que muitas mulheres vêem no marido ou companheiro a figura do pai provedor, que garante o teto, a segurança e a comida da família, resistindo até o último instante a denunciar a violência contra si ou contra os próprios filhos.
• O tema levou ao auditório dezenas de advogadas militantes no município, além do presidente da Subseção, Geraldo Menezes, e a vice-presidente, a advogada Marta Dantas e a vereadora Fátima Pereira, as duas ferrenhas defensoras dos direitos da mulher.

GOVERNO APOIA AS FRAUDES
EM AUTOS DE RESISTÊNCIA
Violando a Constituição Federal que jurou, perante a Assembleia Legislativa, cumprir e fazer cumprir, o governador Sérgio Cabral acaba de baixa um ato secreto, alterando as normas do Código Penal quanto à gradação das penas por delitos praticados por Policiais Militares. Segundo denúncia em seu blog o ex-governador Anthony Garotinho, o novo comandante da PM, Coronel Mario Sérgio, que, como major, estava cedido ao prefeito César Maia, mudou as tipificação dos crimes praticados por PMs no exercício da função.
Pelo novo regulamento, é considerada falta leve, passível apenas de advertência, faltar com a verdade, omitir nas ocorrências dados indispensáveis ao esclarecimento do fato. Em outras palavras: adulterar um Boletim de Ocorrência, omitindo fatos essenciais, vale apenas um leve puxão de orelhas.
A falta média, passível de repreensão, será caracterizada sempre que o PM “disparar arma por negligência ou imprudência; soltar preso ou detido sem autorização; usar de violência desnecessária para efetuar uma prisão”. Assim, o PM que deixar o “preso evadir-se”, ou matar um inocente numa viela de favela, terá como pena uma simples repreensão.
No entanto, o novo regulamento considera falta grave, passível até de expulsão, “ofender ou desafiar seus superiores e desconsiderar ou desrespeitar uma autoridade civil”. Esse artigo serve como uma luva para todo o policial que chamar o governador de mentiroso, ou postar fotos de Sérgio Cabral com nariz de Pinóquio, como fez o blog “Militar Legal”. Como se vê, Hitler perde em desfaçatez!

Nenhum comentário: