quinta-feira, 20 de agosto de 2009

BAIXADA URGENTE

PV PREPARA FESTA PARA
RECEBER MARINA SILVA

O PV programa para o dia 30, em São Paulo (SP), a oficialização do ingresso da senadora Marina Silva (AC) nos quadros do partido. O vice-presidente Alfredo Sirkis publicou na página do PV na internet que uma convenção nacional “festiva” vai oficializar a filiação da senadora, primeiro passo para uma eventual candidatura presidencial em 2010. De acordo com o dirigente, ficou acertado com a senadora, que anunciou quara-feira (19) a sua desfiliação do PT, a indicação de nove pessoas de sua confiança para integrar a Executiva Nacional do PV. Sirkis afirmou que, juntamente com os 11 membros do colegiado, estas pessoas serão responsáveis pela elaboração do texto base que norteará o novo programa partidário e de governo, além da campanha presidencial.
Sobre a eventual candidatura de Marina Silva à Presidência, Alfredo Sirkis ressaltou que “a decisão de Marina não é automática à filiação, será tomada em momento posterior”. O dirigente destacou ainda que a campanha Brasil no Clima, já em execução pelo PV, será relançada com a participação da senadora em 27 de setembro, no Rio de Janeiro.
O objetivo desta campanha é conscientizar a sociedade da necessidade de o governo brasileiro assumir “metas audazes” na Conferência de Copenhague, quando lideranças mundiais rediscutirão as medidas adotadas para reduzir a emissão de gases poluentes causadores do aquecimento global. O PV defende, por exemplo, a adoção pelo governo de medidas que passam por um controle maior das queimadas na Amazônia e por um aproveitamento racional das fontes de energia.
Segundo o deputado Fernando Gabeira, os programas de partido e de governo do PV foram elaborados antes da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92), realizada em 1992, no Rio de Janeiro. Na ocasião, líderes mundiais comprometeram-se a reduzir gradativamente a emissão de carbono na atmosfera para conter os efeitos do aquecimento global.
O deputado disse que a reestruturação do PV deve passar pela adoção de providências que evitem o uso da legenda para interesses específicos dos candidatos, nos estados e municípios, em detrimento dos compromissos partidários. A expectativa do PV, segundo Fernando Gabeira, é que o partido inicie 2010 já com novas propostas consolidadas o que dará à senadora Marina Silva condições para apresentar à sociedade uma nova alternativa de desenvolvimento social e econômico numa eventual candidatura à Presidência da República.

MERITI NÃO ACEITA
NOVOS VEREADORES

A Baixada vem surpreendendo positivamente a opinião pública do País com medidas heróicas e inovadoras em matéria de administração pública. Em fevereiro, a Câmara Municipal de Belford Roxo decidiu reduzir seus próprios subsídios. Ao invés dos R$ 7.430 aprovados pelos antigos edis em final de mandato, os eleitos em outubro estão recebendo apenas R$ 5.400. O autor dessa façanha, que conseguiu o apoio de 17 dos 19 colegas, foi o vereador Wagner dos Santos Carneiro (PRTB), funcionário do legislativo, onde entrou com o pomposo cargo de Auxiliar de Serviços Gerais, ou seja, servente. E ele justificou a inusitada iniciativa lembrando que vivemos em uma cidade cheia de problemas nas áreas de educação, saúde, saneamento básico e social,. “Nossa realidade é difícil. Durante a campanha eleitoral, por exemplo, encontrei famílias que de manhã não tinham dinheiro nem para comprar pão e café” Segundo testemunha o vereador Carneiro, para matar a fome, “as crianças tomam água com açúcar”.
Agora foi a vez da Câmara de São João de Meriti, que está comemorando nesta sexta-feira (21) seu 64º aniversário de emancipação. Ela surpreendeu o País, ao liderar a Frente Contra a PEC 333/04, que está no Congresso Nacional e pretende recriar as mais de sete mil vagas de vereador extintas pelo Tribunal Superior Eleitoral às vésperas das eleições de 2008. A campanha deflagrada pelo presidente da Câmara meritiense, o vereador Antonio Carlos Titinho (PR), já conta com a adesão de 40 legislativos do Estado do Rio, inclusive Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, Guapimirim, Magé, Queimados, Iguaba Grande, Arraial do Cabo, Saquarema, São Pedro da Aldeia, Cordeiro, Casemiro de Abreu e Rio Bonito, entre outros. E Titinho acaba de conquistar o apoio do deputado federal Antonio Carlos Biscaia (PT), que, em recente encontro, prometeu lutar em Brasília pela derrubada da PEC 333/04, que foi desdobrada em duas: PEC 336/09 e PEC 379/09. Ocorre que os deputados e senadores resolveram fazer uma barretada com o chapéu alheio. Com a recriação das mais de sete mil vagas, eles conquistariam novos cabos eleitorais. Com medo da reação do eleitor, eles reduziram, porém, o repasse de verbas do Orçamento do Município para as Câmaras. Com mais vereadores e menos recursos, o que vai sobrar para os subsídios dos edis será uma merreca.

RÁPIDAS

• Washington Reis anda bem de companhia. Num dos processos por improbidade administrativa movida pelo Ministério Público, o ex-prefeito tem como co-réus dois jornalões do Rio de Janeiro, que recebiam polpudas verbas para apoiar a campanha à reeleição do ex-prefeito.
• Outro que está às voltas com a Justiça é o ex-vereador Marquinhos Pessanha. Ele é acusado pelo MP de incorporar ao seu salário de engenheiro da Prefeitura gratificações que o Parquet considera inconstitucionais, embora aprovados pela Câmara. Trata-se da Emenda à Lei Orgânica número 026/2006
• O processo (N o 2007.021.021612-0) está na 4ª Vara Cível (Fazenda Pública) e a justiça já decretou, inclusive, a quebra do sigilo fiscal do ex-vereador, que no ano passado substituiu a professora Dalva Lazaroni na Secretaria de Cultura.
• O INSS mudou o cálculo do auxílio-doença e da aposentadoria por invalidez. Agora o cálculo levará em conta a média dos 80% maiores salários de contribuição desde julho de 1994. Pela fórmula anterior, quando o segurado tinha menos de 60% das contribuições exigidas como carência para a aposentadoria, o cálculo era feito pela média aritmética simples de todos os salários de contribuição desde julho de 1994. A mudança vai beneficiar quem teve variações de salário, segundo o Ministério da Previdência.
• O cálculo foi alterado para seguir a mesma regra aplicada a outros benefícios concedidos pelo INSS. Em alguns casos, havia ações na Justiça em decorrência da diferença, e o órgão era quem perdia, de acordo com o ministério.
• A juíza Maria Lúcia Lencastre Ursaia, da 3ª Vara Cível Federal de São Paulo, indeferiu o pedido do Ministério Público Federal (MPF) de retirada de símbolos religiosos de prédios públicos. O Ministério Público fez a denúncia após representação do engenheiro Daniel Sottomaior Pereira, de 37 anos, que se sentiu ofendido com a presença de um crucifixo em um órgão público. Pereira é presidente da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (ATEA) e participa do movimento Brasil para Todos, uma iniciativa de democratização dos espaços e dos serviços públicos brasileiros.
• Segundo nota da Justiça Federal, a juíza Maria Lúcia considerou natural, em um país de formação histórico-cultural cristã como o Brasil, a presença de símbolos religiosos em órgãos públicos. “Sem qualquer ofensa à liberdade de crença, garantia constitucional, eis que, para os agnósticos, ou que professam crença diferenciada, aquele símbolo nada representa, assemelhando-se a um quadro ou escultura, adereços decorativos”, disse Maria Lúcia.
• O Site da Baixada está comemorando uma data histórica: três mil notícias divulgadas desde a sua fundação. O número invejável é o de comentários postados: 1,221 até ontem (20). O moderador do Site, Wesley Brasil, está eufórico e com justa razão. Afinal, um conhecido político da região declarou a uma rede de TV que a Baixada não tem Imprensa.
• Este blog também está comemorando o número de 364.746 acessos até às 20h:40 desta quinta-feira. E conseguimos tal façanha sem publicar fotos de “gatinhas”, ou fofocas de celebridade ou políticos.

• O pastor pentecostal Silas Malafaia, da Assembleia de Deus, mandou um duro recado para o Bispo Edir Macedo: “Como é que uma igreja investe milhões numa TV só pra ganhar audiência? Todo tipo de imoralidade numa TV bancada com dinheiro de oferta e de dízimo?”
• Nesta sexta-feira (21), às 10h, o Seminário Teológico Batista de Duque de Caxias, que funciona na Unigranrio, realiza exposição inédita sobre “O mundo da Bíblia”, na Biblioteca Euclides da Cunha. Como destaque desse evento, a Sociedade Bíblica do Brasil (fundada em 1948) entregará à Unigranrio uma Bíblia completa em braile, permitindo que todos aqueles com deficiência visual, moradores da Baixada Fluminense, tenham acesso ao livro mais lido de todos os tempos.
• Um dos convidados para essa leitura, durante a inauguração, é o professor de matemática da Unigranrio Krilof Ivan de Souza Silva, que ficou feliz ao saber dessa novidade: O deficiente visual enfrenta inúmeros obstáculos em seu processo de inclusão na sociedade, principalmente aos meios de informação, educação, cultura e ao mercado de trabalho. “Sou deficiente visual, mas sou reconhecido em minha profissão, aqui nessa universidade. Quero ser o primeiro a ler trechos dessa maravilhosa obra de Deus”, declara Krilof.
• Outra boa notícia na área cultural é a Vakinha Eletrônioca, promovida pela Biblioteca Comunitária Solano Trindade, do Parque Bom Retiro, no segundo distrito. É um sistema de coleta de financeira através da internet, com a intermediação de uma empresa especializada em transações pela WEB. Quem quizar ajudar a Biblioteca a ampliar o seu acervo pode entrar em contado com o site a entidade e fazer a sua doação diretamente na conta corrente da Solano Trindade.
• O vakinha.com.br é um portal destinado à criação e gerenciamento de vaquinhas online.
Acesse http://www.vakinha.com.br/Vaquinha.aspx?e=4697&pwd=%Password% e contribua com sua ajuda.

VILA SÃO LUIZ GANHA
FEIRA EVANGÉLICA

Hoje (21) e amanhã (22), será realizado na Vila São Luiz, em Duque de Caxias, um grande espetáculo de Fé e Solidariedade. Será a 1ª Feira da Comunidade Cristã, idealizada e apresentada pelo Projeto Amigo, que trará a Banda Novo Som, na abertura, a partir das 19h,, e Irmão Lázaro, no sábado A expectativa dos organizadores do evento é atrair 40 mil pessoas por dia.
O palco será montado na Praça da Apoteose e contará com a participação de dezenas de Igrejas Cristãs. No local serão instaladas cerca de 100 barracas, que foram cedidas gratuitamente às Igrejas, para arrecadação de fundos para evangelização no município e ajudar obras sociais mantidas pelas instituições religiosas. Quanto às atrações musicais, Irmão Lázaro, é a nova voz gospel, que vem arrastando multidões para os seus shows de fé e superação; enquanto que a Banda Novo Som, segue a trilha de sucesso de outros grupos gospel, demonstrando que a fé em mensagens musicais tem um poder de atração muito grande diante do desencanto e das atribulações do dia a dia.

Nenhum comentário: