quinta-feira, 13 de agosto de 2009

BAIXADA URGENTE

FEUDUC NÃO PERDOA DÍVIDA
DE EX-ALUNA DESEMPREGADA



Uma ex-aluna do Curso de Letras (Português/Literatura) da Fundação Universidade de Duque de Caxias - FEUDUC - uma entidade fundada por um grupo de amigos do ex-prefeito Moacyr do Carmo há 40 anos e sem fins lucrativos, recebeu nesta quinta-feira uma notificação judicial, com prazo de três dias para pagar as duas últimas mensalidades do curso, concluído em 2007, sob pena de penhora de seus bens. Em dificuldades financeiras quando terminou o curso, a aluna assinou uma nota promissória, reconhecendo uma dívida de R$ 596,29, hoje convertida pela instituição em R$ 721,51, além das custas de Cartório. A ex-aluna, que não conseguiu receber o diploma em função da dívida, não podendo exercer a profissão escolhida, continua desempregada e não tem bens para oferecer em penhora.
Em 2008, a FEUDUC foi o centro de uma polêmica em virtude das suas dificuldades financeiras, que resultaram no desmonto do Departamento de História, um dos mais prestigiados do Estado do Rio, de onde foram demitidos professores com mais de 10 anos de serviços prestados à instituição. Também os dirigentes do Diretório Acadêmico foram perseguidos e tiveram que desistir dos cursos que ali faziam. Como era ano de eleição, o então prefeito Washington Reis se prontificou a municipalizar a instituição, como forma de manter a Universidade funcionando, mas acabou desistindo do projeto com a derrota nas urnas.

ESTUDANTES INSISTEM NA
CAMPANHA “FORA SARNEY”

O grupo, formado por representantes do Diretório Central dos Estudantes da Universidade da Brasília (UnB) e da Central Independentes de Manifestação Ativistas (Cima), burlou a segurança e conseguiu entrar no Senado, mesmo com a proibição de acesso de visitantes como medida de prevenção à influenza A (H1N1) – gripe suína. Os estudantes conseguiram entrar no Salão Azul, que fica ao lado do plenário, e começaram a gritar “Fora Sarney”. Eles já haviam tentado realizar um protesto terça-feira (11), quando entregariam 11 pizzas ao presidente do Conselho de Ética do Senado, Paulo Duque (PMDB-RJ). Eles foram impedidos de se manifestar pela Polícia Legislativa, de uma forma que classificaram de “truculenta”.
Aos gritos de “Fora Sarney”, dez estudantes realizaram, há pouco, manifestação contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e outros parlamentares.
“É uma ditadura branca, os segurança estão perseguindo os estudantes, que nada mais querem do que cobrar desta Casa, que está podre”, afirmou o estudante Rodrigo Pilha. “Polícia é para ladrão, para estudante, não”, reclamou.
Pilha e mais três estudantes foram detidos pela Polícia do Senado. Quando tentaram mostrar cartazes com frases contra os senadores, principalmente Sarney, os policiais legislativos usaram da força contra os estudantes que, várias vezes, gritaram que o ato era pacífico.


RÁPIDAS

• O prefeito Zito convocou todos os prefeitos e Secretários de Saúde da Baixada Fluminense para buscar ações conjuntas de bloqueio à gripe suína na região. O encontro será nesta sexta-feira (14), às 10h, na sede do Cisbaf (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense), entidade que Zito preside e sediada na Av. Gov. Roberto da Silveira 2012, Nova Iguaçu.em Nova Iguaçu, A meta é estabelecer medidas preventivas, procedimentos padrões e ajuda mútua.
• O presidente Lula vetou a adoção de limites nos gastos da União com publicidade e viagens no próximo ano. O dispositivo constava da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2010, publicada ontem (13) no Diário Oficial da União.
• Pelo mecanismo aprovado pelo Congresso, as despesas oficiais com publicidade, viagens, passagens e locomoção não poderiam exceder, no próximo ano, os valores empenhados (autorizados) em 2009. Vários tipos de gasto, no entanto, estariam fora desse limite.
• As despesas relacionadas à segurança pública, fiscalização (como autuações da Receita Federal), vigilância sanitária, defesa civil, obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e da Copa do Mundo de 2014, além das viagens necessárias para as eleições de 2010, não estariam incluídas no teto.
• Na justificativa para o veto, a Casa Civil alegou que a imposição do teto pode comprometer a execução de políticas públicas. Segundo o texto, a limitação nos gastos com viagens poderia afetar a presença de gestores em locais distantes dos grandes centros urbanos, o que comprometeria a fiscalização das ações do governo.
• A Casa Civil também argumentou que, ao contrário do que o dispositivo pretendia, a limitação poderia levar ao aumento nas despesas com publicidade e viagens em 2010. Isso porque, caso os empenhos nessas áreas subissem em 2009, os gastos permaneceriam em níveis maiores no próximo ano.
• A verdade é que 2010 é um ano eleitoral e Lula precisa da mídia ao seu lado para garantir a cobertura da campanha da candidata do PT.
• Por falar da Ministra candidata, o líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), apresentou requerimento de informação em que pede cópia das gravações do sistema interno de câmeras da Casa Civil no período de novembro e dezembro do ano passado. Ele espera, com isso, comprovar se a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira se encontrou com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.
• Caiado quer também cópia do controle de entrada e saída dos carros e pede que seja informado se Dilma Rousseff tem alguma agenda paralela à oficial, que normalmente é divulgada.
• Lina Vieira disse à imprensa que Dilma Rousseff pediu a ela que apressasse as investigações que a Receita vinha fazendo em negócios da família Sarney. Na época, ela interpretou a afirmação como um pedido para parar as investigações. O encontro teria ocorrido na Casa Civil e, segundo Lina, Dilma pediu que fosse informal, sem registro na agenda das duas. Dilma Rousseff nega o encontro e o pedido e diz que as reuniões com Lina Vieira foram todas públicas e sempre com a presença de outras autoridades ou assessores.
• A senadora Marina Silva se reuniu quarta-feira (12) com o líder do PT,
senador Aloizio Mercadante (foto). Após o encontro, o senador paulista disse que a conversa foi “bonita como sempre foram bonitas. São 30 anos de caminhada juntos”. Segundo o líder, a senadora está decidida a ter “um compromisso para construir um movimento sócio ambiental no Brasil, que é a militância dela”. Marina Silva deixou o gabinete do líder do PT sem falar com os jornalistas.
• Perguntado se a senadora já teria definido o seu futuro político e partidário, o senador Mercadante afirmou que cabe à senadora falar sobre o assunto. “Acho que o anuncio da decisão que tomou cabe a ela e não a mim. Mas o sentimento que nos une é o mesmo que permaneceu nesses 30 anos e, para mim, não vai mudar, qualquer que seja a decisão partidária eleitoral que ela venha a tomar”, disse.
• As funcionárias grávidas da Assembleia Legislativa terão dispensa do serviço por um período de 15 dias, que poderá ser prorrogado.A determinação foi publicada no Diário Oficial pelo presidente da Casa, deputado Jorge Picciani (PMDB), nesta quinta-feira(13).
• Também nesta quinta, o governador Sérgio Cabral publicou no Diário Oficial o Decreto 41.988/09, concedendo licença remunerada às servidoras estaduais grávidas, sem qualquer perda de direitos ou vantagens, até o dia 28 deste mês. Neste caso, as beneficiárias apresentarão, por si ou através de representante legal, o requerimento perante o seu superior hierárquico, acompanhado de exame comprobatório da gravidez.
• Os estudantes fluminenses terão um único cartão que unificará a passagem de ônibus, o registro de presença na sala de aula e a merenda, substituindo o atual RioCard. De acordo com o superintendente de Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado de Educação, Sérgio Mendes, o novo serviço será implantado em 50 escolas públicas do estado a partir do dia três, mas atenderá, gradativamente, as outras 1.500 unidades de ensino até o fim do ano.
• “Temos algumas divergências com a secretaria quanto à multi utilização do cartão, mas é um projeto positivo, especialmente por ser único. Se todas as identificações puderem estar num só cartão, é muito bom. Agora, ele tem também que integrar esses serviços com as barcas e o metrô”, avaliou o presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado Comte Bittencourt (PPS), que quarta-feira (12), realizou uma audiência para tratar do assunto.

ZITO GARANTE O FORRÓ
NESTE FIM DE SEMANA


A Assessoria de Imprensa da Prefeitura garantiu no final da tarde desta quinta-feira que o projeto “Forró na Feira” será realizado normalmente neste fim de semana, embora outras atividades tenham sido suspensas até o final do mês por conta da gripe Influenza A, mais conhecida como gripe suína. Assim, continuam suspensos os espetáculos programados para o Teatro Raul Cortez no mês de agosto, bem como o acesso à Biblioteca Municipal Leonel Brizola, ambos no Centro Cultural Oscar Niemeyer, na Praça do Pacificador. Zito determinou, no entanto, moderação na sonorização, atendendo a reclamações de moradores do 25 de Agosto e da direção dos hospitais Mario Lioni e Daniel Lippi, que ficam próximos à estação ferroviária onde se realiza o “Forró na Feira”. No caso da Feira de Artesanato, a Secretaria de Cultura decidiu que o evento será realizado apenas às quintas-feiras, a pedido dos própriso artesãos.

Nenhum comentário: