quinta-feira, 26 de novembro de 2009

BAIXADA URGENTE

MORADORES DE SARACURUNA
PROTESTAM CONTRA A AMPLA

Manifestantes de Saracuruna, no segundo distrito, fizeram na tarde desta quinta-feira (26) um protesto contra a distribuidora de energia Ampla, em frente a uma loja de atendimento da empresa naquele bairro de Duque de Caxias. Segundo noticiário divulgado pela Agência Brasil, eles reclamavam contra a falta de luz que atingiu alguns pontos do município desde a noite anterior (25), devido a um temporal. Na loja, localizada na Rua Belizário de Souza, manifestantes chegaram a quebrar a grade de proteção do portão da loja. A Polícia Militar chegou a reforçar o policiamento no local. Clientes da Ampla também buscaram informações na loja de Imbariê, no mesmo município. As duas lojas foram fechadas por medida de segurança.
Segundo a Ampla, as lojas serão reabertas hoje (27), no horário normal. Por meio de nota, a distribuidora de energia disse que não está medindo esforços para restabelecer o fornecimento de energia e que “reconhece o direito do cidadão em reclamar sobre seus direitos, mas lamenta qualquer ato de vandalismo”.
A chuva deixou vários bairros do Rio e da Região Metropolitana sem luz na noite de quarta-feira. Técnicos da Light e da Ampla estão trabalhando para tentar resolver o problema.

BLÁ-BLÁ-BLÁ DA CEDAE NÃO
EXPLICA LEI SECA EM CAXIAS


Na audiência pública realizada nesta quinta-feira (26) na Câmara de Vereadores de Duque de Caxias, o comando da Cedae não conseguiu explicar como, depois dos milhões de dólares gastos com a Adutora da Baixada, a região continua com as torneiras secas, embora a empresa cobre pontualmente as contas enviadas para os consumidores. A audiência foi solicitada pelo vereador e presidente da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida, Maninho do Posto, e contou com a participação do engenheiro da Cedae, Marco Antonio Gavarra, responsável pelo PAC das Águas e de Francisco Vieira, coordenador de águas da Cedae, responsável pela região de Jardim América, além de membros do Sindicato dos Trabalhadores da Cedae e da sociedade civil.
“A pergunta crucial é sempre a mesma: por que não tem água em Duque de Caxias? Por que a Baixada Fluminense, que tem os maiores mananciais de água, sofre sem uma gota de água nas torneiras? Alegam que Duque de Caxias cresceu desordenadamente, mas a Rocinha também cresceu da mesma forma e, no entanto, tem água à vontade. Como são feitas essas manobras que tiram de nós a nossa água para mandá-la pra Zona Sul? Hoje, os grandes países estão na briga pelo petróleo e gás mais baratos, mas num futuro bem próximo a guerra será pela água. É por isso que querem a nossa Amazônia”, questionou o vereador Maninho do Posto.
O engenheiro do PAC das águas, Marco Antonio, esclareceu que uma estação de tratamento está sendo construída em Campos Elíseos com capacidade para 5 milhões de litros, o equivalente a 200 litros de água tratada por segundo e quantidade para atender pelo menos 60 mil pessoas. Outra estação é a do Parque da Taquara, cuja capacidade passará de 30 para 100 litros por segundo. Para o representante da Cedae, uma outra obra importante está sendo feita na adutora da Baixada., onde o”booste” funcionava com capacidade abaixo do previsto. Para isso, a emrpresa está assentando 5km de tubos com um metro de diâmetro para beneficiar toda a Região Metropolitana,destacou o engenheiro.
Ao encerrar a reunião, o vereador Maninho do Posto disse que essa Audiência foi o pontapé inicial para o início de uma luta que não terá trégua enquanto o problema da falta d´água na cidade não for resolvido. “Se for preciso, encaminharei a documentação ao Ministério Público, a exemplo do que fizemos com as audiências realizadas nesta Casa contra a Ampla, quando movemos uma ação civil pública e encaminhamos para o Ministério Público Federal”, concluiu o parlamentar.

RÁPIDAS

● Uma das consumidoras revoltadas com a falta d’água em Caxias, Da. Paulão Henriques Moutinho, de 73 anos e moradora da Vila S. luiz, abriu o verbo na audiência na Câmara: “Nunca tivemos água. Minha água é de poço e compro a de galões para beber. No entanto, o que me impressiona é que as contas não param de chegar. Como vamos pagar pelo que não consumimos!”, perguntou aos diretores da Cedae.
● Já Solange Bergami, que faz parte do Comitê de Saneamento da Baixada e mora no bairro de Santa Cruz da Serra, questionou à Cedae sobre as obras de Campos Elíseos e do Parque da Taquara, que, segundo ela, ninguém consegue identificar.
● “Somos contra a privatização da água. Queremos ser parceiros da Cedae, mas a Companhia precisa também nos dar uma contrapartida não desviando nossa água para a Barra da Tijuca. Nós temos água farta”, concluiu Solange.
● Já Francisco Vieira, coordenador de águas da Cedae, responsável pela região de Jardim América, além de membros do Sindicato dos Trabalhadores da Cedae, procurou defender a emrpesa e minimizar o problema crônico da falta d’água. Para o empregado da Cedae, a população da cidade cresceu muito nos últimos dez anos e, desordenadamente
●. “Temos consciência de que a água que abastecia a região há dez anos atrás já não é suficiente, mas estamos instalando postos de pressão para monitorarmos 24 horas. Em Saracuruna, alguns pontos passaram a receber água, a partir de setembro, o que já é uma grande vitória. Sabemos que ainda é pouco, mas estamos fazendo o melhor possível”, comentou ele.
● Lula anunciou ontem que o Brasil não vai reconhecer o governo a ser eleito neste domingo em Honduras. Para quem aceita um terrorista italiano como refugiado político e beija a mão de Kadaffi, não faz a menor diferença reconhecer, ou não, o novo governo hondurenho. É uma pena que o Itamarati, que já teve chanceleres respeitáveis e respeitados em todo o Mundo, esteja entregue a um Ministro que é desafiado por assessores de Lula e não reage!
● A Assembléia Legislativa decidiu criar uma nova CPI, desta vez para investigar a suposta venda de sentenças por parte de um desembargador do Tribunal de Justiça do rio. Segundo o autor da proposta, deputado Paulo Ramos (PDT0, a CPI vai apurar as notícias veiculadas no jornal O Globo de que decisões judiciais estariam sendo negociadas com a intermediação de lobistas e desembargadores.
● “É lamentável imaginar que chegamos a um estágio em que candidaturas estão sendo registradas ou não em função de contribuições, pagamentos e propinas
● Recém chegado de uma rápida viagem à Europa para verificar como funcionam os museus da Itália e da França, o vereador Mazinho foi nesta quinta-feira ao Parque Felicidade para verificar o andamento de algumas obras autorizadas pelo prefeito Zito naquele bairro. Ele estava acompanhado
do ex-Secretário de Obras Ilmar Moutinho Nunes e do ex-presidente da Câmara, Laury Villar.
● Ao todo são cerca oito quilômetros de ruas, beneficiando cerca de 30 mil moradores, o que inclui a retirada do asfalto velho, recomposição asfáltica, limpeza do esgoto, meio-fio e padronização das calçadas. Além das obras das ruas Albino Imparato, Expedicionário José Amaro, 14 de julho e das avenidas Guanabara e Itatiaia, que estão em fase de finalização, será inaugurado, brevemente, um Posto de Saúde da Família que atenderá aproximadamente 11 mil pessoas por mês.
● De acordo com o secretário de Obras, Sandro Monteiro Soares, que acompanhava o presidente da Câmara, as enchentes ocorriam no Parque Felicidade eram provocadas pelas galerias fluviais entupidas
● De acordo com Mazinho, as obras são uma vitória de todos, pois foi realizada com a soma de vários esforços. “Nossa população é trabalhadora, guerreira, digna e com responsabilidade, nós, enquanto pessoas públicas, devemos lutar para oferecer o que há de melhor em saúde, obra, educação, cultura, entre outros. Estas calçadas, além de lindas, vão dar mais segurança e comodidade às pessoas, principalmente às crianças e idosos”, declarou Mazinho.
● De acordo com o ex-secretário de Obras, Ilmar Moutinho, inicialmente as calçadas aparentam não ter espaço para o plantio de árvores, contudo, como são feitas com placas de encaixe é só tirar os pedaços e plantar. “Com este novo modelo de calçada podemos simplesmente retirar uma pequena parte e depois recolocar, sem problemas e custos. Estamos fazendo a calçada primeiro porque fica mais fácil e rápido. Depois vem a secretaria de Meio Ambiente e faz o plantio”, explicou o ex-secretário.
● Será nesta sexta-feira, a partir das 9;00hs, no novo Teatro do Sesi, no Centro, a reunião promovida pela Federação das Indústrias do Estado, cuja pauta gira em torno da melhoria da infraestrutura da região de Campos Elíseos e a falta de segurança para empresas, empregados e moradores.
● A reunião deverá ter a participação do presidente da FIRJAN, Eduardo Eugênio Govêia Vieira, do vice-governador Luiz Fernando Pezão, do prefeito Zito, pois a melhoria da infraestrutura e da segurança pública envolve os governos do Estado e do Município.
● Por meio de nota à imprensa, a assessoria de imprensa do ex-prefeito de São Paulo e atual deputado federal Paulo Maluf disse considerar “rídicula” a
acusação feita pelo Ministério Público Federal (MPF) que entrou ontem (26) com duas ações públicas na Justiça Federal pedindo a responsabilização pessoal de autoridades e agentes públicos por ocultação de opositores da ditadura militar (1964-1985), entre eles, Maluf.
● “Depois de 39 anos, abordar de forma leviana um assunto dessa natureza é no mínimo uma acusação rídicula”, diz a nota, assinada por Adilson Laranjeira, assessor de Maluf (Foto bh blog do Favre).
● O pedido do MPF é para que Maluf e outras quatro autoridades e agentes públicos, entre eles o senador Romeu Tuma, sejam condenados à perda de suas funções públicas ou de suas aposentadorias ou condenados a pagar pelo menos 10% de seus patrimônios como indenização que seria revertida para ações de preservação da memória sobre as violações aos direitos humanos ocorridos durante a ditadura. No entanto, mesmo que fossem sentenciados, os mandatos de Maluf e Tuma não seriam afetados, porque a Constituição impede a perda de mandato em ações civis públicas.
● “Esta ação tem por finalidade responsabilizar as pessoas jurídicas de direito público e autoridades que contribuíram para a ocultação desses cadáveres, impedindo o seu funeral e enterro por familiares e amigos, e promover a memória e a verdade no interesse de toda a sociedade brasileira”, diz a ação, assinada por quatro procuradores da República.

DEPOIS DO APAGÃO, GOVERNO
PREMIA O SETOR ENERGÉTICO


Empresas que se destacaram na racionalização da energia receberam ontem (26) troféus em reconhecimento à iniciativa. O 13º Prêmio Nacional de Conservação de Uso Racional de Energia foi realizado pelo Ministério de Minas e Energia (MME). Nesta edição foram mais de 150 trabalhos inscritos e 14 selecionados para a homenagem.
O evento premiou seis categorias: edificações; empresas do setor energético; indústrias; órgãos e empresas da administração pública; micro, pequenas e médias empresas e imprensa. Para cada categoria há uma comissão julgadora que seleciona os vencedores de acordo com critérios estabelecidos pelo regulamento da Premiação
A coordenação do prêmio é feita pela Petrobrás, com o Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), e pela Eletrobrás, por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Nenhum comentário: