domingo, 22 de novembro de 2009

BAIXADA URGENTE

PARA O COMANDO DA PM
OS BLOGS SÃO INIMIGOS


Na troca de comando do 15º Batalhão, em Duque de Caxias, o Chefe do Estado Maior da corporação, Coronel Álvaro Garcia, elegeu os blogueiros e twiteiros como inimigos que devem ser asfixiado. A irritação do Coronel foi provocada pela divulgação, de denúncias sobre desmandos em unidades da PM, em que os denunciantes se escondem no anonimato. A fala do coronel Garcia irritou muitos oficiais, que mantém blogs e participam dos miniblogs, uma vez que o programa “Disque Denúncia”, que tem ajudado a própria PM a localizar e prender chefões do tráficos e das milícias garante o sigilo quanto à identidade do denunciante, que recebe uma senha para novos contatos e acompanhar as investigações.
Ocorre que o comandante-geral da PM, coronel Mário Sérgio Duarte, é blogueiro e leitor do “Praças da PMERJ”, mantido sob anonimato e merecedor de repetidos elogios do Comandante da PMRJ.
Acontece que o Coronel Garcia não está sozinho nessa cruzada contra o uso da internet como forma de denunciar falcatruas e deslizes das autoridades. Em Cuba, o presidente Raul Castro ganhou uma “saia justa” ao se negar a conceder uma entrevista à blogueira Yoani Sanches, que conseguira entrevistar o Presidente americano Barak Obama
(
http://www.desdecuba.com/generaciony/?paged=2)
Yoani foi proibida pelo governo cubano de deixar Havana para lançar um livro no Brasil ou ir à Espanha receber um prêmio pela sua luta em favor da liberdade de expressão na ilha de propriedade de Fidel Castro. Como os cubanos conseguem acessar o blog de Yoani Sanches apesar da censura, o Governo resolveu partir para o confronto físico e a blogueira foi espancada por “milicianos”. O problema, para o regime castrista, é que Sanches fotografou os “agentes secretos” e divulgou as fotos no blog, aumentando, assim, a sua importância política num momento em que Fidel Castro consegue melhorar a posição do governo cubano perante a Europa e até o governo norte americano, que acena com pequenas aberturas no embargo econômico da ilha.

SOLANO TRINDADE
AINDA DISCRIMINADO
Em cerca de 700 municípios, o dia 20 de novembro foi feriado municipal, em homenagem Zumbi dos Palmares, que fundou a primeira comunidade negra do País, em Alagoas. A data serve de escada para pretensos líderes da negritude defenderem uma série de pleitos, a pretexto de combater o que alegam ser uma discriminação racial. Ocorre que um dos líderes do movimento PELA IGUALDADE RACIAL no Brasil, o poeta negro Solano Trindade, fundador, ao lado da mulher, Margaria Trindade, e do sociólgo Edison Carneiro, do Teatro Popular Brasileiro, o primeiro do País a incentivar a participação do cidadão comum. Nas palavras de sua filha Raquel, era um teatro feito por operários, empregadas domésticas, estudantes e comerciários, que se apresentava muito nas ruas, universidades e fez muita apresentação com a UNE. Ele também criou o Teatro Folclórico Fluminense, uma escola de teatro em Duque de Caxias, que funcionava num velho sobrado da Av. Plínio Casado, esquina com a rua Estevão de Giácomo, onde hoje existe o que restou de um supermercado.
Solano Trindade também formou um grupo que viajou pelos EUA e Europa, sendo o primeiro a mostrar o negro no palco como astro principal. Foi ele também quem levou ao palco, pela primeira vez, a peça de seu amigo e também poeta, até então desconhecido do grande público, Vinícius de Moraes, “Orfeu da Conceição”, que foi adaptado para o cinema como “Orfeu Negro” por questões mercadológicas. O papel de “Orfeu” foi vivido por Haroldo Costa, seu aluno no Teatro Popular Brasileira e que a remontou em 2007, com sucesso de público em de crítica, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Esse negro esquecido pela História oficial e pelos historiadores, era visitado na poeirenta Duque de Caxias dos anos 50 do Século passado, recém emancipada de Nova Iguaçu, por figuras como Di Cavalcante, o compositor e jornalista Antônio Maria, a atriz Vanja Orico, consagrada no filme “O Cangaceiro”, vencedor do Festival de Cannes, o escritor Aníbal Machado e o escultor Bruno Giorgio, entre outros. Eles vinham também para conhecer nossos bairros, pobres e abandonados, mas celeiros de manifestações culturais afro-brasileiras, além do Teatro Folclórico Fluminense. Só Embu das Artes, em S. Paulo, onde ele viveu muito tempo, não esqueceu aquele negro forte, de idéias firmes, que desejava ver o negro no mesmo patamar dos brancos, nunca subjugando outros negros ou membros de outras etnias. Talves por isso, Solano Trindade não foi lembrado no dia 20 de novembro.

RÁPIDAS
● O Consulado dos EUA no Rio negou visto a uma menina de 3 anos, cujos pais adotivos, Carlos Henrique Vasconcelos, ex-secretário de Comunicação do Rio no governo Garotinho, e Lúcia Lazarevitch, queriam levá-la para visitar a Disneylândia. A viagem estava marcada para o próximo dia 29
● Como o casal é branco e a filha adotiva mulata, os pais suspeitam que a restrição do consulado foi de caráter racial.Se o pai dessa menina fosse negro e se chamasse Barack Obama, será que o consulado americano negaria o visto de entrada no País que se confessa guardião das liberdades civis em todo o mundo?
● Para o tenente Melquisedec Nascimento, editor do blog “Militar Legal” e presidente da Associação dos Militares Auxiliares e Especialistas – AMAE- o fato de ele dedicar um grande tempo do seu discurso a isso significa que os blogs e twitters vieram para ficar. “São tão importantes a ponto de um comandante numa passagem de comando falar sobre isso. Quanto às críticas aos anônimos, é natural por serem muito contundentes. E são anônimos por causa da intensa perseguição a eles”.
● O Presidente Lula admite um racha em sua base nos estados nas eleições
de 2010, em entrevista, após votar ontem (22) para a escolha dos novos diretores do PT. Lula afirmou que sua orientação é que a base se una para as eleições estaduais, entretanto, disse, “o que tem acontecido é que cada um olha sempre para o seu umbigo e prevalecem as questões dos estados”.
● Lula ressaltou que, no caso da base governista não conseguir se unir nas eleições, o importante é que se mantenha coesa em torno da provável candidatura presidencial da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. “Por mais que tenha mais de um candidato, o importante é que se mantenham unidos em torno de Dilma”, afirmou.
● O presidente reconheceu que dois palanques de partidos de sua base nos estados podem dificultar a aprovável candidatura de Dilma Rousseff. Para Lula, é sempre difícil para um candidato a presidente fazer uma campanha nessas circunstâncias. “Parece fácil colocar no papel, mas na prática não tem como fazer dois discursos para dois candidatos diferentes”, disse.
● Embora o Inciso 2 do Artigo 81 do Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores de idade, essa norma é desrespeitada diariamente em todo país. Em Porto Velho, Curitiba, Florianópolis, Recife, Cuiabá, São Paulo e Brasília, os membros dos conselhos tutelares e especialistas ouvidos pela Agência Brasil admitiram a facilidade que o adolescente tem para comprar bebida alcoólica.
● Na avaliação do juiz da Vara da Infância e Juventude do Distrito Federal, Renato Rodovalho, o problema ocorre porque a sociedade tolera que os adolescentes bebam. “Existe uma tolerância de padrão de conduta. Uma vez que o maior já se acostumou com a bebida, então há uma tendência do adolescente iniciar-se nessa conduta”.
● O juiz Renato Rodovalho defende a adoção de uma postura mais atuante da sociedade e a realização de campanhas governamentais. Para o magistrado, em certas situações, mesmo havendo fiscalização, é difícil impedir que os menores bebam, pois, muitas vezes, o álcool é comprado por maiores e depois repassado para os adolescentes. “A gente encontra barreira para coibir e fiscalizar esse procedimento, uma vez que a própria comunidade fornece a bebida, quando não, alguns pais também”, afirmou.
● O presidente do Centro de Informações Sobre Saúde e Álcool (Cisa), Arthur Guerra, acredita que essa conivência é justificada, em parte, porque o álcool é visto como um perigo menor do que as demais drogas. “A família fica muito mais preocupada com o consumo de drogas ilícitas, como maconha e cocaína”, considerou.
● “São conceitos, mesmo, de que o álcool faz parte da vida, não faz mal e tem que beber desde muito cedo”, disse a pesquisadora da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (Uniad), Ilana Pinsky. “Então são aquelas festas de 15 anos, totalmente regadas a bebida alcoólica que os próprios pais fornecem e acham que estão sendo malandros fazendo isso. Alguns pais que acham que não há nada que eles possam fazer a respeito, afinal todo mundo bebe”, afirmou.
● A Assembléia Legislativa vota nesta terça-feira (24) o projeto de resolução do deputado Paulo Ramos (PDT), que cria uma nova CPI para investigar denúncias de supostas vendas de decisões judiciais no Tribunal de Justiça do Estado
●“Imaginar as esperanças, as expectativas que giram em torno do Poder Judiciário, quanto à sua isenção, ao seu dever de fazer justiça, imaginar que esta função tão importante pode estar sendo submetida a suspeição, nos causa grande preocupação. Se confirmado, cria uma situação absurda em relação a alguns personagens que deveriam julgar com isenção”, opina o parlamentar.
● Por conta das denúncias contra decisões do TJ, o desembargador Roberto Wider, corregedor do TJ, pediu afastamento do cargo por 30 dias, afirmando que seu objetivo é facilitar as investigações já determinadas pelo o corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp,
● Nesta segunda e quarta-feiras, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro estará sediando o I Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fonavid). O evento foi organizado pelo Tribunal com o apoio do Conselho Nacional de Justiça, da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, da Associação dos Magistrados Brasileiros e da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados.
● O tema do I Fonavid será "Efetividade da Lei Maria da Penha", tendo como objetivos compartilhar experiências e uniformizar procedimentos relativos à Lei 11.340/06, discutir as decisões oriundas dos Juizados e Varas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher sob o prisma da efetividade jurídica e, ainda, avaliar as vantagens e desvantagens de ampliação de competência do sistema.
● O Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher foi criado dia 31 de março deste ano na III Jornada da Lei Maria da Penha realizada no Conselho Nacional de Justiça com a finalidade de reunir Juízes de todo o Brasil que atuam com a temática da violência doméstica.
● A Lei Maria da Penha foi sancionada em 7 de agosto de 2006 e, além de ter como finalidade a criação de mecanismos para coibir a violência contra a mulher, trouxe uma importante inovação para a Justiça brasileira: a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.
● Continuam as contradições entre a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a CPI das Tarifas de Energia Elétrica da Câmara dos Deputados a respeito do ressarcimento, aos consumidores, dos cerca de R$ 7 bilhões cobrados a mais nos reajustes dos últimos anos.
● Depois de reunião com o diretor-geral da Aneel, Nelson Hübner, sexta-feira (20), o presidente da CPI, deputado Eduardo da Fonte, disse que quarta-feira (25) o estudo da agência sobre o valor exato do que foi cobrado a mais dos consumidores será concluído. A partir disso, começará, então, a negociação com as distribuidoras sobre como será feito o ressarcimento.
● “Eu acredito que não há dúvidas nem da Aneel, nem das empresas sobre o erro na interpretação [do cálculo de reajuste tarifário]. Então, imagino que ninguém vai se negar a ressarcir os consumidores”, afirmou o deputado. Ele disse, ainda, que, depois da reunião, ficou a “certeza” de que a Aneel está tomando todas as providências para fazer a devolução do que foi cobrado a mais.
● O presidente disse que a CPI irá sugerir que as empresas que não devolverem o dinheiro do consumidor sejam impedidas de renovar seus contratos de concessão.
● Sobre a sugestão da CPI de que as empresas que não quiserem ressarcir os consumidores sejam impedidas de renovar seus contratos de concessão, Hübner disse que ela precisa ser legal. “A CPI vai apresentar seu relatório e fazer as sugestões. Mas essas sugestões precisam seguir as normas legais”, afirmou o diretor.
● Como deve ser difícil para esses burocratas de Brasília, pagos com o dinheiro dos nossos impostos e taxas, entenderem o sufoco do cidadão comum, que paga uma tarifa extorsiva pela energia elétrica produzida aqui mesmo, sem qualquer insumo importado!!!!

A TEORIA DE DARWIN
PROVADA NA PRÁTICA
Em 2004, a prefeitura anunciou a canalização da vala Sete, na Vila Maria Helena, onde foi construído o Hospital de Saracuruna. A campanha eleitoral terminou, o prefeito eleito já deixou o cargo, Zito está de volta mas as manilhas, que deveriam dar passagem às águas, continuam abandonadas pelo local. Como que para demonstrar que a Teoria da Evolução da Espécie, do naturalista inglês Charles Darwin estava correta, uma das manilhas se transformou um vigoroso jardim, embora coberto por capim. Só falta agora os biólogos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente estudarem o “caso” e publicarem uma nova teoria sobre a transformação das manilhas de esgotos em jardins.

Nenhum comentário: