quinta-feira, 9 de julho de 2009

BAIXADA URGENTE

PREFEITURA DE MAGÉ ASFALTA
LEITO DA ESTRADA DE FERRO


Num aberto desafio ao IPHAN - Instituto do PatrimônioHistórico e Artistico Nacional – que decidira revitalizar o histórico trecho da antiga Estrada de Ferro Mauá, que ligava Guia de Pacobaíba à Vila Inhomirim, a prefeita Núbia Cozzolino, de Magé, decidiu determinar o asfaltamento de um trecho de cerca de 200 metros do leito da antiga ferrovia, no centro do Dsitrito de Piabetá. A ferrovia foi construída por Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, e inaugurada pelo Imperador, D. Pedro II. Essa foi a primeira estrada de ferro do País e a Prefeitura de Petrópolis está interessada em restaurar a ligação ferroviária com a cidade do Rio de Janeiro, visando reforçar o turismo na região, gerando empregos e renda para a população que mora ao longo da ferrovia. Por conta disso, o IPHAN contratou a VALEC para fazer um estudo sobre a retomada do transporte ferroviário entre a cidade do Rio de Janeiro e Petrópolis.
Por conta da ordem absurda da prefeita mageense, a Associação Fluminense de Preservação Ferroviária, por intermédio do jornalista Carlos Meritello, e engenheiro Luiz Otavio fizeram decidiram protocolar uma denúncia no Ministério Público Estadual contra a Prefeita Núbia Cozzolino, conforme protocolo 73495. A denúncia foi formalizada nesta quarta-feria,a depois de um em 8 de julho de 2009
.

CPI DA PETROBRÁS SERÁ
INSTALADA NA TERÇA-FEIRA


Com seu nome envolvido em mais uma denúncia de irregularidades – a Fundação José Sarney teria recebido recursos da PetrobrÁ para um projeto cultural que nunca teria sido executado –, o senador José Sarney (PMDB-AP) confirmou o que já havia sido declarado pela base governista da Casa que o apóia e determinou nesta quinta-feira (9) que a CPI da Petrobrás seja instalada na próxima terça-feira (14), “com qualquer número de membros presentes”. A determinação foi feita em ofício protocolado na Secretaria Geral da Mesa Diretora e destinado ao senador Paulo Duque (PMDB-RJ), que presidirá a reunião de instalação da CPI por ser o integrante mais idoso do colegiado, informou a Agência Senado.
A agilização da instalação da CPI está sendo creditada às ameaças que vinham sendo feitas pela oposição, sobretudo pelo senador tucano Álvaro Dias (PR), de recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que a comissão fosse iniciada.
Com medo de que mais um adiamento da instalação da CPI pareça uma blindagem do governo à Sarney e à atual crise na Casa, parlamentares alertaram que a comissão inicie os seus trabalhos o quanto antes. Foi o caso do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que pediu que a CPI “vá fundo” nas investigações. Buarque chegou a sugerir que não haja o já tradicional recesso de julho no Congresso para que a comissão comece a atuar o quanto antes.

RÁPIDAS

• A pedido da Firjan de Duque de Caxias, a Prefeitura iniciou nesta quinta-feira as obras de recuperação de um trecho da Avenida Fabor, na região do Pólo Gás Químico, em Campos Elíseos, que tem sido alvo de críticas por conta das péssimas condições de pavimentação.
• Na visita que fez ao local, o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Pedro Paulo Noyma, explicou que o problema se agravou em virtude do rompimento na tubulação do canal Marilândia, que passa pela Reduc e pela Nacional Gás Butano.
• O problema voltará a ser discutido na próxima reunião do Conselho Empresarial da Firjan de Duque de Caxias, na próxima terça-feira (14), às 17 horas, na sede da Firjan/Duque de Caxias.
• Dois médicos de Benim, país localizado na África Ocidental, estiveram nesta quinta-feira (9) no Centro Municipal de Saúde de Duque de Caxias. O objetivo da comitiva era conhecer o trabalho
desenvolvido pelo CMS em seu ambulatório de anemia falciforme.
• De acordo com a coordenadora do Programa de Política Nacional de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme do Ministério de Saúde, Joice Aragão, o trabalho do CMS foi escolhido por ser mostrado aos enviados de Benim por ser considerado referência brasileira.
• A coordenadora do Ambulatório de Anemia Falciforme de Duque de Caxias, Denise Moreira Machado, apresentou ,aos médicos de Benim, o trabalho desenvolvido por ela e sua equipe. “Quando comecei este trabalho, me coloquei no lugar da mãe de uma criança portadora da doença. Que gostaria de encontrar em um lugar acolhedor para atender meu filho e conseguimos isso no Centro Municipal”, afirmou Denise.
• O secretário de Saúde, Danilo Gomes , agradeceu o elogio da coordenadora e explicou o sucesso do ambulatório de Duque de Caxias. “Isso tudo é fruto da dedicação desta equipe. E o serviço vai melhorar ainda mais quando terminarmos a licitação do novo ambulatório e fizermos a capacitação dos profissionais de saúde em setores de emergência”, informou Danilo. (Foto: Paulo Martins/PMDC)
• O diretor do Centro de Saúde Nacional para a Anemia Falciforme de Benin, Mohamed Cherif Rahimmi, também se entusiasmou com o serviço do ambulatório de Duque de Caxias e com a explanação da sua coordenadora. “Assim como ela, também sou um pediatra que se encanta em cuidar das crianças com anemia falciforme. A doença atinge a população negra e afro-descendentes.
• Em Benim, quando comecei não havia nenhum médico especializado na doença, que era desconhecida da maioria. A formação de uma rede internacional de apoio, com a participação de pessoas como Denise, é essencial para socializar as formas de cuidado e descobrir novas formas de combater à doença”, concluiu o médico.
• A Justiça Federal determinou que a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) limite as cobranças pelo fornecimento de certidões. De acordo com a decisão, dada a partir de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal no Rio (MPF/RJ), o órgão deverá fornecer os documentos gratuitamente nas requisições feitas por Defensorias Públicas, órgãos de assistência judiciária ou pessoas físicas que comprovarem insuficiência de recursos.
• A Jucerja chegou a alegar que não existe uma legislação sobre a isenção de pagamento para o fornecimento das certidões, mas a juíza federal responsável pela decisão, Vellêda Dias Neta, concluiu que a ausência de uma lei específica não justifica a cobrança. A juíza levou ainda em consideração o artigo 5º da Constituição Federal, que assegura “a todos, com imunidade ao pagamento de taxa, a obtenção de certidões em repartições públicas, para defesa de direitos”.
• O procurador Luiz Fernando Lessa, autor da ação civil pública, classificou a decisão como “uma grande vitória do MPF em sua missão de assegurar que todos os cidadãos, em especial os necessitados, tenham acesso aos serviços públicos essenciais”.
• A Secretaria Municipal de Educação será palco da exibição de vídeos que
revelam o talento de jovens de Duque de Caxias. Serão exibidos três curtas produzidos por alunos da Oficina de Vídeo Itinerante Tela Brasil, da Casa Brasil, em Imbariê. O evento contará com a presença do cineasta paulistano Eduardo Coutinho, que vai falar sobre a produção de vídeos antes da exibição. Será nesta sexta-feira, (10) às 15h30, no auditório da Secretaria Municipal de Educação
• 25 alunos participaram do projeto realizado no início de julho, na Casa Brasil. As aulas permitem que os alunos tenham acesso a informações técnicas da produção de vídeo, como filmagem, iluminação, ângulos e edição. Nas oficinas, eles também encontram oportunidade de manter contato com profissionais de cinema e de obter dicas sobre como produzir os trabalhos. Depois das oficinas, os alunos passam pelo desafio de produzir filmes com equipamentos oferecidos pelo projeto.
• Cerca de 60 alunos do 3º ano (Ensino Fundamental) do Colégio Santo Antonio, com idades entre 7 e 9 anos, visitaram a Câmara Municipal de Duque de Caxias para aprenderem na prática o funcionamento do Poder Legislativo. • Recebidos pelo primeiro secretário da Casa, o vereador Moacyr da Ambulância, os estudantes ocuparam o plenário num ensaio para uma sessãoa extraordinária da Câmara e o Instituto Histórico Vereador Thomé Siqueira Barreto.e ficaram impressionados com as explicações da diretora do Instituto e professora de História, Tania Amaro.
• “Aprendi que os vereadores criam leis e vigiam as ações do prefeito. Antes achava que o prefeito poderia fazer qualquer coisa, afinal ele é o prefeito não é?”, comentou Maria Eduarda Araújo, 7 anos. João Manoel Silva, 9 anos, já decidiu o que quer ser quando crescer. “Quero ser o prefeito de Duque de Caxias para cuidar do povo e principalmente das crianças. No meu governo construirei muitas escolas e todas as crianças vão estudar, porque adulto trabalha, mas criança tem que estudar. Conheci o Zito outro dia, apertei a mão dele e disse que acho ele um cara muito legal”, destacou João.
• Em seguida, os alunos percorreram um circuito cultural. Guiados por professores do Instituto Histórico eles conheceram a Prefeitura, em Jardim Primavera, as ruínas da Igreja de Santa Rita ou Igreja Velha de Xerém, a Igreja do Pilar e a Fazenda São Bento, a primeira fazenda da Baixada Fluminense. Sua construção data de 1565, século XVI, e produzia açúcar. Atualmente o espaço abriga a área da diocese do município, uma Casa de Oração e um espaço onde a Universidade Pontifícia Católica – PUC realiza cursos de pós-graduação.
• O município de Itaboraí, no Grande Rio, instalou no estacionamento do hospital municipal uma unidade especial de atendimento para pacientes com influenza A (H1N1) – gripe suína. A medida foi tomada após a internação de três pacientes no Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, com suspeita da doença.
• Os pacientes que chegarem ao hospital com sintomas da gripe serão recebidos por uma técnica de enfermagem, que fará uma entrevista para identificar se o caso pode ser considerado suspeito. Se o caso for considerado suspeito, a pessoa será, em seguida, encaminhada à unidade especial de atendimento, onde receberá tratamento até que a doença seja confirmada.
• Depois da confirmação da doença, o paciente é levado a uma área isolada, dentro do hospital, até se recuperar. Os médicos do Programa de Saúde da Família (PSF) no município também foram orientados para identificar pacientes com suspeita da nova gripe e encaminhá-los ao hospital.
• Tinguá, na Baixada Fluminense, está em clima de festa. O distrito de Nova Iguaçu recebe, até domingo (12) a 6ª edição da Festa do Aipim. Barracas com comidas típicas feitas com aipim, shows ao vivo, feira de artesanato, concurso gastronômico, recreação infantil e escolha da Rainha da Festa estão entre as principais atrações.
• Mais de 50 mil pessoas comparecem à Festa todos os anos. Além de moradores do Rio e da Baixada, o evento recebe ainda turistas de outros estados e países. De acordo com uma das organizadoras da Festa, Preta Martins, Tinguá, que já tem em suas reservas naturais grandes atrativos, ganhou mais um instrumento de fomento ao turismo, atraindo mais visitantes para a região.
• A idéia de criar a Festa do Aipim partiu de um grupo de moradores de Tinguá e adjacências, em 2003. O objetivo era produzir uma festa típica que destacasse o cultivo do aipim na região, associada à consciência de preservação das características regionais e oferecendo ao turista a oportunidade de conhecer uma região que ainda guarda as características de vida interiorana.

SÉRGIO CABRAL PROMETE
A TRANS-AMAPÁ EM 2010

O Arco Metropolitano, também conhecido como a “Trans-Amapá”, com um traçado modificado da RJ-109, que ligará Itaboraí ao Porto de Itaguaí, passando por mais quatro cidades da Baixada, deve ser inaugurada no fim de 2010. Nesta quinta-feira (9), o governador Sérgio Cabral, e o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, foram vistoriar o andamento das obras na Estrada de Adrianópolis, em Nova Iguaçu. A obra está orçada em cerca de R$ 965 milhões.
Principal projeto de infraestrutura viária do Estado, o Arco - que ficou só no papel durante 36 anos - terá como objetivo desafogar o tráfego da Região Metropolitana, principalmente na Avenida Brasil e Ponte Rio-Niterói, dando mais mobilidade para o escoamento da produção industrial que terá como destino o Porto de Itaguaí, na Baía de Sepetiba.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) está construindo um trecho de 70,9 quilômetros, que vai do entroncamento da BR-040 (Rio-Juiz de Fora), ao lado do Hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, ao acesso do Porto de Itaguaí, na BR-101, cortando as rodovias BR-465 (antiga Rio-São Paulo), BR-116 (Via Dutra) e BR-101 (Rio-Santos). Os trabalhos de terraplenagem em 20 quilômetros de um trecho de 77 quilômetros também já foram iniciados.
O projeto original da RJ-109 foi alterado em cerca de 13 Km, desviando-se em direção a Xerém e cortando as terras da antiga Fazenda Penha-Caixão. No novo traçado, o Arco Rodoviário vai interromper um projeto social de largo alcance, com uma escolinha de golf em Japeri, que reúne uma centena de jovens carentes da região num projeto de uma ONG do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: