terça-feira, 19 de janeiro de 2010

BAIXADA URGENTE

PELA OMISSÃO DO GOVERNO
RIO GANHA TREM FANTASMA



Enquanto o Comitê Olímpico Brasileiro tenta convencer o governo a levar o Metrô até a Barra da Tijuca, a Supervia oferece, sem qualquer custo adicional, o “trem fantasma”, capaz de “voar” a mais de 70 Km por hora, bem próximo do “trem bala” que o governador Sérgio Cabral quer importar da Europa. Em depoimento na Delegacia de Defesa dos Serviços Delegado, o maquinista da composição que fazia a linha Japeri-Central do Brasil, na manhã de segunda-feira (18) contou ao delegado Eduardo Freitas que a composição apresentou problemas na estação de Ricardo de Albuquerque. Quando ele desceu à plataforma para averiguar o que ocorria, a composição saiu sem controle e só parou quando a Supervia desligou o sistema de suprimento de energia.
Segundo informou o Sindicato dos Ferroviários, o trem passou pela estação de Deodoro a uma velocidade superior a 70 Km/h. A entidade afirma que o condutor havia saído da composição para averiguar um problema na parte elétrica quando viu o trem sair em disparada. Ele acionou o comando da ferrovia para desligar a rede elétrica, única forma de para o “trem fantasma”. Numa declaração típica de quem não está preocupado com o destino da população, o governador Sérgio Cabral divulgou nota oficial em que se limita a informar que dera um severo puxão de orelhas no comando da Supervia. O governador repetiu o que fizera no ano passado, quando um cinegrafista amador flagrou seguranças da Supervia espancando passageiros na estação de Nilópolis. Em face da péssima repercussão do fato, a direção da empresa se limitou a despedir por justa causa, os seguranças brutamontes.

ASSESSOR DE DUTRA VAI À PF
MAS SE CALA SOBRE PROPINA


O policial civil aposentado Marcelo Toledo Watson, apontado na Operação Caixa de Pandora da Polícia Federal como arrecadador de dinheiro de empresas que seria repassado à cúpula do Governo do Distrito Federal como propina, esteve ontem (19) na Superintendência da Polícia Federal. Durante 15 minutos, no encontro com o delegado Alfredo Junqueira – designado para ouvi-lo, Toledo usou a prerrogativa dada pelo Supremo Tribunal Federal de não fazer declarações, mas deverá voltar para depoimento, em 30 dias, segundo seu advogado Raul Livino, que o acompanhou.
A defesa não descarta a possibilidade de Toledo conseguir o benefício da delação premiada, em que poderia ter sua eventual pena reduzida. Raul Livino diz que, embora ainda não tenha tido acesso às peças do inquérito, entende que a situação de Marcelo Toledo é intermediária entre investigado e declarante.
Já o depoimento do ex-chefe de gabinete do governo do Distrito Federal Fábio Simão, à Polícia Federal foi adiado. A defesa de Simão pediu mais tempo para analisar o inquérito da Operação Caixa de Pandora, que investiga suposto esquema de corrupção no governo distrital. Segundo a PF, não ficou marcada nova data para o depoimento de Simão ao delegado Alfredo Junqueira.
No inquérito, que tramita no Superior Tribunal Justiça (STJ), Simão é apontado pelo ex-secretário de Relações Institucionais Durval Barbosa como o responsável por “gerenciar os contratos de terceirização de serviços do governo do Distrito Federal”, cabendo-lhe “arrecadar dinheiro de propina” das empresas contratadas e repassá-lo a quem o governador José Roberto Arruda (sem partido) determinasse.

RÁPIDAS

· Embora a prefeitura disponha de uma Secretaria de Meio Ambiente e de
uma Guarda Florestal, a área mais abandonada de Duque de Caxias é justamente a que deveria preservar o meio ambiente, principalmente pelo fato do município ainda desfrutar da presença de uma franja da quase extinta Mata Atlântica.
· No flagrante feito por um internauta na altura da ponte da Pedreira, por onde pasa o rio João Pinto,podem ser vistas dezenas de.garrafas pet, vasilhames de plásticos, alem de muito lixo.Neste mesmo local, na década de 60, as igrejas evangélicas aproveitavam a água límpida que descia da serra para realizarem a cerimônia do batismo.
· Há uma forma do internauta conseguir os remédios de que precise por baixo preço. Através do endereço
http://www.consultaremedios.com.br/ é possível conseguir uma lista com todos os medicamentos de marca os genéricos e os similares de todas as marcas, com os respectivos preços e onde consegui-lo pelo menor preço do País. E a consulta é de graça!
· A partir de agora, os empregadores domésticos que não pagaram a contribuição previdenciária até a última sexta-feira (15) terão que pagar multa por dia de atraso de 0,33% sobre o valor devido. A cobrança também vale para os segurados individuais, facultativos e os que optaram pelo Plano Simplificado.
· A multa passou a ser proporcional aos dias de atraso, e não mais mensal como era antes, e será cobrada a partir do primeiro dia após o vencimento até o dia do pagamento. Além da multa, serão cobrados juros pela taxa Selic. O novo mínimo, reajustado para R$ 510, só deverá ser considerado para o recolhimento das contribuições em fevereiro, de acordo com o Ministério da Previdência.
· Os moradores da rua Barão de Tefé, no 25 de Agosto, passaram o final de
semana com as torneiras secas, embora estejam a pouco mais de 500 metros de um conjunto de reservatórios da Cedae, com capacidade para armazenar, mais de 14 milhões de litros de água. Nem o fato de nessa rua funcionar um grande hospital foi suficiente para a estatal reformar a rede local, que já existe há mais de 30 anos
· No mês de novembro, o abastecimento foi feito através de carros pipas, mas a Cedae não corrigiu o problema e as torneiras voltaram a secar no final de semana. As contas, no entanto, são entregues regulamente. O abastecimento da rua Barão de Tefé é feito através de manobras na rede da Rua Bahia, cujos moradores também vivem comprando carros pipas. A exceção talvez seja a deputada federal Andréia Zito, que mora num luxuoso prédio daquela rua.
· Mais de mil pessoas aproveitaram o primeiro dia de cadastramento do Bilhete Único para garantir uma viagem mais barata - a partir do dia 1º de fevereiro - para quem se desloca entre os municípios da Região Metropolitana do Rio. Desde segunda-feira (18), os postos de cadastramento registravam um número significativo de pessoas em busca de informação sobre o benefício do Governo do Estado.
· O Bilhete Único Intermunicipal do Rio de Janeiro será aceito nos trens,
barcas, metrô, vans legalizadas e ônibus, sempre que for feita uma viagem intermunicipal. No caso dos ônibus, todos os veículos convencionais intermunicipais urbanos (de duas portas), com e sem ar condicionado, aceitarão o Bilhete Único. Apenas os classificados como tarifa especial, os frescões, não estarão incluídos. · O cadastramento está sendo feito nos terminais de ônibus: Menezes Cortes – Castelo, Mariano Procópio – Praça Mauá e Baixada (Shopping Grande Rio)
· Recebemos correspondência do Sr. Jorge Cezar de Abreu, Secretário Municipal de Trabalho, Emprego, Renda, Ciência e Tecnologia do município, esclarecendo as condições em que ocorreu a demissão da assessora Silvia Mendonça, militante do PT, fato noticiado pelo blog na segunda-feira (18). Segundo Jorge Cezar de Abreu, titular da pasta, Silvia Mendonça não foi demitida por ele, mas colocada em disponibilidade, para que fosse relotada pela Secretaria de Governo, unidade a qual ela pertencia.
· Com relação ao comunicado da demissão, o Secretário de Trabalho afirma que a ex-assessora fora informada pessoalmente no início de dezembro que fora devolvida à Secretaria de Governo, a qual ela deveria procurar para esclarecer sua situação funcional. Afirma ainda que essa comunicação ocorreu no início de dezembro, mas a ex-assessora deixou o tempo passar, não seguindo a orientação que lhe foi passada pelo Secretário.

PETROBRÁS VAI USAR
GÁS EXTRAÍDO DE LIXO

O gás resultante da decomposição do lixo no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, o maior da Região Metropolitana do Rio, será usado como combustível. O acordo assinado entre empresas, a
prefeitura do Rio e o governo do estado prevê que 200 mil metros cúbicos diários de gás metano sejam utilizados como fonte de energia pela Refinaria de Duque de Caxias (Reduc), da Petrobrás. A empresa Gás Verde processará o gás que será retirado da montanha de lixo. Ela vai separar o gás carbônico do metano. Um duto de 6 quilômetros levará o combustível até a Reduc. A previsão é que a produção se inicie até o final deste ano. Segundo a Gás Verde, a reserva de gás do aterro deverá durar pelo menos 15 anos. O uso do gás, que iria parar na atmosfera, também renderá créditos no mercado internacional de carbono.
Segundo o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, parte do dinheiro obtido com a venda do gás será revertida para as prefeituras de Duque de Caxias e do Rio de Janeiro (operadora do aterro), a projetos ambientais e a um fundo para catadores de lixo do aterro sanitário.
“O Jardim Gramacho é um dos maiores aterros da América Latina. Durante 30 anos, mais de 9 milhões de pessoas colocaram lixo lá. Isso é um dos emissores de gás do efeito estufa da Região Metropolitana. Ao capturar isso e transformar em gás natural, vamos deixar de emitir centenas de milhares de toneladas de CO2”, disse Minc.Segundo o ministro, essa é a primeira grande ação brasileira de combate ao aquecimento global, desde a sanção da Lei do Clima, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em dezembro de 2009. Segundo a Comlurb, empresa de limpeza urbana da Prefeitura do Rio e responsável pelo aterro, o Jardim Gramacho deverá ser fechado em dois anos, mas a produção de gás continuará depois disso, devido ao acúmulo de lixo por anos.

Nenhum comentário: