segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

BAIXADA URGENTE

ZITO CAI NO SAMBA NO
ENSAIO DA GRANDE RIO
Depois de proibir os ensaios técnicos da Escola de Samba Grande Rio na av. Brigadeiro Lima e Silva, no 25 de Agosto, o prefeito Zito não só voltou atrás em sua decisão, mas ainda transformou o ensaio em bem cultural imaterial do município. Para encerrar a polêmica com a tricolor caxiense, o prefeito resolveu participar do último ensaio técnico da escola antes do Carnaval. Na apresentação da escola em Santa Cruz da Serra no domingo (7), que reuniu um público de mais de seis mil pessoas, Zito apareceu no meio dos passistas vestido com a camisa da escola em companhia da a primeira dama e Secretária de Ação Social, Claise Maria Zito.
A bateria do Mestre Ciça deu um mais um show com uma apresentação impecável e uma performance digna de nota 10. Passistas, ritmistas, porta-bandeiras e componentes da escola cantaram a plenos pulmões o samba da tricolor da Baixada, dando uma prévia do que será a sua apresentação na Marque de Sapucaí, no Rio.
O prefeito disse que a escola é do povo e do trabalhador da cidade e que é a hora de dar o coração pela Grande Rio na avenida. “Quem ama verdadeiramente a agremiação quer vê-la campeã, como todos nós”, disse o Zito. Ele caminhou pela Automóvel Club, onde cumprimentou várias pessoas e tirou fotos. A deputada federal Andrea Zito (PSDB) também acompanhou o ensaio técnico. (Fotos: George Fant)

ALUNO GAZETEIRO PERDERÁ O
DIREITO DE UTILIZAR O RioCard


Dos cerca de 1,5 milhão estudantes da rede estadual que voltaram às aulas nesta segunda-feira (8), 500 mil usarão cartão de identificação para controle da freqüência escolar, da merenda e do transporte público. O estudante que registrar mais de 5 faltas terá o seu RioCard bloqueado. Quando forem registradas 3 faltas seguidas, os pais do aluno receberão um torpedo, via celular, informando do caso. A partir de agora, o RioCard dos estudantes será carregado apenas nas escolas e os créditos valerão para cinco dias.
Além disso, a secretaria de Educação autorizou o cadastramento, a seleção e a contratação temporária, de até 200 candidatos professores para atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em efetiva regência de turma para o ano letivo de 2010. Os candidatos deverão inscrever-se no site
www.educacao.rj.gov.br nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro. Por esse motivo, foram extintos todos os processos anteriores de formação de cadastro reserva, para a função de professores para atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental, realizados até o ano de 2009.
Os candidatos inscritos e classificados aguardarão em sua residência o comunicado da Secretaria de Educação, através dos correio ou de endereço eletrônico. A convocação observará a ordem de classificação obtida pelo somatório dos pontos atribuídos aos títulos e comprovação de experiência, não prevalecendo qualquer documento comprobatório posterior.

RÁPIDAS
· Lei aprovada pela Câmara, sancionada pelo prefeito e em vigor desde 12 de novembro do ano passado, concedeu o estacionamento gratuito no centro de
Duque de Caxias para os motoristas que apresentarem notas fiscais de compra de qualquer produto. A gratuidade vale por duas horas, mas apenas aos sábados.
· De autoria do vereador Mazinho, presidente da Câmara Municipal, a nova lei permite que os motoristas usem os estacionamentos públicos aos sábados por um período de duas horas para fazer compras no comércio da região. Para ter direito ao benefício, basta que o dono do carro apresente o cupom de compras.
· A medida deverá trazer resultados em médio prazo, aquecendo o comércio
da região que deverá ter um crescimento de até 20%. Com a nova lei, estacionamentos como o da Praça do Pacificador ficam liberados por duas horas para a população, devendo a cobrança ser processada a partir deste período.
· Para Mazinho (foto), além de estimular as vendas, a lei vai possibilitar a redução de sonegação. “Para ter direito à gratuidade a pessoa terá de exigir a nota fiscal que deverá ser apresentada ao guardador na hora de sair com o carro. Esse dinheiro terá retorno para a população através da criação de empregos e outros serviços”, declarou Mazinho.
· O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) cancelou o pagamento do Bolsa Família de 709.904 beneficiários por falta de atualização cadastral. O prazo para atualização era 31 de outubro do ano passado. Desde então, esses beneficiários tiveram o pagamento suspenso e receberam avisos para fazer a atualização, o que deve ser feita nas prefeituras. Segundo o Ministério, o Bolsa Família atende 12,4 milhões de beneficiários. No ano passado, o programa transferiu benefícios que somaram R$ 12,4 bilhões.
· O consumidor deve ficar atento para não perder de dinheiro com falsa vantagem, alertou a advogada Camile Felix Linhares, do Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon) do estado do Rio de Janeiro. No caso específico de parcelamento de passagens aéreas, por exemplo, Camile Linhares afirmou que quando ele é muito longo, tem as vantagens da praticidade, da segurança, da possibilidade de concentrar os pagamentos em uma única data e de dividir em várias vezes.
· “Mas, não são só vantagens. Eu acho importante para o consumidor estar atento aos juros cobrados dentro dessas parcelas. Porque, muitas vezes, os juros são altos e o consumidor fica atento ao número de parcelas oferecidas, mas não se interessa em saber quanto está pagando para parcelar em tantas vezes a passagem”, advertiu a advogada.
Camile reiterou que “antes de comprar uma passagem, entusiasmado pelo número de parcelas, o consumidor deve verificar se não estará pagando por um valor muito maior do que se pudesse pagar a vista por essa passagem”.
· A discussão sobre os juros cobrados no parcelamento dos bilhetes de viagem pelas companhias aéreas não é feita nos Procons, mas por meio de uma ação no Judiciário. Por ser um órgão administrativo, o Procon não trabalha com todas as formas de provas admitidas na área do direito.
· O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, o governador Sérgio Cabral, e o presidente do Tribunal da Justiça do estado, Luiz Zveiter, assinaram nesta segunda (8) um termo de cooperação técnica para a implantação de um programa de estímulo à reinserção social de presos e egressos do sistema carcerário, por meio do trabalho e da profissionalização.
· O programa Começar de Novo é viabilizado com empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e conta também com a participação da Fundação Santa Cabrini, instituição vinculada à Secretaria de Administração Penitenciária, que busca gerir e promover o trabalho remunerado dos detentos. O Começar de Novo prevê maior intercâmbio de informações e documentos, além de apoio técnico e institucional, com o objetivo de reduzir a reincidência dos presos e promover a capacitação profissional .
· Segundo Luiz Zveiter, a ideia é “trazer o preso para a reinserção social, minimizando um possível delito que ele possa praticar”. “O programa Começar de Novo ganhou apoio da sociedade, é um programa consistente em matéria de direitos humanos e de segurança pública”, completou Gilmar Mendes.
· Na solenidade, o presidente do STF ressaltou o desafio de se reduzir o número de presos em delegacias. “Em agosto de 2008 começaram no Rio os mutirões carcerários, isso nos deu uma aula de Brasil, foram expedidos mais de 19 mil alvarás de soltura. A assistência judiciária é insuficiente para atender às demandas, a população carcerária brasileira é estimada em 470 mil pessoas e, se a defensoria tratasse só desses [casos], não daria conta.”
· O governador destacou que, por meio do projeto Delegacia Legal, o Rio vem ampliando o número de casas de custódia e reduzindo as cadeias em delegacias da Polícia Civil. Sérgio Cabral l também destacou o envio de líderes de facções criminosas para presídios de segurança máxima e a prisão de mais de 400 milicianos, inclusive parlamentares, em três anos.
· Nesta segunda-feira (8/02), equipes do Detro voltaram aos principais terminais rodoviários do estado para verificar se as empresas estão respeitando os horários estabelecidos para as linhas urbanas. Desde a implantação do Bilhete Único, o órgão vem intensificando as fiscalizações para garantir que os ônibus convencionais circulem de acordo com o determinado pelo Governo do Estado.
· Ontem, os agentes verificaram que muitas empresas voltaram a operar conforme o previsto, principalmente em Niterói e São Gonçalo, onde semana passada foram detectados os maiores problemas e as empresas receberam maior número de infrações. No total, ao longo da manhã foram registradas 21 multas por descumprimento de horário, uma para cada ônibus convencional que deixou de circular.
· A Trel registrou o maior número de irregularidades, tendo recebido sete infrações por descumprimento de horário, cinco na linha Nova Campina – Passeio e duas na Xerém – Passeio. A Viação União teve seis infrações, quatro no trajeto Piabetá – Passeio e duas no Saracuruna – Passeio.
· A Transportes Fabios, a Auto Viação urema, a Rio Minho e a Limosine Carioca receberam uma multa cada nas linhas Duque de Caxias – Usina, Duque de Caxias – Praça Mauá, Nova Iguaçu – Niterói e Duque de Caxias – Castelo.
· Não vamos descansar enquanto as empresas não estiverem atendendo a população. Hoje, já verificamos que muitos empresários entenderam que não vão conseguir burlar o Bilhete Único e voltaram a operar conforme o determinado pelo Detro. Vamos continuar agindo fortemente para coibir essa prática inaceitável e aqueles que desrespeitarem os usuários serão punidos, avisou Rogério Onofre, presidente do Detro.
· Já foram aplicadas 42 infrações por descumprimento de horários. Desde a implantação do Bilhete Único, a Ouvidoria do Detro vem recebendo denúncias de que muitas empresas estariam substituindo os ônibus com duas portas e roleta, pelos rodoviários, com uma porta, na tentativa de burlar o sistema. Além de operarem com tarifa mais cara, por ser um serviço seletivo, esses veículos não atendem as gratuidades previstas em lei e não operam com o Bilhete Único. O valor da multa é de R$ 625,39, dobrando em caso de reincidência.
· Além das multas relativas às empresas que tentaram burlar o Bilhete Único, os fiscais flagraram outras três irregularidades. A Rio Minho, a Transportes Fabios e a Jurema tiveram uma multa cada por alteração de característica. A Viação União teve uma infração por operar ônibus urbano sem cobrador.

SECRETARIA DE SAÚDE ALERTA
SOBRE O USO DE SIBUTRAMINA

Reeducação alimentar e prática de exercícios podem ser o segredo da boa forma, porém muitas pessoas acabam recorrendo a fórmulas rápidas. Os remédios de emagrecimento são uma tentação para quem quer perder os quilinhos indesejados. A SIBUTRAMINA é um exemplo de componente de diversos medicamentos que são usados indiscriminadamente por homens e mulheres, principalmente jovens, sem prescrição médica. Pesquisa feita na
Europa concluiu que a substância aumenta em 16% o risco de enfartes e derrames em pacientes que a utilizam. Desde 21 de janeiro, a venda de remédios com a substância foi proibida na Europa, enquanto no Brasil, o componente recebeu restrições de uso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Relatório da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife), órgão das Nações Unidas, aponta que o Brasil é o país que mais consome remédios para emagrecer no mundo. A SIBUTRAMINA inibe o apetite e aumenta o gasto energético, mas são os efeitos colaterais em determinados usuários que preocupam os médicos. Os remédios podem causar gosto estranho na boca e boca seca, náusea, estômago irritado, constipação, problemas para dormir, tontura, cólicas menstruais, dor de cabeça, sonolência, dor nos músculos e articulações. Os efeitos mais preocupantes podem atingir os pacientes com distúrbios cardiovasculares.
O endocrinologista do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (Iede), Ricardo Meirelles, explica que a indicação de remédios de emagrecimento deve ser analisada para cada caso.
− O tratamento para emagrecer através da ingestão de remédios deve ser individualizado. Os medicamentos devem ser prescritos criteriosamente a pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 30 kg/m², e com IMC igual ou superior a 25 kg/m², acompanhado de outros fatores de risco, como a diabetes tipo 2 e hiperlipidemia − explica.
O endocrinologista garante que uma dieta saudável também pode trazer resultados positivos. A ingestão de remédios é indicada para pacientes que necessitam do auxílio no emagrecimento.
− O remédio deve ser adotado juntamente com hábitos saudáveis de vida, que compreendem alimentação equilibrada e atividade física regular. Para quem não tem o IMC superior aos valores considerados sobrepeso, não é recomendado tomar o medicamento – afirma Meirelles.
A SIBUTRAMINA é contra-indicada para pacientes com bulimia nervosa, anorexia nervosa, transtorno bipolar, abaixo de 18 anos de idade, hipertensão não suficientemente controlada, hipertensão pulmonar, lesões existentes nas válvulas cardíacas, doença coronária, hipertiroidismo, entre outros casos.
A Anvisa recomendou a contra indicação do uso de medicamentos à base de sibutramina para pacientes com que apresentem obesidade associada à existência, ou antecedentes pessoais, de doenças cardio e cerebrovasculares e também os que apresentem diabetes tipo 2 associada a mais um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Nenhum comentário: