segunda-feira, 17 de maio de 2010

BAIXADA URGENTE

LIXÃO POLUI RIO QUE
ABASTECE A BAIXADA
O vazamento de chorume do lixão do município fluminense de Paracambi para o Rio dos Macacos pode contaminar a água até mesmo de quem mora longe dali. Ambientalistas denunciam que o líquido poluente que mina nos quintais das casas ao lado do lixão e escorre para o rio dos Macacos, atingindo também o Rio Guandu, que abastece 12 milhões de pessoas no estado, a maioria na região metropolitana.
“A contaminação do lençol está evidente pelo lago de chorume ao lado do lixão”, afirma o presidente do Instituto Ambiental Conservacionista 5° Elemento, Edimardo Campbell. A organização não governamental fez um dossiê com impactos causados pelo lixão, pedindo o fechamento da unidade em dez dias. Listam a perda da biodiversidade (morte de árvores e animais), poluição do lençol freático, além de doenças. Entre o lixão e o Rio dos Macacos – uma distância de cerca de 50 metros – vivem cerca de cem pessoas no Bairro Beira Linha, formado principalmente por famílias de catadores.
A poluição do rio por substâncias tóxicas como chumbo e cádmio também foi denunciada em pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), de 2005. No ano seguinte, o alerta passou a constar nos relatórios do Conselho Gestor da Bacia do Guandu. O presidente do órgão, o professor UFRJ Décio Tubb, disse que em relatório enviado a autoridades ambientais municipais e estaduais, a entidade aconselhou o fim do depósito irregular em Paracambi. “Em algum momento, esse chorume chega aos [rios] dos Macacos e Guandu. Existe um risco grande de contaminação, mas com a passagem do líquido pelo solo, pode ser que o grau de contaminação seja reduzido.”
Os afluentes do Guandu são constantemente monitorados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para impedir a contaminação do abastecimento. Mas com o alerta do risco pela Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae), a Secretaria Estadual do Ambiente anunciou o fechamento do vazadouro, destinando R$ 3 milhões para reparar os impactos ambientais e construir uma área provisória para o lixo da cidade até a construção de um novo aterro sanitário, dentro de um ano. Com isso, o lixão de Paracambi deve deixar de funcionar até setembro.
“Essa é uma situação tratada com urgência devido ao estado de total saturação do lixão. Registramos o vazamento de chorume para dentro de um rio, para casas de pessoas. Temos problemas de saúde gravíssimos e com a quantidade excessiva de chuva no começo do ano, fomos instados pela companhia de abastecimento pelos problemas de poluição”, informou a secretária do Ambiente, Marilene Ramos.
O pesquisador do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coope) da UFRJ, Luciano Basto, lembra que, de acordo com levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU), doenças transmitidas pela água matam mais que a violência. “No mundo, metade dos leitos hospitalares são ocupados por pessoas acometidas de doenças de veiculação hídrica e no Brasil os dados são alarmantes.”
O chorume do lixão podem atingir o Rio Guandu e ameaçar o abastecimento do Grande Rio (Foto: Marcia Marques)

GAROTINHO AMEAÇA SUBIR
NO PALANQUE DE SERRA

Depois de assustar os estrategistas do Palácio do Planalto e do PT com a exigência de reciprocidade por parte da candidata do PT, Garotinho
ameaça desembarcar da campanha de Dilma Rousseff e reforçar o palanque do tucano José Serra no Rio de Janeiro. Esse pode ser um golpe mortal na candidatura oficial e na reeleição de Sérgio Cabral pois, menos de 4 anos depois de deixar o Governo, o prestígio de Garotinho no antigo Estado do Rio continua forte e as pressões do governador para isolar o ex governador só tem aumentado as adesões à campanha do marido da prefeita Rosinha Garotinho. E o fato de Cabral tentar isolar Rosinha na campanha pelos royalties do petróleo acabou se voltando contra o governador, pois ele transformou um assunto de interesse de todos os municípios num briga paroquial e menor.
As dificuldades que o deputado Fernando Gabeira vem encontrando, por parte do seu próprio partido, para montar um palanque no interior estão levando muitos prefeitos do interior a aderirem a Garotinho, que não esconde a sua irritação com a traição de que foi vítima por parte de Sérgio Cabral, de cuja campanha foi o fiador e principal patrocinador. Depois de eleito, o atual governador não perdeu nenhuma oportunidade para atingir seu ex guru, a começar pela cassação do deputado estadual Álvaro Dias, ex chefe da Polícia Civil do governo de Rosinha.
Como ensina o dito popular, a vingança é um prato que só deve ser comido frio. E Garotinho está doido para liquidar, politicamente falando, com Sérgio Cabral.

RÁPIDAS

• A pré-candidata do PT Dilma Rousseff, aparece na frente do pré-candidato do PSDB, José
Serra, segundo nova pesquisa CNT/Sensus, divulgada nesta segunda (17). Segundo a pesquisa, a petista teria 35,7% das intenções de voto, contra 33,2% do tucano. O resultado, no entanto, pode ser interpretado como um empate técnico, já que a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
• Marina Silva (PV) aparece em terceiro lugar, com 7,3%, enquanto pré-candidatos como José Maria Eymael (PSDC) e Américo de Souza (PSL) ficaram, respectivamente, com 1,1% e 1%. Outros pré-candidatos mencionados na pesquisa não registraram 1% dos votos. No último sábado (15), o Instituto Vox Populi já havia registrado a pré-candidata do PT pela primeira vez na frente pela corrida presidencial, com 38% das intenções. José Serra ficou com 35%.
• Produtores rurais Paracambi estão preocupados com a construção de um aterro sanitário para receber 260 toneladas de lixo por dia, nos próximos 20 anos, conforme anunciou o governo estadual. Temem a poluição da água, do solo e, consequentemente, dos alimentos. Para muitos, a instalação afetará os pequenos negócios.
• Representante da Associação de Produtores Rurais de Mutirão, que reúne cerca de 90 pequenos agricultores, Márcio Garcia Dornelas diz que o aterro é uma “ofensa”. Lembra que a região é ocupada por antigas famílias de sem-terra, assentadas pela reforma agrária, e que tem agora ameaçada a principal fonte de renda.
•”Vendemos para toda a região, muita gente passa por aqui. Produzimos verduras e legumes que as pessoas podem deixar de comprar. Quem quer alimentos que venham do lixão?”, questionou em sua venda, uma pequena tenda à beira da estrada. “Isso vai dar má fama aos nossos produtos e ninguém vai comprar”, completou.
• A possibilidade de contaminação também assusta quem lida com animais. Dono de uma pequena indústria de laticínios, Ronaldo Muragaya cobra mais informações sobre o projeto. “Essa é uma área que fica alagada entre março e novembro e tem água que corre para dois rios Ribeiro das Lages e Santana. Acho que esse tipo de projeto não pode ser feito na boca pequena. Eu sou vizinho, quero saber, quero ser consultado.”
• Uma pergunta que não quer calar: nesse imblóglio todo da sucessão estadual, com quem Zito vai ficar: Cabral, Garotinho ou Fernando Gabeira?
• Com vistas à próxima Conferência Municipal de Meio Ambiente, será realizado nesta quarta (19), na sed do Sepe/Caxias, na Rua Conde de Porto Alegre, nº 130, próximo à Praça Roberto Silveira, o Fórum de entidades de defesa do meio ambiente.
• Com início às 18 horas, o fórum vai debater a situação do Conselho Municipal de Meio Ambiente, discugir propostas com vista à Conferêndia Municipal de Meio Ambiente, além de outros temas, como a situação dos areais, dos aterros e dos lixões clandestinos nos quatro distritos do município.
• A construção de um aterro sanitário em Paracambi, a 70 quilômetros da capital, para receber 260 toneladas de lixo de cinco municípios, parece ser a única iniciativa do programa de erradicação de lixões do governo estadual, que vem incentivando a implantação dessas unidades pelas prefeituras, de forma consorciada, numa confissão de que o interesse da máfia do lixo se sobrepõe às preocupações de ambientalistas e moradores da Região Metropolitana.
• Integram o consórcio de Paracambi os municípios de Engenheiro Paulo de Frontim, Mendes, Japeri e Queimados. O aterro custará ao governo estadual R$ 10,5 milhões está em fase de licitação. A Secretaria Estadual do Ambiente corre para emitir a licença ambiental para a área, com capacidade de funcionar por 20 anos.
• Os prefeitos do consórcio de Paracambi assinaram um protocolo de intenção para gerenciar a unidade e discutem agora a divisão dos gastos com a operação do aterro da infraestrutura de acesso ao local. “Vamos ter que ver a passagem de caminhões, áreas de transbordo. Estamos na fase de estatuto”, explicou o secretario de Meio Ambiente do município de Paracambi, José Luiz de Oliveira.
• Em contrapartida ao investimento estadual, as prefeitura fluminenses devem disponibilizar o terreno para instalação dos aterros e fechar lixões que funcionam de maneira irregular. De acordo com a Secretaria do Ambiente, o estado tem 40 lixões ilegais, a maioria em Duque de Caxias, sendo ques em 19 desses lixões há catadores de materiais recicláveis em condições de extrema miséria.
• Dados do Ministério das Cidades informam que mais da metade dos 5.563 municípios brasileiros do país não dão destinação correta para o lixo. Em cerca de 30% dos casos, os materiais vão parar em vazadouros a céu aberto e apenas em 1% os resíduos são reciclados.
• Em Duque de Caxias, o empresário Antonio Borges, Secretário de Desenvolvimento Econômico, sugeriu ao prefeito Zito que avaliasse a proposta de uma empresa da Holanda, sugerindo a utilização do lixão do Jardim Gramacho para a produção de energia elétrica, a partir do gás metano produzido pela decomposição de mais de 40 milhões de toneladas de lixo ali depositado pela Comlurb nos últimos 35 anos.
• A usina proposta teria capacidade para fornecer eletricidade para uma cidade com 650 mil habitantes, o equivalente a toda a população de São João de Meriti. Antonio Borges foi demitido pelo prefeito sob o pretexto de que o lixo é assunto privativo da Secretaria de Meio Ambiente, comandada por uma fração do PT.
• O Projeto Ficha Limpa será o primeiro item a ser analisado na reunião desta a quarta (19) pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado. A decisão foi tomada pelo presidente da CCJ, Demóstenes Torres (DEM-GO), e faz parte da intenção dos senadores de votar a matéria até o dia 9, prazo máximo para que a lei possa vigorar já nas eleições deste ano.
• Com o objetivo de qualificar portadores de necessidades especiais para o mercado de trabalho, a Fundec (Fundação para Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais) inaugurar no próximo dia 29, o Projeto Especial de Atividade Física e Saúde – PEAFS –, que passará a oferecer cursos gratuitos em diferentes áreas profissionais. Esse foi o tema da reunião com pais dos alunos, que aconteceu no auditório da OAB – Duque de Caxias.
• O presidente da Fundação, Wagner Botelho (foto), falou sobre a importância da iniciativa. “Percebemos a falta de capacitação profissional de pessoas com limitações físicas e mentais. Um
problema que começa na infância por falta de instituições adaptadas para recebê-los e que compromete o resto de suas vidas. Os cursos profissionalizantes de informática surgiram da necessidade de qualificá-los para o mercado de trabalho, cada dia mais exigente”, disse Wagner.
• Segundo a coordenadora do PEAFS, Vera Lúcia Alves, o número de empresas que contratam pessoas portadoras de deficiência aumentou nos últimos anos, graças a uma série de pressões sociais e legais. “Temos a perspectiva de atender alunos desde a infância com atividades físicas e qualificação profissional inclusiva. É preciso ficar claro que as pessoas não são deficientes. Elas portam alguma deficiência e as superam”, esclareceu a coordenadora do projeto.
• A Comissão de Trabalho da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), presidida pelo deputado Paulo Ramos (PDT), realizará uma audiência pública nesta terça (18), às 14h, para analisar as denúncias de gasto excessivo com o contrato com a empresa Toesa para a manutenção de carros usados no combate à dengue no estado do Rio. As denúncias foram feitas por um ex diretor administração da Secretaria de Saúde, ao constatar que o Estado pagava pela manutenção dos veículos da campanha cerca de R$ 45 mil por ano, quando o de mercado fica em torno de R$ 30 mil.
• Na audiência, será ouvido o secretário de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes. “Vamos aproveitar a presença do secretário para saber como foi feito o contrato para a manutenção dos carros. Também queremos saber como está o funcionamento desse serviço e os problemas que eles estão enfrentando”, explicou Ramos.

ASFALTO AFUNDA E ABRE
CRATERA NO CALÇADÃO

Uma verdadeira cratera, capaz de “engolir” um automóvel, rompeu o asfalto da Av. Nilo Peçanha, no Centro de Duque de Caxias, em conseqüência do rompimento da rede de águas pluviais que passa pelo local. A Secretaria de Obras interditou o local, que não tem tráfego de veículos. O afundamento do asfalto ocorreu no trecho entre as ruas Manoel Vieira e Sete de Setembro, por onde passam todos os veículos procedentes dos bairros Parque Lafaiete, Senhor do Bonfim, Olavo Bilac e até dos municípios de São João de Meriti e Belford Roxo. O problema pode ser conseqüência da falta de investimentos da Prefeitura em saneamento básico. No presente caso, seria a falta de manutenção das redes de escoamento das águas pluviais provindas da parte alta da Vila Meriti, onde fica a Catedral de Santo Antonio e primeiro bairro da cidade, que acabou dando nome à estação ferroviário e à sede do Distrito, enquanto integrante do município de Iguaçu.
Recentemente, as lojas do calçadão foram invadidas pelas águas das chuvas, que jorravam dos bueiros, que deveriam escoá-las em direção à galeria subterrânea da Av. Presidente Kennedy para lançamento, posteriormente, no rio Meriti.

Nenhum comentário: