quinta-feira, 17 de junho de 2010

BAIXADA URGENTE

EX DELEGADO CONFIRMA:
PT ENCOMENDOU DOSSIÊ

O policial aposentado da Polícia Federal (PF), Onézimo Souza, insinuou nesta quinta (17) que gravou a conversa com o jornalista Luiz Lanzetta, que trabalhava para o comitê de campanha da candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff. Segundo o delegado, no encontro, Lanzetta propôs uma investigação sobre o vazamento de informações do comitê de Dilma e que fosse feito também um dossiê sobre o candidato o ex governador José Serra.
Onézimo Souza fez as afirmações no Senado, onde participou de uma audiência pública na Comissão Mista de Controle de Atividades de Inteligência do Congresso para esclarecer as denúncias veiculadas pela imprensa.
O encontro com Lanzetta, segundo o policial, ocorreu no fim de maio, em um restaurante de Brasília. Também participaram o jornalista Amauri Ribeiro Junior e uma terceira pessoa apresentada como Bené, que, depois, foi identificada como o empresário Benedito de Oliveira, da empresa Dialog, que ficaria responsável pelos pagamentos.
Perguntado pelo vice-líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), se teria gravado a conversa, Onézimo Souza esquivou-se. Diante da insistência do parlamentar, ele retrucou: “Como profissional cuidadoso o senhor faria [a gravação]?”. Num segundo momento, perguntado novamente sobre o assunto pelo deputado tucano Marcelo Itagiba (RJ), Onézimo disse que essa informação é “uma matéria de defesa” – já que responde a dois processos – que seria confirmada em juízo.
O policial aposentado disse que Lanzetta deixou claro, no início da conversa, que falava em nome do coordenador nacional da campanha petista, Fernando Pimentel. De acordo com ele, o diálogo se deu em dois momentos. De início, girou em torno de um contrato de dez meses para a elaboração de um projeto de segurança e o controle de fluxo de documentos e pessoas no comitê de Dilma Rousseff.
O policial disse que receberia pelo serviço R$ 160 mil mensais, durante dez meses, que seriam pagos em dinheiro por Benedito de Oliveira. Ele acrescentou que, quando recebeu o pedido de investigar José Serra e outras pessoas, considerou a proposta “indecente”, e se recusou a continuar com a conversa.
Ele afirmou que as pessoas presentes teriam pedido para que investigasse, além de Serra, o deputado Rui Falcão, integrante do comando da campanha do PT, “o pessoal do Itagiba [deputado Marcelo Itagiba]” e o petista Valdemir Garreta. O policial aposentado relatou que as pessoas presentes na reunião desconfiavam de que o comitê de Dilma estivesse sendo vítima de “fogo amigo” e, por isso, seria necessário “colocar ordem na casa”.
À Agência Brasil, o jornalista Luiz Lanzetta não comentou o teor das declarações feitas pelo ex-delegado. Segundo o jornalista, o assunto será analisado pela Justiça. O advogado dele, Antônio Santos, acompanhou todo depoimento no Senado.
No dia 8 deste mês, Lanzetta disse à Agência Brasil que, no encontro, apenas ouviu uma proposta do delegado sobre espionagem, levantou-se e foi embora. “Não sei como pode. Eu ouvi a proposta e depois levantei e fui embora. Não entendo como, a partir daí, isso virou um caos na minha vida. Virei alvo de investigação de uma revista e de um jornal [O Estado de S. Paulo]. Eu não fiz nada”, afirmou o jornalista, cuja empresa de prestação de serviços, a Lanza Comunicação, rompeu o contrato com a campanha petista no início do mês.

ONG DA BAIXADA LUTA EM
DEFESA DO PATRIMÔNIO

A ong “Amigos do Patrimônio”, que reúne pesquisadores, professores de história e outros ativistas culturais da Baixada Fluminense, vai pedir à Secretaria de Cultura de Duque de Caxias que faça o tombamento do antigo prédio da primeira Igreja Matriz do Município, inaugurada em 1937 no atual calçadão da Rua José de Alvarenga e que poderá ser derrubada nos próximos 30 dias para a construção de um espigão.
A primeira denúncia de que a velha Matriz, construída ao tempo em que Duque de Caxias ainda era Vila Meriti e 8º distrito de Nova Iguaçu, foi feita pelo ativista cultural Waldemar Alvarenga Lapoente, o popular “Reizinho”, em seu blog “EXPRESSO DO LUXO”

(http://www.expressodofluxo.blogspot.com/). O temor é de que, além da demolição de um Templo religioso com participação importante na vida política e cultural da cidade, a localização do imóvel, numa rua fechada ao tráfego, acabe desnaturando a idéia da “Rua de Pedestres”, ou calçadão, como o povo a denomina.
UM LEMBRETE: os galpões da antiga Fábrica de Tecidos (de juta) do Corte Oito foram derrubados com o pretexto de ali ser implantado um Shopping Gospel, que seria construído e administrado pela Igreja Universal, do Bispo Edir Macedo. O shopping não saiu, mas a cidade perdeu uma parte importante da História do seu processo de industrialização a partir do final da II Guerra Mundial. Outro marco da industgrialziação de Duque de Caxias, a Fábrica Nacional de Motores, foi desativada pelo Governo Federal e as suas instalações acabaram vendidas para outros empreendimentos imobiliários.

RÁPIDAS

• O Tribunal Superior Eleitoral liberou os debates na internet e em jornais impressos, antes da oficialização das candidaturas pela Justiça Eleitoral. O prazo para o registro dos candidatos termina no dia 5 de julho. A decisão foi baseada na consulta pública do deputado Miro Teixeira (PDT- RJ) que pedia esclarecimentos sobre a participação de candidatos e pré-candidatos em debates na internet.
• O plenário deixou a cargo dos veículos de comunicação as regras para a participação dos candidatos nos debates eleitorais, desde que todos os convidados sejam tratados de maneira igualitária. A transmissão ao vivo pela internet dos debates também foi liberada.
• Segundo o ministro Marco Aurélio Mello, também relator da consulta pública, esse tipo de debate não vai caracterizar propaganda eleitoral antecipada. “Os debates visam ao esclarecimento geral quanto ao perfil de candidatos e pré-candidatos”, justificou.
• O petista Manoel da Conceição, de 75 anos, suspendeu, por 24 horas, a greve de fome que vem fazendo desde sexta-feira (11), no plenário da Câmara. O anúncio foi feito da tribuna da Casa pelo deputado Domingos Dutra (PT-MA), que também está em greve de fome desde a última sexta-feira.
• Dutra (foto informou que ele e a petista Terezinha Fernandes, ex-deputada federal, que aderiu à greve na última segunda-feira (14), vão continuar com o protesto na esperança de uma solução para a questão da intervenção no diretório do PT no Maranhão.
• A greve de fome dos petistas é por causa da decisão do diretório nacional que interveio no diretório local para que o PT maranhense apoie a candidatura da governadora Roseana Sarney (PMDB) à reeleição. O diretório havia decidido ficar com a candidatura do deputado federal Flávio Dino (PCdoB), mas na última sexta-feira, o diretório nacional determinou que o apoio deve ser dado a Roseana Sarney.
• Hoje (16), Manoel da Conceição passou oito horas no posto médico da Câmara recebendo soro. Ele havia passado mal no plenário. Os médicos sugeriram que ele fosse internado em uma unidade hospitalar, mas após ser alimentado por soro Manoel da Conceição melhorou e foi liberado para retomar a greve de fome.
• Diante do presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, cobrou o compromisso dos petistas de ter palanque duplo nos estados, onde os partidos que apóiam Dilma Rousseff estejam em campanhas diferentes. Rabelo citou por duas vezes a candidatura do deputado Flávio Dino ao governo do Maranhão e foi aplaudido durante a convenção do partido que oficializou o apoio dos comunistas à candidatura petista.
• “A partir do registro da candidatura, Dilma Rousseff não é a candidata do PT. É a candidata da coligação. Se há necessidade de um palanque duplo em algum estado, não se pode legitimar o pleito de um aliado e vedar esse mesmo direito a outro”, disse Rabelo.
• “O PCdoB não imagina ter candidato sem um respaldo político amplo. Nós temos o direito de ter pelo menos um candidato a governo de estado”, cobrou o presidente do PCdoB. Na semana passada, o PT nacional vetou a decisão do PT do Maranhão de apoiar a Dino. O PT nacional decidiu pela aliança com o PMDB do Maranhão que trabalha para a reeleição da governadora Roseana Sarney.
• Com a decisão do PT nacional de proibir o diretório do partido no Maranhão de apoiar a candidatura do deputado Flávio Dino (PCdoB) ao governo estadual, é possível surgir uma nova coligação no estado para enfrentar a governadora Roseana Sarney (PMDB), que disputa a reeleição. Ao chegar ontem (16) à convenção do PCdoB que oficializará o apoio à candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, o próprio Dino informou que costura uma “aliança mais ampla”, contando com o PDT, PPS e PSDB.
• Os três partidos já trabalham com a possibilidade de lançar o governador cassado Jackson Lago (PDT) para competir com Roseana Sarney. “Tínhamos uma tática eleitoral que buscava aliança mais a esquerda com o PT e com o PSB. Na medida em que o PT a inviabilizou, estamos estudando se mantemos a candidatura com o PSB ou se revemos tudo e formamos uma aliança mais ampla com PSDB, PPS e PDT. Na verdade, poderá se formar uma aliança ampla de todos os partidos que não apoiam o clã de Sarney”, disse Dino, referindo-se ao presidente do Senado José Sarney (PMDB).
• O deputado entende que a posição do PT de cassar a decisão do diretório regional do partido, transferindo o apoio para Roseana, reflete a força de sua candidatura. “A exigência de Sarney para que o PT fizesse isso só demonstra o pânico que ele tem do segundo turno das eleições.”
• A Delegacia Federal de Repressão ao Tráfico Ilícito de Armas do Rio de Janeiro realiza hoje (17) uma operação para desarticular uma quadrilha acusada de tráfico de drogas e armas. Os policiais cumprem 15 mandados de prisão e 16 de busca e apreensão na capital fluminense, em Petrópolis e Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro, além de São Paulo.
• A suspeita é que a quadrilha use a fronteira entre as cidades de Coronel Sapucaia, em Mato Grosso do Sul, e Capitán Bado, no Paraguai, para trazer os produtos ilegais do território paraguaio para o brasileiro. Foram realizadas buscas em celas de presídios do Complexo Penitenciário de Bangu, na zona oeste da cidade do Rio. Cinco mandados de prisão são destinados a pessoas que já estão presas, cumprindo pena por outros crimes. De acordo com a Polícia Federal, o esquema era coordenado de dentro de presídios e executado por comparsas que estão em liberdade.
• O Tribunal de Contas da União detectou falhas na implantação de programas do Ministério da Saúde em diversos municípios do país. A auditoria constatou que há falta de organização, plano e programação municipal para os programas Saúde da Família, Saúde Bucal e Agente Comunitário de Saúde. De acordo com o relatório, das 56 cidades visitadas, pelo menos 28 apresentaram problemas de planejamento local.
• Essa deficiência leva a população a enfrentar dificuldades de acesso aos serviços de saúde. O TCU destaca ainda que o plano municipal é um dos requisitos para as prefeituras receberem recursos federais. Os gestores municipais apontam a mudança de comando nas prefeituras como principal obstáculo para desenvolver um planejamento.
• Outra deficiência é a inexistência de critérios para financiamento tripartite (governos federal, estadual e municipal) da atenção básica. Para o relator da auditoria, ministro José Jorge, as falhas mostram que o planejamento de saúde continua a ser negligenciado no país.
• O tribunal recomendou ao ministério que priorize a construção de postos de saúde em municípios que tenham equipes dos programas instaladas em locais inadequados para o atendimento à população. Outra recomendação do relatório é que o ministério, em parceria com as secretarias estaduais de saúde, elabore mecanismo para que as prefeituras apresentem uma contrapartida nos custos da Farmácia Básica.
• Por outro lado, a auditoria do TCU constatou aumento no número de equipes de profissionais de atenção básica, que passou de 3.062 em 1998 para 29.300 em 2008. A cobertura do Programa Saúde da Família cresceu 43% em dez anos. A auditoria foi solicitada pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados.

PREFEITURA VAI IMPLANTAR
COLETA DE LIXO NOTURNA

A Prefeitura vai implantar a coleta noturna de lixo na cidade. O objetivo é reduzir os transtornos em áreas que concentrem grande comércio e intensa movimentação de tráfego, agilizando o recolhimento de materiais descartados. O trabalho, que inicialmente será implementado no primeiro distrito, faz parte do projeto “Mantenha seu bairro limpo”, promovido pela Prefeitura para fazer com que a população colabore no sentido de acabar com o problema do lixo deixado em locais inadequados.
Inicialmente a coleta noturna vai atingir os bairros da região central da cidade, como a Vila Meriti (onde se localizad o Clube Recreativo), Vila São Luiz e 25 de Agosto. Serão contemplados, também, o Parque Senhor do Bonfim, Bar dos Cavaleiros, Prainha, Parque Lafaiete, Engenho do Porto, Lagunas e Dourados e Bela Vista. Em todos esses bairros, a coleta de lixo noturna começa dia 23, a partir das 19h, quando a maioria dos estabelecimentos comerciais já estará fechado ou encerrando o expediente.Já a partir do dia 25, o trabalho se estenderá aos bairros Itatiaia, Paulicéia, Beira-Mar, Parque Duque (exceto a Vila Operária) e Corte Oito. A coleta continuará a ser feita três vezes por semana pelas empresas Delta e Locanty, contratadas pela Secretaria de Transportes e Serviços Públicos.

Nenhum comentário: