segunda-feira, 14 de março de 2011

BAIXADA URGENTE

VEREADOR É AFASTADO DA
COMISSÃO DE TRANSPORTES

Os vereadores de Duque de Caxias, que voltam ao trabalho neta terça-feira (15) estão apreensivo com a disposição do seu colega Marcelo do Seu Dino (PV) de ocupar a tribuna da Câmara para fazer uma série de denúncias e cobrar mais transparência da Mesa do Legislatio, conforme entrevista que o jornal “CAPITAL” publicou na edição desta semana. Entre outras coisas, Marcelo do Seu Dino vai cobrar da Secretaria de Serviços Públicos a planilha de custos das empresas de ônibus que operam no municio e que cobram as passagens mais caras da região metropolitana.
Segundo o representante do PV, ele fora indicado para integrar a Comissão de Transportes, mas foi afastado tão logo requereu que a Secretaria de Serviços Públicos fornecesse as planilhas de custo das empresas de transportes para o fim de cálculo da tarifa cobrada dos usuários. Por incrível coincidência, os outros membros da Comissão de Transportes da Câmara, conforme consta do Portal do Legislativo, eram os vereadores Sebastião Ferreira da Silva, o “Chiquinho Grandão” (Presidente) e Jonas Gonçalves da Silva, o “Jonas é Nós” (vice-presidente), que estão presos desde 21 de dezembro último, acusados de chefiarem uma milícia armada no município. Os dois vereadores foram transferidos no início do ano para o presídio de segurança máxima em Campo Grande, Mato Grosso. Marcelo do Seu Dino não discute a razaão dos seus colegas para afastá-lo da Comissão de Transporte, mas não abre mão do seu direito, como representante dos que o elegeram, de esmiuçar as planilhas de custo para avaliar se as tarifas autorizadas pela Prefeitura anualmente.

CEMITÉRIOS DE CAXIAS
ESTÃO ABANDONADOS
O segundo mais antigo de Duque de Caxias (o primeiro é o do Pilar, ao lado da Igreja local), o cemitério do Corte Oito, oficialmente chamado de Nossa Senhora de Belém, está tomado pelo lixo, com sepulturas semidestruídas e ossadas por toda parte. E isso acontece menos de dois anos depois que o município retomou na Justiça a administração dos cinco cemitérios, que até o início de 2009 eram explorados pela Funerária Duque de Caxias Ltda. Uma das denúncias feitas em reportagem do semanário “Capital” desta semana revela que a família de uma idosa não conseguiu fazer o velório numa das capelas do Cemitério do Corte Oito pois, segundo uma funcionária, estavam todas reservadas, sem revelar para quem.
Recentemente, o blog denunciou que, por conta de um projeto de isenção de taxa de translado, cobradas pelo município para sepultamento de pessoas falecidas em outras cidades, de autoria do vereador Eduardo Moreira, acabou servindo de “livre trânsito” para a importação corpos de pessoas falecidas em hospitais do Rio de Janeiro ou cidades vizinhas. O pretexto para tal isenção seria a redução do custo dos serviços funerários no município, mas acabou beneficiando funerárias do Rio de Janeiro, que agora fazem “exportação” de defuntos para Duque de Caxias, apesar dos cemitérios estarem no limite de sua capacidade por falta de investimento por parte da Prefeitura. O cemitério vertical anunciando em 2009, quando a prefeitura retomou os cemitérios, até hoje não teve edital publicado para escolha da empresa que será responsável pela construção e futura administração do novo e moderno campo santo.

COMLURB COMEÇA A DESATIVAR
O LIXÃO DO JARDIM GRAMACHO

Os catadores do lixão da Comlurb no Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, querem que a prefeitura carioca invista em projetos de conscientização para a separação do lixo reciclável e remunere as cooperativas que coletarem esses materiais nos condomínios da cidade. É da capital fluminense que vem a maior parte do lixo descartada no lixão de Jardim Gramacho. Com o anúncio desativação do lixão, a partir deste mês, os 2,5 mil catadores procuram uma alternativa de renda e cobram a aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, de 2010. Com a capacidade esgotada, o lixão de Jardim Gramacho é um dos maiores depósitos de lixo a céu aberto do mundo, recebendo 17 mil toneladas resíduos sólidos por dia, sendo 9 mil toneladas Capital..O lixo recolhido pela Comlurb passará a ser depositado no novo aterro no município de Seropédica, em fase de conclusão.
Segundo o presidente da Cooperativa de Catadores do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho, Sebastião Santos, uma das estrelas do documentário “Lixo ExtRaordinário”, indicado para o Oscar de 2011, para ampliar de 2% para 10% o percentual da coleta seletiva no município até 2014, conforme determina a nova lei, a prefeitura carioca precisa conscientizar a população para necessidade de separar o lixo na hora da coleta.
As reivindicações dos catadores foram apresentadas durante reunião hoje (14), no Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que não contou com a presença dos representantes da prefeitura do Rio. Para o secretário estadual do Ambiente, as reivindicações dos catadores podem obrigar cidades a cumprir a lei, fechando os lixões e ampliando a coleta seletiva. “É um bom momento para o Rio, que tem fraca coleta seletiva, e [Duque] de Caxias avançarem [na questão]”, disse.
Durante a reunião, os catadores também reivindicaram projetos educacionais e de qualificação profissional para atenda pessoas de todas as faixas etárias. Eles explicaram, que nas 3 mil vagas oferecidas pelo Ministério do Trabalho no ProJovem Trabalhador, só podem se inscrever pessoas com até 29 anos de idade. “Como eu vou fazer, se tenho 32 anos?”, perguntou Santos. “Muitos catadores têm mais de 40 anos. Precisamos de projetos de qualificação elaborados para o nosso perfil”, disse.

RÁPIDAS

• A rádio corredor de Jardim Primavera revelou que duas funcionarias da Secretaria de Serviços Públicos, lotadas no setor de Cemitérios, foram afastadas sob suspeita de envolvimento com um esquema de reserva de sepulturas nos cemitérios do município para utilização de funerárias da Capital. Segundo um dos ouvintes, o esquema passou a funcionar depois que a prefeitura suspendeu a cobrança da taxa de translado de corpos oriundos de outras cidades, principalmente dos hospitais da Capital e culpam o vereador Eduardo Moreira, presidente da CPI das Funerárias, pela desastrada intervenção no problema, ao propor a suspensão da cobrança da referida taxa.
• As dores de cabeça do prefeito em relação aos cemitérios devem aumentar nos próximos dias. Um professor não gostou nem um pouquinho de ouvir de uma funcionária do Cemitério do Corte Oito para fazer o velório de sua genitora debaixo de uma amendoeira, na entrada do Cemitério,ou na sua própria residência, como se fazia em meados do Século passado, quando os cemitérios da cidade não tinham capelas.
• Durante reunião nesta segunda (14), no Instituto Estadual do Ambiente (Inea), promovida pelo secretário estadual do Ambiente Carlos Minc, os catadores de
Jardim Gramacho reivindicaram projetos educacionais e de qualificação profissional para atenda pessoas de todas as faixas etárias.
• Para o presidente da Cooperativa dos Catadores do Jardim Gramacho, “O Rio de Janeiro egoistamente está pensando numa solução para ele. Mas tem que se lembrar que durante 30 anos utilizou Caxias como seu único vazadouro de lixo”, disse. “É preciso que a prefeitura faça um trabalho de educação ambiental e mobilização social dos moradores, que são os maiores produtores de resíduos reciclável no estado”.
• Santos lembra que a Lei de Resíduos Sólidos também determina que os governos municipais priorizem a contratação de organizações produtivas de catadores, formadas por pessoas de baixa renda, para a realização de serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. Assim, os catadores de Caxias poderiam trabalhar na separação dos resíduos gerados no Rio.
• Eles explicaram, que nas 3 mil vagas oferecidas no ProJovem Trabalhador pelo Ministério do Trabalho, só podem se inscrever pessoas com até 29 anos de idade. “Como eu vou fazer, se tenho 32 anos?”, perguntou Santos. “Muitos catadores têm mais de 40 anos. Precisamos de projetos de qualificação elaborados para o nosso perfil”, disse.
• No Inea, ainda foram oferecidas 600 vagas de operador de telemarketing para os catadores de Gramacho. No entanto, eles afirmaram não ter a escolaridade exigida para o emprego.
• Para Minc, as reivindicações dos catadores podem obrigar as cidades a cumprirem a lei, fechando os lixões e ampliando a coleta seletiva. “É um bom momento para o Rio, que tem fraca coleta seletiva, e [Duque] de Caxias avançarem [na questão]”, disse.
• A prefeitura do Rio, dona da Comlurb e responsável pelo lixão do Jardim Gramacho, foi a grande ausência do encontro promovido por Carlos Minc. Sem qualquer explicação oficial para tal descaso. • Apesar das solenes promessas da Presidente Dilma Rousseff e do governador
Sérgio Cabal, dois meses após a tragédia que atingiu cidades da região serrana, deixando mais de 900 mortos, os sobreviventes ainda convivem com rastros de destruição. Somente no município de Nova Friburgo, o mais prejudicado, 387 famílias, que perderam suas casas ou tiveram seus imóveis interditados, ainda vivem nos 26 abrigos mantidos em funcionamento.
• De acordo com a prefeitura de Nova Friburgo, o volume de trabalho para fazer a cidade voltar a funcionar é muito grande e a retomada das atividades foi priorizada nas áreas centrais do município. Nessa região, os serviços de limpeza e remoção de terra já foram concluídos. Mas nos bairros que foram mais atingidos pelos deslizamentos, ainda é possível ver montes de lama, imóveis destruídos e crateras abertas nos morros.
• O morador do bairro de Olaria, Ricardo Medeiros, disse que por lá a vida praticamente voltou ao normal. Ele, que trabalha no setor de comércio de alimentos, fornecendo produtos a restaurantes, hotéis e pousadas, enfatizou, no entanto, que houve diminuição no movimento de turistas principalmente nos fins de semana.
• “Olaria é um bairro bem próximo ao centro e aqui o maior problema foi a inundação, não houve deslizamento de terra. Aos poucos, a gente foi retomando a rotina de trabalho e da vida. Mas dá para perceber que não tem muito turista nos fins de semana. O pessoal não está vindo como antes”, afirmou.
• Segundo ele, o clima na cidade ainda é de medo a cada nova ameaça de chuva. “Todo mundo ainda está muito traumatizado. Basta o céu escurecer para começar o medo. Um liga para o outro para saber se está chovendo nos outros bairros, todo mundo fica apreensivo. A catástrofe aqui foi muito grande.”
• O presidente da Empresa de Obras Públicas do estado (Emop), Ícaro Moreno, estima que a reconstrução total dos sete municípios atingidos vai levar cerca de dois anos e meio. Ele informou que somente em Nova Friburgo há mais de 120 intervenções grandes, entre obras de contenção, desobstrução de ruas e remoção de terra.
• “Pretendemos concluir até o final de abril a fase emergencial, que inclui a recuperação de infraestrutura, as contenções e a parte de [drenagem de] rios e canais, e a estimativas de custos. Mas a reconstrução total dessas cidades seguramente vai levar de dois anos e meio a três anos”, disse.

BLOG ULTRAPASSA

600 MIL ACESSOS
Dedicado exclusivamente ao noticiário político e cultural da Baixada Fluminense, o blog ultrapassou neste fim de semana o total de 600 MIL acessos. Na tarde deste domingo, a estatística da Google revelava que internautas de diversos países da América, Europa e até da Ásia tinham acessado o blog em busca de notícias sobre a Baixada, um dos mais importantes pólos industriais do Estado do Rio, só superado pela Capital. Com a globalização da economia, empresas de outros países tem buscado o Brasil para novos investimentos. E a Baixada, principalmente Duque de Caxias, tem sido escolhida para esses investimentos, em especial na área do petróleo e derivados.

Nenhum comentário: