quarta-feira, 30 de março de 2011

BAIXADA URGENTE


TUCANO LANÇA CABRAL

À SUCESSÃO DE DILMA


Na cerimônia realizada terça-feira, no plenário da Câmara de Vereadores, para a assinatura de um convênio entre a Prefeitura e o Estado, para a conclusão das obras do Hospital Moacyr do Carmo, o prefeito Zito ficou ta empolgado com a possibilidade de concluir o que seu antecessor, Washington Reis, prometera e não cumpriu, um novo e moderno hospital para Duque de Caxias, que, em meio a uma saraivada de elogios, disse que Sérgio Cabral é um bom nome para Presidente da República em 2014. O prefeito tucano lembrou sua passagem pela Assembléia Legislativa, à época presidida por Sérgio Cabral, afiançando que o governador é um político trabalhador, um administrador de mão cheia e seria um excelente Presidente da República. O discurso de Zito foi feito ao lado do governador e do presidente da Câmara, o vereador Mazinho, e provocou natural mal estar em candidatos que aspiram conquistar a prefeitura de Duque de Caxias nas próximas eleições, como os deputados federais Washington Reis e Alexandre Cardoso, atual secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, ambos da base de apoio do governador, além do próprio Mazinho, de malas prontas para deixar o PSDB em direção ao PDT de Carlos Lupi. Na primeira visita que fez ao Hospital Moacyr do Carmo, na primeira semana do atual governo, o prefeito Zito convocou o secretário de Saúde do Estado, Sérgio Cortez, para ver a situação do hospital que havia sido inaugurado em setembro, a poucos dias das eleições de 2008, com a presença do governador Sérgio Cabral e do presidente Lula, que afirmou que estava entregando à população de Duque de Caxias um hospital de qualidade igual ao Sério Libanês, o preferido de 10 em cada 10 celebridades políticas e empresariais do país quando se trata de cuidar da Saúde. Na ocasião, Zito mostrou a Corte uma célula do tomógrafo computadorizado, comprado pelo Governo do Estado mas abandonado na calçada ao lado da Emergência do Moacyr do Carmo


RÁPIDAS


No convênio assinado terça-feira (29), o Governo do Estado se comprometeu a repassar mensalmente par ao Município a quantia de R$ 2 milhões para ajudar a financiar as despesas operacionais e de manutenção do Hospital Moacyr do Carmo.

• Segundo Zito, o Hospital Moacyr do Carmo, a exemplo do Infantil Ismélia da Silveira, é um hospital que cuida não só dos caxienses, mas também de moradores da Capital e de toda a Baixada Fluminense. Zito fez essa solicitação na primeira semana do seu governo. Com um agravante: até hoje, o Moacyr do Carmo não recebe verbas federais.

• Durante o cerimônia de assinatura do convênio, o Secretário de Saúde do Estado, Sérgio Côrtes, anunciou mais duas novidades que beneficiarão os usuários do Moacyr do Carmo. O Estado do Rio vai financiar a construção de uma UTI com 30 leitos no 4° andar do hospital, (foto) que nunca havia sido utilizado, pois a unidade havia sido entregue a população em 2008 sem a conclusão das obras no andar.

• A outra novidade é a construção, também financiada pelo estado, de uma maternidade com 80 leitos no terreno ao lado do hospital. “A saúde em Caxias é levada a sério. A cidade tem um secretário de saúde e um prefeito comprometidos com o povo. A Prefeitura está fazendo um trabalho de qualidade construindo uma nova maternidade em Santa Cruz da Serra. A que nós vamos construir e que vamos gerir em parceria com a Prefeitura vai ampliar ainda mais a oferta de leitos no município para 150”, explicou Sérgio Côrtes.

• Falando sobre o custo de manutenção, o prefeito revelou que a Prefeitura gasta até R$ 7 milhões por mês com a manutenção do hospital, que está às margens da Rodovia Washington Luiz, uma das principais vias interestaduais do país. Por isso, e pela qualidade do serviço que prestamos, cerca de 30% de pacientes são de fora da cidade.

• Para o prefeito, Sérgio Cabral tem demonstrado o que é ser responsável com sua própria consciência. “Esse dinheiro não resolve todos os problemas, mas será de grande ajuda. E sabemos que vamos estabelecer novas parcerias com o estado, como no caso da universidade pública do município e que será um campus avançado da UERJ”, concluiu Zito.

• “Assinar este convênio foi para mim um grande prazer”, disse o governador Sérgio Cabral, que confirmou as palavras do prefeito: “Os problemas existem, mas nós estamos trabalhando para resolvê-los. Vamos continuar fazendo parcerias como esta”, afirmou o governador.

• Sem qualquer explicação, a Policia Federal transferiu desta para a próxima terça-feira (5) o depoimento do capitão da PM Melquísedec Nascimento, editor do blog “Militar Legal”. O motivo alegado pela PF para intimar o blogueiro seriam comentários de caráter religioso, mas a própria PF não informou de onde partiram as queixas de possíveis atingidos por tais comentários, muito menos se os comentários são do próprio editor, ou de internautas que acompanham o blog.

• No poder há 25 anos, o presidente de Uganda, Yoweri Museveni, ofereceu nesta quarta (30) asilo político ao líder líbio, Muammar Khadafi – que ocupa o comando do país há quase 42 anos. O secretário de imprensa da Presidência da República de Uganda, Tamale Mirundi, disse que Khadafi será bem-vindo, se quiser viver no país. O governo de Uganda é o primeiro a anunciar disposição de receber Khadafi.

• As informações são da agência pública de notícias de Portugal, a Lusa. Na sua história política, Uganda já foi governada por Idi Amin – apontado como um dos governantes mais cruéis e sanguinolentos do mundo – que ocupou o poder por mais de dez anos. Em fevereiro, houve eleições e Museveni foi reeleito.

• Tratores da Secretaria Especial de Ordem Pública da Capital destruíram nesta quarta (30) mais de 3,7 mil máquinas caça-níqueis. Os equipamentos estavam armazenados no depósito da Companhia Docas, na zona portuária do Rio e foram apreendidos em operações da Polícia Civil nos últimos três meses.

• Antes de serem destruídas, as máquinas passam por uma perícia para configurar o crime de contrabando, e são desmontadas. A partir daí, as autoridades aguardam a liberação da Justiça para a destruição das carcaças. A ação resulta de uma parceria entre Secretaria de Segurança, a Polícia Civil e o Ministério Público Estadual.

• Segundo a Polícia Civil, está em estudo a assinatura de um convênio com escolas estaduais, que aproveitariam parte dos componentes eletrônicos das máquinas, como monitores e placas, para a montagem de novos computadores. “Na medida em que se tiver condições aproveitar as estruturas e as placas-mãe, a gente vai aproveitar”, disse o secretário. No depósito, mais 3 mil máquinas caça-níqueis continuam armazenadas aguardando a liberação dos peritos e da Justiça para serem destruídas.

• Em 2007, o governo do estado fez um projeto de transformação de caça-níqueis em computadores, para serem repassados a instituições de ensino. Segundo a Secretaria de Ciência e Tecnologia, idealizadora do projeto na época, dezenas de computadores foram repassados às instituições. Porém, devido aos custos operacionais e ao tempo, que tornou os componentes obsoletos, a iniciativa foi deixada de lado.

• No Rio Grande do Sul, um projeto da Inspetoria da Receita Federal em Porto Alegre, o Ministério Público Estadual e o Centro Social Marista recicla caça-níqueis e aproveita peças dessas máquinas para a montagem de computadores, que são encaminhados à doação. Experiências semelhantes ocorrem no Rio Grande do Norte e no interior de São Paulo.

• Diante dos transtornos e dos riscos para motoristas e demais usuários da Av. Governador Leonel Brizola, um trecho de apenas 15 km da antiga Estrada Rio-Petrópolis, a prefeitura de Duque de Caxias resolveu realizar uma operação tapa-buracos no trecho entre a estação ferroviária de Gramacho e o bairro Lote XV, na divisa com Belford Roxo.

• A operação começou quinta-feira (24) e cerca de 40 toneladas de asfalto foram utilizados pela empresa Oriente Construtora Ltda, responsável pela obra de duplicação da rodovia, atendeu a um pedido do prefeito para tapar buracos na avenida entre os bairros Gramacho e Centenário.

• “Como a avenida é uma das principais do município e corta diversos bairros de Caixas, os moradores costumam reclamar com a Prefeitura sobre a falta de manutenção dela, mas não podemos simplesmente colocar asfalto ali, pois ela é uma via estadual”, explicou o prefeito.

• A inflação está em um momento de alta e deve passar dos 6,5% estipulados como teto da meta no início do segundo semestre, em julho ou agosto, disse hoje (30) o diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton Araújo, ao comentar o Relatório Trimestral de Inflação, referente aos três primeiros meses do ano.

• Ele acredita, porém, que a partir de então haverá um recuo significativo da inflação, de modo que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) feche o ano em torno de 5,6%. “A evidência que temos”, disse, “é que as medidas macroprudenciais adotadas são eficazes”, a começar pelo aumento do compulsório bancário, em dezembro último, e pelo corte de gastos do Governo Central (que inclui Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central).


• Perguntado se a estimativa de 5,6% não era muito otimista, uma vez que os analistas financeiros trabalham com expectativa de 6% no acumulado do ano, Carlos Hamilton afirmou: “Nossa projeção não é conservadora nem otimista. É o melhor número que temos e estamos confortáveis com nossas projeções”.

• O diretor de Política Econômica disse que o BC está focado no trabalho de reduzir o afastamento do índice de inflação do centro da meta de 4,5%, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), podendo flutuar entre a mínima de 2,5% e o teto de 6,5%. Ele também manifestou confiança quanto à reaproximação da inflação com o centro da meta até o final de 2012.

• De acordo com Carlos Hamilton, o nível de incertezas continua “acima do usual” por causa dos preços do petróleo e das commodities (matérias-primas com cotação internacional), o que “não permite identificar com clareza” o grau de duração das pressões inflacionárias. Ele avalia, no entanto, que o cenário atual está mais favorável ao controle da inflação do que no final do ano passado

• A Secretaria de Meio Ambiente de Duque de Caxias iniciou segunda-feira (28) as aulas da quinta turma de Guardas Ambientais Mirins. A exemplo dos anos anteriores estão sendo capacitados 240 alunos das redes estadual e municipal que vão se tornar agentes multiplicadores em suas comunidades. As aulas são realizadas de segunda a quinta-feira pela manhã e a tarde, no Parque Natural Municipal da Taquara. O projeto tem parceria da Secretaria Municipal de Educação. • Durante o curso, que tem duração de três meses, os alunos receberão noções de cidadania, educação ambiental monitoramento de trilhas, geografia, história da região primeiros-socorros na floresta, ciclo da água, produção de mudas da Mata Atlântica, escotismo. Também assistem filmes, palestras e participam de passeios de estudo.

• Do município participam alunos das escolas Romeu Menezes dos Santos, Jair Alves de Freitas, Darcy Ribeiro, Hermínia Caldas da Silva, Helena Aguiar de Medeiros, Anísio Spínola Teixeira, Marechal Floriano Peixoto, Esmeraldo Berçácollo, Barão do Amapá, General Mourão Filho e Oduvaldo Viana. Do estado, as escolas Manoel Bandeira e Fernando Figueiredo.


OAB-RJ REPRESENTA CONTRA

BOLSONARO POR HOMOFOBIA


A seção fluminense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) encaminhou representação à Corregedoria-Geral da Câmara dos Deputados para que seja aberto processo contra o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) por quebra de decoro parlamentar. Segundo a OAB-RJ, ele fez declarações de teor discriminatório em relação à população negra e aos homossexuais em um programa de TV veiculado na segunda-feira (28). Para o presidente da OAB-RJ, Wadih Damous, as declarações contém um teor “altamente ofensivo de cunho racista e homofóbico” . “O deputado deixou explícita a hostilidade a esses setores da sociedade brasileira [negros e homossexuais]. Ele manifesta ódio e desqualifica aquele ou esse grupo da população. Parece-me que isso não condiz com as responsabilidade de um parlamentar.” Perguntado sobre qual seria sua reação caso seu filho se apaixonasse por uma negra, o deputado respondeu que não “corria o risco” porque os seus filhos foram “muito bem educados” e não viveram “em ambiente de promiscuidade”. Ainda na terça (29), a Comissão de Direitos Humanos da Casa pediu que o caso seja investigado. Bolsonaro foi à tribuna se defender. Ele de que se confundiu e achou que a pergunta se referia a homossexuais. “Cada vez que ele se defende complica mais a situação jurídica”, afirmou Damous. Ele ressaltou que, apesar de homofobia não ser tipificada como crime, como ocorre com o racismo, a declaração é “ incompatível” com o cargo ocupado pelo deputado. A pena mais grave que pode ser aplicada em um caso de quebra de decoro é a perda do mandato.

Nenhum comentário: