quinta-feira, 11 de agosto de 2011

BAIXADA URGENTE

MPE COBRA NOVOS LEITOS
DE CTI NA REDE DE SAÚDE
O Ministério Público (MP) do Estado do Rio entrou nessa quarta-feira (10) com uma ação civil pública na Justiça para exigir a criação imediata de 349 leitos de tratamento intensivo na rede estadual de saúde. Segundo o MP, a ação foi proposta com base em investigações que revelaram que, diariamente, seis pessoas perdem a vida à espera de um leito de centro de tratamento intensivo (CTI) no Rio.
Segundo o MP, também foi levada em consideração portaria do Ministério da Saúde que estabelece percentual mínimo de leitos de CTI por habitante. O MP informou que busca uma solução desde novembro do ano passado, com a Secretaria Estadual de Saúde, por meio da assinatura de um termo de ajustamento de conduta, mas que ainda não teve sucesso.
A ação também exige que o encaminhamento de pacientes às CTIs seja feito exclusivamente por meio da central de regulação de leitos do município do Rio, a fim de que os casos de maior gravidade tenham preferência e sejam atendidos com mais rapidez. Além disso, é exigido que todos os leitos da rede municipal passem a integrar essa central e que ela funcione corretamente. O caso tramita na 2ª Vara de Fazenda Pública.
A Secretaria estadual de Saúde informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não foi notificada oficialmente quanto à ação proposta e, por isso, não pode se pronunciar. A assessoria informou ainda que a rede estadual tem 673 leitos de CTI, mais que o dobro do que havia em 2006 (269).
A secretaria lembrou que, apesar de existirem mais de 3 mil leitos de CTI do Sistema Único de Saúde no estado, a central de regulação só coordena o uso dos 673 leitos estaduais e de mais 64 leitos de CTI adulto de hospitais federais.

INTERNAUTA LANÇA OPERAÇÃO
RALLY NA ANTIGA RIO-PETRÓLIS
Cansados de cobrarem do Governo do Estado a conclusão das obras de duplicação da Av. Governador Leonel Brizola, antiga “Rio-Petrópolis”, um grupo de internautas resolveu promover a “Operação Rally da Kennedy”. Através de um baner, semelhante ao que promove a “Lei Seca”, o movimento aponta a Prefeitura e o DER como responsáveis pelo atraso das obras, iniciadas ainda no Governo de Rosinha Garotinho.
O número de buracos na pista, tanto nos trechos antigos, como nos reformados, obriga os motoristas a dirigirem em zigue-zague, o que acaba provocando acidentes e causando prejuízos aos donos dos veículos que se aventuram por aquela avenida. Construída em cerca de dois anos pelo Governo Washington Luiz e inaugurada em agosto de 1928,, a antiga Estrada Rio-Petrópolis tem, no total, 67km. O trecho que está sendo duplicado, de apenas 15km, fica entre o viaduto do Centenário e o entroncamento com a BR-040, na entrada da Reduc e as obras se arrastam há quase 7 anos. Alguns trechos já duplicados, por falta de manutenção, já apresentam buracos, que provocam acidentes, alguns com vítimas fatais.

RÁPIDAS

• A ABRACC – Associação Brasileira de Ajuda à Criança com Câncer – que atualmetne presta assistência a 60 crianças com câncer, está pedindo ajuda para uma menina de 1 ano e tres meses, a Maria Eduarda, que, além de ter um mal congênito, a fenda palatina, tem problema sanguíneo, pois sua medula não produz as plaquetas necessárias para uma vida normal. Por essa razão, ela precisa fazer um transplante de medula com urgência, antes que se desenvolva o processo de Leucemia.
• A estabilização do número de plaquetas é fundamental para que ela seja submetida a uma cirurgia para corrigir a fenda palatina, uma forma mais grave do lábio leporino, pois está impossibilitada de ingerir alimentos sólidos Até hoje, sua alimentação é feita através do suplemento alimentar PEDIASURE, com um consumo mensal de seis latas do produto.
• Seus pais moram em Duque de Caxias e não tem recursos para prestar a assistência necessária. Atualmente, ela faz tratamento no Hospital Pedro Ernesto, com assistência da ABRACC. Quem puder ajudar, com cestas básicas, com suplemento alimentar ou com a doação de medula, pode entrar em contato com a ABRACC, pelos telefones 3969-6239 /3029-4118 ou diretamente na instituição, que fica na Rua República do Líbano, 16 - Sala 202- Centro-RJ, prócimo ao INCA.
• A posse do e
x-vereador Vadico como subassessor do Gabinete do Prefeito foi concorrida. Afinal, ele é um fiscal aposentado do município e foi vereador por mais de um mandato e líder do Governo Hidekel Freitas, tendo papel importante na fracassada tentativa do então prefeito de disputar o Governo do Estado com nada menos que Leonel Brizola.
• Como vereador, ele atuou na era dos prefeitos nomeados, entre os quais HF, que foi o último a ser nomeado pelo Presidente João Batista Figueiredo por influencia do então ministro dos Transportes, Mário Andreazza. Por isso, a idade média dos seus convidados ia além dos 65 anos. Assim, a chegada do vice-prefeito Jorge Amorelli, que é médico, foi muito aplaudida. Afinal, com tantos velhinhos no salão nobre do Clube dos Quinhentos, não havia nenhuma equipe médica capaz de socorrer quem tivesse um mal súbito.
• Em seu discurso, Vadico falou da felicidade em mais uma vez contribuir para o desenvolvimento do município onde nasceu e prestou uma homenagem especial ao ex-vereador Luiz Braz de Luna, a quem considerou seu professor no parlamento, e disse que está preparado para a nova missão.
• O vice-prefeito Jorge Amorelli reafirmou que Vadico “é uma pessoa muito capaz e leal. Até hoje não conhecei um líder de governo com a sua capacidade. Esta terra não pode prescindir de um nome com o seu”, declarou Amorelli.
• Para o prefeito, existem nomes que precisam ser lembrados na vida pública e citou Vadico como um deles. “Ele prestou grandes serviços ao município e tem muito ainda a nos ensinar. È uma pessoa honrada que passa a integrar o governo”, exaltou Zito.
A posse foi prestigiada por ex-vereadores, como Luis Brás de Luna, Zé Kito, Mauricio Tenório e Adilson Vellard, e pelos secretários Jayme Baptista (Articulação Institucional), Danilo Gomes (Saúde), Pauo Roberto Gonçalves (Administração)
• Da confraria de Vadico, a ausência mais notada foi do ex-vereador Armando Maia, tio do Roberto Dinamite, presidente do Vasco da Gama. O filho do saudoso “Birola”, que foi vereador nos anos 50, fez questão de citar Armando Maia e Luis Brás de Luna como seus mestres nos “caminho das pedras” da Câmara de Vereadores. Amando Maia, por exemplo, é um profundo conhecedor do regimento interno do Legislativo, embora esteja afastado da política há alguns anos.
• Representando o ex-prefeito Hydekel Freitas, lá estava a simpatia do Tonho de Freitas, seu irmão, ex-Secretário de Serviços Públicos no Governo Washington Reis.
• Um jornalista aproveitou a ocasião para perguntar ao ex-vereador Fábio Tenório como andam as negociações com o prefeito para a desapropriação da antiga “Fortaleza” de seu avô, Tenório Cavalcante. Demonstrando contrariedade com o assunto, Fábio Tenório foi lacônico: muito mal!
• Além da “Fortaleza”, onde Zito prometeu instalar o Museu da História Política da Baixada, é objeto de desejo do prefeito a antiga residência do deputado Tupinambá de Castro, cedida ao governo do estado para a instalação, em dezembro de 1943, da sede da prefeitura. Hoje, ali funciona o hotel em que uma menina de apenas 8 anos foi assassinada pela namorada do próprio pai, um crime que chocou a cidade pela brutalidade do fato e pela sua motivação: vingança.
• No caso d
o Hotel Municipal, enquanto o vereador Mazinho, presidente da Câmara, pretende transformar em um Centro Cultural, a deputada Claise Maria Zito indicou o local para ser desapropriado pelo governo do estado para ali instalar uma Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, que o município não tem ainda.
• Nesta sexta (12), às 19 horas, será realizada no plenário da Câmara Municipal a cerimônia de filiação do vereador Mazinho ao PDT, por onde deverá disputar a Prefeitura em 2012. A sua entrada no partido fundado por Leonel Brizola tem o apoio, dentre outros, dos deputados Wagner Montes e Paulo Ramos, da vereadora carioca Miriam Rios, e do Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, a quem caberá a honra de abonar a ficha de filiação do presidente da Câmara de Duque de Caxias.
• Uma grande emoção tomou conta do Teatro Raul Cortez, na noite de terça-feira (9), durante a cerimônia de formatura das turmas do 1º semestre de 2011 da Fundação para Desenvolvimento Tecnológico e Políticas
Sociais (FUNDEC). Ao todo foram 600 alunos de 15 cursos diferentes de qualificação ministrados gratuitamente em Unidades de Educação para o Trabalho (UNETs) espalhadas pelos quatro distritos do município.
• A formatura reuniu alunos, pais, além de professores, coordenadores e gestores das UNETs, que festejaram com a equipe administrativa da FUNDEC, todos comemorando a meta atingida. “Ao chegarem até aqui, vocês fizeram suas escolhas, as primeiras das muitas que terão de fazer em suas carreiras e suas vidas. Podem continuar contando conosco, para fazer novos cursos, se aperfeiçoar, utilizar a internet. A Fundec tem 38 unidades, reunindo 15 mil alunos e 40 mil usuários com acesso gratuito à internet em todo o município. Continuaremos à disposição de vocês e de todos os cidadãos de Duque de Caxias”, disse Roberta Barreto, presidente da fundação.
• O prefeito Zito elogiou o trabalho da equipe da FUNDEC. “Vocês levaram à frente minha proposta de descentralizar os serviços que nós oferecemos a população. Temos aqui alunos das unidades de Xerém, Vila Operária, Beira-Mar, Gramacho, Jardim Primavera, Parque Paulista, Jardim Gramacho e Pilar. A FUNDEC agora está com unidades funcionando nos quatro distritos”, disse Zito. A vice-presidente da fundação, Edite Viana, fez coro: “Nosso trabalho é de união em prol a todos os cidadãos de nosso município. Não fazemos distinção entre os distritos”, declarou Edite.
• A Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), entidade
que representa os juízes trabalhistas de todo o país, divulgou nesta terça-feira (9) nota em defesa da regulamentação dos equipamentos de registro de ponto eletrônico, implantada há dois anos pelo Ministério do Trabalho e Emprego, e que tem seu prazo final para adaptação das empresas em primeiro de setembro próximo.
• A manifestação da entidade foi motivada por artigo publicado no jornal “O Estado de S. Paulo”, na última quarta-feira (8), no qual dirigentes do Instituto Brasileiro de Relações de Emprego e Trabalho (Ibret) declararam que menos de 1% dos processos judiciais que reclamam horas extras no país envolveriam o registro de ponto eletrônico.
• A Anamatra afirma que recebeu a informação com “surpresa e estranheza”, uma vez que os juízes brasileiros “diariamente constatam controvérsias envolvendo o pagamento ou não de horas extras por parte de empresas que utilizam o ponto eletrônico”.
• Para os magistrados, o resultado apontado pelo artigo é “bastante duvidoso”, pois a pesquisa levou em conta um número reduzido de decisões de dois tribunais, limitando-se aos processos com registro eletrônico e que não sofreram recurso.
• A entidade também classificou como “rudimentar” a metodologia adotada na pesquisa, baseada na simples consulta a palavras-chave. Segundo os juízes, seria impossível calcular a incidência de um tema sobre as decisões judiciais sem a consulta.
• A presidenta Dilma Rousseff disse ontem (11) que o governo vai usar a experiência americana dos “Home Cares“ para financiar estruturas de atendimento a doentes em casa. A finalidade é amenizar a demanda em hospitais do Sistema Único de Saúde. Além disso, a quantidade de médicos será ampliada.
• “O governo vai financiar com seus recursos uma parte muito importante: o tratamento do doente em sua casa, como se fosse no hospital”, disse a presidenta. “Em certos casos, a pessoa não precisa ficar uma semana no hospital. Ela pode ficar em casa se tiver alguém para cuidar. Vamos financiar a estrutura de acompanhamento dessas pessoas que estão em fase de recuperação”.
• As portarias que reorganizam o atendimento de urgência no Sistema Único de Saúde (SUS) e preveem o tratamento domiciliar já foram publicadas pelo Ministério da Saúde. Para este ano, o investimento deve ser de R$ 36,5 milhões. A presidenta, porém, não deu detalhes de quando o sistema estará funcionando.
• Dilma destacou ainda que faz parte da política de saúde aumentar o número de vagas nas universidades para a formação de médicos, principalmente nas universidades criadas no processo de interiorização do ensino superior.
• “O Brasil formou poucos médicos nos últimos anos”, disse a presidenta. “Fizemos uma parceria entre o Ministério da Saúde e da Educação para a ampliação da oferta dos cursos de medicina, principalmente nas universidades que nós interiorizamos”, completou.
• O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta (10), por unanimidade, que as pessoas aprovadas em têm o direito de ser nomeadas nas vagas abertas por concurso público (com exceção do cadastro de reserva). A decisão foi sobre um caso específico em Mato Grosso do Sul, mas será aplicada em todo o país, porque o caso tinha o status de repercussão geral.
• O estado alegava que o candidato não tem direito certo de ser nomeado, apenas uma expectativa de que isso aconteça. E que isso serve para preservar a autonomia da administração pública para decidir se a nomeação é útil ou não. No entanto, o relator, ministro Gilmar Mendes, considerou que a administração pública está vinculada ao número de vagas previstas no edital.
• Mendes considerou que as vagas previstas em edital já pressupõem a existência de cargos e a previsão de lei orçamentária. “Entendo que o dever de boa-fé da administração pública exige o respeito incondicional às regras do edital, inclusive quanto à previsão das vagas no concurso público”, disse o ministro, que acrescentou que a única liberdade da administração pública é decidir quando o candidato será nomeado, dentro do prazo de validade do concurso.
• Para o relator, apenas situações excepcionais justificam a não nomeação, como fatos importantes e imprevisíveis posteriores à abertura do edital, como crises econômicas, guerras e fenômenos naturais que causem calamidade pública. A medida deverá beneficiar cerca de 100 mil candidatos, que participaram de concursos de âmbito federal, estadual e municipal, mas não foram nomeados.
• Policiais da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) de Belford Roxo prenderam quarta-feira (10), Adiel Mariano Coutinho, 22 anos, acusado de abusar sexualmente de sua sobrinha de 13 anos. Adiel, que está em liberdade condicional por roubo qualificado, também é suspeito pela morte de um homossexual. • Os agentes capturaram Adiel na Avenida Amália Rocha, em Belford Roxo. Na delegacia, o criminoso confessou o crime e fIcou preso. De acordo com a delegada titular da especializada, Soraia Vaz de Sant’Ana, a menor contou à mãe que Adiel a havia forçado a manter relações sexuais, usando de violência, e ameaçou de morte caso o denunciasse.
• Policiais da 10ª DP (Botafogo) prenderam, quarta-feira, Renata de Souza Gregório, 18 anos, Robson de Souza Gregório, 26 anos, e Paulo Adriano Toscano Cabral, 27 anos, pelo crime de extorsão. Eles aplicaram o golpe conhecido como falso seqüestro, em uma senhora de 83 anos, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. • Segundo os agentes, os criminosos obrigaram a vítima a sacar R$ 1 mil de sua conta corrente e realizar compras em um shopping da região. Paulo e Renata foram capturados em São João de Meriti, conduzindo o táxi que foi usado no crime. Ainda de acordo com os policiais, Robson, que está foragido da Justiça por homicídio, foi capturado em um motel no bairro de Sulacap, Zona Oeste do Rio.
• A “Magnífica Trupe de Variedades” vai apresentar o espetáculo “Mini-circo
Itinerante” no Teatro Arena de Xerém, no bairro Santo Antonio, 4º distrito de Duque de Caxias, neste sábado (13) a partir das 16h, com entrada franca. O espetáculo nasce, como uma caixinha de surpresas, de dentro de uma Kombi. De seu interior surgem as atrações, equipamentos, recursos, mágicos, pernas-de-pau, palhaços, engolidores de fogo, domador de leões e a “Criatura”, o homem mais feio do mundo, tudo sob a responsabilidade de um apresentador. O evento é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e o Ministério da Cultura.
• A “Magnífica Trupe de Variedades” foi fundada há dois anos. Ela vem resgatando o circo e o teatro de rua, uma forma de levar cultura e lazer para pessoas que não têm o hábito – geralmente por falta de recursos – de assistir espetáculos teatrais em ambientes fechados. O espetáculo, que conquistou o prêmio “Funarte Arte Cênica nas Ruas”, tem em sua espinha dorsal as raízes do fazer artístico mambembe.
• Segundo seu fundador, o produtor Maksin Oliveira, “Mini-Circo Itinerante” é “mini” porque são apenas sete pessoas que se desdobram nas mais diversas funções (artísticas e técnicas), criando o universo circense, multiplicando-se assim a quantidade de atrações e a qualidade do espetáculo. É “itinerante” porque nasceu com a necessidade artística e quase função social de poder ir a praticamente qualquer lugar. Por se tratar de um espetáculo idealizado para ser apresentado em praças públicas, suas necessidades técnicas são mínimas, tornando viável sua circulação até para os lugares mais remotos “.
• A Cia Teatral Fortunarte, de Duque de Caxias, apresenta o espetáculo “A Natureza de Clarindo” nesta sexta (12), às 19h, no Teatro Municipal Raul Cortez, com entrada franca. Ela é integrada pelos atores Derson Coelho, Leandro Fortunato, Luciana Fernandes, Malu Vita e a participação especial de Júnior Beéfierre
• O espetáculo é constituído por meta linguagens artísticas: Cinema e teatro,
com cenas que mostram a obra poética e musical do artista Clarindo dos Santos, além de seus depoimentos. Poeta, escultor e compositor, Clarindo é um senhor de 63 anos, morador do bairro Imbariê, terceiro distrito de Duque de Caxias. Sendo um artista desconhecido, atualmente sobrevive dos serviços que presta em uma oficina de bicicletas que abriu dentro de sua própria casa.
• No espetáculo, o público é convidado a mergulhar na essência de um artista que sonha em um dia ser reconhecido pelos seus trabalhos. Através das obras e depoimentos apresentados por Clarindo, o espectador é envolvido pelos sentimentos, as opiniões e os desejos de um artista que busca o seu lugar ao Sol.
• Criada no ano passado, a Fortunarte é uma companhia de repertório próprio e seu trabalho pode ser definido por uma dramaturgia despojada e de construção coletiva, sempre baseada em questões cotidianas. Fez sua estréia nos palcos cariocas em novembro com o mesmo espetáculo, que fazia parte do projeto de iniciação científica da Universidade Estácio de Sá (Campus Tom Jobim, Barra da Tijuca), supervisionada pela diretora e mestra em teatro Elza de Almeida. Por seus integrantes serem todos professores licenciados de teatro, o foco dos espetáculos tem um propósito sempre didático e constantemente valorizador das necessidades de troca de conhecimento com a platéia.

Nenhum comentário: