quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

BAIXADA URGENTE


PREVENÇÃO DE DESASTES
PRIVILEGIOU DUAS CIDADES

Em dezembro passado, o governo federal divulgou o mapeamento, produzido pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), das áreas mais propensas a sofrer algum tipo de desastre natural. No entanto, segundo levantamento realizado pela Ong "Contas Abertas", dos 56 municípios considerados prioritários, ou seja, em situação de elevado risco para o período de chuvas, apenas 2 receberam verbas do programa “Prevenção e Preparação para Desastres”, relativos ao Orçamento Geral da União de 2011.
As cidades agraciadas foram Florianópolis (R$ 308 mil) e São Paulo (R$ 156 mil). A verba representa 1,5% do total pago em 2011 na rubrica específica de prevenção a desastres. O mapeamento dos 56 municípios, a maioria localizada no Sul e Sudeste, foi realizado a partir da amostra de 251 cidades com possível risco de desastres naturais. Do total, 28 localidades encontram-se em situação de risco alto e muito alto. 
O trabalho da CPRM revelou, ainda, que há 47,5 mil pessoas morando em áreas de risco em seis municípios do Espírito Santo; 45.986 em nove cidades de Santa Catarina; 25.526 em seis cidades no Rio Grande do Sul; 1.736 em quatro cidades do Paraná, 2.650 em Outro Preto (MG) e 10.160 em Nova Friburgo (RJ).
Além disso, 44.967 habitantes estão em risco em Angra dos Reis (RJ), cidade com maior número de pessoas em situação de perigo.  No total são 41.085 moradias e 168.365 cidadãos em áreas de “alto risco” e “muito alto risco”. Numa segunda fase o mapeamento abrangerá as regiões Nordeste e Norte.

CABRAL PRESSIONA PT
PARA AJUDAR O PMDB

As eleições em Duque de Caxias prometem mudar o mapa político da região, tendo em vista o cruzamento de interesses entre os candidatos a prefeito e o projeto estratégico do governador Sérgio Cabral que, copiando o modelito Lula de garantir a própria sucessão,
pretende deixar em seu lugar o atual vice governador, Fernando Pezão.
Embora tenha uma extensa lista de candidatos ligados ao seu governo, como o secretário de Ciência e Tecnologia Alexandre Cardoso, o deputado estadual (PSD) Dica, o próprio prefeito Zito (PP), que tentará a segunda reeleição, e o vereador e presidente da Câmara Mazinho (PDT), Sérgio Cabral tenta garantir a volta do ex-prefeito Washington Reis. Para tanto, vale qualquer sacrifício, inclusive pressionar o Partido dos Trabalhadores de Duque de Caxias, que não tem nenhum representante na Câmara de Vereadores local, a desistir da idéia de lançar candidato próprio à sucessão do prefeito Zito.
A "bola da vez" é a professora Dalva Lazarroni, que entrou no PT como candidata a prefeita e está sendo pressionada a aceitar ser vice de Washington Reis. Essa tutelagem não chega ser um sacrifício para a ex-PV e a primeira mulher a assumir uma cadeira de vereador em Duque de Caxias, montada no prestígio de seu falecido irmão, Elias Lazzaroni, que foi vereador em Itaperuna e repetiu o feito em Duque de Caxias. Dalva, inclusive, foi Secretária de Cultura do Governo Washington Reis.
O problema é que, numa aliança com o PMDB, os candidatos a vereador do PT serão esmagados pela máquina de triturar adversários montada dentro do partido hoje comandado, no RJ, por Sérgio Cabral. A aliança PMDB-PT significa que, mais uma vez, os petistas trocam a chance de ser cabeça de chapa pela possibilidade de descolar uma secretaria (do Meio Ambiente?) num possível Governo Washington Reis em 2013.
Resta saber se o eleitorado vai engolir mais este "sapo"!

CAXIAS VAI RECRIAR A
COMPANHIA DE DANÇAS 

Um dos projetos da Secretaria de Cultura do município para este ano é a retomada do projeto da Companhia Municipal de Dança, criado no segundo governo Zito e abandonado pelo seu sucessor, Washington Reis. Segundo o secretário Gutenberg Cardoso, além de reconstituir a Cia. de Dança, com corpo permanente de balé, a Secretaria vai retomar o projeto de criar as Escolas de Dança e de Música, que faziam parte do projeto original implantado em 2003/04.
Para o Secretário de Cultura, responsável pelo projeto do Centro Cultural Oscar Niemeyer no segundo governo Zito, que resultou na construção da Biblioteca Leonel Brizola e do Teatro Raul Cortez, a volta da Cia. de Danças vai incentivar as escolas de dança espalhadas pelo Município, que formarão os candidatos a serem selecionados para o grupo de dança oficial do Município. Com a construção do Teatro Raul Cortez, o município terá uma sala de espetáculos à altura do seu poder econômico, como II PIB do Estado do Rio e um dos maiores do País.
Um fato curioso com relação à Cia. Municipal de Dança, apesar de ter sido desativada no governo passado, a sua estrutura funcional foi mantida de pé e os cargos criados por Zito para o funcionamento da companhia foram utilizados no governo passado para abrigar as pessoas que ajudar a eleger o atual deputado federal, mesmo sem ter qualquer relação com a Musica ou a Dança.

RAPIDAS

Moradores do bairro Olavo Bilac, vizinho a São João de Meriti, reclamam que receberam um "presente de grego" às vésperas do Natal, quando caminhões utilizados pela Prefeitura para fazer o Mutirão "Natal sem Lixo" despejaram naquele bairro parte das 300 toneladas de lixo retiradas de ruas e praças  do Primeiro Distrito de Duque de Caxias.
A denúncia, com fotos, publicada pelo site "Caxias Digital" esta semana, foi apenas uma reprodução da matéria publicada pelo jornal "Folha da Cidade" e pelo site "CaxiasNet", ambos ligados ao deputado federal Washington Reis. Essa matéria serviu apenas para demonstrar que o deputado de Xerém virá com tudo contra Zito, de quem ele se arrepende, até hoje, de ter sido vice em 1996.
E as manobras do governador para juntar PT e PMDB em Caxias trarão novas dores de cabeça ao atual prefeito, que nunca experimentou uma campanha eleitoral tão anômala como a de 2012, em que a maioria dos candidatos são ligados ao governador, o que limita a área de atuação dos marqueteiros do prefeito.
Zito não poderá, por exemplo, questionar a falta d'água, de segurança, de esgotos tratados, dos péssimos serviços da Supervia, da falta de dragagem dos rios que cortam o município, entre outros assuntos "explosivos", mas que poderão ser de grande utilidade para os candidatos livre atiradores que estarão nas cédulas desta eleição atípica.
• Aliás, um jornal que ficou sem circular por 13 anos, voltou às bancas no final do ano com elogios ao Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Alexandre Cardoso, e bordoadas de todos os tamanhos no prefeito Zito. Vamos aguardar os jornais que irão defender os candidatos Mazinho e Dica, ambos ligados ao governador, que, por acaso, é o atual padrinho político de Zito via senador Francisco Dornelles, do PP.
Preparando-se para o desfile na Marquês de Sapucaí, depois do incêndio em seu barracão poucos dias antes do desfile de 2011, a Acadêmicos do Grande Rio inicia domingo (8) seus ensaios técnicos.

A partir dar 17h, os cerca de 4 mil componentes da tricolor de Duque de Caxias estarão na Avenida Brigadeiro Lima e Silva com seus ritmistas, passistas, baianas, destaques, velha guarda e componentes de alas ensaiando para fechar o desfile de segunda-feira de Carnaval. Também na pista o mestre-sala Luiz Felipe, a porta-bandeira Squel e o interprete Wantuir. A concentração será em frente ao Carrefour. O ensaio está previsto para começar às 19h.
Com o enredo “Eu acredito em Você. E Você?" do carnavalesco Cahê Rodrigues, a Grande Rio está pronta para disputar o título de 2012. Os ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí estão marcados para os dias 22 de janeiro e 3 de fevereiro.
A verde-vermelho-e-branco vai desfilar com cerca de 4 mil componentes, distribuídos em 28 alas, seis carros alegóricos e três tripés. Sua bateria, comandada pelo mestre Ciça, promete sacudir o público das arquibancadas. Os ensaios na quadra também já começaram. As terças-feiras, a partir das 21h os portões da quadra da Rua Wallace Soares são abertos para comunidade que ensaia com a bateria Nota 10. Aos sábados para o público em geral.
Para escapar da picada do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, muita gente recorre a receitas caseiras que circulam na internet ou dicas de amigos. Especialistas alertam que as recomendações alternativas não ajudam a prevenir a doença.
Comer alho, cebola, inhame, tomar vitamina C, chá de cravo da índia ou acender vela de andiroba são algumas das receitas populares. Mas nada disso impede uma pessoa de ser alvo da picada do mosquito, afirmam pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). No caso dos alimentos, por exemplo, a pessoa teria de consumir grandes quantidades para liberar o cheiro das substâncias no suor e desviar a atenção do mosquito, explicam os pesquisadores.
Outra recomendação é passar repelente na pele. Segundo o epidemiologista e diretor do Instituto de Pediatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Edimilson Migowski, alguns produtos conseguem afastar o mosquito. Porém, o professor alerta que os repelentes agem, em média, por três horas e não podem ser passados no corpo a todo tempo.
“Durante uma parte do dia, você vai ficar descoberto”, diz.  O mosquito tem hábitos diurnos e prefere alimentar-se no amanhecer ou ao entardecer. Pode picar as pessoas também no período da noite.
O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, também não indica as receitas caseiras. “Não tem eficácia comprovada e faz com que as pessoas não adotem as medidas eficazes.”
Jarbas Barbosa destaca a adoção de hábitos dentro de casa para acabar com os criadouros do mosquito. Entre eles, tampar a caixa d`água, desentupir as calhas, tirar a água das bandejas do ar condicionado e dos pratinhos dos vasos de planta e colocar tela em privadas e ralos pouco usados – que acumulam água parada, locais preferidos do mosquito para depositar os ovos.
Fazer essa vistoria em casa e no escritório pelo menos uma vez por semana é o suficiente, informou o secretário. Do ovo até a fase adulta, o ciclo de vida do Aedes Aegypti leva de 7 a 10 dias.
“Quando você joga fora a água parada elimina de 60 a 100 larvas do mosquito. Nenhuma outra medida vai evitar [o surgimento] de tantos mosquitos de uma única vez”, acrescentou o professor Edimilson Migowski.
Um levantamento divulgado pelo ministério mostra que 48 municípios apresentam risco de surto de dengue neste verão. Em cada cidade, as equipes de saúde encontraram larvas do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis visitados, taxa considerada preocupante.
A proliferação do mosquito da dengue aumenta no verão devido à alta temperatura e às chuvas que aumentam o número de locais com água parada e facilitam o depósito de ovos do inseto.
O estado do Rio de Janeiro teve 168.242 casos de dengue registrados em 2011. Durante todo o ano, 140 pessoas morreram vítimas do vírus da doença. A Secretaria de Estado de Saúde divulgou hoje (4) o balanço dos casos de dengue notificados nos 92 municípios fluminenses, no ano passado.
O maior número de mortos foi registrado na capital fluminense, com 51 vítimas. As cidades da região metropolitana do Rio também tiveram mortes registradas. Foram 17 pessoas em São Gonçalo, nove em Duque de Caxias, oito em Nova Iguaçu e seis em São João de Meriti. O município de Volta Redonda, na região do Médio Paraíba, teve quatro vítimas; Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, 3; e Cabo Frio, na Região dos Lagos, dois mortos
Para evitar uma epidemia de dengue neste verão, a secretaria lançou, no ano passado, a campanha “10 Minutos contra a Dengue”, com a finalidade de conscientizar a população para o engajamento no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
O objetivo é estimular as pessoas a investir dez minutos da semana eliminando possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos.
A campanha foi elaborada em conjunto com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e inspirada em uma das estratégias adotadas pelo governo de Cingapura para controlar a doença, conseguindo interromper a epidemia que o país enfrentou em 2004 e 2005.

ESCOLAS DE SAMBA ABREM
AS PORTAS PARA O POVÃO 

Numa prévia do Carnaval, a Riotur promove até sábado (7) a 2ª edição do Viradão do Momo. Durante três dias, as quadras das 12 escolas de samba do Grupo Especial vão abrir as portas com uma série de atividades como feijoadas, eventos esportivos, atividades infantis, oficinas de dança e arte, serviços para a comunidade e muito samba no pé.
A programação do Viradão do Momo é gratuita e para todos, atraindo cariocas e turistas a procura de atividades como aulas de samba e outras oficinas culturais, shows das baterias das agremiações, além de terem mais contato com a história do carnaval carioca.
Nesta sexta, na quadra da Acadêmicos do Grande Rio  (Rua Almirante Barros, 5 e 6 – ao lado do Shopping Center), em Duque de Caxias, a programação é a seguinte:
17h - Oficina de Criação: moda, máscaras, maquiagem artística e social, fantasias e customização, dança moderna e de salão, samba com passistas da Grande Rio, Hip Hop, Carnaval Pedagógico com a escola Mirim Pimpolhos da Grande Rio.
19h - Apresentação de dança promovido pelas academias e grupos artísticos de Duque de Caxias: capoeira, dança de salão, tango, dança moderna, samba e street dance.
22h - Roda de samba com a Velha Guarda Musical e show de artista convidado.

Nenhum comentário: