domingo, 10 de junho de 2012

BAIXADA URGENTE

GOVERNO TAMBÉM FAZ
TUDO POR DINHEIRO
Enquanto pressiona governadores e prefeitos para que liberam a venda de bebidas alcoólicas nos estádios durante a Copa do Mundo (com patrocínio de uma multinacional do ramo), o Governo Federal toma uma decisão contrária aos interesses do consumidor e dos fruticultores. Trata-se da revogação da chamada "Lei dos Sucos", que obrigava os fabricantes de bebidas a incluírem um percentual de suco natural da fruta que dava sabor à bebida. Assim, sabor laranja tinha uma parte de suco natural da fruta, da mesma forma que o limão, a uva, o abacaxi e qualquer outra que servisse para diferenciar a bebida.
A justificativa para essa mudança na legislação foi apenas a de aumentar a arrecadação, posto que, em troca do uso de suco natural das frutas, os fabricantes tinham redução de 50% do IPI.
Assim, apenas para reforçar as burras do Tesouro, foram prejudicados os fruticultores, que forneciam a polpa de laranja, limão, abacaxi e uva para a mistura, enquanto o consumidor será enganado com o sabor artificial, cujos ingredientes são desconhecidos para a maioria da população.
Considerando que as fabricas de bebidas são estrangeiras, o Governo sacrifica o agricultor brasileiro para benefício dos rentistas que compram ações dessas empresas. O governo que, despudoradamente, beneficia as multinacionais instaladas na Zona Franca de Manaus, que apenas juntam em seus produtos as peças vindas, sem imposto, de outros países, gerando emprego na China, no Vietnam, na Coréia e na India, sacrifica o produtor e o consumidor nacional. Depois de tudo isso,  o Governo ainda insiste na falácia de patrocinar um desenvolvimento nacional sustentável, enquanto, nos bastidores, trabalha contra a agricultura tupiniquim.

RUAS DE CAXIAS ESTÃO
HÁ 7 MESES SEM ÁGUA
 Se a Cedae fosse uma empresa privada, já teria fechado as portas ou sido vendida para um concorrente ou alguma empresa mais eficientes. Como é estatal e garante participação nos "lucros" de seus empregados, ela continua explorando – no sentido mais vil do termo – os consumidores do Estado do Rio. E não adianta reclamar, pois a direção da empresa é garantida por uma blindagem granítica do Governo desde tempos imemoriais, pois a política da bica d'água continua em vigor em pleno Século XXI. Basta ver a foto do governador em exercício, Paulo Melo, pilotando uma máuina que abria valas em Saquarema, cuja prefeita é apenas a esposa do presidente da Alerj, que aproveitou que o governador nominal Sérgio Cabral e o efetivo, Pezão, viajaram para exterior ao mesmo tempo para desfilar a sua empáfia na Região dos Lagos.
A coisa chegou a tal ponto que uma moradora da Rua Deputado Sá  Rego, na Vila São Luis, foi impedida na semana passada de utilizar o banheiro do Caxias Shopping por . . .falta d'água.
Enquanto não recebe água nas torneiras, o consumidor recebe, pontualmente, as contas exorbitantes, que chegam a ser criminosas por cobrarem por um serviço não prestado o colocado à disposição do consumidor.
Num momento em que tantos políticos, que irão disputar as eleições de outubro, aparecem na Mídia dizendo-se felizes companheiros e parceiros do Governo do Estado, o eleitor precisa verificar a sua torneira, como o fazem diariamente os moradores de algumas ruas da Vila São Luiz, que estão há sete meses sem ver uma só gota d'água: Deputado Sá Rego, Olegário Mariano, Martins Pena, 15 de Novembro, Av Brasil, Prudente de Moraes e Santo Antônio.
Só que não tem nada a reclamar da Cedae são os pipeiros, que cobram um mínimo de R$ 100 reais por um carro pipa com 10.000 litros de água, oferecidos a eles gratuitamente, como a Cedae faz questão de afirmar.

SUCESSÃO EM CAXIAS
SOFRE A SUA 3ª BAIXA
 Depois da desistência do presidente da Câmara, vereador Mazinho, e da "cassação" da candidatura da professora Dalva Lazaroni pela direção nacional do PT, a sucessão em Duque de Caxias acaba de registrar a sua terceira baixa. O empresário Antonio Borges, ex secretário de Desenvolvimento Econômico do prefeito Zito e candidato a candidato a prefeito pelo PcdoB, acaba de deixar o partido que comanda as obras da Copa do Mundo e ingressa nesta segunda-feira (11) no PSD, do deputado Dica.
Juntamente com Antonio Borges, estará se filiando ao PSD o presidente do Movimento Popular Pensar Caxias, Alcinir Gonçalves, enquanto a ex deputada Magaly Machado será empossada na presidência do PSD Mulher de Duque de Caxias.
Além dessas novas adesões, a candidatura a prefeito do deputado Dica deverá contar com o apoio do deputado estadual Wagner Montes. Com essas desistências, a corrida pela prefeitura da segunda cidade mais rica do Estado do Rio deverá registrar novas desistências esta semana, agora que os partidos estão liberados para realizar as cujas convenções. Uma dessas desistências deverá ser a do ex deputado Marcos Figueiredo, que irá reforçar a coligaão PSB-PDT, que tem o deputado Alexandre Cardoso como cabeça de chapa.

RÁPIDAS

•  A um mês do início da campanha eleitoral, a Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro relança seu site em novo endereço – www.prerj.mpf.gov.br – com um canal para eleitores denunciarem irregularidades como propaganda fora de época e por meios proibidos, uso da máquina pública em favor de candidatos e promessas de vantagens em troca de votos.
•  As denúncias serão avaliadas pelo procurador regional eleitoral Maurício da Rocha Ribeiro e sua equipe, que tomarão as medidas necessárias para apurar os fatos denunciados.
•  A página traz um mecanismo de consulta de processos eleitorais, notícias da Procuradoria e veiculadas pela mídia, relata atividades da PRE/RJ desde janeiro de 2011 e indica procuradores e promotores responsáveis pela fiscalização das eleições de 2012 nos 92 municípios fluminenses. O canal de denúncias esclarece, entre outras informações, quais as proibições aos candidatos, como o uso de outdoors, adesivos e brindes
•  “Nossa intenção ao remodelar o site foi torná-lo um canal efetivo de informação e diálogo com o eleitor. Tivemos a preocupação de conferir maior visibilidade à página, para facilitar a leitura e o envio das denúncias de irregularidades”, diz o procurador regional eleitoral Maurício da Rocha Ribeiro.
•  Além de Ribeiro, quatro procuradores regionais atuarão em nome do MP Eleitoral junto ao TRE/RJ: o procurador regional eleitoral substituto Paulo Roberto Bérenger e os procuradores auxiliares Cristina Romanó, Rogério Navarro e Silvana Batini.
•  Em 2010, a PRE/RJ propôs 45 das 49 ações de investigação judicial eleitoral por abuso de poder recebidas pelo TRE (outros TREs não totalizaram nem 20 dessas ações).
•  Em eleições municipais como a de 2012, a maioria das ações contra infrações eleitorais parte de promotores eleitorais designados no MP Estadual, cabendo à PRE opinar nos recursos apreciados pelo TRE/RJ.
•  O deputado federal Alexandre Cardoso (PSB) que acaba de deixar a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, recebeu na semana passada o apoio do PcdoB, que havia anunciado empresário Antonio Borges, ex secretário de Desenvolvimento Econômico de Zito como seu candidato a prefeito.
•  Com essas mudanças, Alexandre Cardoso já conseguiu assegurar o apoio do PDT, que deverá indicar o vice, o PT e o PcdoB.
•  Depois de idas e vindas, de desmentidos sobre desmentidos, o empresário do ramo de panificação desistiu da candidatura, arrumou as malas e desembarca nesta segunda no PSD, cujo candidato deverá ser o deputado estadual Dica.
•  Cresce a cada dia a lista dos servidores de Duque de Caxias incluídos nas listas de inadimplentes do SPC e do Serasa por conta de empréstimos em consignação feitos na rede bancária. Tudo porque a Prefeitura, a exemplo do que faz com os próprios servidores, não vem recolhendo no prazo contratual os descontos feitos nos contracheques dos servidores
•  Até sexta (8), os servidores do município continuam ignorando quando sairá o pagamento de salários, proventos e pensões relativos ao mês de maio. Na terça-feira (5), ainda com o fornecimento de energia suspenso pela Light por falta de pagamento, os rumores nos escuros corredores da Prefeitura eram de que o pagamento seria liberado, em etapas, a partir desta terça (12)
• As convenções partidárias para escolher candidatos a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que concorrerão nas eleições em outubro estão liberadas deste ontem (10), segundo o calendário eleitoral divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As convenções também devem definir se haverá coligações com outras legendas, e deverão ser realizadas até 30 de junho.
•  Embora a propaganda de candidatos só seja autorizada a partir do dia 6 de julho, a legislação permite que os pré-candidatos façam propaganda entre seus correligionários 15 dias antes da convenção do partido.
•  A propaganda deve se limitar a faixas e cartazes perto do local da convenção, sem o uso de outdoors ou inserções em rádio e televisão, e deve ser retirada assim que a convenção terminar, sob pena de multa aos envolvidos.
•  O calendário eleitoral também determina que a partir deste domingo e até o final das eleições, candidatos que concorrerão a um cargo eletivo em 2012 não podem mais apresentar programas de rádio e de televisão, nem participar como comentaristas.
•  O prazo para desincompatibilização varia de acordo com o cargo ocupado e o pretendido pelo candidato.
•  A situação dos bens culturais de natureza religiosa, como o Terreiro de Joãosinho da Goméia, bem das mais antigas igrejas de Duque de Caxias, através do registro e do tombamento, serão tratados no Seminário “O Patrimônio Cultural em Questão”, que reunirá pesquisadores, historiadores, advogados e estudantes caxienses e técnicos do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC/RJ) no próximo dia 28, no auditório da OAB/Duque de Caxias.
•  Em reunião com o diretor do Departamento de Pesquisa e Documentação do INEPAC, Prof. Sérgio Linhares Miguel de Souza, a diretora do Departamento do Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria de Cultura, Professora Gladis Braga Figueira, combinou que serão examinados assuntos prioritários, como a situação de cerca de meia centena de bens culturais inventariados em 2007 pelo Conselho Municipal de Cultura, o tombamento da parte da Mata Atlântica existente em Duque de Caxias e outros.
•  O Seminário “O Patrimônio em Questão” reunirá estudiosos de sete entidades do ramo - Curso de História da Unigranrio, Associação dos Professores-Pesquisadores de História, Centros  de Referência Patrimonial e Histórico do Município, de Pesquisa, Memória e História da Educação (CEPEMHEd), associações dos Artesãos de Duque de Caxias, Amigos do Instituto Histórico e do Museu Histórico Duque de Caxias.
• Para inscrição, basta enviar e-mail com nome, endereço e entidade à qual está vinculado para caxias.patrimoniohistorico@gmail.com ou pessoalmente no Departamento do Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria de Cultura e Turismo (Rua Ailton da Costa, 115 - 6° andar). A Seccional da          OAB fica na Rua Passo da Pátria, Nº 191 – Jardim 25 de Agosto – Duque de Caxias.
•  A iniciativa da Secretaria de Cultura é louvável, mas chega um pouco tarde, pois boa parte do acervo histórico do município foi abaixo por conta de alguns covernantes que incorporaram o espírito do prefeito Pereira Passos, que ficou famoso pela abertura da Av. Central, atual Rio Branco, através da polítida de por abaixo os prédios antigos do centro do Rio a pretexto de abrir a cidade para o futuro.
•  Nos últimos anos Duque de Caxias perdeu a Fábrica de Tecidos do Centenário e a FNM em Xerém, marcos da industrialização do município no pós guerra, bem como a Igreja Matriz de Santo Antonio, na Rua José de Alvarenga, cuja área será ocupada por um shopping, além da descaracterização da residência do deputado Tenório Cavalcante, mais conhecida como "A Fortaleza", e a antiga Prefeitura,  que, transformada em hotel para encontros fortuitos, serviu de palco para o assassinato de uma menina em março de 20011.
• O mesmo processo de descaracterização foi aplicado ao velho sobrado da Praça da Emancipação, que servia de sede da União Popular Caxiense, a primeira entidade civil a encabeçar o movimento pela emancipação do então 8º Disctrito de Iguassú (grafia da época) em pleno Estado Novo, eufemismo para designar a ditadura implantada em 1937 por Getúlio Vargas.
• No caso da primeira sede da prefeitura, que fora residência do líder do antigo PSD fluminense Tupynambá de Castro, a demolição foi consumada no feriadão de Finados do ano passado, antes que algum herói se interpusesse às máquinas que fizeram a escavação do local, onde será instalada uma loja de Departamentos.
•  O ônibus da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa  estará,  a partir desta segunda (11) e até sexta-feira (15), na Avenida Nilo Peçanha, ao lado da cabine da polícia, no Centro de Duque de Caxias.  O serviço móvel vai funcionar das 9h às 17h.
•  Os interessados em entrar em contato com a comissão para tirar dúvidas ou fazer reclamações de serviços e produtos podem também fazê-lo através do atendimento telefônico, o Disque Defesa do Consumidor (0800 282 7060).
•  Médicos servidores públicos federais pretendem paralisar as atividades nesta terça-feira (12) em protesto contra a Medida Provisória (MP) nº 568, de 2012, que trata da remuneração e da jornada de trabalho de profissionais de saúde.
•  De acordo com a Federação Nacional dos Médicos (Fenam), o texto prevê que profissionais que atualmente mantêm jornada de 20 horas semanais no serviço público, ao ingressar na carreira, tenham que cumprir 40 horas semanais e receber o mesmo valor – uma redução de 50% na remuneração.
•  A medida é considerada pelo presidente da entidade, Cid Carvalhaes, como um enorme retrocesso em um país já tão castigado pela carência do Sistema Único de Saúde [SUS] e pela desvalorização dos profissionais de medicina, informou a Fenam
•  Também nesta terça, a Comissão Mista do Congresso deve votar a admissibilidade da MP 568. O objetivo da categoria é, por meio da paralisação, pressionar o Parlamento e abrir caminho para a primeira greve geral de médicos servidores federais no país.
•  Para as entidades médicas a MP traz a alguns setores do funcionalismo avanços importantes, que devem ser mantidos e até ampliados. Entretanto, particularmente nos artigos 42 e 47, prejudica os atuais e futuros servidores médicos, dobrando jornadas sem acréscimo de vencimentos, reduzindo a remuneração em até metade e cortando valores de insalubridade e periculosidade.
. "As perdas atingem, inclusive, aposentados (e pensionistas), que tanto já se dedicaram ao serviço público, enfrentando baixos salários e condições de trabalho adversas”, afirma a Fenam.
•  O relator da CPMI do Cachoeira, deputado Odair Cunha (PT-MG), quer a comissão centrada mais na investigação da relação dos governos (federal e estaduais) com o empresário goiano Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, do que nas atividades da empresa Delta com os governos.
•  "O fato determinado da nossa CPMI é identificar a relação do Cachoeira com os governos, com órgãos de Estado. Não é investigar a relação da empresa Delta com governos", disse o relator à Agência Brasil.
•  Odair Cunha quer a comissão perseguindo o "foco", que, segundo ele, está nas relações de Cachoeira com entes públicos. "A relação da Delta com governos não deve ser investigada por nós, porque senão vamos perder o nosso foco. É preciso nos preocuparmos com o fato determinado que originou essa investigação".
•  "Abrir a investigação de maneira ampla, geral e irrestrita não é bom método de investigação. Não é um método eficiente. Fazendo isso, pode ser que a gente deixe de fora ao fim de nossa investigação, as pessoas que o Cachoeira corrompeu", disse o relator.
•  Na sexta (8) o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) criticou a posição do relator de não pautar os requerimentos de convocação do ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) Luiz Antonio Pagot. Além disso, o senador acusou o relator de fazer uma "blindagem" à Delta. “Tudo que tem interface com a Delta tem sido sobrestado", reclamou Rodrigues
•  Rodrigues é um dos parlamentares que pressionam para que na próxima quinta-feira (14) haja uma sessão administrativa para votar os requerimentos de convocação de Pagot. Ele também quer que a comissão julgue 28 requerimentos de quebra de sigilos de empresas "laranjas" que teriam recebido dinheiro da Delta.  
•  Já o relator é contrário à sessão administrativa. "Temos 70 convocações de pessoas já feitas e 38 quebras [de sigilo] de pessoas jurídicas, além de 12 de pessoas físicas, que precisam ser analisadas. Nós não podemos sair quebrando sigilos de pessoas e empresas ao sabor das pressões políticas e partidárias".

Nenhum comentário: