quinta-feira, 11 de outubro de 2012

BAIXADA URGENTE


 MP DENUNCIA MILICIANOS
PRESOS EM SARACURUNA

O Ministério Público denunciou nesta quarta-feira (10), por formação de quadrilha, doze integrantes de milícia que atuava em Saracuruna, segundo distrito de Duque de Caxias sendo três deles policiais militares. O grupo valia-se de violência e armas de fogo para cometer homicídios qualificados, extorsões a moradores e comerciantes, venda de gás e TV a cabo ilegal, entre outros crimes. Nove dos acusados já estão presos.
Foram denunciados Ailton da Silva Diniz, vulgo "Abel" (ex-PM preso desde maio desde ano), Jonatan Pinto Apolinário, Fabio Marcio Neves Seixas (foto), o Fabinho da Adega (candidato a vereador pelo PSD, Alexandre dos Santos, Wellington Correa do Amparo, Marcio Henrique Idalgo Rodrigues dos Santos, Jefferson da Silva Francisco, Hamilton de Moraes Ribeiro, Robertson Eduardo Duarte Milton e os Policiais Militares Luiz Felipe Nunes de Souza, Maurício Fernandes de Oliveira e Sidney Pereira de Abreu.
A Denúncia, encaminhada à Justiça pela 3ª Central de Inquéritos do MPRJ narra que os criminosos, sempre com uso de violência, grave ameaça e armas de fogo constrangiam moradores e comerciantes da localidade a pagar por suposta proteção contra bandidos ("taxa de segurança") e comissões sobre venda de imóveis e também comercializavam clandestinamente combustível, cestas básicas, gás e TV a cabo ("gatonet").
Além disso, os milicianos extorquiam dinheiro de traficantes de drogas e exigiam armas como condição para não os prenderem, expulsavam moradores de seus imóveis para revendê-los a terceiros e mataram diversas pessoas que se recusaram a submeter-se às regras impostas pela milícia à comunidade de Saracuruna. Os homicídios geralmente ocorriam à luz do dia e em locais com grande aglomeração de pessoas.
Com base nas investigações, o MPRJ detalhou na Denúncia o papel que cada acusado tinha dentro da milícia, liderada por Abel e pelo PM Luiz Felipe Nunes de Souza, que se valia do fato de ter amplo conhecimento no meio policial e político em Duque de Caxias para promover os interesses da quadrilha.

COMISSÃO DA ALERJ ENTRA
NA JUSTIÇA CONTRA A CEDAE

A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Rio quer anular os reajustes executados pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) em agosto. As cobranças aumentaram em 9,39% para quem tem os serviços de água e esgoto e 13,85% para os consumidores que contam apenas com o abastecimento de água. O pedido foi feito através de uma ação coletiva contra a Cedae na última terça-feira (09/10), na 7ª Vara Empresarial.
“O consumidor não pode ser penalizado com um aumento exorbitante como esse, muito acima da inflação. A Cedae não pode meter a mão no bolso da população dessa forma. Por isso, entramos com a ação para acabar com esse reajuste totalmente abusivo”, justifica a deputada Cidinha Campos, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor.
A comissão pede ao juiz Fernando Cesar Ferreira Viana que desconsidere as novas tarifas, que chegam a superar em três vezes o valor da inflação acumulada nos últimos 12 meses (5,28%). A ação pretende fazer desse índice (5,28%) o cálculo ideal para as contas de água e esgoto.
Além disso, a ação solicita que a Cedae seja obrigada a restituir em dobro o valor pago indevidamente por milhares de consumidores. A deputada já havia enviado à Cedae um ofício cobrando esclarecimentos sobre o aumento abusivo, no último dia 6 de agosto. Cidinha Campos queria que a empresa apresentasse cópias de todo o procedimento administrativo que motivou o aumento de 13,85% na conta de água. Como a Cedae não respondeu a solicitação, a comissão decidiu entrar na Justiça.

O 4º CENTENÁRIO DA IGREJA DO PILAR
SERÁ COMEMORADO COM CAMINHADA

Com caminhada de romeiros e show do cantor Zé Vicente após a missa, a Paróquia Nossa Senhora do Pilar, promove nesta sexta-feira, 12 de outubro, sua 29ª Romaria e encerra as comemorações dos 400 anos de evangelização. A concentração de romeiros para procissão será às 6h30 no Posto Bravo (Rodovia Washington Luiz e no PAM (Posto de Assistência Médica) do Pilar. A missa das 7h contará com a presença do bispo emérito Dom Mauro Moreli e romeiros de Doda a Baixada Fluminense.
A Prefeitura disponibilizou toda infraestrutura como banheiros químicos, tendas, iluminação, além de integrantes da Guarda Municipal e ambulâncias com equipes médicas. A igreja do Pilar é uma das mais antigas do Brasil e freqüentada por Tiradentes, nas suas idas e vindas a Vila Rica, como fiscal do transporte de ouro e prata, que eram embarcados no Porto do Pilar em direção ao cais da atual Praça XV, onde eram reembarcados para a Europa.
Da vigília, que começou nesta quinta-feira (11) às 22h, além de romeiros, estarão participando membros da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 da Diocese de Duque de Caxias.

 RÁPIDAS

•  O deputado Dica, preside4nte do PSD/Caxias, deve apoiar Alexandre Cardoso, do PSB, que disputará o segundo turno do dia 28 com o deputado federal e ex prefeito Washington Reis. Além de Dica, o deputado federal Áureo, do PRTB, também decidiu apoiar o candidato socialista.
•  Nas próximas horas, quem deverá anunciar a sua posição em relação ao 2º turno é o prefeito Zito (PP), que amargou um terceiro lugar na eleição do último domingo, quando tentava a reeleição para um quarto mandato.  Segundo pessoas próximas, Alexandre Cardoso vem se mostrando a opção mais pragmática, tendo em vista os projetos políticos de Zito para 2014, inclusive a reeleição de sua filha, a deputada federal Andrea Zito.
•  Com Alexandre Cardoso na Prefeitura, haveria maior espaço para a reeleição de Andréa Zito, bem como a chance de Zito disputar uma cadeira de deputado estadual, posto que ele ocupava quando se elegeu prefeito pela primeira vez em 1996, então pelo PSDB, onde sua filha continua.
•  Com a presença de representantes das coligações que disputam o segundo turno em Nova Iguaçu, o juiz da 158ª ZE, Octávio Chagas de Araújo, sorteou a ordem de veiculação da propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV.
•  Neste sabão (13), a TV Bandeirantes começa a transmissão pelo programa do candidato Nelson Bornier, que disputa o segundo turno com Sheila Gama. A mesma ordem vai ser aplicada aos 30 minutos de inserção e também à divulgação nas emissoras de rádio. O horário eleitoral gratuito do segundo turno encerra-se na sexta-feira, dia 26 de outubro, inclusive. Já a propaganda eleitoral em placas móveis nas ruas do município teve início nesta quarta-feira, dia 10
•  O eleitor que deixou de votar no primeiro turno das Eleições 2012 por estar fora de seu domicílio eleitoral e não justificou no dia da eleição poderá apresentar a justificativa até o dia 6 de dezembro. No Brasil, o voto é obrigatório entre 18 e 70 anos.
•  A justificativa deve ser apresentada em qualquer cartório eleitoral do país. Para tanto, o eleitor deve preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral, que pode ser obtido, gratuitamente, nos cartórios eleitorais e nos postos de atendimento ao eleitor.
•  O documento também pode ser baixado em formato PDF no site do TSE. Para preencher o formulário, é indispensável que o eleitor tenha o número do título. Além do requerimento devidamente preenchido, o eleitor também terá de apresentar um documento com foto, que pode ser a carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais), como certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.
•  O eleitor que não votar e não apresentar justificativa fica impedido, entre outras coisas, de tirar passaporte, inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outras sanções
•  O juiz da propaganda eleitoral em São Paulo Marco Antonio Martin Vargas tornou definitiva a liminar concedida à coligação "Avança São Paulo" (PSDB/PSD/DEM/PR/PV) e condenou o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região ao pagamento de multa no valor de R$ 5 mil por veiculação de propaganda em favor de Fernando Haddad, no jornal impresso da instituição. Vargas determinou, ainda, a proibição de distribuição de novo material com conteúdo igual, bem como a veiculação do mesmo na internet.
•  A defesa alegou que a reportagem tinha apenas a intenção de divulgar os perfis com as biografias e propostas dos candidatos à Prefeitura de São Paulo e de Celso Russomanno. Para Vargas, porém, a matéria em questão “trouxe apenas aspectos negativos a respeito de José Serra, tratamento nitidamente oposto ao dado ao candidato Fernando Haddad, com destaque exclusivo das qualidades em favor deste”. O juiz ainda complementa: “(...) os sindicatos não podem funcionar como partidos políticos em matéria de propaganda eleitoral, vedada sua participação

•  Duzentos e quarenta alunos de 10 a 14 anos do curso de Guarda Ambiental Mirim da Secretaria de Meio Ambiente de Duque de Caxias tiveram nesta quinta-feira (11)  um dia muito especial. , 11 de outubro, um dia especial As aulas da manhã e a tarde, foram substituídas por atividades divertidas para comemorar o Dia da Criança, lembrado oficialmente no dia 12, no Parque Natural da Taquara.
•  Os alunos da oitava turma se divertiram nos equipamentos pula-pula e tobogã, montados junto à sede do parque, jogaram futebol e saborearam doces e cachorros-quente oferecidos com muitos refrigerantes. A festa da manhã foi comandada pelo diretor do parque, Marlos Campos que mobilizou toda sua equipe de professores e monitores.
•  Durante o curso, que tem duração de três meses, eles aprendem educação ambiental, monitoramento de trilhas, primeiros-socorros, ciclo da água, produção de mudas da Mata Atlântica, escotismo, além de geografia e história da região do onde estão localizados, o Parque Natural Municipal da Taquara e a Reserva Biológica Municipal do Parque Eqüitativa.
•  Participam do projeto nesta fase alunos das escolas municipais Henfil, Gama Borges, Almirante Tamandaré, Montese, Brasília, Ely Combat, Manoel Reis, Maria Anger, Marilândia, Albert Sabin, Mário Covas e Pedro Rodrigues
•  A Universidade Estácio de Sá foi condenada a pagar R$ 7 mil de indenização, a título de danos morais, por não entregar o diploma a uma ex-aluna. A decisão é da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, que manteve a sentença de primeiro grau.
•  De acordo com Simone Santos, autora da ação, a conclusão do curso superior de Tecnologia em Propaganda e Marketing ocorreu no primeiro semestre de 2008. Ela conta que tentou se matricular em um curso de pós-graduação em outra instituição de ensino, mas não foi possível porque a universidade ré não entregou o seu diploma de graduação.
•  Para o relator do processo, desembargador Sebastião Rugier Bolelli, a emissão do documento compete exclusivamente à universidade, que não apresentou justificativa razoável para sua inércia.
•  “A apelada frequentou e foi aprovada em curso Superior de Tecnologia em Propaganda e Marketing e, no momento de buscar o documento que possibilitaria continuar os estudos ou buscar uma vaga no mercado de trabalho, verificou a relutância da ré”, completou. (Proc. Nº 0092064-43.2008.8.19.0002)

TEATRO RAUL CORTEZ TERÁ
SUCESSO DA BROADWAY

Inspirado no musical “Priscila”, da Broadway, o Teatro Raul Cortez vai apresentar, neste fim de semana o musical “As nossas Priscilas", que leva o espectador ao mundo dos transformistas de maneira muito divertida.
No dia 19, será a vez da Orquestra Resplandecer, uma das mais conceituadas Big Bands da cidade, emocionar o público com composições nacionais e internacionais regidas pelo maestro Eduardo Acioly. A entrada será um quilo de alimento não perecível. Nos dias 20 e 21, o Raul Cortez apresentará o musical "Ópera do Malandro", de Chico Buarque de Holanda, interpretado pelos atores da Cia. de Teatro Contemporâneo.
No mês em que se comemora o seu dia, as crianças não foram esquecidas pela Secretaria Municipal de Cultura, que levará ao Raul Cortez, nos dias 21 e 21, o infantil “As fadas de Abracadabra”. A meninada se deliciará com personagens do mundo de magia, como duendes, magos e bruxos, além das lindas fadas Ametista e Esmeralda.
“Priscila” será apresentada neste sábado, às 20h, e no Domingo, às 19h
Ingressos a R$30 (inteira) e R$15 (meia-entrada ou promocional antecipado). Classificação 16 anos

Nenhum comentário: