domingo, 14 de outubro de 2012

BAIXADA URGENTE

DOIS JOSÉS FAZEM
SUCESSO NA TELINHA

A História política recente do País reuniu, embora figurativamente, dois Josés que vem desempenhando, ao longo dos últimos anos, papéis importantes tanto dentro, como fora do Partido dos Trabalhadores, um como dirigente, o outro como ator, mas de militância comprovada no PT.
Enquanto Jose Dirceu é manchete diária nos telejornais por conta do julgamento do Mensalão pelo Supremo Tribunal Federal, José de Abreu é sucesso na telinha por conta do brilhantismo com que vive o “Nilo” na novela “Avenida Brasil”. Enquanto um Zé, o Dirceu, tenta reunir os cacos do que sobrou da antiga direção do PT para continuar o projeto de poder do seu partido pelas próximas décadas, o segundo Zé, o Abreu, exibe um “Nilo” invejoso, pusilânime, amoral e alcoólatra, incapaz de enfrentar, com um mínimo de seriedade, o que a vida, mesmo na ficção, cobra de todos aqueles que resolvem deixar as coxias para se aventurarem no palco. Como um ex asilado político que retornou ao Brasil utilizando identidade falsa, José Dirceu recomeçou a sua carreira como empresário, sendo bem sucedido, mas o fascínio pelos holofotes da mídia falou mas alto e Zé Dirceu, que chegou ao posto de Chefe da Casa Civil de Lula, queria algo mais significativo em termos de vaidade, queria eternizar o PT no Poder, mesmo que ao preço da desgraça, pessoal e política de todo o seu grupo.
Para os noveleiros, José de Abreu arquiva na História da dramaturgia televisiva o seu impressionante “Nilo” na próxima sexta-feira, deixando saudades nos fãs, principalmente daquele seu risinho debochado, que virou um bordão do personagem. Para os petistas de verdade, aqueles que enfrentaram os porretes da Ditadura sem nunca esmoreceram, resta o consolo de, na vida real, ninguém poder desencarnar do seu papel na História do seu País. Assim como o PTB de Getúlio Vargas, o PDT de Brizola e o MDB de Mário Covas renascem a cada eleição, com mais ou menos votos, o PT de Bicudo (SP), de Vladimir Palmeira (RJ) e de Paulo Delgado (MG) também ressurgirão das cinzas do Mensalão ainda mais forte, sem golpes da Mídia ou de ministros do Supremo, como Lula e seus aloprados insistem em repetir para justificar a odiosa compra de votos no Congresso que o Supremo acaba de comprovar e denunciar.

CABRAL QUER RISCAR
ALEXANDRE DO MAPA
 Embora tenha sido displicente na execução de obras de grade importância para o município – como a duplicação de 15 km da AV. Presidente Kennedy (FOTO) , a construção do Hospital da Mulher de Santa Cruz da Serra e a melhoria no abastecimento de água e no sistema de segurança – o governador Sérgio Cabral resolveu jogar, no segundo turno, todo o peso da máquina do Estado em favor da eleição do deputado Washington Reis (PMDB). O objetivo é tirar o também deputado Alexandre Cardoso, do PSB, do mapa político do estado, visando as eleições de 2014, quando teremos um provável embate PMDB x PSB.
O aprendiz de Hugo Chaves fluminense já começou a dar o troco no segundo turno a quem teve a audácia de se colocou contra os interesses do inquilino do Palácio Guanabara. Como represália por ter aderido à candidatura de Alexandre Cardoso, o governador demitiu, na quinta-feira (11) todos os ocupantes de cargos de chefia no Detran-RJ que haviam sido indicados pelo deputado Dica, do PSD, embora a bancada do partido de Gilberto Kassab participe do rolo compressor do governo na Assembléia Legislativa.
Para esta terça-feira (16), está marcado um grande comício na Praça do Pacificador com a participação do prefeito Eduardo Paes, que acaba de ser reeleito na Capital. O objetivo do governador é promover um “arrastão” pelas ruas da cidade, levando o maior número de eleitores possível para esse comício, de forma a deixar claro quem é o candidato do governador. O que Sérgio Cabral vai tentar é superar Leonel Brizola, que, na primeira eleição para prefeito depois da Ditadura, em 1985, sem ajuda da mídia e sem a internet, conseguiu, em apenas um comício na famosa Praça de Duque de Caxias, virar o jogo, elegendo o professor Juberlan de Oliveira, do recém criado PDT, contra o então poderoso deputado estadual Silvério do Espírito Santo, do PMDB. Dizem os entendidos que a História só se repete como farsa. Resta aguardar a contagem de votos no próximo dia 28 para conferir se o amigo fraternal do empresário Fernando Cavendish, dono da Construtora Delta, conseguirá eleger Washington Reis.

ZITO FICARÁ NEUTRO
NO SEGUNDO TURNO

Considerando o fato de que tanto os candidatos que irão disputar o segundo turno no município, quanto o seu próprio partido pertencem à base de apoio a Sérgio Cabal, o prefeito Zito (PP) decidiu se abster de apoiar qualquer um dos dois. A decisão foi muito bem recebida pelo candidato Alexandre Cardoso (PSB), que está em campo buscando o apoio dos principais colaboradores de Zito na atual administração.
O candidato socialista já conta com o apoio dos deputados estaduais Samuquinha (PR), com Garotinho a tiracolo, Dica (PSD0 e do federal Áureo (PRTB e, nos próximos dias, deverá ser confirmada a data para a vinda do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente nacional do PSB, acompanhado de prefeitos e deputados do partido para reforça a arrancada final de Alexandre Cardoso.
Como terceiro colégio eleitoral e segunda economia do Estado, a prefeitura de Duque de Caxias passou a ser um trunfo de grande valia nas eleições de 2014, quando Eduardo Campos pretende ampliar a bancada federal do partido e agregar novos governos estaduais, com vistas às eleições presidenciais de 2018.

POVO CONTINUA SOFRENDO
NAS FILAS DOS HOSPITAIS

Enquanto os candidatos aproveitam a campanha do segundo turno para vender ilusões, a população continua sofrendo nas filas dos hospitais e postos de saúde. Na segunda-feira, um internauta chegou antes das 7:00hs no Hospital Moacyr do Carmo com a mão direita muito inchada, consequência de um tombo em casa no domingo. Até às 8;00hs, ele não tinha conseguido atendimento, porque o ortopedista do plantão daquela manhã não havia chegado.

Como as dores continuavam, o cidadão-contribuinte-eleitor foi até a UPA 24 Horas do Sarapuí, a poucos quilômetros do Moacyr do Carmo. Lá também não havia médicos e ele foi encaminhado para o Postos de Saúde do Pilar, que atende as 24 horas do dia. Lá também não havia ortopedista. Ele decidiu, então, seguir de ônibus para o Hospital Souza Aguiar, no centro do Rio, onde foi finalmente atendido, fez o Raios-X, que não comprovou fratura, foi medicado e mandado para casa.
O internauta que acompanhou a saga desse caxiense confirmou que essa é a rotina diária de grande parte dos pacientes de Duque de Caxias, onde a rede de saúde foi entregue a instituições privadas, disfarçadas como ONGs, que manipulam as verbas do setor como quiserem, pois o Conselho Municipal de Saúde, que deveria supervisionar e fiscalizar o uso das verbas do SUS no município, há muito tempo deixou de atuar.

RÁPIDAS

Nos bastidores do comício de Washington Reis na Praça Roberto Silveira neste domingo (14), circulava uma informação que pode definir o segundo turno em Duque de Caxias: o PT decidiu rasgar o acordo firmado com o PSB e os petistas foram autorizados a subirem nos trios elétricos do candidato do PMDB.
A decisão, se for efetivada no comício desta terça-feira, com Eduardo Paes e Pezão, não surpreendeu o meio político, pois o PT participava, através da Secretaria de Meio Ambiente, do Governo Washington Reis. No Governo Zito, o partido dos Zés (Dirceu e Genoino) também ocupa, até hoje, a mesma secretaria. Como descobriu Garotinho, o PT é o partido da boquinha.
Algumas figuras da campanha de W. Reis, que já transitaram com desenvoltura nos dois primeiros Governos de Zito (1997-2004), sonham subir no palanque na Praça do Pacificador ao lado de José Dirceu e José Genoino, as estrelas máximas do Processo nº 470, mais conhecido como Mensalão. Para eles, seria a Glória!.
  Embora a campanha por rádio e TV (Canal 11) só comece nesta segunda-feira (15), o PMDB já colocou no You Tub a artilharia pesada que Sérgio Cabral irá utilizar na campanha de “arrasa quarteirão” contra Alexandre Cardoso. 
  No link abaixo o internauta poderá ver exemplo da “qualidade” dos argumentos utilizados pelo governo para impor o seu candidato aos eleitores de Duque de Caxias:
• uma emissora de TV decidiu ouvir as propostas dos candidatos que disputarão o segundo turno em Duque de Caxias para um assunto que a todos atormenta: a Saúde.
O candidato Washington Reis (PMDB), imaginando-se num palanque, desenrolou uma extensa lista de promessas, que iam desde a refundação do Hospital Moacyr do Carmo até a construção de um Hospital de Traumaortopedia municipal.
  Do outro lado, o médico e candidato Alexandre Cardoso (PSB) foi mais cauteloso e realista ao pregar a necessidade do próximo prefeito reabrir o antigo Hospital Duque de Caxias (fechado em janeiro de 2009 por determinação do Conselho Regional de Medicina por falta de condições de segurança para médicos e pacientes), que passaria a funcionar como uma segunda emergência, além da reorganização e do reequipamento dos atuais Postos de Saúde, que passariam a atender durante 24 horas.
  Para o candidato do PSB, o povo está morrendo na porta dos hospitais por falta de médicos, de leitos e até de medicamento, mas não por falta de hospitais, pois o município conta com três: Moacyr do Carmo e Maternidade de Xerém (municipais) e Adão Pereira Nunes, em Saracuruna (estadual).
  Cabe agora aos mais de 600 mil eleitores do município, que irão às urnas no próximo dia 28, escolher qual a opção mais sensata e cabível para um assunto tão importante como o sistema de saúde do município. O eleitor terá 40 segundos para decidir, mas longuíssimos 4 anos para se arrepender da decisão tomada se as promessas do candidato eleito ficarem esquecidas ao pé do palanque.
  O eleitor, principalmente os da Baixada Fluminense e da periferia das grandes cidades, por exemplo, não pode se esquecer que figuras conhecidas como Lula, Dilma Rousseff, José Sarney e Michel Temer, tem a opção do Hospital Sírio Libanês, em S. Paulo, que recebe verbas do SUS, enquanto o resto da população fica meses na fila de espera por um simples exame de laboratório, mesmo que tenha um caríssimo plano de saúde, daqueles que, na publicidade prometem aviões e helicópteros com UTIs, mas, na pratica, negam o básico aos seus associados.
O julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão, será retomado nesta segunda(15) no Supremo Tribunal Federal (STF) com os votos dos ministros Gilmar Mendes, Celso de Mello e Ayres Britto, presidente da Corte Suprema. Sete ministros já se manifestaram sobre o item 7, que se refere a crime de lavagem de dinheiro, na denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Na denúncia, a prática do crime é atribuída ao ex-deputado federal Paulo Rocha (PT-PA), à assessora dele Anita Leocádia Pereira da Costa, aos ex-deputados federais João Magno (PT-MG) e a Luiz Carlos da Silva, o Professor Luizinho, (PT-SP), além do ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto e do assessor dele José Luiz Alves.
Na semana passada, o ministro-relator da ação, Joaquim Barbosa, votou pela condenação dos réus Paulo Rocha, João Magno e Anderson Adauto, mas pela absolvição de Anita Leocádia, do Professor Luizinho e de José Luiz Alves.
O ministro Luiz Fux seguiu o relator e votou pela condenação dos réus Paulo Rocha, João Magno e Anderson Adauto, e pela absolvição de Anita Leocádia, do Professor Luizinho e de José Luiz Alves.
O ministro-revisor Ricardo Lewandowski votou pela absolvição de todos os réus. Os ministros Marco Aurélio Mello, Rosa Weber, Cármen Lúcia e José Antonio Dias Toffoli votaram pela  absolvição de todos os réus.
Na última sessão do mensalão, no dia 12, manifestantes ocuparam a Praça dos Três Poderes, em frente ao STF, e disseram aplaudir a atuação da Suprema Corte no julgamento da Ação Penal 470. Um grupo de 15 pessoas cantou o Hino Nacional, ao mesmo tempo em que soltava balões e apresentava faixas com frases anticorrupção.
Semana passada, foi anunciada a venda do controle acionário da Amil para um dos maiores grupos de seguro saúde dos EE.UU., tendo um grande jornal do Rio anunciado que a empresa em questão nascera em Duque de Caxias, a partir da compra da Casa de Saúde São José.
Pessoas próximas à família do Dr. Augusto Azeredo Vianna, um dos fundadores da São José, contestaram a informação, revelando que, em verdade, a Amil surgiu da compra  da Casa de Saúde Somicol – Sociedade Médica Imaculada Conceição – na Rua Correia Mayer, mais tarde transformada no Hospital Mário Lioni, um dos maiores hospitais privados da Baixada.
Aliás, enquanto o Governo vira as costas para a Saúde, empresas do ramo seguro saúde ampliam seus negócios. Em Duque de Caxias, por exemplo, deverá ser inaugurado o maior hospital particular da Baixada, da rede “D’Or”, que irá ocupar o prédio onde anteriormente funcionara uma concessionária Fiat. O prédio, inacabado, foi adquirido e ampliado pelos novos proprietários.
Resta ainda, desativada, a antiga sede da Unimed/Caxias, na movimentada Av. Brigadeiro Lima e Silva (foto), em frente à Delegacia Especial da Mulher. Este foi o primeiro prédio da cidade equipado com elevador panorâmico e comportaria um hospital de médio porte.
O governador Eduardo Campos não perdeu tempo e já convidou o senador Lindberg Farias para trocar o PT, onde é hostilizado publicamente pelo comando nacional do partido, pelo PSB. O neto de Miguel Arraes quer o ex “Cara Pintada”, que ainda tem 6 anos de mandato como senador, batendo chapa nas urnas com Pezão, o candidato preferido de Sérgio Cabral para sucedê-lo em 2014.
Depois de dar uma surra histórica nos petistas de Pernambuco, elegendo um desconhecido deputado estadual como prefeito de Recife, numa campanha relâmpago de apenas 2 meses, depois que o PT resolveu disputar, com o ex ministro Humberto Costa, a importante prefeitura da capital nordestina. Eduardo Costa está preparando o PSB para tirar o PMDB do posto de maior partido do País até 2018. E a possível eleição de Alexandre Cardoso, em Duque de Caxias, seria uma amostra do que será a luta PMDB x PSB.
Milhares de candidatos a prefeito e vereador, que tiveram o pedido de registro negado pelos TREs, mas recorreram ao TSE e aguardam decisão, tiveram seus votos, embora considerados nulos, contados e reservados para posterior decisão. Em Duque de Caxias, se algum dos candidatos que disputaram as eleições amparado por recursos forem derrotados no TSE, essa decisão não irá influir no resultado, pois a votação deles ficou entre 0 e 3 votos.
Quem se deu ao trabalho de examinar todos os mais de 600 nomes de candidatos a vereador em Duque de Caxias descobriu que um sobrenome importante na política do País entre os anos 40 e 60 do século passado foi esquecido pelo eleitor. Trata-se de um neto do famoso deputado Tenório Cavalcante. Só teve um voto para vereador na cidade onde o avô era temido e também admirado como o “Homem da Capa Preta”. Como lamentaria Cícero: Ó tempo, ó mores!
O senador Lindberg Farias não pode mais ser tratado como um ilustre desconhecido por parte de figuras importantes do PT, como José Dirceu, José Genoíno e Delúbio Soares, condenados no processo do Mensalão. O ex prefeito de Nova Iguaçu acaba de ser condenado por improbidade administrativa e teve seus direitos políticos suspensos por cindo anos. A decisão é da 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, numa ação proposta pelo Ministério Público do Estado, mas o senador ainda pode recorrer para o STJ.
Aliás, Lindberg Cardoso acaba de demonstrar que a sua “vingança de Rita” contra Sérgio Cabral vai longe. Depois de conseguir, com apoio de Lula, que Sérgio Cabral abandonasse no “lixão da política fluminense” o até então parceiro preferencial Jorge Picciani na eleição para o Senado em 2010, o ilustre morador da Barra resolveu desembarcar da candidatura da sua vizinha de bairro e ex vice Sheila Gama, do PDT, para ajudar a eleger em Nova Iguaçu o deputado federal Nelson Bornier, que é do PMDB mas inimigo figadal de Cabral. Eta lelê!
  A Missa de 30º Dia em memória de Luiz Carlos dos Santos, o Lucas, será realizada na segunda-feira, dia 15 de outubro, às 19h, na Catedral de Santo Sebastião, na Avenida Governador Leonel Brizola, no centro, em Duque de Caxias. Ele faleceu na noite do dia 15 de setembro, aos 55 anos. A missa de 7º Dia foi na Igreja de São Sebastião, no bairro Gramacho
  Secretário de Comunicação da Prefeitura de Duque de Caxias até poucos dias antes de falecer, Lucas era poeta e cronista, tendo publicado alguns trabalhos em jornais da Baixada Fluminense e órgãos alternativos.
  Na década de 90, trabalhou na primeira rádio FM fundada em Duque de Caxias - a Som & Lazer FM -, atuando com desenvoltura na produção e apresentação de programas musicais ao lado do jornalista Josué Cardoso, de quem foi companheiro como membro do Conselho Municipal de Cultura na gestão de Stélio Lacerda na Secretaria de Cultura. Na mesma época, integrou a banda de rock progressivo “O Ventre como vocalista.
  Ao julgar uma Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Estado, a Justiça decidiu que a implantação de bilhetagem eletrônica não pode prejudicar o direito dos idosos de terem acesso à gratuidade nos transportes coletivos de Resende, no sul do Estado.
  Com a decisão, para ter acesso gratuito aos ônibus da rede municipal, basta que os maiores de 65 anos apresentem qualquer documento pessoal que comprove sua idade. A medida foi tomada em sentença de primeira instância do TJRJ e em entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
  Em 2010, a Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Resende ajuizou a Ação Civil Pública, com requerimento de liminar, para que a empresa Transporte Urbano São Miguel de Resende Ltda parasse de condicionar a gratuidade dos idosos à confecção de bilhete eletrônico.
  Na época, a Justiça estadual concedeu liminar favorável ao pedido do MP, determinando não apenas que a empresa considerasse suficiente a apresentação de documento pessoal do idoso para conceder-lhe a gratuidade do transporte , mas também que, em nenhuma hipótese, limitasse o direito do idoso de ter livre, pleno e irrestrito acesso aos seus coletivos, seja antes ou depois da roleta, independentemente do número e da localização do assento a ele reservado. A empresa recorreu e o caso chegou ao STJ.
  A partir deste processo, o STJ, então, pela unanimidade de sua Corte Especial, alterou sua jurisprudência, passando a entender que a implantação de bilhetagem eletrônica não pode prejudicar o direito do idoso de ter acesso à gratuidade do transporte coletivo de passageiros mediante apresentação de simples documento pessoal que faça prova de sua idade.
  Essa decisão, embora tenha beneficiado inicialmente os idosos de Resende, no Sul do Estado, poderá ser estendida a outros municípios, bastando para isso que a Procuradoria Geral do Estado acione o Tribunal de Justiça, pois a Lei é para todos.
Antes de encerrar a sessão plenária de quinta-feira (11), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, comunicou aos ministros da Corte que poderá convocar sessões extraordinárias no decorrer desta semana para fazer frente à demanda de recursos pendentes de julgamento
  Ela informou que concluiria o levantamento do quadro de demandas neste final de semana e que dependendo do volume de processos estocados “talvez seja necessário um esforço extra por parte dos ministros”.
  Neste ano, a Justiça eleitoral recebeu, a partir de julho, mais de 480 mil pedidos de registro de candidatura de pessoas que pretendiam concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas Eleições do dia 7. Esses pedidos foram analisados pelos juízes eleitorais e os recursos encaminhados aos Tribunais Regionais Eleitorais dos Estados.
  Após o julgamento dos recursos pelos TREs, cerca de 8 mil candidatos recorreram novamente, agora ao Tribunal Superior Eleitoral. Os recursos chegaram a partir de setembro ao TSE, que vem julgando os casos referentes as eleições 2012 nas sessões plenárias, às terças e quintas-feiras e diariamente em decisões monocráticas dos ministros que integram a Corte.
  O julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão, será retomado nesta segunda (15) no Supremo Tribunal Federal (STF) com os votos dos ministros Gilmar Mendes, Celso de Mello e Ayres Britto, presidente da Corte Suprema. Sete ministros já se manifestaram sobre o item 7, que se refere a crime de lavagem de dinheiro, na denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR).
  Na denúncia, a prática do crime é atribuída ao ex-deputado federal Paulo Rocha (PT-PA), à assessora dele Anita Leocádia Pereira da Costa, aos ex-deputados federais João Magno (PT-MG) e a Luiz Carlos da Silva, o Professor Luizinho, (PT-SP), além do ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto e do assessor dele José Luiz Alves.
  Na semana passada, o ministro-relator da ação, Joaquim Barbosa, votou pela condenação dos réus Paulo Rocha, João Magno e Anderson Adauto, mas pela absolvição de Anita Leocádia, do Professor Luizinho e de José Luiz Alves
  O ministro Luiz Fux seguiu o relator e votou pela condenação dos réus Paulo Rocha, João Magno e Anderson Adauto, e pela absolvição de Anita Leocádia, do Professor Luizinho e de José Luiz Alves.
  O ministro-revisor Ricardo Lewandowski votou pela absolvição de todos os réus. Os ministros Marco Aurélio Mello, Rosa Weber, Cármen Lúcia e José Antonio Dias Toffoli votaram pela  absolvição de todos os réus.
  Na última sessão do mensalão, no dia 12, manifestantes ocuparam a Praça dos Três Poderes, em frente ao STF, e disseram aplaudir a atuação da Suprema Corte no julgamento da Ação Penal 470. Um grupo de 15 pessoas cantou o Hino Nacional, ao mesmo tempo em que soltava balões e apresentava faixas com frases anticorrupção.

BIBLIOTECA DE DUQUE DE CAXIAS
RECEBE O QUARTETO GUANABARA

O Quarteto Guanabara fará apresentação única na Biblioteca Pública Governador Leonel Brizola, em Duque de Caxias, às 19h desta terça-feira (16).  O recital integra a série Concertos no Estado do Rio de Janeiro, promovido pelo Ministério da Cultura com apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em parceria com a Academia Duquecaxiense de Letras e Artes (ADLA), produção da Arte Invest e Focus Rio Produções Culturais.
Através desse projeto, Duque de Caxias já recebeu várias orquestras e grupos, como a Orquestra de Câmara Polonesa Capella Bydgostiensis, o conjunto Chorando à Toa, da Escola de Música da Rocinha, e o Duo Entrerios. A Biblioteca funciona no Centro Cultural Oscar Niemeyer, na Praça do Pacificador. O espetáculo tem entrada franca    
Fundado em 1968, o Quarteto da Guanabara, é um grupo de tradição e excelência no panorama musical brasileiro. Formado atualmente por Daniel Guedes e Gabriela Queiroz (violinos), Daniel Albuquerque (viola) e Márcio Malard (violoncelo), em sua formação original contou com artistas do calibre da violinista Mariuccia Iacovino, do violoncelista Peter Dauelsberg, do violista Frederick Stephany, e do pianista Arnaldo Estrella. Márcio Malard faz parte do conjunto de câmara desde 1983, sucedendo o violoncelista Iberê Gomes Grosso. Depois de um período de silêncio em decorrência da morte de dois de seus membros (o violista Frederick Stephany e Mariuccia Iacovino) e o afastamento do pianista Luis Medalha, o grupo voltou à cena em 2009, com a atual formação. No repertório, serão apresentadas obras de Villa-Lobos e César Franck.

Gabriela Queiroz, Márcio Malard, Daniel Albuquerque e Daniel Guedes formam o celebrado Quarteto da Guanabara

Nenhum comentário: