segunda-feira, 17 de junho de 2013

BAIXADA URGENTE

REFORÇO DO POLICIAMENTO EM
CAXIAS AINDA NÃO CHEGOU (I)


No dia 26 de janeiro de 2012, o blog registrou a participação do Secretário de Segurança do Estado e do então prefeito Zito na reunião do Conselho de Segurança Comunitária. Esse foi o nosso registro:
Aproveitando a participação do Secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, na reunião do Conselho Comunitária de Segurança, o prefeito Zito assinou os atos de transferência para o Governo do Estado de duas áreas pertencentes ao município. A primeira, onde funcionava um extinto Posto de Saúde no bairro Centenário, no sopé do Morro do Sossego, será utilizada pelo Comando da Polícia Militar para a instalação de uma Companhia Avançada do 15º Batalhão, que vai atuar no combate ao crime organizado nas comunidades que ocupam o Morro da Telefônica, na divisa do Centenário com o bairro Olavo Bilac. Na segunda área, na Estrada Tiradentes em Campos Elíseos, será construída a nova sede da 60ª DP.
Ao assinar o termo de cessão das duas áreas, o prefeito falou da importância da reunião, organizada por Jailson Liberato, presidente do Conselho Comunitário de Segurança: “Estas reuniões colaboram com ações para proteger a vida da população”. Ele destacou as cessões dos terrenos para a implantação da Companhia de Polícia no Centenário e da Delegacia Legal em Campos Elíseos. “Estamos fazendo a nossa parte ao disponibilizar estas áreas e atendendo às solicitações que nos foram encaminhadas”, declarou Zito
O Secretário de Segurança, que estava acompanhado do Comandante Geral da PM, Coronel Erir Ribeiro Filho, e da Chefe da Policia Civil, Delegada Martha Rocha, anunciou que, até o final do ano [dezembro de 2012], o efetivo dos batalhões responsáveis pela segurança na Baixada, estarão completos. Hoje, o 15º BPM, por exemplo, conta com cerca de 600 homens.
Segundo Beltrame, 500 PMs são formados por mês pela academia e estarão sendo distribuídos pelos municípios, conforme planejamento do órgão. “Não podemos ficar só na capital, temos que vir para cá”, destacou. Respondendo a uma pergunta da plateia, Beltrame disse que a UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) chegará a Duque de Caxias.
Como Duque de Caxias não participa da Copa do Mundo, muito menos das Olimpíadas \(2016), nem é referência como ponto de atração de turistas, a promessa fica sendo apenas ....uma promessa de Cabral.

REFORÇO DO POLICIAMENTO EM
CAXIAS AINDA NÃO CHEGOU (II)



No dia 4 de abril último, o governador Sérgio Cabral assinou o convênio do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) em Duque de Caxias, com a intenção de reforçar o policiamento nas áreas que registram maiores índices de criminalidade no município da Baixada Fluminense. Para isso, 52 policiais trabalharão diariamente, em turnos, realizando operações de apoio à fiscalização em áreas específicas da cidade, recuperando o controle do ordenamento urbano e aumentando a segurança pública da região.
Na mesma solenidade, no auditório da Unigranrio, Cabral anunciou que a Coca-Cola Andina Brasil construirá uma fábrica de bebidas na cidade, escolhida, segundo a direção da empresa, pela proximidade com o Arco Metropolitano, que a Secretaria estadual de Obras está construindo na Baixada Fluminense. O vice-governador e coordenador de Infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Pezão, acrescentou que a rodovia, que corta toda a região, já atraiu várias empresas importantes em função da logística do empreendimento, aguardado há quase 40 anos, e há mais 28 aguardando licença ambiental para instalar uma unidade no entorno da estrada que se liga a outras rodovias federais que passam pelo estado.
- As indústrias estão voltando para o Estado do Rio, graças à política de segurança do nosso governo que está dando tranquilidade à população. Depois de consolidar o processo de pacificação em muitas comunidades da capital, estamos chegando à Baixada que oferece muitas possibilidades e espaços para a instalação de grandes empresas, o que vai gerar muitos empregos e renda para a região. Estamos fazendo o dever de casa e o Arco Metropolitano é um grande fator de atração dessas empresas. Imagina o que isso vai gerar de empregos - prevê Pezão.
Até agora, ninguém sabe onde esses prometidos 52 PMs, que venderam seus dias de folga para reforçar o policiamento na cidade, estão atuando
Da mesma forma, o comando da PM ainda não informou quando a área doada pelo município no antigo terreno de uma fábrica de tintas, no sopé do Morro da Telefônica, será ocupado por uma Companhia Independente do 15º BPM.
Para efeito de comparação, é bom que se diga que, em virtude da virulência dos bandidos que ainda não deixaram o Complexo do Alemão, o comando da PM já anunciou o envio de mais 700 policiais para reforçar o policiamento daquela área. Ninguém é conta esse reforço de pessoal no Morro do Alemão, mas não custa lembrar ao desatento governador do Estado e ao não menos desatento delegado José Mariano Beltrame, Secretário de Segurança do Estado, que Duque de Caxias já ultrapassou a cada do primeiro milhão de habitantes e o contingente do 15º BPM não vai além dos 600 homens.

REPÓRTER CHORA AO MICROFONE
AO RELATAR PANCADARIA DA PM
  


O veterano repórter Genilson Araújo, calejado de muitos anos cobrindo as tragédias geradas pelo caótico tdo Rio de Janeiro, trabalho que executa a bordo de um helicóptero, não resistiu e chorou durante a transmissão que realizou na tarde de domingo, quando cobriu a pancadaria generalizada da PM contra manifestantes que se reuniram à frente do Estádio do Maracanã, antes da partida entre México e Itália.
De privilegiado espectador, protegido pela estrutura de aço do helicóptero, Genilson Araújo se transformou em notícia, em uma entrada ao vivo durante a transmissão do jogo, quando relatou de forma emocionada o momento em que a polícia e manifestantes entraram em confronto na estação São Cristóvão,  próxima ao Maracanã
O radialista contou que a manifestação seguia de forma pacífica até a ação do batalhão de choque, que tentou dispersar cerca de 500 pessoas com bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo. "Não houve, por parte, pelo menos dos estudantes, qualquer ato de agressividade. Eles paravam quando a polícia fazia bloqueio e tentavam por outra via e assim faziam. Quando, de repente, apareceu um grupo do batalhão de choque disparando bombas de efeito moral, com cachorros e bombas de gás lacrimogêneo, dispersando essas pessoas", disse.
Alguns minutos depois, ainda na zona de conflito, o repórter da CBN voltou ao vivo para explicar o ocorrido. "Estamos aqui em uma batalha que só tem um lado atacando, que é o lado do batalhão de choque. Não satisfeitos em afastar os manifestantes do entorno do Maracanã, alguns pelotões permanecem acompanhando os manifestantes que buscaram refúgio na Quinta da Boa Vista, tradicional área de lazer aqui no Rio de Janeiro. Muitas crianças, muitas pessoas idosas. Os policiais ameaçaram entrar com bombas de gás lacrimogêneo quando receberam apelos dos jornalistas para que não entrassem. Eles acabaram acatando", colocou
Essa é a Polícia Militar do Rio de Janeiro, transformada em de “vânalos”, como afirma o governador Sérgio Cabral, esquecido do fato de seu pai, o velho e altivo jornalista e escritor Sergio Cabral enfrentou durante a Ditadura de 64.
Ouça o áudio da reportagem emocionada de Genilson Araíujo sobre a ação da PM contra as manifestações de domingo em pleno centro do Rio de Janeiro:

ARTISTAS CONDENAM A
VIOLÊNCIA DA POLÍCIA


Revoltados com a violência da Polícia Militar diante dos recentes protestos contra o aumento da tarifa de ônibus, principalmente em São Paulo, vários atores aderiram à campanha #mudabrasil e #doiemtodosnos nas redes sociais.
Idealizado pelo fotógrafo Yuri Sardenberg, que se inspirou na jornalista Giuliana Vallone, ferida com um bala de borracha enquanto cobria a manifestação para a Folha de S. Paulo, o ensaio mostra os artistas com os olhos roxos.
"Acorda Brasil essa é nossa chance de mudar", escreveu a atriz Thaila Ayalla no Twitter. "A violência e truculência com que os manifestantes vêm sendo abordados são mais uma forma de desrespeito ao cidadão brasileiro", publicou seu marido, Paulo Vilhena, na legenda da foto.
Outros participantes da manifestação são os atores Carmo Dalla Vecchia e Fernanda Rodrigues, a modelo Yasmin Brunet e o próprio fotógrafo, Yuri Sardenberg. Ao todo, sete jornalistas da Folha foram feridos durante a cobertura, todos identificados como profissionais da imprensa.
Um repórter da revista Carta Capital chegou a ser preso por carregar vinagre na mochila – o produto ajuda a amenizar a irritação dos olhos diante do gás e dos sprays de pimenta da polícia.
  
RÁPIDAS

●  Diferente do registrado em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, a manifestação contra o aumento das tarifas do transporte público em Belo Horizonte (MG), realizada no sábado (15), transcorreu de maneira pacífica.

●  De acordo com a Polícia Militar, cerca de 8 mil manifestantes – que também protestavam contra a Copa do Mundo e ao projeto de lei do Nascituro, que está em tramitação no Congresso Nacional – percorreram tranquilamente as ruas da capital mineira sem que fosse registrado nenhum incidente grave. O último reajuste nos preços das passagens de ônibus em Belo Horizonte aconteceu em dezembro do ano passado.
●  O protesto foi realizado mesmo estando em vigor uma liminar por parte da Justiça mineira proibindo manifestações que interrompam de forma parcial ou total o tráfego de veículos em vias públicas no Estado de Minas Gerais durante o período da Copa das Confederações. O que se viu foi exatamente o contrário. Os manifestantes marcharam da Praça da Savassi, localizada na região centro-sul, até a região central da capital. Durante o percurso, os policiais interromperam o tráfego de veículos para a passagem da passeata, o que causou retenções por alguns momentos.
●  De acordo com o portal UOL, a coronel da PM, Cláudia Romualdo, que responde pelo Comando do Policiamento da Capital, poderá ser responsabilizada por ter desobedecido à determinação judicial. A manifestação contou com a participação de integrantes do Comitê Popular dos Atingidos Pela Copa (Copac), além de membros do PSTU, do PSol e movimentos estudantis. O final do protesto aconteceu na Praça da Estação, onde uma estrutura montada para que a população pudesse assistir ao jogo de abertura da Copa das Confederações entre a seleção brasileira de futebol e o Japão. (Fonte: Brasil/247
●  O porta-voz da Policia Militar (PM), coronel Frederico Caldas, disse que a ação dos policiais do Batalhão de Choque, no domino (16), com o lançamento de bombas de gás lacrimogêneo, foi para garantir a realização do jogo entre o México e a Itália, pela Copa das Confederações. Na avaliação da PM, o jogo ocorreu dentro de “um mínimo de normalidade” por causa da atuação dos policiais. “As vias foram fechadas e se o Batalhão de Choque não interviesse, estariam interditadas até agora”, acrescentou.

●  O coronel Caldas informou que a ordem de usar as bombas, o spray de pimenta e balas de borracha foi determinada pelo comandante do batalhão, tenente-coronel Fábio Almeida da Silva, que estava no comando da operação naquela momento. De acordo com o porta-voz, a ordem contou ainda com a aprovação do comando da Polícia Militar. “A ordem partiu do comando da tropa com respaldo do comando da corporação”, informou.
●  O coronel Caldas descartou um excesso por parte do Batalhão de Choque. Ele explicou que o uso da força é gradual, conforme vai modificando a ação dos manifestantes. Pelos cálculos da PM, a manifestação deste domingo começou com cerca de 300 pessoas e chegou a envolver 600. Além dos mil policiais designados para o esquema de segurança do jogo, no entorno do Maracanã, foram mobilizados 200 policiais para atuar no acompanhamento da manifestação. “Coube à Policia Militar dizer se ia ter o jogo ou não. Isso ficou nos ombros da PM”, disse.

●  Segundo o coronel, as imagens das câmeras utilizadas para o monitoramento dos manifestantes apontavam para a obstrução da Avenida Radial Oeste, via de acesso ao estádio, o que, de acordo com ele, impedia a passagem de torcedores e de integrantes da Federação Internacional de Futebol (Fifa). “A ação da Polícia Militar foi no sentido de desarticular os manifestantes e evitar a obstrução das vias”, disse.
●  Durante a manifestação, segundo a PM, um policial ficou ferido depois de ter sido empurrado por manifestantes, seis pessoas foram presas, três mexicanos foram detidos vendendo ingressos. Com eles foram recuperados R$ 840. Foram apreendidos ainda seis artefatos, entre eles dois coquetéis molotov. “O que pensar de quem sai de casa e vai para uma manifestação com coquetéis molotov?” perguntou.
Indignados, artistas dão soco na cara da PM
●  A ouvidora do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), promotora Georgea Marcovecchio Guerra, reuniu-se, quinta-feira (13), com o secretário de Políticas de Segurança de Duque de Caxias, coronel Mário Sérgio Duarte. O objetivo do encontro foi o de acertar os detalhes da visita da Ouvidoria Itinerante ao município no próximo dia 25..
●  O ônibus do MPRJ ficará estacionado, das 9h às 15h, na Praça Roberto da Silveira, no Centro. Uma equipe de atendentes da Ouvidoria do MPRJ receberá comunicações de danos ao meio ambiente e ao patrimônio público, desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor, má prestação de serviços públicos, abusos de autoridade, maus tratos a idosos, crianças e deficientes físicos, e de vários tipos de crimes (pedofilia, corrupção, pirataria, atuação de milícias, violência sexual, entre outros).
●  Os moradores de Duque de Caxias também poderão tirar dúvidas e saber mais sobre a atuação do Ministério Público. Além disso, promotores de Justiça farão palestras no Museu Ciência e Vida, na Praça Roberto da Silveira. A agenda com os horários das palestras será divulgada em breve pela Secretaria de Políticas de Segurança de Duque de Caxias e pelo MPRJ.
●  As denúncias ao MPRJ também podem ser feitas pelo telefone 127, da Ouvidoria do MPRJ, ou pelo site
●  O ônibus de atendimento à população da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa  estará entre esta semana) na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Queimados, na Baixada Fluminense. Os consumidores terão seus casos analisados no local. As questões que não puderem ser resolvidas no mesmo dia serão enviadas online para a sede da comissão, no Edifício Leonel de Moura Brizola, na Rua da Alfândega, 8, Centro da capital.
●  Os consumidores podem, ainda, se dirigir ao térreo deste endereço, onde estão disponíveis guichês de atendimento à população. O serviço funciona nos dias úteis, das 10h às 16h. “O trabalho do ônibus é importante por causa das prestações de serviços deficitários, como água, luz, gás e coleta de lixo, por exemplo. Em muitos lugares, ainda temos reclamações constantes sobre a questão do asfalto, do saneamento básico e da iluminação pública”, disse o presidente da comissão, deputado Luiz Martins (PDT).
●  Os interessados em entrar em contato com a comissão para tirar dúvidas ou fazer reclamações de serviços e produtos podem também fazê-lo através do atendimento telefônico: o Disque Defesa do Consumidor (0800 282 7060), ou pelo site http://www.alerj.rj.gov.br/cdc/..
●  Clientes de instituições financeiras que entrarem na Justiça para questionar a cobrança de juros de empréstimos terão que continuar pagando o valor emprestado, ou seja, o principal da dívida. O juiz poderá conceder liminar suspendendo o pagamento dos juros em questionamento, mas o valor liberado pelo banco ao cliente terá que continuar a ser pago.
●  Essa regra foi incluída na Lei 12.810, decorrente da Medida Provisória 589, que trata do parcelamento de dívidas previdenciárias de estados, municípios e do Distrito Federal. A lei foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, em maio.
●  Antes da lei, o juiz concedia liminar suspendendo todo o pagamento da dívida (encargos e o principal) ou determinando o depósito em juízo. Para o advogado Nicson Quirino, especialista em direito bancário e conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Distrito Federal (OAB-DF), a mudança na lei evita que a Justiça seja utilizada para suspender pagamento de obrigações.
●  Um exemplo dessa situação era quando o cliente entrava na Justiça, questionando operação de crédito consignado (descontado em folha de pagamento), conseguia liminar para suspender o desconto das parcelas e liberava o contracheque. Com a margem liberada, o cliente podia pegar novo empréstimo consignado em outro banco.

●  "A lei traz maior rigor para evitar que a Justiça seja utilizada como forma de postergação de pagamento", disse Quirino. De acordo com o advogado, agora não é mais possível que a margem seja liberada para novo empréstimo, porque o valor principal continuará registrado. O juiz poderá utilizar a lei para manter o pagamento do principal.
●  Para o Banco Central (BC), a nova regra "representa avanço significativo da legislação brasileira ao inibir a suspensão da devolução do principal emprestado em ações de contestação de juros e outros encargos".
● Em nota, o BC avaliou que "essa medida não acarreta qualquer prejuízo aos clientes bancários, pois continua sendo possível contestar quaisquer aspectos das operações de crédito".
●  O banco informou ainda que a medida traz mais "racionalidade" e "segurança" na concessão de empréstimos e ajuda a reduzir custos que a instituições financeiras repassam para os clientes
●  Para lembrar o Dia Mundial do Orgulho Autista, que será comemorado nesta terça-feira (18), a Associação Brasileira de Autismo, Comportamento e Intervenção do Distrito Federal (Abraci-DF) organizou hoje (16) em Brasília uma atividade para esclarecer o que é o transtorno e conscientizar as famílias da importância do diagnóstico precoce.
●  O autismo é caracterizado pela dificuldade de socialização. Em geral, os primeiros sinais, como isolamento, dificuldade para falar e repetição de movimentos aparecem por volta dos 2 ou 3 anos de idade. De acordo com a presidenta da Abraci-DF, Lucinete Andrade, quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores as possibilidades de estimulação.
●   “Quando se fala de autismo, não se trata de uma só realidade. Por essa diversidade, o diagnóstico é problemático. Às vezes, o diagnóstico fica errado e isso compromete o desenvolvimento e a estimulação dessas crianças”, avaliou.
●  O autismo não tem cura, mas o desenvolvimento dos pacientes pode ser estimulado, além do uso de medicação. Como o transtorno é pouco conhecido, segundo Lucinete, muitos autistas não recebem a estimulação e o tratamento adequados.
●  “Nosso objetivo é chamar a sociedade para dizer que não apenas o diagnóstico é importante, a estimulação também, é ela que vai fazer a diferença entre o diagnóstico e o desenvolvimento desse indivíduo. Hoje, no Brasil, só os pais que podem pagar, com situação financeira melhor é que oferecem a estimulação adequada. E isso tem que ser independente da questão social da família”.
●  Mãe de um menino de 2 anos e 10 meses diagnosticado com autismo, a dona de casa Luísa Silva diz que iniciativas como essa são importantes para desmistificar o autismo, ampliar o conhecimento sobre a doença e ajudar os pais a identificar os primeiros sintomas.
●   “O primeiro sintoma do Davi foi um atraso na fala, ele falava algumas palavras e de repente parou. Eu percebi que não estava normal. Um amigo da família notou também e perguntou se a gente conhecia um pouco sobre autismo. Na primeira leitura que fiz, vi que muita coisa que eu já vinha observando no Davi estava acontecendo. No dia seguinte, fui ao pediatra. Ele fez testes com o Davi e me deu encaminhamento para o neurologista”, contou.
●  Segundo Luísa, além do apoio aos pacientes autistas, as famílias também precisam ser acompanhadas para lidar com realidades tão particulares. “ É muito importante esse trabalho de dar apoio aos pais. Tenho certeza que há muitas crianças sem falar, tendo gestos mal interpretados como manha ou birra e não é. E isso é muito sofrimento tanto para os pais quanto para as crianças”.
●  Não há estimativas oficiais sobre o número de autistas no Brasil, mas organizações não governamentais calculam que o total pode chegar a mais de 1 milhão de pessoas.
●  Maior ativista na luta contra a exploração sexual e pedofilia em Cuiabá comemorou a adesão de brasileiros de diferentes localidades ao site contra o Tráfico de Pessoas que entrará no ar em 30 de junho. "Faltam 14 dias para o lançamento afirmou o diretor do maior portal de combate à pedofilia do Brasil. Várias pessoas estão entrando em contato conosco", destacou o ativista.
●  Uma das adesões à iniciativa comandada pelo diretor do portal todos contra a pedofilia há seis anos veio de parte dos vereadores de Cuiabá. Eles contataram o diretor fim de obter adesivos da campanha Cuiabá de Mãos Dadas Contra a Pedofilia.
●  O diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia, afirmou que site Todos Contra o Tráfico de Pessoas em MT esta sendo idealizado como um novo mecanismo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. O objetivo é criar um amplo debate das instituições e da sociedade civil para estabelecer princípios, diretrizes e ações de prevenção, repressão ao crime e atendimento às vítimas.
●  O site servirá como novo canal de denúncia e de articulação da sociedade civil para ações de prevenção, por meio de campanhas e mobilizações nas redes escolares, bem como para auxílio na implementação e fiscalização de políticas públicas de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
●  Em conjunto com as instituições e da sociedade civil o site terá como atribuições no enfrentamento ao tráfico de pessoas o de promover estudos para o aperfeiçoamento da legislação relativa ao tráfico de pessoas e crimes correlatos e ampliar e detalhar o conhecimento nas instâncias e órgãos envolvidos na repressão ao crime e responsabilização dos autores.
●  O início das obras de construção da pista de subida daSerra Rio-Petrópolis, rodovia BR 040, na tarde de sexta-feira (14), com a implosão do viaduto existente no quilômetro 102, trouxe novas perspectivas econômicas para o estado do Rio. A duplicação da rodovia, além de reduzir acidentes e melhorar as condições do tráfego, também vai reduzir o preço do frete das cargas que são movimentadas pela pista.
●   “A intervenção na BR 040 é um pleito defendido pelo Sistema Firjan. O início da duplicação da rodovia vai, enfim, remover um gargalo logístico de grandes proporções na malha que integra os três maiores estados do país, em termos econômicos. Com estradas melhores, o transporte passa a ser realizado com maior velocidade e menor risco de acidentes e avarias, o que, no fim das contas, permitirá um ganho de competitividade a ser compartilhado por toda a sociedade. Mais importante do que isso, as obras permitirão salvar vidas, já que o número de acidentes, até agora em ascensão, deverá diminuir”, disse o presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.
●  Em maio deste ano, o Sistema FIRJAN, divulgou nota técnica “Brasil mais competitivo: ganhos para a sociedade com a construção das novas pistas nas serras de Petrópolis e das Araras”. Nela demonstrou que o valor médio de um frete de 50 toneladas de carga padrão (carga seca) no Brasil é de R$ 4,45/km, enquanto o custo no trecho da Serra de Petrópolis é hoje quase 70% maior (R$ 7,53/km), gerando um custo de frete referencial para os 22 quilômetros da ordem de R$ 165 para o trecho.
●  A construção da nova subida possibilitará a mudança da classificação de qualidade da rodovia (que inclui fatores como geometria, sinalização e condição do pavimento, dentre outros) de ruim para boa, o que reduzirá o custo de frete no trecho para valores próximos a R$ 5,40/km ou R$ 91,89 no trecho, queda de 45% em relação ao atual.
●  Considerando as estimativas do volume de tráfego de veículos comerciais na BR 040, caso a nova pista esteja funcionando em 2016a redução no custo do frete atingirá valores superiores a R$ 190 milhões já naquele ano, crescendo nos seguintes.
●  Outro estudo divulgado pela FIRJAN em janeiro apontava que a falta de investimentos na Serra de Petrópolis, trecho que concentra o maior volume de veículos da rodovia Washington Luiz, poderia gerar um prejuízo superior a R$ 1,6 bilhão com o aumento do número de acidentes até 2021.
●  O trabalho “O alto custo dos acidentes nas serras das Araras e de Petrópolis e na Ponte Rio-Niterói” mostra também que o volume de veículos que passaram pelos 21 quilômetros da Serra de Petrópolis cresceu 25,4% nos últimos cinco anos.
●  O trecho, por onde circula grande parte das cargas industriais e do agronegócio exportadas por Minas Gerais, fechou 2012 com movimentação média de 26,6 mil carros/dia, contra 21,2 mil veículos/dia observados em 2008. Sem capacidade adequada para suportar tamanho crescimento - as pistas foram construídas há seis décadas - o resultado desse aumento é um número cada vez maior de acidentes.
●  Para o presidente da Representação Regional FIRJAN/CIRJ na Baixada/Duque de Caxias, Flavo Abreu, “é de suma importância o início da obra para o município, em especial no 4º Distrito – Xerém, uma vez que o deslocamento do pedágio para a serra viabilizará maior produtividade das empresas já instaladas, além de gerar uma maior atratividade de novas empresas para aquela região. Com relação ao todo da obra - duplicação da pista, certamente beneficiará o transporte de cargas, reduzindo o custo do frete e redução no índice de acidentes”.

GASTRONOMIA FOI SUCESSO
NA FESTA DE SANTO ANTONIO


A volta da Prefeitura  como patrocinadora e incentivadora da Festa de Santo Antonio, padroeiro da cidade, foi comemorada por frequentadores e pelos donos de restaurantes que, pela primeira vez, particiapram do eventol. Acostumado a lidar com temperos especiais e pratos sofisticados, o chef francês Roland Villard, uma das estrelas do Circuito Gastronômico da festa do padroeiro de Duque de Caxias, tinha assumido um compromisso após a aula-degustação: conhecer a feira do centro da cidade para provar as comidas preparadas nas diversas barracas. No domingo (16), ele visitou não só a feira, mas também o Forró da Feira, acompanhado do prefeito Alexandre Cardoso, da primeira-dama e secretária de Ações Institucionais e Comunicação, Tatyane Lima, do vice- governador Luiz Fernando Pezão, e Bruno Armbrust, presidente da CEG.
Apesar de viver no Brasil, o passeio pelas barracas despertou a atenção de Roland Villard. Tapioca com os mais diferentes recheios, carne de sol com aipim, doces, verduras, legumes, frutas receberam o olhar de um expert. “Gosto de conhecer este outro lado de um país. As feiras populares refletem a verdadeira face de um povo. É uma oportunidade de saber o que as pessoas comem e como fazem”, explica o chef.
Segundo o chef francês em todos os países existem estas feiras com a venda de comidas. “Em todos os países que visitei existe este tipo de feira. Foi bom ter a chance de andar em Caxias e ver de perto o que vendem nas barracas”, disse.
O novo formato da festa de Santo Antônio também ofereceu aos visitantes a oportunidade de desfrutar de outras opções de lazer e cultura, como um festival gastronômico, caminhão da ciência do Cecierj, shows de artistas da cidade, e um festival literário que valorizou a “prata da casa”. Ou seja, através de debates ou no lançamento com autores locais.  O resultado é que a festa atraiu nos cinco dias cerca de 250 mil pessoas, segundo cálculos da Defesa Civil do município.
Durante a festa do padroeiro, Duque de Caxias foi homenageada pela chef Conceição Neroni, que apresentou no espaço Cozinha Show, a receita de Peixada Caxiense. No final da aula degustação foram sorteados 15 pratos decorados do Circuito Gastrnômico.


Segundo a chef Conceição Neroni, a proposta de se criar um espaço destinado à gastronomia foi muito interessante porque a culinária no país vem crescendo e despertando o interesse nas pessoas.

“Embora tenha nascido no Espírito Santo e ter cidadania italiana, existe uma ligação com Duque de Caxias. Quando tinha seis anos minha mãe tinha um comércio próximo a Reduc, e sempre ia ao centro para comprar verduras e legumes, pois eram mais baratos. Estou honrada em participar desta festa. Por isso, denominei esta peixada- feita com bacalhau e acompanhada de polenta- de caxiense”, conta.


Nenhum comentário: