quinta-feira, 1 de agosto de 2013

BAIXADA URGENTE

DILMA GARANTE ASSISTÊNCIA
MÉDICA EM CASO DE ESTUPRO

A presidenta Dilma Rousseff sancionou nesta quinta (1°), sem vetos, a lei que obriga os hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) a prestar atendimento emergencial e multidisciplinar às vítimas de violência sexual. O projeto que deu origem à lei foi aprovado pelo Senado no começo de julho. O atendimento a vítimas de violência deve incluir o diagnóstico e tratamento de lesões, a realização de exames para detectar doenças sexualmente transmissíveis e gravidez. A lei também determina a preservação do material coletado no exame médico-legal.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que a sanção transforma em lei práticas que já eram recomendadas pelo Ministério da Saúde. “Ao ser sancionado, [o projeto] transforma em lei aquilo que já é uma política estabelecida em portaria, que garante o atendimento humanizado, respeitoso a qualquer vitima de estupro. Estou falando de crianças, adolescentes, pessoas com deficiência mental, homens e mulheres, qualquer cidadão brasileiro.”
O governo manteve na lei a previsão de oferecer às vítimas de estupro contraceptivos de emergência – a chamada pílula do dia seguinte –, mas vai encaminhar ao Congresso Nacional um projeto de lei alterando a forma como a prescrição está descrita na lei. De acordo com Padilha, o termo “profilaxia da gravidez” será substituído por "medicação com eficiência precoce para a gravidez decorrente de estupro”, que estava no projeto original. A alteração, segundo o ministro, corrige qualquer interpretação de que a medida poderia estimular abortos na rede pública.
No projeto que será encaminhado ao Congresso, o governo também vai corrigir uma imprecisão sobre o conceito de violência sexual. A nova redação considera violência sexual “todas as formas de estupro, sem prejuízo de outras condutas previstas em legislação específica”. Do jeito que está na lei sancionada hoje, o texto poderia excluir do conceito crianças e pessoas com deficiência mental, que não têm como dar ou não consentimento para atividade sexual.
De acordo com a lei, o paciente vítima de violência sexual deverá receber no hospital o amparo psicológico necessário e o encaminhamento para o órgão de medicina legal e o devido registro de boletim de ocorrência. Os profissionais de saúde que fizerem o atendimento deverão facilitar o registro policial e repassar informações que podem ser úteis para a identificação do agressor e para a comprovação da violência sexual. (Luana Lourenço/ABr).

RENUNCIA DE CABRAL
NÃO SALVARÁ PEZÃO 

O plano “B” alinhavado pelo comando do PMDB/RJ, poderá abreviar a sobrevivência política do governador Sérgio Cabral, mas não salvará a candidatura do seu candidato e vice Luiz Fernando Pezão. Segundo declarações do presidente regional do partido, o ex-deputado Jorge Picciani, o plano “B” consiste na renúncia “p’ra ontem´’ do governador e a posse imediata de Pezão, que ficaria no cargo até abril, quando vence o prazo de desincompatibilização dos político com cargos no Poder Executivo. Assumiria, então, o presidente da Assembleia Legislativa Paulo Melo, que ficaria inelegível para disputar uma nova reeleição em outubro. Para não ficar sem mandato, Paulo Melo deixaria de ocupar o Governo do Estado, assumido pela desembargadora Leila Mariano, presidente do Tribunal de Justiça do Estado.
Esta semana, o TER multou o vice governador e o PMDB em R$ 125 mil por fazer propaganda (Quem é Pezão) antes da convenção do partido para homologar a chapa de candidatos às eleições de 2014 .
Como diria o saudoso Mané Garrincha, faltou Picciani combinar com os adversários, como o deputado Antony Garotinho (PR), os senadores Lindbergh Farias (PT) e Marcelo Crivella (PRB), entre outros.
Além do mais, figuras importantes do Governo Federal, principalmente o pessoal de S. Paulo, vem divulgando “informes” segundo os quais a queda da popularidade da presidente Dilma Rousseff no Rio de Janeira (apenas 19% consideram seu governo bom ou ótimo) decorrente dos seus “afagos” a Sérgio Cabral, mesmo depois da passeata dos 100 mil contra a mudança dos “royalties” do petróleo, tentando encostar Dilma na parede.
Um outro fator de desgaste para o governo do estado são a lentidão com que são tocadas as obras do PAC e da reconstrução das cidades devastadas por temporais, como Angra dos Reis, Niterói (Morro do Bumba) e Região Serrana. A rapidez com que o prefeito Alexandre Cardoso conseguiu entregar novas residências a parte considerável das famílias atingias pelo desmoronamento de uma represa da Cedae em janeiro último, ao invés de ajudar, acabou prejudicando a imagem de “tocador de obras” de Pezão, o super Secretário de Obras do Estado e o vice que mais tempo ocupou o cargo de governador, inclusive de forma clandestina, quando Cabral, com a conivência do presidente da Alerj, Paulo Melo, decidia dar um pulinho no seu apartamento da Avenue Foch, em Parias, o metro quadrado mais  caro da “Cidade Luz”.

FALTA DE INFORMAÇÃO AFETA
O ALEITAMENTO MATERNO


A falta de informações pelos profissionais de saúde torna ainda mais difícil o aleitamentos materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida do bebê. Muitas vezes, a orientação precária é uma realidade mais comum em unidades particulares do que em hospitais públicos. “Tive pouca informação na maternidade particular onde minha filha nasceu e sofri com mastites, dores, febre e bico do seio rachado. Minha experiência com amamentação foi um pesadelo”. O relato da jornalista Ana Carolina Andrade mostra uma das principais dificuldades das mães de primeira viagem.
Quando teve o segundo filho, a jornalista estava determinada a estender a amamentação pelo tempo necessário para o bebê. Em um hospital público de Brasília, sentiu a diferença no tratamento dado pelos médicos e enfermeiros. “Saí do hospital com todas as instruções do pessoal do banco de leite e um telefone para ligar se precisasse. Isso fez toda a diferença. Aprendi novas posições para amamentar e sabia como proceder no caso de ter algum problema”, contou.
Aos 3 meses, o filho foi diagnosticado com alergia à proteína do leite de vaca (ALPV), um problema relativamente sério, que exclui da dieta não só leite de vaca, mas também qualquer derivado. “Como eu era a única fonte de alimento para o Pedro, a dieta sobrou pra mim. E ela é rígida. A orientação do pediatra era amamentar o máximo de tempo que eu conseguisse, para que a alergia desaparecesse. Segui até 1 ano de idade. Nunca pensei que iria tão longe, mas foi uma história de amamentação tão feliz que me dá saudade até hoje”, disse ela. Segundo Ana Carolina, a amamentação fortaleceu o vínculo com os filhos.
Um levantamento divulgado esta semana, a OMS alerta que apenas 37 dos 199 países (19%) signatários das diretrizes da entidade sobre o tema aprovaram leis que refletem todas as recomendações, entre elas, a de proibir totalmente a publicidade de produtos substitutos do leite. Além disso, atualmente, apenas 38% das crianças no mundo são amamentadas exclusivamente nos seis primeiros meses de vida, de acordo com números divulgados pela OMS.
A meta da instituição é elevar a taxa mundial de aleitamento materno exclusivo por 6 meses em pelo menos 50% até 2025 e assim melhorar a saúde de crianças menores de 5 anos em todo o mundo. Para isso, a partir de hoje (1º), os governos de mais de 170 países organizam uma série de atividades para comemorar a Semana Mundial do Aleitamento Materno. (Carolina Gonçalves/ABr)

FALHA NO SISTEMA DO BB
ATRASOU ALUGUEL SOCIAL 

Em nota enviada ao moderador do blog, a Prefeitura de Duque de Caxias informou que um problema técnico  no  Banco do Brasil  impediu que os moradores de Xerém recebessem o aluguel social dentro do  prazo. A previsão do banco é que até esta sexta-feira (2), a situação esteja normalizada.
Ainda sobre o aluguel social, a prefeitura esclareceu que cumpriu o previsto no artigo 8, da Lei Federal 12680, que instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e que o benefício foi  oferecido às famílias desabrigadas durante 180 dias, ou seja, o período máximo em que um município pode permanecer em situação de emergência,  conforme determinação do Tribunal de Contas da União.
A nossa ressalta que a prefeitura conseguiu em prazo recorde cadastrar e pagar o aluguel social às vítimas do temporal quem, na primeira semana de janeiro, destruiu centenas de imóveis no quarto distrito, sendo a área mais afetada a conhecida como Café Torrado, deixando cerca de um milhar de  pessoas desalojadas. Desde o início, o poder público municipal marcou presença em Xerém e nas áreas afetadas, atendendo as pessoas, montando abrigos e recuperando ruas, vias  e estradas daquela região.
A nota destaca ainda que, em tempo recorde, a Prefeitura disponibilizou para as famílias que perderam suas residências, a possibilidade de recomeçarem a vida em uma nova casa, no condomínio Bolzano, no bairro Nossa Senhora do Carmo, e que faz parte do programa federal Minha casa, minha vida. Aqueles moradores que tiveram interesse em se cadastrar, as secretarias  de Assistência Social e Direitos Humanos e da Defesa Civil montaram tendas  em vários pontos para atender aos moradores de Xerém.
Ainda segundo a nota, algumas famílias retornaram para suas casas depois de vistoriadas e liberadas pela Defesa Civil Municipal. Outras aderiram ao programa Minha Casa Minha Vida, estão morando em imóveis alugados ou na casa de parentes.

ATO PÚBLICO EM TINGUÁ
CONDENA FESTA DO AIPIM 

O Movimento Popular Iguaçuano (MPI) integrado pelas diversas entidades da regai, decidiu promover um ato público na praça principal de Tinguá, distrito de Nova Iguaçu, em protesto contra a realização da 9ª Feira do Aipim, iniciativa dos moradores, sem ajuda do poder público, mas que vai custar mais de R$ 1 milhão de reais. O protesto está marcado para começar à s10:00 horas deste sábado (3).
Segundo o MPI, nessa festa tradicional, no próximo fim de semana em Tinguá, não está prevista nenhuma medida de Sustentabilidade Ambiental, como a coleta seletiva do lixo produzido, nem o recolhimento do óleo saturado usado nas frituras dos alimentos e que até o ano passado era despejado “in natura” nos ralos dos bueiros da Praça de Tinguá, onde o evento se realizava, gerando um impacto ambiental gravíssimo no Rio Tinguá e no entorno da Reserva. Pela Lei dos Resíduos Sólidos, a Prefeitura de Nova Iguaçu é a responsável pelo gerenciamento dos resíduos produzidos em eventos públicos como esse.
A FENIG, órgão da prefeitura iguaçuana agora encarregado de sua realização, vai gastar aproximadamente um milhão de reais com o evento, cifra infinitamente maior do que aquela gasta com a Festa do Aipim do ano passado, organizada pela própria comunidade e que consumiu apenas 50 mil reais.
Enquanto isso, o bairro de Tinguá sofre com o descaso e o abandono, como a falta de saneamento básico, com escolas e postos de saúde funcionando precariamente e que não atendem às necessidades dos moradores do local e das redondezas.
Recentemente, na Estrada do Tabuleiro, nos limites da Reserva do Tinguá com Duque de Caxias, uma enorme quantidade de lixo hospitalar altamente infectante foi criminosamente despejado, ameaçando poluir os cursos d’água e pondo em risco a saúde dos moradores e o meio ambiente. Uma CPI foi aberta na Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu para investigar o fato e apurar responsabilidades

RÁPIDAS

●  Pelo menos 40 manifestantes continuaram acampados nesta quinta-feira (1º) na esquina da Rua Aristides Espínola com a Avenida Delfim Moreira, no Leblon, na zona sul da capital, próximo ao prédio onde mora o governador Sérgio Cabral.
●  O grupo está no local desde domingo (28), realizando um protesto intitulado "Ocupa Cabral". Eles pedem a saída do governador, a desmilitarização da polícia e maiores investimentos nas áreas da saúde e da educação, entre outras questões.
●  Uma faixa de trânsito da Delfim Moreira, sentido centro da cidade está interditada e o policiamento na região foi reforçado por homens da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Segundo a porta-voz do grupo, Luiza Dreyer, o grupo permanecerá no local por tempo indeterminado.
●  "Nós acreditamos que essa é a melhor maneira de pressionar o poder público. Estamos cobrando uma série de questões que há muito tempo foram esquecidas pelo governo. Os moradores têm nos dado apoio e contribuído com doações de alimentos e roupas. Nós temos grupos de discussões, e quem quiser chegar, debater e conhecer nossas demandas, pode chegar. Estamos aqui pacificamente. Não queremos guerra," disse Luiza.
●  Recentemente o governador apelou aos manifestantes, para que eles parassem de protestar nas imediações de sua casa. Na ocasião, Cabral alegou que tinha filhos pequenos e que eles não mereciam passar por isso.
●  "Nós não temos nenhuma intenção de constranger a família dele, aliás, acho um absurdo ele utilizar a família como escudo para sensibilizar a população", disse a porta-voz do grupo.
●  Na noite de quarta-feira (31), um protesto com mais de 700 pessoas para pressionar o Ministério Público do Rio a investigar gastos públicos do governador terminou em confronto na Câmara Municipal, no centro. Com o final do ato, por volta de meia-noite, cerca de 70 pessoas partiram para o Leblon rumo a casa do governador. Não houve registro de confusão, segundo a Polícia Militar
●  O afundamento de parte da pista da Linha Vermelha no sentido da  Rodovia Presidente Dutra, provocando  um engarrafamento de cerca de sete quilômetros, trazendo mais uma vez problemas ao motorista e usuários de ônibus de Duque de Caixas, reforçou a importância da reunião que o prefeito Alexandre Cardoso, promoveu nesta quarta-feira (31) com autoridades estaduais e federais para discutir soluções para os constantes engarrafamentos na ligação da BR.040 com a Linha Vermelha e a Avenida Brasil.
●  Participaram do encontro o vice- prefeito Laury  Villar, o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, o  representante da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT),  Paulo Improta, além do superintendente da Agência Metropolitana de  Transportes Urbanos, Waldir Peres, o coordenador de Projetos da secretaria estadual de Transportes, Newton Leão Duarte, o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Paulo Sérgio Gama, Pedro Jonhson presidente da concessionária que administra a Rodovia Washington Luís, além dos secretários municipais de Planejamento, Urbanismo e Habitação e de Segurança.
●  No encontro foram discutidas algumas formas de reduzir os efeitos  dos engarrafamentos na rodovia Washington Luís e outras vias expressas que passam pelo município.
●  “Duque de Caxias esta entre os seis municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro que tem um dos piores índices no setor de mobilidade urbana. Não é possível mais que  o morador da cidade passe até cinco, seis horas dentro de um ônibus para ir ou retornar do trabalho. Por isso, pedi esta reunião com representantes de vários órgãos, inclusive da prefeitura do Rio, para podermos elaborar um plano que não afete tanto o morador de Caxias”, afirmou o prefeito. Uma nova reunião está prevista para os próximos dias, desta vez na sede da Concer, no Jardim Primavera.
●  “Estive conversando como secretário de Transportes do Rio de Janeiro, Carlos Roberto Osório, sobre alternativas que contribuam para melhorar o trânsito na Avenida Brasil. Uma possibilidade era o de mudar os pontos dos ônibus. Caso não tenhamos nenhuma solução para este problema nos próximos 20 dias, não descarto determinar que nenhum caminhão, carreta e veículos pesados passem pelo centro e bairros próximos no período das 6 horas às 10 horas manhã”, disse o prefeito
●  O secretário estadual de Transportes Júlio Lopes destacou a importância do encontro reunindo representantes de vários órgãos. “De 2003 a 2013 houve um crescimento do transporte individual {redução do IPI e melhoria de renda da população] o que prejudicou consideravelmente o fluxo de trânsito nas vias. Hoje, um morador de Duque de Caxias gasta em média 53 minutos dentro de um coletivo. Acho importante que o prefeito Alexandre Cardoso tenha esta iniciativa em buscar soluções para melhorar as condições da mobilidade urbana – afirmou Júlio Lopes.
●  É bom lembrar que, quando foi instituída a faixa seletiva para ônibus na Avenida Brasil, na década de 80,o percurso entre a saída de Duque de Caxias (Praça da Amizade)e a rodoviária Novo Rio era de 19 minutos, em média. A pesquisa foi feita pelo Sindicato das Empresas de ônibus de Duque de Caxias, para medir o impacto da medida (maior velocidade média) no consumo de combustível da frota, o que representou um ganho extra para os empresários.
●  O Hospital Municipal Moacyr do Carmo passou a contar nesta quinta-feira (1º) com a primeira Unidade Cárdio Intensiva (UCI). Com 12 leitos e destinada a assistir pacientes do pós- operatório cardiológico, urgências hipertensivas e outros atendimentos na área da cardiologia, a unidade foi inaugurada pelo prefeito e médico  Alexandre Cardoso, que estava acompanhado do secretário de Saúde do município, Camilo Junqueira.

●  Na ocasião, o prefeito destacou a importância da UCI não só para a população de Duque de Caxias, como também para moradores de municípios próximos que terão um serviço de qualidade e com profissionais capacitados.
●   “Em abril, levamos para o ministro da Saúde Alexandre Padilha, um projeto de financiamento para a saúde do município com começo, meio e fim. Porque a nossa  preocupação é atender as pessoas na ponta. Ou seja, com unidades do Programa Saúde da Família (PSF). Hoje, o programa atende somente 25% queremos ampliar para 70% do município. Temos um compromisso com a população de oferecer uma saúde de qualidade e a entrega desta unidade cárdio-intensiva é resultado de um planejamento que a prefeitura vem fazendo e não abrirei mão”, afirmou.
●  Para o prefeito, a cidade ganha com a unidade por dar mais dignidade e qualidade ao atendimento que será prestado à população. “O desafio não é inaugurar um hospital, mas a pessoa ter saúde. Como também é um desafio aumentar o número de leitos desta UTI. Mas tenho certeza  absoluta que esta equipe irá tornar a saúde mais digna”, garante.
●  Segundo o secretário municipal de Saúde, Camilo Junqueira, o espaço ocupado hoje pela UCI não passava de um depósito de todo o material sucateado. “Esta inauguração é uma semente plantada que faz parte de um sonho compartilhado pelo prefeito Alexandre Cardoso. Queremos fazer uma cardiologia forte no município, pois não temos este serviço de referência na Baixada Fluminense. Queremos o que todo cidadão de Duque de Caxias deseja: uma saúde digna e com qualidade”, explica.
●  "É preciso esclarecer que esta unidade não funcionará como um CTI. Ela tem a finalidade de atender  pacientes no pós  operatório cardiológico, urgências hipertensivas entre outros casos cardiológicos.  Em média os pacientes ficarão aqui cerca de quatro dias até serem transferidos para outro setor. A UCI tem ainda a função de desafogar as salas vermelhas de atendimento", disse
●  O diretor do Hospital Municipal Dr. Moacyr do Carmo, Leonardo de Deus, ressaltou a importância da unidade cárdio intensiva para a cidade, por oferecer um tratamento de qualidade com uma equipe especializada para atender casos complexos.
●  Durante a solenidade, o prefeito disse que vem investindo no sistema de Saúde do município. Lembrou que ainda há muito que melhorar, mas gradativamente vem transformando esta realidade. “Tudo tem sido feito com planejamento. Vamos reabrir o Hospital Duque de Caxias, mas, antes disso, precisamos esperar o fim da auditoria que está sendo feita para sabermos quanto foi gasto e o que falta para finalizar. Não cederei à pressão! O Hospital será reaberto após a auditoria”, revelou.
●  “Estamos ampliando cada vez mais o programa de Saúde onde é mais necessário: próximo ao morador. Nesta terça-feira (6) estaremos entregando uma unidade do PSF em Nova Campina, no final de agosto será a vez de Parada Angélica passar a contar com um ponto do Programa Saúde da Família. Também estamos construindo uma UPA pediátrica (ao lado do Hospital Infantil) e outra para adultos. Tudo dentro de um planejamento”, concluiu.
●  O Ministério Público firmou um termo de ajustamento de conduta (TAC) com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) que garante o acesso a informações sobre licenciamento ambiental no âmbito estadual no site do órgão.
●  O TAC foi assinado pelos promotores de Justiça Daniel Lima Ribeiro, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Araruama, Carlos Frederico Saturnino de Oliveira e André Constant Dickstein, da 1ª e da 3ª Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural da Capital, respectivamente.
●  O acordo prevê que o Inea divulgue os seguintes documentos em seu site: pareceres, entre eles jurídicos, ou laudos técnicos; licenças; relatórios de vistoria; estudos e relatórios de impacto ambiental – incluindo relatórios ambientais simplificados e documentos que justifiquem a sua dispensa –, avaliações ambientais estratégicas e relatórios de auditoria, de fiscalização e de monitoramento.
●  A assinatura do TAC foi precedida de uma iniciativa inédita da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Araruama, que criou uma campanha para ouvir a população antes de elaborar ação civil pública para que os dados do Inea ficassem disponíveis na internet.
●  Relatório de Avaliação de Programas de Governo da Controladoria-Geral da União (CGU) aponta irregularidades na gestão de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O levantamento mostra que nos quatro estados e 120 municípios avaliados foram detectados casos de salários abaixo do piso salarial e despesas incompatíveis
●  O Fundeb, criado em 2006, redistribui recursos públicos da educação para o aluno. O estudo divulgado ontem (31) revela que o programa foi escolhido em razão do “seu alto número de denúncias, por movimentar um grande volume de recursos e por já ter apresentado falhas graves na execução dos recursos, como falta de comprovação documental de despesas e fraudes nos procedimentos licitatórios”.
●  O levantamento aponta que das 124 fiscalizações feitas, apenas em 83 foram verificadas a utilização do mínimo de aplicação de 60% dos recursos na remuneração dos professores. O índice demonstra a adoção de “procedimentos inadequados” quanto ao cumprimento do pagamento dos magistrados.
●  Também foram observadas nas fiscalizações, que os processos de aquisições apresentaram “graves ocorrências de diversas irregularidades”. De todas as unidades fiscalizadas, 49 obtiveram falhas como montagem, direcionamento e simulação de processos licitatórios. Outras 28 apresentaram falhas diversas na execução dos contratos. Em 12, foram encontradas despesas com preços acima da média do mercado.
●  O estudo destaca ainda, que em 69,35% dos municípios foram verificadas despesas incompatíveis com o objetivo do Fundeb. Os índices também apontam que 73,75% dos entes fiscalizados cometeram falhas nos processos licitatórios. Em 25% dos entes analisado foram encontradas irregularidades nos contratos.
●  A CGU informa que a “constatação de inconsistências na realização de despesas e graves ocorrências de diversas irregularidades nos processos de aquisições, demonstra incompatibilidade entre despesas e os objetivos do programa”. O levantamento ressalta também que é necessário aperfeiçoar a legislação e dar maior monitoramento para evitar a “fragilidade no controle da aplicação dos recursos”.
●  Em nota, o Ministério da Educação defende que “qualquer irregularidade deve ser apurada e punida com rigor”. O comunicado destaca também que os recursos do Fundeb “não são do Ministério da Educação, são de fundo com transferência constitucionalmente definida como obrigatória e automática para estados e municípios”. No entanto, a pasta defende a parceria com a CGU para maior fiscalização e controle dos gastos públicos. (ABr)
●  O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) apresentou queda de 0,17% no encerramento de julho. Foi a segunda redução no mês e o índice está 0,06 ponto percentual menor do que o registrado na apuração anterior, relativa à terceira prévia de julho (-0,11%). No acumulado do ano, houve alta de 3,12% e nos últimos 12 meses o índice subiu 5,80%.
●  A pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV) em sete capitais mostra que em três dos oito grupos analisados ocorreram quedas. A baixa mais expressiva ocorreu no grupo vestuário com -1,13% ante um recuo de 0,54%, na terceira prévia do mês. Entre os itens dessa classe de despesa cujos preços caíram mais estão as roupas, passando de -0,61% para -1,48%.
●  Os dois grupos com recuo na média dos preços são: alimentação (-0,49% ante -0,42%) com destaque para hortaliças e legumes que ficaram 10,8% mais baratos, ante queda de 12,95%; e transportes com variação negativa de 0,7%, ante recuo de 0,8% na apuração passada. O item transportes teve influência da redução das tarifas de ônibus urbano (-2,66%, ante -3,07%).
●  À exceção do item saúde, com alta de 0,38% ante 0,35%, os demais grupos apresentaram decréscimos. Em habitação, o índice passou de 0,36% para 0,27%; em educação, leitura e recreação, de 0,23% para 0,16%; em comunicação, de 0,12% para 0,05% e em despesas diversas, de 0,29% para 0,28%.

●  Os principais itens que influenciaram o IPC-S são: leite tipo longa vida (6,16% ante 5,72%); refeições em bares e restaurantes (0,59% ante 0,74%); aluguel residencial (0,7% ante 0,67%); plano e seguro de saúde (estável em 0,62%) e mão de obra para reparos em residência (0,89% ante 0,49%). (Marli Moreira/ABr)

Nenhum comentário: