quinta-feira, 15 de agosto de 2013

BAIXADA URGENTE

 MPF DENUNCIA CARTEL DAS
MONTADORAS E AUTOPEÇAS 
No momento em que surgem novas denúncias sobre cartel de empresas fornecedoras de trens para os Metrôs de S. Paulo, Brasília e Belo Horizonte, o procurador-geral da república Roberto Gurgel, num dos últimos atos à frente da PGR, enviou ofício à chefe da Casa Civil, ministra Gleisi Hoffmann, pedindo a revogação da Lei 6.729/79, conhecida como Lei Ferrari, que dispõe sobre a concessão comercial entre produtores e distribuidores de veículos e sustenta o cartel formado por montadoras e pela indústria de autopeças.
O pedido é apoiado em dez razões citadas pela 3ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal (Consumidor e Ordem Econômica). Para a Câmara, a manutenção da lei contribui para um cenário de preços altos e, de modo geral, para a baixa qualidade dos veículos no Brasil. O principal empecilho à livre comercialização no mercado automotivo apontado pelo MPF é o restrição à concorrência no mercado de autopeças: o “índice de fidelidade de compra de componentes dos veículos automotores” a que as concessionárias estão submetidas reforça o poder das montadoras no segmento de serviços de pós-venda.
O coordenador da 3ª Câmara, Antônio Fonseca, explica que a regulação federal possibilita uma série de restrições verticais, em prejuízo do processo competitivo em diversos elos da cadeia de comercialização. Ao mesmo tempo, autoriza a troca de informações entre concorrentes, no âmbito das montadoras e das concessionárias, possibilitada pelas convenções de categorias econômicas e pelas convenções de marca, o que impede a livre concorrência entre fabricantes de veículos e de autopeças.
Segundo nota técnica da 3ª Câmara, toda a concepção da lei do deputado gaúcho Fernando Ferrari, já falecido, amarra e engessa a comercialização de veículos no país, em benefício das concessionárias, e em prejuízo dos consumidores e demais agentes da cadeia produtiva, como revendedores independentes, lojas de autopeças, prestadoras de serviços de reparo de veículos, transportadores independentes, etc..
 “O interesse das montadoras e, principalmente, das concessionárias de veículos, não deveria contrapor-se aos interesses dos consumidores”, diz.
A nota técnica abordou as contribuições de documento produzido pela Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE) e examinou informações levantadas por meio de iniciativas do Senado Federal, que buscam explicações para os elevados preços dos automóveis no país e propõe medidas para superar distorções existentes no mercado automotivo. Ambos indicaram a necessidade de revisão do marco legal, mas, para a 3ª Câmara, a revogação da lei é “a única forma de o Estado quitar com grande atraso uma dívida com o cidadão”.

CGU INVESTIGA DENUNCIAS
DE CARTÉIS NOS METRÔS 

A Controladoria-Geral da União (CGU) informou nesta quinta (15) que vai propor a notificação da empresa Siemens para que preste esclarecimentos sobre denúncias de formação de cartel nas licitações do Metrô de São Paulo e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A empresa faz parte do Cadastro Pró-Ética, mantido pela CGU, que faz exigências para adesão e permanência na lista, como não se envolver em denúncias capazes de gerar questionamentos quanto ao compromisso da empresa com a ética e a integridade. O comitê gestor do cadastro é que avaliará a possível exclusão da Siemens.
“O Cadastro Empresa Pró-Ética tem como objetivo avaliar a existência, nas empresas, de mecanismos que visem a reduzir os riscos de ocorrência de fraude e corrupção, na busca de um ambiente ético e íntegro, tanto nas suas relações de ordem privada, como no seu relacionamento com o setor público”, explicou a CGU por meio de nota. Segundo a coordenadoria, a inclusão no cadastro indica que a empresa tem colocado em prática medidas internas para reduzir a probabilidade de ocorrência de atos ilícitos e desvios, além de adotar ações imediatas para puni-los, caso aconteçam, e remediar seus efeitos adversos.
A CGU ressaltou, no entanto, que a aprovação para integrar o Cadastro Pró-Ética não deve ser entendida como um Selo de Empresa Limpa ou garantia de que a empresa esteja livre de atos de corrupção. “Não há, portanto, em princípio, qualquer contradição entre o fato de uma empresa constar do Cadastro Pró-Ética e vir a ser objeto de notícias sobre seu anterior envolvimento em casos de corrupção. Diferente será a situação na hipótese de surgirem fatos novos a representar a ruptura daquele compromisso público, repita-se, assumido espontaneamente” diz a nota.

EMENDA DO SENADO EXCLUI A
EDUCAÇÃO ESPECIAL DO PNE 
As comissões de Educação e de Defesa da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Rio, vão encaminhar ao Congresso Nacional um documento contrário à emenda que altera o texto da Meta Quatro, do Plano Nacional de Educação (PNE). O Senado está propondo uma emenda alterando a Meta Quatro do PNE, que já previa a coexistência das escolas especiais com as escolas regulares inclusivas. A emenda extingue as escolas especializadas para pessoas com deficiência.
“Estamos em um país que nem sequer consegue ser inclusivo com os alunos que não possuem deficiência, imagina para aqueles meninos com deficiência. A Alerj vai estar ao lado dessas instituições, para pressionar o Senado no sentido de não apoiar essa emenda”, anunciou Comte Bittencourt (PPS), presidente da Comissão de Educação, durante audiência pública realizada nesta quarta-feira (14).
De acordo com Comte, a preocupação é com a estrutura das escolas, para receberem os portadores de deficiência. Segundo números do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Rio de Janeiro possui 1.400 escolas, porém somente 196 instituições contam com salas preparadas para receberem o portador de deficiência.
“Se a Meta Quatro passar em Brasília, ou seja, o substitutivo que impede que as crianças sejam matriculadas em escolas especiais ou salas de recursos, nós fatalmente vamos ter um número muito grande de crianças com deficiência sem acesso à rede de ensino regular. As escolas do Rio não estão prontas para receber essa demanda. Nós queremos a inclusão, mas não dessa maneira”, argumentou Márcio Pacheco (PSC), presidente da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência.
“Não podemos acabar com as escolas especiais. É muito importante para a família ter essa opção. Em muitas situações de deficiência é impossível a presença dessa criança em escolas normais”, completou Bittencourt.

VEREADORES AMEAÇAM CRIAR
CPI DAS EMPRESAS DE ÕNIBUS 
A Câmara de Duque de Caxias poderá criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as empresas de ônibus que atuam no município. A informação foi divulgada pelo semanário “Capital & Negócios” em sua edição desta terça-feira (13). A iniciativa foi anunciada pelo vereador Serginho Corrêa (PR), primeiro secretário do Legislativo caxiense, durante entrevista concedida na tarde desta segunda-feira (12), acompanhado do também vereador Celso do Alba (PP), autor da proposta e que também assinou o requerimento a ser encaminhado à presidência da Casa.
Serginho Corrêa, que já havia questionado na justiça o aumento das passagens decretado pelo prefeito Alexandre Cardoso, lembrou que o assunto é nos dias de hoje tema principal nas manifestações de rua em todo o País.
 “A população foi às ruas e conseguiu derrubar os aumentos, como em Duque de Caxias. Porém, até hoje, as planilhas que justificariam as tarifas cobradas, não foram tornadas públicas. O assunto é uma verdadeira caixa preta que precisamos abrir e mostrar à população”, justificou o vereador, revelando que enviou ofícios à Secretaria Municipal de Serviços Públicos e às empresas solicitando as planilhas, e que não obteve resposta até o momento.
- Necessitamos de 1/3 de assinaturas, mas queremos as 29. Tenho certeza que nenhum dos nossos colegas vai se negar a assinar o requerimento – disse Celso do Alba, acrescentando que no caso “não é necessário nem o aval do presidente”.
Segundo o “Capital”, Serginho Corrêa fez questão de esclarecer que o pedido de CPI dos Ônibus não concorre com a Comissão de Transportes. “Queremos a colaboração dos seus membros, que certamente não nos negarão apoio”.
Celso completou: “Somos representantes do povo e estamos seguindo a voz das ruas. O povo foi para as ruas e quer essa CPI”. A vereadora Maria de Fátima, a Fatinha (PP), que chegou ao término da entrevista, fez questão de elogiar a iniciativa de Serginho Corrêa e Celso do Alba e declarou que “a CPI se faz necessária”.
Ao encerrar a entrevista, Serginho Corrêa esclareceu ainda: “Não podemos esquecer que existe uma determinação da justiça pela licitação das linhas em Duque de Caxias desde o governo Zito. Porém, nada ainda aconteceu”.
  
RÁPIDAS

●  A Prefeitura reuniu nesta quinta-feira (15) educadores e profissionais de saúde de Duque de Caxias para debater o tema “Adolescência Saudável”. O encontro foi realizado no auditório do Museu Ciência e Vida, no centro, e discutiu entre outros assuntos a aplicabilidade da nova caderneta de saúde do adolescente, elaborada pelo governo federal para ser distribuída nas escolas e unidades de saúde. Participaram do evento a subsecretária de Ações Institucionais e Comunicação, Marlene D’Almeida, a médica da secretaria de Saúde, Andréa Bastos e a chefe do Departamento de Programas Educacionais, Arlene Cavalini.
●  Para o coordenador do Programa Municipal de Saúde na Escola (PSE), Mário Sérgio Monteiro de Souza, o debate é fundamental para reforçar a parceria entre a Saúde e a Educação em benefício dos jovens e adolescentes de Duque de Caxias. “Nosso objetivo é fortalecer a parceria entre as secretarias de saúde e educação para que as ações voltadas para os jovens e adolescentes ofereçam resultados eficazes. A caderneta, por exemplo, deve ser um instrumento facilitador. Por isso, não adianta distribuí-la na escola se não for realizado um trabalho prévio, com planejamento”, afirmou.
●  A palestra do coordenador foi seguida pela apresentação do Programa de Atenção à Saúde do Adolescente (PROSA), conduzida pela médica Leni de Almeida. O encontro também contou com a participação da médica de Promoção da Saúde do município do Rio, Luiza Maria Cromack, que explicou as diretrizes do programa Rede de Adolescentes Promotores da Saúde (RAP). “A adolescência não deve ser encarada como fase de problemas, mas de potencialidades. A força, o potencial juvenil e a informação ajudam o jovem a se desenvolver. As decisões tomadas nesta fase são muito importantes.”, concluiu.
●  Com intuito de dar uma maior visibilidade ao público adolescente e apoiar os serviços de saúde na atenção integral desta população, o Ministério da Saúde construiu dois guias (um para meninos e outro para meninas). O objetivo é garantir informação sobre os principais aspectos desta fase da vida, como crescimento e desenvolvimento, bem como as transformações físicas comuns da puberdade. Mas também não faltam informações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), dicas de saúde, higiene e sexualidade. (Fotos: Rafael Barreto/PMDC)
● A CEG está realizando o projeto Reforço do Anel Metropolitano do Rio de Janeiro. Um gasoduto de 20 km, que servirá como linha de reforço de gás para o Rio de Janeiro, sairá de um ponto na Avenida Governador Leonel Brizola (antiga Presidente Kennedy), no bairro do Pilar, e irá até a capital, passando ainda pela Avenida Marechal Rondon, que corta o Gramacho.
●  Ao todo, serão 15 km de ruas recuperadas em Duque de Caxias devido à instalação desse duto. Entre as ruas afetadas estão a Lavínia, Toscana, Olímpia, Siao e Corinthians. A Elecnor, empresa responsável pela obra, iniciou os trabalhos em março deste ano e tem previsão de término para abril de 2014.
●  Será realizada nesta sexta-feira (16) a cerimônia de lançamento do Comitê de Memória e Verdade da Baixada Fluminense. A cerimônia acontecerá na Câmara de Vereadores de Duque de Caxias, às 18:30 horas e terá a participação do Coordenador Nacional do Projeto ‘Direito à Memória e Verdade’ da Secretaria de Direitos Humanos a Presidência da República (SDH/PR), Gilney Viana.
●  “Nossa proposta que este ato junte mais instituições e pessoas a este colegiado para que possamos rever a nossa história e principalmente reconhecer quem lutou, quem resistiu as violências da ditadura neste período difícil” – diz Adriano Dias, diretor da ComCausa – “Pretendemos também colaborar, alinhados a Comissão Estadual da Verdade, com outros coletivos que criem comissões e comitês municipais e setoriais na região”.
●  A Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia Legislativa do Rio criada para investigar o tráfico de crianças no estado realizará uma audiência pública nesta sexta-feira (16), às 13h30, na sala 311 do Palácio Tiradentes. O objetivo é debater o relatório final da CPI federal de crianças desaparecidas.
●  Estarão presentes a deputada federal Andreia Zito (PSDB-RJ), que foi a relatora da comissão federal, e a chefe de Polícia Civil do Rio, Martha Rocha.
●   “Nosso objetivo é saber se as investigações sobre os desaparecimentos ocorridos entre 2005 e 2007 continuaram, e se seus resultados podem nos auxiliar na condução da CPI do Rio”, explicou o presidente da comissão, deputado Paulo Ramos (PDT).
●  A construção de imóveis de até 70m² para moradia de família com renda mensal de até mil Ufirs será barateada. A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (14), projeto de lei que inclui o fornecimento de água para a construção de imóveis com estas características na categoria de “consumo domiciliar”, em vez de “consumo industrial”, como é atualmente.
●  A medida, explica o autor do projeto, deputado Nilton Salomão (PT), reduz o custo da construção, uma vez que, de acordo com ele, a categoria domiciliar custa cerca de três vezes menos que a industrial.
“Revertemos uma injustiça, minimizando o custo das construções para pessoas mais carentes”, comemorou Salomão, salientando que a iniciativa também combate o uso clandestino do recurso.
●  O projeto será enviado ao governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto. A nova lei também abrange condomínios e empreendimentos para famílias que atendam aos critérios estabelecidos pela proposta
●  A Assembleia Legislativa do Rio aprovou nesta quarta-feira (14) projeto de lei que fixa em 24 horas semanais a carga horária de 18 categorias do Quadro de Pessoal Estatutário da Secretaria de Estado de Saúde e do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (Iaserj).
●  A nova jornada torna oficial o que já vinha sendo praticado em muitos casos por acordos tácitos, como explica a deputada Enfermeira Rejane (PCdoB) – autora de indicação legislativa que deu origem à proposta do Poder Executivo. “Eles fazem a escala de 24horas, mas oficialmente têm cargas de 32 horas e meia, 30 ou 40 horas. O que o governador fez ao enviar esta proposta foi reconhecer que isso já é feito, oficializando essa jornada que já existe na prática”, explica.
●  De acordo com a parlamentar, a diferença entre a carga horária oficial e a prática colocava em risco o direito a dois empregos públicos, previsto constitucionalmente. “Há uma regulamentação que diz que o profissional não pode trabalhar mais de 60 horas na semana. Quando você tinha, no caso dos enfermeiros, por exemplo, uma carga horária de 30 horas e meia no Estado e um emprego federal com jornada de 40 horas, você corria o risco de ser processado administrativamente em uma dessas unidades”, exemplifica, dizendo que, em situações como esta, o profissional pode ser forçado a abandonar um dos empregos.
●  Inexperiência e direção sob o efeito de álcool e drogas fazem parte do perfil dos acidentados com motocicletas na cidade de São Paulo, segundo pesquisa divulgada hoje (15) pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, maior complexo hospitalar da América Latina.
●  O levantamento foi feito com base em informações de 326 vítimas atendidas em hospitais da zona oeste da cidade, em intervalo de três meses, cujo resultado serve de amostragem sobre as ocorrências na capital. Exames laboratoriais revelam que de cada cinco feridos, um apresentou sinais de consumo de droga ou álcool.
●  A maioria (92%) é formada por homens, com idade média de 29 anos e renda entre um e três salários mínimos. Cinquenta e oito por cento cursaram o ensino médio completo ou incompleto e 73% recorreram à motocicleta como meio de transporte. O restante, 31%, são motoboys e usaram o veículo para prestar serviços de entrega.
●  Das vítimas, 23% não tinham habilitação para dirigir motocicleta e, entre os que têm Carteira Nacional de Habitação, 33 % pilotavam a menos de quatro anos, sendo que de todo o grupo analisado 67% aprenderam a dirigir sozinho.
●  Quase a metade dos acidentados (44%) sofreram lesões graves e 55% haviam sido vítimas em ocorrências anteriores. Entre os feridos graves, 67% não tinham habilitação.
●  A pesquisa identificou ainda falhas no uso de equipamentos considerados preventivos. Embora 90% portassem capacetes, apenas 22,7% usavam botas e 18,1% jaquetas. (Marli Moreira/ABr)
●  O número de reclamações de clientes contra bancos chegou a 2,335 mil em julho, informou hoje (15) o Banco Central (BC). Em junho, chegaram ao BC 2,406 mil queixas sobre serviços bancários. A maioria das reclamações (397) registradas no mês passado foi por causa de débitos não autorizados em conta. Em junho, o débito não autorizado já tinha sido a principal queixa dos clientes, com 413 registros.
●  Em segundo lugar, ficaram as reclamações sobre a prestação irregular do serviço de conta salário (390), seguidas pelas contestações de cobrança de tarifas de serviços não contratados (222).
●  No mês passado, entre os bancos com mais de 1 milhão de clientes, o que mais recebeu reclamações foi o Santander, com 611 casos considerados procedentes pelo BC. Em junho, o Santander também liderou o ranking, com 557 reclamações procedentes. Em julho, o Banco do Brasil ficou em segundo lugar, com 422 reclamações, seguido pelo Itaú (335).
●  A insatisfação com serviços e produtos oferecidos por instituições financeiras pode ser registrada no Banco Central. Segundo a autoridade monetária, as reclamações ajudam na fiscalização e regulação do Sistema Financeiro Nacional. O BC recomenda que a reclamação seja registrada, primeiramente, nos locais onde o atendimento foi prestado ou no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da instituição financeira.
●  De acordo com o Banco Central, o cidadão pode ainda recorrer à ouvidoria da instituição, que terá prazo máximo de 15 dias para apresentar resposta. Os clientes bancários também podem buscar atendimento no Procon e recorrer ao Poder Judiciário. (Kelly Oliveira/ABr)

FESTEJOS DE NOSSA SENHORA
DO PILAR IRÃO ATÉ DOMINGO
Aberta no domingo (11), a Festa da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar termina neste domingo (18) com missa de coroação de Nossa Senhora, apresentação da Banda Sinfônica Heitor Villa Lobos de Duque de Caxias, serviços sociais da prefeitura, e shows com bandas católicas, a partir das 9h30. A construção da Igreja do Pilar data de 1.720 e era ponto de chegada e partida das caravanas que transportavam ouro e pedras preciosas de Vila Rica, que eram embarcadas no porto ao lado da Igreja, de onde seguiam até o cais da atual Praça XV de Novembro.
Durante a semana foram realizadas procissão e missas pelas vocações e família, pela saúde, pela juventude e de adoração e louvor.  Nesta sexta-feira (16) começa a Festa de Nossa Senhora do Pilar com show musical a partir das 19h. No sábado, a expectativa é para o show da banda The Fevers que deve atrair milhares de pessoas. No domingo(188), a partir das 9h30 será realizada missa, seguida da apresentação da banda sinfônica Villa Lobos de Duque de Caxias, atendimento social aos moradores da região e visitantes e almoço com comidas típicas e apresentação de show ao vivo com as bandas católicas.
No domingo a prefeitura estará oferecendo os serviços de aferição de pressão arterial e controle de diabetes (Secretaria de Saúde), distribuição de mudas de plantas (Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento), cadastro no Programa Bolsa Família (Assistência Social e Direitos Humanos), projeto "Libertação de Livros”, contação de histórias e oficinas de reciclagem (Cultura e Turismo), Caminhão da Leitura (Educação,) corte de cabelo, manicure e pedicure (Faetec/Fundec). A secretaria de municipal de Políticas de Segurança destacou guardas municipais para o 
evento.

Nenhum comentário: