domingo, 23 de fevereiro de 2014

CEDAE GARANTE A CAXIAS O
94º LUGAR EM SANEAMENTO  
Com o título acima, postamos no blog do dia 03/10/2013 uma notícia distribuída pela insuspeita Agência Brasil, órgão do Governo Federal, com o seguinte texto:
Um estudo feito pelo Instituto Trata Brasil, divulgado esta semana (1º), mostra que a lenta velocidade nos avanços nas áreas de saneamento compromete a possibilidade de o país atingir a universalização de água tratada e coleta e tratamento de esgoto nos próximos 20 anos, prazo contido no Plano Nacional de Saneamento Básico do Governo Federal (Plansab). A pesquisa é baseada em dados de 2011, os mais atuais, do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis) do Ministério das Cidades.
Entre as 100 maiores cidades brasileiras, o município de Uberlândia (MG) é o que oferece à população o melhor serviço de saneamento básico. Já a cidade que oferece o pior serviço, dentre as 100 maiores, é Ananindeua (PA) 100º lugar, seguida por Santarém (PA), Macapá (AP), Jaboatão dos Guararapes (PE), Belém (PA), Porto Velho (RO), Duque de Caxias (RJ), São Luís (MA), Teresina (PI) e Aparecida de Goiânia (GO). Em 2007, a prefeitura de Duque de Caxias (Governo Washington Reis) prorrogou a concessão dada ao governo do estado em 1954, por mais 25 anos, mas nada foi feito até agora para colocar em funcionamento o sistema de esgoto implantado com financiamento do Banco de Fomento do Japão no Governo Marcelo Alencar, com o programa de despoluição da Baía de Guanabara. As estações de tratamento construídas no município, como a do bairro Olavo Bilac, por exemplo, estão abandonadas desde o Governo de Anthony Garotinho
De acordo com o levantamento, a coleta de esgoto chegou nessas cidades a 61,40% da população, um crescimento de 2,3 pontos percentuais em 2011 frente a 2010. “Quase metade das maiores cidades [47], no entanto, tem índices abaixo de 60%, o que torna muito difícil alcançarem a universalização até 2030, a se manter este ritmo de crescimento”, destaca o estudo.
Em relação ao volume de esgotos tratados, o índice nas 100 maiores cidades chegou a 38,5%, muito similar aos 37,5% da média do país. “É o serviço mais distante da universalização no saneamento. Em 2030, a se manter esse ritmo de avanços, estaremos longe de ter todo o esgoto tratado nas 100 maiores cidades”, ressalta a pesquisa.
As perdas financeiras pelo mau uso da água em 2011 foi maior nas cidades maiores. Nesses municípios, o índice foi 40,08%, pior que a média do país (38%). Apenas quatro cidades apresentaram perdas menores que 15%; 22 delas tiveram índices entre 15 e 30%. “Isso significa que 74% das cidades apresentaram perdas maiores que 30%, sendo que 14 delas com perdas acima de 60%”.
Entre as 100 maiores cidades brasileiras, o município de Uberlândia (MG) é o que oferece à população o melhor serviço de saneamento básico. A cidade mineira é seguida por Jundiaí (SP), Maringá (PR), Limeira (SP), Sorocaba (SP), Franca (SP), São José dos Campos (SP), Santos (SP), Ribeirão Preto (SP) e Curitiba (PR). Já a cidade que oferece o pior serviço, dentre as 100 maiores, é Ananindeua (PA), seguida por Santarém (PA), Macapá (AP), Jaboatão dos Guararapes (PE), Belém (PA), Porto Velho (RO), Duque de Caxias (RJ), São Luís (MA), Teresina (PI) e Aparecida de Goiânia (GO). (Com Agência Brasil).
Esse é o estado em que se encontra a Estação de Tratamento de Esgotos do bairro Olavo Bilac, no 1º Distgrito, em foto cedida pelo Sindicado dos Servidores da Cedae.

►DILMA TEM MINISTRO YÔ YÔ
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, pediu demissão do cargo para assumir uma vaga na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A portaria com a exoneração a pedido está no Diário Oficial da União de sexta-feira (21)
A assessoria do ministério informou que Chioro foi aprovado em concurso da Unifesp antes de assumir a pasta. Ele tomou posse ainda na sexta-feira na Universidade e se licencia para reassumir o ministério. O retorno dele ao cargo de ministro também foi publicado ainda na sexta-feira, mas em uma edição extra do Diário Oficial. Assumiu, interinamente, a pasta Mozart Julio Tabosa Sales, atual secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, depois de finalizados os processos de admissão na instituição de ensino, ele reassume o cargo.
Desde que foi anunciado como substituto de Alexandre Padilha, candidato do PT ao Governo de S. Paulo, o nome de Arthur Chioro vem circulando na imprensa não como um profissional (ele é médico sanitarista e pesquisado) dedicado à profissão, mas como empresário da área de Saúde. Seguindo conselho do alto escalão do PT, Chioro transferiu as suas cotas numa empresa, que presta consultoria a prefeituras paulistas, para sua mulher, o que revela que Chioro considera a ocupação de cargos públicos (ele era Secretário de Saúde de São Bernardo do Campo, feudo controlado pelo PT) uma mera distração, pois Chioro é alvo de investigação do Ministério Público de São Paulo por improbidade administrativa. O MP apura se há irregularidade na contratação de consultoria do político nomeado pela presidente Dilma Rousseff para ocupar o lugar de Alexandre Padilha no governo federal. Chioro era secretário municipal de Saúde e, ao mesmo tempo, sócio majoritário de uma empresa que presta serviço para diversas cidades, de acordo com a promotora que investiga o caso. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

►CADA VEZ MENOS MÉDICOS
O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União o cancelamento do registro provisório de quatro médicos cubanos que deixaram o Programa Mais Médicos. Eles não podem mais exercer a medicina no Brasil. Os cubanos estão entre os 89 médicos que foram desligados do programa. O grupo foi notificado pelo ministério no dia 12 para se manifestar.
Apenas os quatro cubanos tiveram os registros cancelados, pois os documentos tinham sido emitidos pelo ministério. Entre eles, está o médico Ortelio Jaime Guerra (foto), que atuava em Pariquera-Açu, no estado de São Paulo, e foi embora para os Estados Unidos. A médica cubana Ramona Rodriguez não está na lista, pois o desligamento dela já havia sido formalizado antes.
Do total, 80 são brasileiros, cinco estrangeiros inscritos individualmente e os quatro cubanos contratados por meio do acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde.

►EX DEPUTADO SERÁ PRESO NESTA SEGUNDA
A Superintendência da Polícia Federal (PF) no Rio de Janeiro confirmou que o mandado de prisão do ex deputado Roberto Jefferson só será expedido nesta segunda-feira (24). Por isso, agentes da PF se revezam na porta da casa do delator do Mensalão na cidade de Levy Gasparian, na região centro-sul fluminense, até a chegada do mandado judicial. Roberto Jefferson foi condenado na Ação Penal 470, o processo do mensalão, a sete anos e 14 dias de prisão em regime semiaberto.
No sábado, Roberto Jefferson comentou as últimas pesquisas do IBOPE e reafirmou que a queda da presidente Dilma nas intenções de voto vão se acelerar nos próximo dias, abrindo espaço para a volta de Lula, última oportunidade para o PT manter o poder federal.

► CLARISSA ASSUME COMISSÃO DA BAIXADA
A Assembleia Legislativa do Rio instalou quarta-feira (19/02) mis duas comissões permanentes. A Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional foi instalada com a eleição da deputada Clarissa Garotinho (PR) para a presidência, e de Roberto Dinamite (PMDB) para a vice-presidência. Já a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania terá Marcelo Freixo (PSol) como presidente, e Jânio Mendes (PDT)como vice.
Clarissa disse que assumiu a Comissão de Assuntos Municipais ano passado, quando a mesma foi considerada destaque pelo desempenho positivo que teve dentro da Assembleia. Queremos agora dar continuidade a esse trabalho, que vem sendo exitoso”, revelando que já existem duas audiências públicas previstas pelo grupo. “Uma audiência será sobre os estoques dos bancos de sangue dos hospitais regionais do Estado, que enfrentam problemas, e outra sobre um projeto de lei, em tramitação na Casa, que estabelece nova delimitação da Região Metropolitana do Estado”, acrescentou a parlamentar.
Já o deputado Marcelo Freixo afirmou que a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania tem uma prática de muito diálogo com a sociedade civil organizada, e que irá se reunir na próxima semana com as organizações sociais mais atuantes no estado para apresentar uma sugestão de pauta. A partir daí será definida a dinâmica dos trabalhos do colegiado. “Atendemos desde demandas individuais até demandas coletivas. Vamos ouvir aqueles que acompanham os casos principais de violações de direitos humanos, para que possamos fazer um calendário de audiências públicas, como fizemos em outros anos”, explicou o parlamentar, antes de acrescentar: “Isso nos permite um diálogo permanente com a sociedade, o que é muito enriquecedor”.

►MOBILIÁRIO PARA ALUNOS ESPECIAIS
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou quarta-feira (19), projeto de lei de autoria dos deputados Luiz Martins (PDT) e Claise Maria (PSD), que torna obrigatória a disponibilização de mobiliário adequado para alunos com deficiência física ou mobilidade reduzida em estabelecimentos de ensino da rede pública e privada. O texto esclarece que as escolas que se enquadram nessa obrigatoriedade são os de ensino fundamental, médio, superior, e também os cursos de extensão. 
O mobiliário, por sua vez, deverá se adequar aos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), sendo ergonomicamente adequado às características individuais do aluno, permitindo uma adequação da postura sentada, que favoreça a estabilidade corporal, a distribuição equilibrada da pressão na superfície da pele, o conforto e o suporte postural necessário ao desempenho das atividades na sala de aula. 
“A inclusão social deve ser uma política social comprometida com a qualidade do processo de aprendizado do aluno com deficiência”, disse a deputada Claise. O deputado Luiz Martins completa: “O projeto é um esforço para que as escolas possam melhorar o atendimento aos a esses alunos”. O projeto segue agora para a análise do governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto.

►CAXIAS REFORMA PRAÇAS 
Lançado no último dia 10, o programa Bairro Legal vai beneficiar os bairros Gramacho, Jardim Leal, Bananal e Olavo Bilac do primeiro distrito com obras de revitalização de ruas e praças, a implantação de novos equipamentos para crianças e idosos, além da limpeza de bueiros, poda de árvores e melhorias no sistema de iluminação pública para proporcionar mais segurança aos moradores.
No Gramacho, onde o programa foi lançado, o DER responsável pelas obras de duplicação da Avenida Governador Leonel de Moura Brizola antiga Presidente Kennedy, iniciada em 2003, começou as obras de construção da ilha para dividir o trânsito no local e melhorar os acessos de entrada e saída do bairro. A região também vai receber nova sinalização vertical e horizontal. Na praça localizada na Avenida Rio Branco, operários estão recuperando o piso e o campo de grama sintética que receberá novo alambrado.
A pracinha do bairro Jardim Leal que também serve de rotatória para o transito, está sendo retirada do meio da Avenida Pedro Lessa para facilitar o fluxo de ônibus, caminhões e automóveis. O canteiro central da Avenida Pedro Lessa está sendo urbanizado.
No bairro Bananal está sendo concluída a recuperação do escadão que liga as ruas João Clementino e Castro Rabelo, com a instalação novo corrimão para facilitar o uso pelos moradores, principalmente pessoas de idade mais avançada.
Também está em obras a praça do bairro Olavo Bilac vai ganhar um espaço exclusivo para terceira idade. A quadra de esportes vai ganhar novo alambrado. A praça localizada no final da Avenida Pedro Lessa, na divisa com o município de São João de Meriti pelo bairro Jardim Metrópole, também está sendo recuperada e vai ganhar playground e baia para ônibus. (Foto: Rafael Barreto)

►ÔNIBUS DO CONSUMIDOR EM BELFORD ROXO
O ônibus da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Rio (), estará até quinta-feira (27), na Estrada Aníbal da Mota, no lote 10 quadra 35, próximo ao mercado Rainha no Parque São José, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Os consumidores terão seus casos analisados no local das 8h às 17h. As questões que não puderem ser resolvidas no mesmo dia serão enviadas para a sede da comissão, no Edifício Leonel de Moura Brizola, na Rua da Alfândega, 8, Centro da capital.  Ali, o serviço funciona nos dias úteis, das 10h às 16h. Os interessados em entrar em contato com a comissão para tirar dúvidas ou fazer reclamações de serviços e produtos podem também fazê-lo através do atendimento telefônico, o Disque Defesa do Consumidor (0800 282 7060).

►EM PLENA REPÚBLICA, CARNAVAL ELEGE REI
No Teatro Raul Cortez, a Associação Carnavalesca de Duque de Caxias (ACDUC) com apoio da prefeitura, realizou  sexta-feira (21), o concurso que elegeu o Rei Momo, a Rainha do Carnaval e duas princesas. Também foi apresentado o Cidadão Samba, Jamil Cearense, indicado pela ACDUC com a aprovação de todos os dirigentes de agremiações filiadas.
Entre as 14 candidatas inscritas foram eleitas como Rainha, primeira e segunda princesas, Luciene Tavares, do tradicional Bloco do China, do bairro Centenário; Cássia Anastásia, do bloco afro Ojuobá Axé; e Gabriele dos Santos, do bloco afro Imalê Ifé; respectivamente. Dos sete candidatos a Rei Momo concorrentes, o escolhido pela comissão julgadora foi o sambista da Grande Rio, André Paulino.
A corte vai participar no próximo sábado, 1º de março, da abertura oficial do Carnaval caxiense que acontece na Praça da Matriz, em Santa Cruz da Serra, onde os blocos filiados à ACDUC desfilarão na segunda-feira. Também haverá desfile de blocos no domingo e segunda-feira e bailes populares todos os dias de folia e o público poderá se divertir tanto na pista como nas arquibancadas que serão montadas nas principais praças do 1º, 2º e 3º distritos.
Representando o prefeito Alexandre Cardoso, o secretário de Infraestrutura e Gestões Tecnológicas, Dalmar Lirio Mazinho disse que apesar dos problemas que o governo ainda vem enfrentando, a população dos distritos não poderia ficar sem a comemoração do Carnaval.
“O prefeito está feliz por resgatar o carnaval caxiense. Estamos desenvolvendo um projeto visando ajudar as agremiações carnavalescas do município que transformariam suas quadras de ensaio em espaços culturais beneficiando sambistas e moradores que teriam um local para atividades diversas”, disse o secretário Mazinho. “O prefeito Alexandre Cardoso está cuidando da cidade com carinho”, frisou.
O presidente da ACDUC, Inocêncio Barbosa, o Baiano, agradeceu o apoio da prefeitura na realização do carnaval e ao prefeito Alexandre Cardoso que estava cumprindo mais uma promessa. O presidente da Federação dos Blocos Carnavalescos do Estado do Rio de Janeiro, Izaltino Gonçalves, um dos convidados, elogiou a iniciativa do governo e o trabalho do prefeito.
Do júri, participaram os sambistas Jorge dos Santos e Norma Silva; o Cidadão Samba, Jamil Cearense; a bailarina Graziele de Castro; e a promotora de eventos Claudia de Paula. (Fotos Letícia Passowski)

Nenhum comentário: