segunda-feira, 16 de junho de 2014

JUSTIÇA DÁ PRAZO PARA AMPLA E LIGHT
INFORMAREM SOBRE CORTE DE ENERGIA 
PROBLEMAS DE MANUATENÇÃO
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) concedeu liminar em açao civil pública, movida pelo Procon do estado contra as concessionárias de distribuição de energia elétrica Light e Ampla. A decisão é do juiz Luiz Roberto Ayoub, da 1ª Vara Empresarial do TJRJ, e obriga as empresas a avisarem aos consumidores sobre interrupções programadas no serviço para eventuais anutenções com no mínimo 72 horas de antecedência. A determinação prevê, ainda, multa de R$ 10 mil por cada suspensão no fornecimento de energia.
Além de determinar o aviso prévio, o juiz exigiu que as empresas divulguem os horários de início e término das suspensões em pelo menos dois veículos de mídia de grande circulação. Segundo o Procon, a decisão de acionar as duas empresas foi por causa das constantes interrupções no serviço de distribuição de energia, com prejuízo dos usuários, por se tratar de serviço essencial.
A Justiça também determinou que nos casos de interrupção do fornecimento de energia, por qualquer razão, o serviço deve ser restabelecido pelas duas concessionárias nos prazos dados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), como é definido no Artigo 176 da Resolução 414/2010. Se não seguir a decisão, as empresas também serão multadas em R$ 10 mil por dia sem abastecimento. De acordo com o assessor jurídico da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, Rafael Couto, o fornecimento de energia sem aviso tem motivado muitas reclamações.
"Percebemos que tanto a Ampla quanto a Light têm suspendido o fornecimento de energia [com frequência]. Muitas pessoas foram prejudicadas, perderam eletrodomésticos por causa disso. Só na Light, as interrupções ultrapassaram o limite de 70% do total permitido pela Aneel. A intenção é fazer valer as 72 horas estabelecidas pela agência, dando tempo ao consumidor para resolver tudo sem sofrer danos morais e materiais”, disse.
A Light informou, em nota, que ainda não foi notificada da decisão, e ressaltou que assim como todas as concessionárias de energia elétrica, cumpre a determinação da Aneel, informando aos consumidores “sobre interrupções programadas, com antecedência mínima de 72 horas”.
A Ampla também informou que não foi notificada oficialmente sobre a decisão, e assegura, em nota, que “já cumpre integralmente o que é estabelecido pela legislação”.
  
► GERENTE DA PETROBRAS DEPÕE NA CPI
O gerente de Engenharia de Custos da Petrobras, Alexandre Rabello, é o próximo a ser ouvido pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado que investiga denúncias de irregularidades na estatal. O depoimento está marcado para as 10h15 desta quarta-feira (18). O engenheiro deve falar principalmente sobre um dos eixos de investigação, que trata de indícios de superfaturamento na construção de refinarias, incluindo a Abreu e Lima, em Pernambuco.
Auditoria iniciada em 2008 pelo Tribunal de Contas da União (TCU) verificou irregularidades na elaboração do projeto e execução das obras de terraplenagem, drenagem e pavimentação da unidade industrial. Faturas de serviços não previstos originalmente e aditivos de contratos também estão sob suspeita.
Alexandre Rabello será a oitava pessoa a dar explicações à comissão de inquérito que funciona no âmbito do Senado. Antes dele, a CPI já recebeu o ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli; os ex-diretores da área Internacional Nestor Cerveró e Jorge Luiz Zelada; a presidente da estatal, Graça Foster; o ex-gerente-executivo Luis Carlos Moreira da Silva; o diretor de Segurança Empresarial, Pedro Aramis de Lima Arruda; além de Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento, preso duas vezes pela Polícia Federal sob acusação de corrupção, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.
No mesmo dia, à tarde, será a vez de a CPI Mista da Petrobras se reunir. Deputados e senadores farão uma reunião deliberativa para tratar dos requerimentos pendentes de votação. (Agência Brasil)

►CONFIANÇA DAS EMPRESAS EM QUEDA LIVRE
A confiança do empresário industrial caiu para o nível mais baixo em mais de quatro anos. Segundo levantamento divulgado hoje (16) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Índice de Confiança do Empresário Industrial registrou 47,5 pontos em junho.
Com o resultado deste mês, o indicador está no mesmo nível de janeiro de 2009, auge da crise financeira internacional. De acordo com a CNI, a desconfiança só não é menor do que a registrada em janeiro de 1999, quando o país enfrentava a crise cambial provocada pela desvalorização do real. Naquele mês, o índice chegou a 46,5 pontos.
Pelo terceiro mês seguido, o índice de confiança ficou abaixo de 50 pontos. De acordo com a CNI, índices abaixo desse valor indicam desconfiança em relação aos rumos da economia. O pessimismo é maior na indústria da construção, que registrou 46,7 pontos. A indústria de transformação ficou com 48,5 pontos.
Apenas a indústria extrativa registrou otimismo, com 50,6 pontos. Embora próximo da linha divisória, o indicador subiu 1,8 ponto em relação a maio. Por regiões, o índice ficou abaixo de 50 pontos entre os empresários do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste. No Norte e no Nordeste, ficou acima desse valor.
Segundo a CNI, foram ouvidas 2.636 empresas de todo o país entre os últimos dias 2 e 11. Do total, 992 são de pequeno porte, 1.001 são médias, e 643 são de grande porte. (Agência Brasil)

►MISSA COM MÚSICA DE VILLA-LOBOS
O domingo, último dia de comemoração do padroeiro de Duque de Caxias, teve como primeira atividade a celebração da missa da Santíssima Trindade, na catedral dedicada ao santo, celebrada pelo padre Fernando.  O culto teve a presença do prefeito Alexandre Cardoso e da primeira-dama e secretária de Ações Institucionais e Comunicação, Tatyane Lima. Em sua mensagem aos fiéis, o chefe do Executivo municipal destacou a parceria com a igreja para o sucesso da festa religiosa.
“Esta festa não é da prefeitura, ela é de toda igreja, participamos com apoio e formando uma parceria. Sei da importância da comemoração de Santo Antônio para a população de Caxias. Trabalhamos em conjunto para fazer sempre uma festa melhor a cada ano sempre com o objetivo de fortalecer o amor entre as pessoas”, disse o prefeito Alexandre Cardoso.
Após a missa, o quinteto de cordas "Entre Mãos" fez uma apresentação para os fiéis que superlotaram a catedral de Santo Antônio, executando obras de Villa-Lobos entre outros compositores clássicos.

►ESPAÇO PARA A NOSSA HISTÓRIA
A historiadora Marlucia Santos de Souza presenteou a cidade com um estudo profundo sobre o passado do município. Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), transformou sua tese escrita em 2002, no livro “Escavando o passado da Cidade – História Política de Duque de Caxias”. A professora participou de uma mesa redonda no Palco Literário e Gastronômico, no último dia da Festa Literária. 
“Escavar o passado da cidade é um esforço de desenterrar as ruínas da estrutura arquitetônica do poder em Duque de Caxias. Ao investigarmos o processo de ocupação colonial, deparamo-nos com uma região que foi ao longo do tempo, integrada à logica da colonização portuguesa. Mostra ainda a onda de transformações de significados pela qual a Baixada passou nas últimas décadas”, disse a historiadora.

►DA BAHIA PARA CAXIAS
A chef de cozinha Isis Rangel, nascida em Canavieiras, na Bahia foi a responsável pela última aula show da Festa de Santo Antônio. Com o tema “O Tempero da Baiana”, a proprietária do conhecido restaurante Siri Mole & Cia, em Copacabana, na zona sul carioca, apresentou os pratos: Mariscada Tropical e Farofa de Soja Tropical.
O prato principal apresentou a combinação de filé de peixe, polvo cozido, camarão, mexilhões e leite de coco, se aproximando muito das já conhecidas moquecas. Para completar, uma farofa com a mistura de mandioca fina, soja, sopa de cebola e banana. Os participantes da aula puderam degustar os pratos e levar as receitas, além de participarem de sorteios de pratos decorativos. 
“Além de ser um prato muito saboroso, criado com muito amor e carinho, é ideal para os finais de semana”, afirmou Isis Rangel.

►HORA DO RECREIO
Crianças caxienses participaram da apresentação do grupo teatral Costurando Histórias, no Palco Literário Gastronômico. Na sequencia, na sala de leitura da Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola elas participaram do bate-papo literário: “A Menina dos Olhos de Alface” de Stefania de Brito e “O Menino Azul” de Alberto Guerra. Na saída do bate-papo com os autores, as crianças entregaram poemas para o prefeito Alexandre Cardoso.

►FESTA DO PADROEIRO QUEBRA RECORDE 
Depois de cinco dias de comemoração de Santo Antônio, padroeiro de Duque de Caxias, cerca de 250 mil pessoas, segundo a Defesa Civil do município, circularam pelas 56 barracas, assistiram aos shows e oficinas que marcaram a data da principal festa religiosa da cidade. No palco do Teatro Raul Cortez,  o prefeito Alexandre Cardoso agradeceu ao apoio da iniciativa privada no evento, ressaltando que a prefeitura não gastou nenhuma verba com o evento. “Esta festa é da igreja, a prefeitura colabora por saber da importância do evento, no entanto a prefeitura não gastou absolutamente nada. Trouxemos os empresários para contribuírem com esta festa. Estamos reconstruindo a cidade, por isso temos que investir na melhoria da Saúde, Educação em obras. Agora, temos um desafio ainda maior: tornar a festa de 2015 ainda melhor”, afirmou.
“Quero dizer que em um evento onde tivemos um público estimado em 250 mil pessoas nos cinco dias, não houve qualquer registro de violência”, disse o prefeito Alexandre Cardoso.
O padre Renato Gentile agradeceu o apoio da prefeitura para a festa do padroeiro de Caxias. “Apresentamos as ideias à primeira-dama, ela colocou sua equipe para desenvolver o projeto. Este ano buscamos a inspiração na festa de Campina Grande, na Paraíba, acabamos tornando o evento mais leve”, explicou o religioso.
“Para a organizadora do Circuito Gastronômico, Sheila Valle, foram tomados vários cuidados nesta edição do evento, como capacitação, controle da vigilância sanitária, reciclagem do óleo utilizado na fritura, emprego de madeira certificada”, revelou.
Durante a solenidade de encerramento, que contou com a presença de secretários municipais e representantes da igreja, os proprietários dos restaurantes que integram o Circuito Gastronômico foram homenageados pela participação no evento. Também foram escolhidos os vencedores das melhores fotos enviadas pelos frequentadores da festa, através de um aplicativo para celular.

►SHOW DAS PEQUENAS CANTORAS
No palco aberto do teatro Raul Cortez, as meninas do coral Canarinhos de Petrópolis levaram emoção ao público presente na Praça do Pacificador. No repertório do maestro Marcelo Vizani, músicas populares e de compositores consagrados como Erivelton Martins, Elton John, Caetano Veloso, Djavan e Milton Nascimento. “Lindo, maravilhoso, sensacional”. Emocionada, Maria de Lurdes, moradora de Saracuruna que estava com uma das filhas disse que “quase chorou” e elogiou a organização. “Há muitos anos venho à Festa de Santo Antônio, antes chamada de Feira da Comunidade, e para mim, esta foi a melhor de todas. Os organizadores estão de parabéns”, elogiou a dona de casa.
Para fechar a noite, a Velha Guarda e a bateria da escola de samba Grande Rio deram um show com muito samba, levando o público ao delírio num clima de carnaval.
Entre as atrações deste ano a festa contou com a participação da Orquestra Sinfônica Lira de Ouro, Banda K7, Paulinho Baltazar, Edinho do Samba, os grupos Ressureisamba e Calor do Brejo, Urbanos, Conexão Carioca, Beto Gaspari, Dominguinhos do Recife, Kátia Metralham, Grupo Disfarce, Stanley Neto, e o cantor Buchecha, que se apresentaram nos palcos do Teatro Raul Cortez da Igreja de Santo Antônio. Os eventos culturais também foram elogiados pelo público que compareceu. (Fotos: Rafael Barreto e Letícia Passowski)

►GASTRONOMIA DEU UM SALTO
O Circuito Gastronômico caiu definitivamente no gosto do público da festa de Santo Antônio. Pelo segundo ano seguido, renomados chefs passaram pelo restaurante preparando pratos a um preço bem abaixo do que são vendidos e dando dicas nas aulas show realizadas no palco montado na Praça do Pacificador. As novidades desse ano ficaram por conta da introdução do Bar dos Quitutes e do Empório do Produtor Rural à programação gastronômica.
O primeiro chef a se apresentar, na sexta-feira (13), foi Pedro de Artagão, do restaurante Irajá Gastrô, em Botafogo. Vencedor dos prêmios “Melhor novidade do ano”, pela revista Época; “Chef Revelação”, revista Veja; e “Melhor Novidade”, prêmio Rio Show de Gastronomia, Pedro ensinou o público a fazer um Coucous de coco, manga e maracujá. Segundo ele, um prato com ingredientes típicos do país e simples de se preparar.
O sábado (14) foi de Kátia Barbosa. Além de ser a responsável pelo almoço e jantar do restaurante do Circuito Gastronômico, a chef do Aconchego Carioca, na Praça da Bandeira, foi a palestrante da aula-show sobre o tema “A influência nordestina na cozinha da chef”, onde ensinou a preparar o Bolinho de Arroz Vermelho com Carne de Sol. “Meus pais eram da Paraíba e moraram em Caxias há muito anos. Então é um grande prazer poder estar aqui mostrando uma forma de culinária nordestina diferente e muito interessante. Afinal, a cidade tem uma quantidade muito grande de nordestinos”, explicou.
Vencedora de diversos prêmios importantes da gastronomia, como o de “Melhor Cozinha de Bar” da revista Veja por cinco anos consecutivos e o de “Melhor petisco de bar” pela revista Prazeres, Kátia Barbosa lembra que começou na culinária por necessidade. “Tenho uma história bem complexa. A gastronomia mudou a minha vida e tento retribuir um pouco através do projeto Gastromotiva, que atende alunos carentes em busca de novos talentos. Inclusão social com a gastronomia”, destacou.
O outro tema da aula-show do dia foi o “Conversando sobre cachaça”, com a sommeliére Deise Novakoski e Carlos Antônio Clementino dos Santos, o famoso Mussarela. Foram debatidos as curiosidades, processo de fermentação, sabores, destilação e o crescimento do mercado do produto na Baixada Fluminense. O público também teve a oportunidade de participar da degustação. “Esse é o momento de falar sobre a cachaça e chamar a atenção para outro assunto, que é a obrigação dos produtores em relação à qualidade do produto. A cachaça é a bebida que representa o nosso país”, destacou a imortal da Academia Brasileira de Cachaça e membro da confraria de cachaça Copo Furado.
Apresentadora do quadro “Líquido e Certo” e do programa “Menu Confiança”, ambos do canal de TV por assinatura GNT, Deise Novakoski possui uma carreira renomada com mais de 30 anos de atuação no mundo da gastronomia, sendo considerada a primeira sommelière do Brasil e da América Latina. Pela primeira vez participando de um evento gastronômico em Duque de Caxias, se disse surpresa pela organização e declarou seu amor à cidade.
“Vejo tudo isso com muita felicidade. Não imaginava que Caxias pensasse na gastronomia dessa forma. Estou muito encantada. Nos primeiros 30 segundos em que pisei aqui me apaixonei pela cidade”, afirmou a sommelière, que atualmente trabalha no restaurante Eça, no Rio de Janeiro. (Fotos: Letícia Passowski e Rafael Barreto)

Nenhum comentário: